sábado, 29 de agosto de 2015

Análise FC Porto 2-0 Estoril (3 jornada)


Há dias assim.  Na verdade creio que sempre houve.  Dias em que os resultados superam largamente a qualidade da exibição.  No entanto,  o que se passou hoje em nossa casa não pode voltar a passar-se.
Jogamos dez minutos de bom futebol,  com a surpresa positiva de Brahimi no meio. O problema deste modelo foram os extremos.  Quer Varela quer Tello estiveram muito furos abaixo daquilo que é exigido num modelo de ataque. E um 4x2x3x1 necessita de um meio campo sem o grave buraco que um excessivamente lateralizado Imbula proporcionou.

As substituições desta vez surtiram o efeito desejado e André André imprimiu uma maior qualidade ao meio campo depois de 30 min de um intenso Estoril a tentar ser mandão e a obrigar Lopetegui a voltar ao 4x3x3 ainda antes do intervalo para estancar o trabalho em full de um seguríssimo Casillas com bons apontamentos.

O problema é que a segunda parte trouxe mais do mesmo, mostrando uma equipa que está longe,  muito longe de estar acertada.  Lopetegui mexe, mais uma vez, bem e põe em jogo um Herrera que serve de cola para uma equipa à deriva e, mesmo com o seu Herrático carrossel normal de bons apontamentos e de passes falhados de imediato, põe de novo o pendor no ofensivo e puxa a equipa mais para a frente.

Há mais intensidade, uma falta à entrada da área, superiormente marcada  por Maicon, a, espero eu, quebrar a malapata das bolas paradas, as ocasiões de golo sucedem-se, mais até com Osvaldo que entrara no lugar de Aboubakar - injustamente - e há um penalty por assinalar, um fora de jogo.... enfim, nada de novo a leste. Mas sobre isso, mais a seguir. Vamos às notas.

 

Brahimi - Brahimi foi colocado no meio no 4x2x3x1 e cumpriu maravilhosamente. 10 minutos soberbos a baralhar completamente as contas do Estoril e a ser absolutamente demolidor. Lamentavelmente, Varela espetou-lhe a faca e obrigou-o cedo demais a encostar à ala. Aí voltou às mesmas fintas de sempre e perdas de bola normais, mas o sprint final nos últimos minutos deixou-me realmente com um sabor doce em relação à sua exibição.

Herrera - Diga-se o que disser, há um jogo pós 10 minutos iniciais até Herrera e o resto. Herrera tem uma entrega ao jogo exemplar. Nota-se que ainda não está bem, que lhe falta o "fulgor galopante" que lhe é característico. Mas a verdade é que este meio campo não pode ser completamente novo e Herrera pode e deve ser o pêndulo que equilibre o meio campo, pelo menos até Imbula compreender o seu papel de uma forma mais profunda. Deve ser doseado, certo, mas faz falta, goste-se dele ou não.

M&Ms - Maicon e Marcano são uma parede. Solidários, intensos, presentes, não há como a força do Capitão e a classe de Marcano. Dão uma defesa de betão completa e, para mim, são absolutamente inquestionáveis. Muito bem!

Maxi - Disponível, raçudo, intenso... ah, Maxi! Se conseguisses passar essa força toda aos teus colegas! Brindado, injustamente, com um cartão amarelo cedíssimo, notou-se que se conteve, senão o pendor ofensivo do Estoril teria sido bem menor.

 

Entrosamento - Que falta de ligação! Eu sei que a equipa não está habituada a jogar neste sistema, há muito que trabalhar, etc. Mas, caramba! Falta ofensividade, falta ligação, falta compreensão, falta, principalmente, conhecimento que só pode vir com o tempo. Mas tem de ser trabalhado já!

Extremos - Se houvesse mais alternativas e mais alterações, nenhum teria acabado o encontro. Varela e Tello estão os dois na Lua. Medem mal a velocidade, o tempo de passe, a defesa, quando pôr o pé... um desastre! A trabalhar com urgência. 

Meio campo defensivo - Sejamos francos, Imbula e Danilo atrapalharam-se. Eles têm qualidade, individualmente. Eles são dois puros sangues. Imbula deve ser deixado livre por Lopetegui. Não posso crer que Lopetegui lhe esteja a tirar a característica vertical, mas falta, sim, saber quando fazer o quê. Acho que é só uma questão de tempo, são dois jogadores novos que nunca se tinham visto, num sistema táctico absolutamente novo. Mas há margem para crescer, e isso é positivo. 

