quarta-feira, 1 de abril de 2015

De Patinho Feio a Melhor do Mundo


Meu caro Danilo,

Foste das pedras draconianas mais difíceis de digerir dos últimos anos. Chegaste como uma loucura, um qualquer champagne e caviar num momento de bifanas e moelas. Contestado por tudo e todos, foste daqueles ódios cool da massa assobiativa. Confesso que nunca percebi porquê. Talvez por defeito de formação, por ser um apaixonado Humanista, apesar dessa "onda generalizada" de te tornar, pelo teu preço, um flop, sempre encontrei em ti alguém empenhado, embora nem sempre enquadrado no estilo de jogo. 

Eras como Saturno, tanto rodavas espectacularmente perto, como entravas em prolongada órbita e durante tempos infindos fazias o que te mandavam sem aparente chama. Mas nos grandes momentos, lá estavas, cheio de garra, luta e Portismo! Os teus braços no ar, a chamar a bola mas, mais do que tudo o resto, a puxar pelo público e pelos teus companheiros de equipa, davam uns laivos da Capitania que acabaria, ainda que fugazmente, por ser tua.

Durante o felizmente breve consulado de Fonseca, então, foste mesmo castrado, enjaulado em meio campo contrário. No teu olhar vislumbrava-se a tristeza de uma criança que olhava para a montra de doces sem poder entrar na loja. Ganhaste coragem e chegaste a tentar entrar pelo meio, para fazer algum sentido daquela salada de duplo pivot. Tanto tu como o teu companheiro da outra ala estavam feridos e desmotivados. Tu eras caro, tu levaste toda a pancada. E isto apesar de todo o teu esforço naquela missão impossível e de não teres descansado. Nunca. Nada.

Felizmente, para ti, apareceu o espanhol. Puxou por ti, deu-te asas, confiou na tua valência, deu-te até parceiros com quem combinar. E tu abriste as asas, criaste lastro e foste por aí fora. Tens sido absolutamente decisivo, marcaste golos soberbos, fizeste cruzamentos, forçaste penalties, na Raça, como um jogador à Porto. Lopetegui deu-te a braçadeira. E há uma imagem que não encontro em lado nenhum, em que tiraste a camisola, mas deixaste a braçadeira, no teu tronco nu. Um sonho de certeza tonado realidade, esta tua conquista. E sei que queres que não seja a última, e lutarás por nós até ao teu último dia.

Agora veio o teu prémio. De uma vez por todas, deste um TKO nas críticas, tornaste-te vital na tua selecção (que soberbo passe para golo contra o Chile, que felizmente sabemos que não é de todo caso isolado!), passaste a ser cobiçado daqui e dali e, de repente, cola-se a ti o rótulo de "melhor lateral direito do Mundo". Acho justo. Raçudo, entregue, deixas tudo no campo, por estes dias. Foste cobiçado pelo Barça e pelo Real, ficaste-te pelo blancos. Embora ache nos blaugranas talvez estivesses melhor, deste-nos uma prenda de despedida - um milagre de 13M de mais-valia!

Estarei lá para te aplaudir de pé, ao despedir-me de ti. Muito obrigado por tudo, serei um pouco mais Madridista por ti. E recordar-me-ei do golo que mais gostei de ver, teu, mesmo na minha frente. Este daqui

Obrigado! Estarei para sempre grato a ti, esta será sempre também a tua casa!


Já agora, ver o senhor benfas de Paredes, cotovelo apoado na mesa como se estivesse numa tasca, a dizer que Lopetegui devia calar-se, só pode incentivar o nosso Mister a falar mais e sem medo absolutamente nenhum! 

13 comentários:

  1. Belo e certo texto!
    Felizmente, com grande pretexto.

    Quem diria...
    Tão pouco tempo me parecia,
    A jogar o que joga, na despedida;
    Merecida braçadeira contrastante,
    De passado recente diletante.
    Sem dúvida:
    Negócio gritante!
    Agora, avante!
    Ricardo que venha reinante!

    http://imbictopoema.wordpress.com

    ResponderEliminar

  2. @ Jorge

    dentro das minhas possibilidades, tentei arranjar-te a foto que procuras. debalde...

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
  3. Caro Jorge,

    Excelente negócio, óptimo e necessário para o FC Porto, merecido para o Danilo,
    Delicioso os seu Post. Como é bom fazer parte de uma família que alberga Portistas como o Jorge, entre outros, como o Vila Pouca, o Miguel, O Comandante, o Z, só para referir os que tenho o gosto de conhecer.

    Um grande abraço e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faço minhas as suas palavras, em relação a si também!

      Abraço

      Eliminar
  4. O melhor será esperar para ver o que Danilo faz em Madrid. Também Mangala e Fernando foram vendidos como grandes estrelas para Inglaterra e as notícias que têm vindo de lá não são boas. São mesmo humilhantes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Fernando tem feito boas exibições, não tem culpa que Pellegrini ache que ele funciona em duplo pivot. Se ele gosta de jogar com 10... Já com Mangala, acho que ele tem de se adaptar muito ao futebol inglês.

      Não me parece que o Danilo tenha esses problemas com o Real Madrid.

      Ainda assim, depois de vendidos... a responsabilidade não é nossa.

      Abraço

      Eliminar
  5. Boas,

    parabens ao danilo, para mim é dos jogadores que mais merece, da sempre tudo em campo e nota-se que sente o clube

    no entanto, so tenho pena que va para Madrid, penso que encaixava melhor numa equipa como o Barça.

    Mas mesmo assim desejo-lhe a melhor sorte e que cumpra todos os objetivos do nosso clube até ao fim da epoca.

    Abraço
    Migue

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos dois. Os Madridistas dizem que ele fica atrás do Carvajal. Eu não acho nada. E o Barça precisava de um lateral direito, mais. Mas atenção, não podia contratar este ano, por isso o Real adiantou-se.

      Adiante, 31,5M é bom.

      Abraço

      Eliminar

  6. mais um reconhecimento internacional:

    La obra maestra de Pinto da Costa
    http://t.co/nD7oOABow5pic.twitter.com/epDNvvT9G9— Mundo Deportivo (@mundodeportivo)
    1 abril 2015

    e não é nenhuma mentira. só os pasquins tugas e os habituais mentideros é que optam por dar voz aos badamecos dos fontelas do nosso comezinho futebol.

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Miguel, estou a escrever sobre isso agora mesmo! :)

      Abraço

      Eliminar