sábado, 22 de agosto de 2015

Análise Marítimo 1-1 FC Porto (2ª Jornada)


Um jogo mau, pobre, paupérrimo, um nojo. Não podemos ser campeões assim, e não tem nada a ver com ter ou não um 10. Tem a ver com o jogo pastoso, lento, sem nexo na altura em que é necessário mudar a velocidade. A ideia do jogo Portista não pode ser sempre lateralizar e esperar que os extremos criem oportunidades. Tem de haver velocidade, desmarcação, imprevisibilidade. Se tal não acontecer não aproveitamos as perdas dos outros e justificamos a noção de que, cortados os flancos, o jogo do Futebol Clube do Porto pura e simplesmente não existe. Uma desilusão. 

Basta uma equipa fechar-se lá atrás e pronto. Sejamos rigorosos, não merecemos perder mas é indubitável que não merecemos ganhar. O resultado acaba por ser completamente justo.

Não vou fazer destaques. A equipa esteve globalmente mal. Se posso dizer algo de bom, só os M&Ms que não desiludem e Maxi que não desiste. Mas mesmo esses, precisam de fazer mais. Precisam todos de fazer mais. Não é assim que se ganham jogos.

Pelos vistos Lopetegui está agora, na flash interview, a dizer o mesmo do que eu. Mas, Mister, galvanizar não é dizer aos seus atletas que é difícil, é dizer que somos o Futebol Clube do Porto!

ADENDA: Rui Cerqueira cortou a palavra à CMTV, dizendo que é "jornalismo de sarjeta" e acenando que não. Vamos indo. É Rui Cerqueira que tem de dizer isso e não Lopetegui.

45 comentários:

  1. Bom noite só digo isto quando vejo o Maicon a ser ele que sair com a bola e fazer a desmarcações para a frente e quase sempre sem lógica, sinceramente não entendo mesmo isto e depois passamos pre temporada a testas um nova tática e o que o senhor treinador faz troca um ponta de lança pelo outro! Boa!!!!!

    Enfim mais do mesmo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A esta altura, José Fernando Rio fala da mudança dos jogadorese blá blá. Desculpas!

      Tem toda a razão! Quem não tem coragem de arriscar não merece ganhar!

      Abraço

      Eliminar
    2. Toca a bater no treinador... deve ter sido pela circulaçao excessiva de bola... que hoje ate nao aconteceu, e foi o nosso principal problema!

      Eliminar
    3. Este blog costuma ser justo com Lopetegui, penso eu. E ele próprio admitiu.

      Eliminar
    4. Esta bem... mas isto nao se resolve com futebol direto nem com 2 ou 3 avançado. Ainda me lembro do tempo em que o Mangala ia para ponta de lança, para tentar resolver o problema... E verdade que a qualquer altura a bola pode ressaltar numa bola de encher daquelas que se costuma levar para a praia e entrar, tal como aconteceu no Sunderland vs Liverpool de 2009, mas nao podemos estar dependentes disso, ou arriscar de forma a podermos perder o jogo, por nao conseguirmos manter o controlo da partida, como aconteceu neste jogo.

      Eliminar
    5. Eu não estou a "bater" em ninguém simplesmente é mais que um facto eu sou bastante justo com os treinadores mas contra factos não há argumentos por amor de Deus com todo o respeito que o Marítimo merece é o Marítimo temos que ganhar sempre é digo sempre nós não ganhamos um ponto perdemos dois!!!!!

      Eliminar
    6. Mas existiu algum campeonato em que nao tenhamos perdido pontos...

      Eliminar
    7. Não, mas não é disso que se trata, é não fazer tudo para vencer.

      Abraço

      Eliminar
    8. Óbvio e se há alguma coisa que temos de fazer diferente e combater o passado!

      Eliminar
  2. Boa noite,nunca digo mal dos nossos mas há sempre
    uma primeira vez.
    PS-Culpa do nosso treinador,pois estamos com um futebol sem plano B
    É sempre a mesma musica.
    Não arrisca nada,troca por troca é curto.
    Faltou coragem para jogar com dois pontas de lança,e também futebol directo.
    Saudações
    Rocha

    ResponderEliminar
  3. Jorge Vassalo,

    O nosso problema é estrutural. Não é episodico e existe há muito tempo. Mudam os jogadores, mudam os adversários (ou nem tanto) e a questão continua. Hoje vi tudo o que não desejava ver. Não acredito neste modelo no Porto. Ponto. Ou arranjamos um Messi (e mesmo assim não sei) ou vamos assistir a muitos jogos destes.
    Uma lástima. Uma passividade. Os jogadores ou não entendem ou não sabem interpretar o que é pedido. E do banco nunca vem nada de ruptura. Mais tenho a nítida sensação que a avaliação do estado de forma dos jogadores é errada. Veja-se o caso de Herrera.
    Como diz o Jorge e qualquer adepto consegue ver, basta tapar as laterais ao Porto e o jogo termina. Não existe. Agora façamos o exercício contrário e perguntamos como é possível que não haja um antídoto para isto? Pois não há. Acreditamos que é este ou aquele que vai fazer a diferença.

    Estamos condenados a isto. Este jogo representa tudo o que de mais desconfiança tenho neste treinador. Tudo! E repare: ainda assim podíamos ter ganho o que atesta a enormíssima qualidade de alguns dos nosso jogadores.

    Raoc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um pouco de fantasia e este jogo era nosso. E isso é que doi.

      Abraço

      Eliminar
    2. Jorge,

      Concordo que era necessário fantasia mas caramba quando não há arrisca-se tudo, por exemplo jogar com 2 pontas e nem isso aconteceu. É mau demais caro Jorge Vassalo. Não há explicação possível. Nem jogadores nem nada. Temos um técnico de camadas jovens e é hora de todos perceberam que isso custa-nos pontos. Muitos pontos. Não vou bater mais. Estou triste e revoltado ao mesmo tempo porque honestamente pensava que tínhamos este problema resolvido. Não temos. Era mais um desejo meu do que uma convicção.