Massa assobiativa - Sabem que estamos na terceira jornada, certo? Que tivemos de enfrentar três equipas com as quais perdemos pontos no ano passado, logo de início, certo? Sabem que mudamos 5 titulares, certo? Querem opera? Assobiar uma equipa que estava a ganhar antes dos 10 minutos?! Mas está tudo doido?! Calma! Ninguém é estúpido! Sabemos que não está tudo bem, longe disso, mas há que saber levar as coisas com calma, caros amigos! Sempre houve, no FC Porto, jogos com o resultado melhor que a exibição! Roma e Pavia não foram feitas num dia! 

Duarte Gomes - É por jogos destes que eu me parto a rir quando oiço a lagartagem calimera! A autêntica Tragédia que poderíamos fazer se fossemos como eles! Tendencioso, sem isenção, desequilibrado, ladrão! Dualidades de critérios, penalties por assinalar, um golo anulado... não faltou nada! Mas nós não vamos andar dois anos a bater no ceguinho! Já sabemos que marcamos 3 e saímos com 2. É assim, não nos vergam! Podem tentar, mas não vão conseguir!

P.S.: Ainda bem que o José Manuel Freitas acha que o FC Porto joga pior do que o benfica! Espero que Rui Vitória pense da mesma forma.

26 comentários:

  1. Bem quando algum jogador comete um erro, que pode criar uma situação de golo ao adversário, toca a assobiá-lo...
    O ano passado o Borrussia Dortmund estava em último, e em cada jogo era mais apoiado...
    E mais nada digo, ganhámos que é o que interessa, PODIAM ter sido por mais mas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... mas o caminho faz-se caminhando e não está mal.

      Abraço

      Eliminar
  2. Caro Jorge,

    Hoje salvou-se a vitória, o mais importante. Mas a exibição, a exemplo do jogo com Marítimo, é motivo de apreensão.

    Um abraço e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lopetegui tem muito que trabalhar alí, é certo. Mas atenção. Estamos a começar melhor que o ano passado!

      Um abraço, meu amigo.

      Eliminar
  3. No ataque o Benfica joga muito melhor que o Porto, que é notado nas oportunidades que cria de chegar próximo da baliza adversário. O resto é só um castelo de cartas a ruir, em torno de rotinas de jogadores. Não se trata tanto de um 10, ou meio 10, mas os jogadores saberem estar sempre a oferecer uma linha de passe entre linhas, que permita que com passe entre 3 jogadores, esteja a bola a jeitos de ser rematada ou cruzada. Com Aboubakar sozinho nessas funções não dá. E o resto da equipa, recebe de costas, não se tenta virar para a baliza, e volta a dar para trás, e continua a correr tranquilamente dado à marcação. Isto é táctica e treinador. A tal exigência do JJ a corrigir sempre a posição dos jogadores nos treinos, para que eles saibam onde têm de estar, e a equipa onde eles estão. O resto é discussões tácticas, se com mais aqui é melhor, ou por ali é mais seguro. Falta de todo os jogadores saberem o que fazer e como apoiar a equipa... e isso é falta de treino. Assim como é falta de treino nas bolas paradas. O problema do Porto não é marcar golos de livre directo, é quando se cruza, primeiro, ser bem cruzada para onde se quer que ela caia com mais perigo, segundo, que os jogadores apareçam livres para finalizar. O que acontece sistematicamente é a bola ser cruzada para onde só estão os jogadores adversários... gajos que antes cruzavam para golos... por isso ou é treino errado, ou falta dele. Um grande exemplo é querer aproveitar os lançamentos longos do Maxi, sabendo que eles só eram eficazes devido aos míticos bloqueios... Como são feitos, torna as coisas mais fáceis para a defesa limpar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Miguel,

      Está enganado. O benfica não é melhor no ataque coisa nenhuma. O Arouca provou-o. Pôr 3 avançados - 3! - a jogar e retirar defesas não é táctica, é suicídio. Mesmo assim, dois dos 3 golos foram dados por alguém que está com as malas feitas. Se você acha que estamos mal, então o benfica...

      Mas adiante. Concordo totalmente consigo nas ligações, mas entenda. Os laterais que tinhamos estavam fartos de saber como se faziam as diagonais, coisa que estes ainda não. O meio campo ainda mal se conhece, tem dois jogadores em clara tentativa de afirmação pessoal - Danilo e Imbula - e essa ligação vem com o tempo e treino.

      Para mim, Lopetegui tem de deixar-se de porcarias de posse defensiva e mostrar aos jogadores que têm de ser ofensivos. O resto, com a cola que ontem foi dada por Herrera mas que pode ser dada por Danilo e Imbula, chega lá bem.

      Abraço

      Eliminar
    2. O Gaitán está de malas feitas? Sai em Janeiro?

      Eliminar
    3. Pois... Aparentemente não sai agora... O benfica deve ter outras formas de rendimento mais... Brancas.

      Abraço

      Eliminar
  4. Imbicto amigo,

    Podia ter sido pior... Para nossa sorte, nem sempre o resultado reflecte o sucedido dentro de campo...

    Imbicto abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas olha que é assim desde 80 e tal, quando comecei a ver futebol...

      Abraço

      Eliminar
  5. Olá Jorge!

    Péssima exibição e salvou-se o resultado.

    Vou só deixar duas notas do que está pessimamente mal neste Porto.

    1ª Nenhum médio, NENHUM, joga para a frente se a bola não estiver nos últimos 30 metros... é impressionante!

    Herrera, Imbula ou André André, recebem um passe de costas completamente sozinhos, na zona central do meio campo e o que fazem de imediato é primeiro toque para os centrais... visão periférica zero!

    2) Brahimi no meio é um problema ou uma solução?

    Neste modelo táctico é claramente um problema, pois desequilibra por completo a equipa.

    Existem 3 momentos de jogo que devem ser trabalhos e muito bem trabalhados.

    1) A defender... pode haver três soluções:
    1.1 Ou se mete Brahimi a fazer pressão alta com os alas e obriga-se o adversário a livrar-se da bola, Imbula e Danilo em cunha atrás para a recuperação;
    1.2 Ou deixa-se Danilo sozinho e posiciona-se Brahimi como um oito.
    1.3 Ou deixa-se Brahimi a pressionar a zona lateral e Varela a fechar mais.

    2) Saída de bola:
    Na saída de bola já sabemos que conseguimos fazer com o 4-3-3, portanto Brahimi tem de dar uma linha na 1ª fase de construção.

    3) A Atacar:
    Na 2ª fase de construção, subimos o Imbula para uma posição intermédia, ficando Danilo mais recuado somente com os 2 centrais atrás dele. Brahimi, nesta altura, assume a posição 10 completamente solto.

    Se estes momentos forem bem trabalhados pela equipa, então o 4-2-3-1 é o que devemos usar na nossa liga. E onde joga Brahimi pode jogar Bueno.

    De resto concordo e muito ctg... Herrera fez uma exibição que não foi nada de especial, mas a sua cultura táctica fez toda a diferença.

    Também a salientar os "gritos de socorros" dado por Lopetegui...
    1º grito) Arranjem-me urgentemente um defesa esquerdo para titular, que os que tenho não servem.
    2º grito) Arranjem-me um extremo decente que o Hernâni não serve, pois mesmo 3 extremos titulares ao mesmo tempo, prefiro ir sem extremo suplente para o banco ( e está claro que Ricardo Pereira não conta para extremo).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O 4x2x3x1 com Brahimi no meio - era o Bueno que defende MUITO MAIS - foi treinado esta semana. Nesta forma de jogar, Danilo e Imbula - ou Herrera, porra, não me interessa se o puto custou 20M, tem de ser titular sem forma física porque carga de água!? - tem de estar mais ligados e equilibrados do que estão e um a 6 e outro a 8, podendo trocar, e NUNCA a duplo pivot com o Brahimi na frente, senão fica um descampado que não acaba mais.

      De resto a ofensividade tem de ser exigida, carago!

      Hernâni ainda vou percebendo, o Ricardo.... é uma tristeza. O Ricardo cruza maravilhosamente e o senhor Tello tem de sentar as suas nalgas no banco.

      Abraço

      Eliminar
    2. Sobre o framboesa, " Tendencioso, sem isenção, desequilibrado, ladrão!"
      Quanto ao luis fretes cão ressabiado como de costume.
      Saudações
      Rocha

      Eliminar
    3. Nem mais Jorge!

      Eu gostei muito de ver o Bueno contra o Stoke naquele 4-2-3-1, pois o Bueno sabe posicionar-se em bloco defensivo no 4-3-3 e depois desdobrar-se para o 4-2-3-1 no 2º bloco ofensivo.

      Contudo, naquela linha de Bueno, ficávamos com mais presença a aparecer na área e com Brahimi, ficamos com mais presença criativa.

      Eu acho foi que o Lopetegui viu foi demasiadas vezes o maistransferências, esta semana... tantas vezes referiram que o Brahimi ia ser passado para o meio com a compra de Corona que o Lopetegui disse: "Porra... deixa lá ver isso!".

      O Ricardo era um jogador que comigo, ia sempre ao banco... sempre! Pois é um jogador que serve para lateral e extremo, e dá soluções de largura que nós não temos tanto em abundância... para além de ser um extremo que agora, sabe fechar o seu lado em processo defensivo.

      Eliminar
    4. Pois. Eu não entendo a não utilização de Bueno. Nem a de Ricardo... vamos ver durante a época. Pelo menos já temos um sistema alternativo...

      Abraço

      Eliminar
    5. Rocha, jogamos pior que o benfica, o árbitro é bom e etc... e novidades? :D

      Abraço

      Eliminar
  6. Bom Dia, Jorge
    Outra exibição frustrante. A certa altura, antes da entrada de Herrera, pareciam baratas tontas.Do pior que se viu no Porto. Mas há dias assim, ganha-se apesar de se jogar mal e ontem ganhamos merecidamente. Para mim está claro que poucos jogadores, apesar da sua qualidade, estão a mostrar atitude para termos um grande Porto. Lopetegui berra, berra, fica à beira da apoplexia mas não se nota que os jogadores o oiçam, ou não o querem ouvir ou ficarão perturbados com a intensidade dos seus berros. Imbula a titular?... Será bom jogador mas no estado físico ou psíquico em que está é um desastre, um peso morto para a equipa. Esteve tempo demais em campo a jogar para trás. Será que a sua forma actual não se detecta nos treinos?... Bons apontamentos para Casillas, Marcano, Herrera, Osvaldo e Indi. E sobretudo para Maxi que é um exemplo de garra que deveria servir para todos os outros. Tello falhou jogadas por falta de concentração e de empenho que certamente não falhará em jogos da Liga dos Campeões. Varela igual, um excelente jogador que faz um bom jogo em dez, como o primeiro que fez nesta Liga que foi um mimo. Temos um jogador que é dos melhores ala portugueses que faria pelo menos cinco jogos bons em dez mas que não passa de suplente de...Maxi. É Ricardo Pereira que anda para ali aos caídos até um dia ser dispensado para um clube turco. Vem aí a paragem para as selecções e como os jogadores vão estar fora, JL não terá oportunidade para treinar e corrigir problemas e depois as papoilas com a casa ainda muito desarrumada. Enfim. Viva o Porto. Melhores dias virão. Bom Domingo

    ResponderEliminar
  7. Estive no estádio e dei por mim envergonhado com aqueles adeptos, alguns ao meu lado, que assobiavam como se viessemos de 5 derrotas seguidas. Quem são estas bestas que não tem outro nome que vão pra lá enervar a equipa à primeira finta que corra mal? Lamentável. Varela que já se sabe é muito macio psicologicamente, deve ter - se lembrado porque razão um dia quis sair do Porto. E acabou por fazer uma exibição horrível. E o treinador tb não o perdoou. Envergonhou - o ao tira-lo pra ele ser assobiado. Saí do estádio com 3 pontos no bolso, mas completamente enojado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo totalmente. E o erro de Lopetegui não ficou por aí. Escreverei sobre isso mais tarde.

      Abraço

      Eliminar
    2. Subscrevo totalmente. E o erro de Lopetegui não ficou por aí. Escreverei sobre isso mais tarde.

      Abraço

      Eliminar
    3. Subscrevo totalmente. E o erro de Lopetegui não ficou por aí. Escreverei sobre isso mais tarde.

      Abraço

      Eliminar
  8. Jorge,
    Parece-me que estas a dar um credito desmedido ao Herrera quando ele nao fez mais que o Danilo e o Imbula (passes falhados e faltas, muitas faltas). O que eu vi claramente foi uma quebra fisica e animica do Estoril quando marcamos o segundo golo, que punha o jogo fora de alcance.
    Quanto ao duplo pivot, se descontarmos o mau dia individual dos jogadores, pareceu-me que nao funcionou mais por culpa de termos um LE que nao passava de meio-campo e por isso faltavam linhas de passe criando o tal buraco de que o Jorge falava.

    ResponderEliminar
  9. Se bem me lembro as primeiras jornadas até fechar o mercado são sempre complicadas, mas claro que devíamos e podemos jogar muito mais. Espero que estes últimos dias do mercado tragam alguém que possa ser uma mais valia.
    Eu sou contra hostilizar um jogador só porque se embirra com ele, mas o Varela que me desculpe mas está num clube de topo mundial, e um jogador deste nível não pode falhar recepções que se aprendem a fazer nos iniciados, não se podem falhar passes simples, e eu pergunto, porque é que Hernâni não tem uma oportunidade? Mas acho que esta paragem vem mesmo a jeito, e agora temos que nos focar em dar tudo nos próximos 4 jogos para iniciarmos um caminho importante se quisermos ser campeões.
    Ganhar ao Arouca
    Ganhar o primeiro jogo da Champions
    Ganhar ao Benfica e deixa los pelo menos a 4 pontos
    Mas pra isso é preciso muito mais raça dentro de campo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Varela é capaz de muito mais, e vai dá-lo certamente. Acredito que na terça feira Hernâni já seja jogador titular do Olympiakos.

      Abraço

      Eliminar