      Raoc

      Eliminar
  4. O Porto melhorou o futebol conforme se viu com o Guimarães. Hoje, face às contrariedades, deixaram-se cair numa falsa zona de conforto, o tal futebol pastoso da última época, o que deu espaço para o Marítimo vir com tudo, de orgulho ferido do derby que perdeu e com o seu ódio ao Porto, estampado nas bentas do seu capitão...

    Tem que ser solucionado isto. Que seja como os inícios de época do Mourinho, ao menos.

    Cissokho ainda está a enrolar o para quedas.

    Saudações,
    Fábio Pinto da Costa

    ResponderEliminar
  5. Tenham calma, que amanha o Ivo Rodrigues resolve em Arouc... perdao Aveiro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre quero ver se jogaremos em Aveiro também...

      Abraço

      Eliminar
  6. Eu estou furioso, nunca disse mal do treinador, mas pq nao meteu o tello e o varela como fez na 1ª jornada, e mete o brahimi a 10, ja que pelos vistos ele tem lugar cativo e ´so nao joga se estiver lesionado.

    Cumprimentos

    Manuel Moura

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque Brahimi é criativo para ele, porque passar a bola... Tá queto. Se não estivessemos já a correr atrás do prejuízo, até gostava de ver Brahimi a 10 para que vissem o que era...

      Abraço

      Eliminar
  7. Penso que não é à 2.a jornada que esperamos ver a equipa a jogar o melhor futebol, a encontrar soluções para todas as dificuldades que São colocadas. Mas, onde está a garra? A vontade de vencer? Fonix, a 2.a parte foi muito má, repetição dos jogos na Madeira da última época.

    Abraço, P. Torres

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora nem mais! Pode não jogar melhor, mas tem de tentar!

      Abraço

      Eliminar
  8. Por incrível que possa parecer, da equipa que foi derrotada, neste mesmo estádio, na época passada, apenas 2 jogadores repetiram a titularidade (Maicon e Herrera). Ou outro (Tello) repetiu entrada vinda do banco.

    Meus amigos, em menos de 1 ano (aliás, apenas 7 meses de facto), dos 14 elementos utilizados no jogo 2014/15, apenas 3 estiveram hoje no mesmo campo.

    Conclusões óbvias:
    1- O nosso clube apresenta uma falta de estabilidade e continuidade que roça a loucura;
    2 - Se no jogo de hoje, com 11 jogadores diferentes (de um total de 14), o futebol apresentado foi praticamente uma fotocópia da fraca qualidade da partida de 25 Janeiro de 2015, parece evidente onde reside a culpa maior. Lopetegui é parte do problema.
    Carvalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se insistir teimosamente neste modelo, ai sem dúvida,

      Abraço

      Eliminar
  9. Há qualquer coisa que não bate certo. O Maxi foi dos melhores. A falta de ideias é gritante.

    Quando a equipa fica a perder, raramente, consegue dar a volta ao jogo. Não é possível ganhar os jogos todos, mas é um bocado confrangedor.

    Eu tenho a minha convicção formada há algum tempo. Mas vou esperar mais algum tempo.

    ResponderEliminar
  10. No ano passado jogamos melhor e perdemos. E vistas bem as coisas, com estes jogos no ano passado tínhamos menos pontos amealhados. O que me custa é que com este treinador não temos tido a estrelinha. Aquele lance do aboubakar, aquela bola à trave...
    Sentimos logo no primeiro jogo a falta de Alex Sandro com um erro grave de Cissoko. Imbula morreu aos 60 minutos, Herrera é um caso perdido, não sei porque se insiste na sua titularidade. E no meio destas contrariedades Lopetegui ainda faz aquela substituição de troca de avançado por avançado. Soube a derrota este empate, porque jogou mal o Porto, mas não acho que tenha sido tão mau como diz o Jorge. O que se tira de positivo neste jogo é André André, Danilo, Maxi e alguns momentos do jogo bons. Francamente mal Imbula, Cissoko e o treinador completamente ao lado nas suas decisões. Um Bueno em vez de Imbula ali no momento certo parece-me que tinha sido perfeito. E ele, Julen, costuma decidir melhor nestas ocasiões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não percebo a não utilização de Bueno. Precisávamos de mais, não de diferente.

      O Alex Sandro contra o Nacional, na Madeira, levou um golo exactamente igual.

      Abraço

      Eliminar
  11. Caro Jorge,

    Hoje notou-se a ausência dos 7 titulares perdidos e de que maneira...

    Na segunda parte vi jogadores de equipa pequena a pensar como... exactamente isso... jogadores de equipa pequena.

    Muitos cortes de André André só para cortar e não para os efectuar para um local onde estivesse algum companheiro... Danilo esteve bem mas também com um receio enorme de arriscar passes centrais... Herrera nunca mas nunca passa para a frente... Os colegas dão o sinal da profundidade e a bola ir lá parar está quieto está.. isto entre outros erros básicos de diferença entre equipa grande e pequena.

    Um dos bons exemplos foram as perdas de bolas constante e rápidas que nem a SportTV conseguia ver a bola em nossa posse (péssimo realizador o Sr. que fez este jogo, a propósito), essencialmente na segunda metade.

    Portanto e ao contrário do que tu dizes Jorge, precisamos mesmo de um 10 que hoje até suspirei pelo Quintero.

    Também Lopetegui (como é normal na Madeira esteve em péssima forma... a substituição de Herrera compreende-se agora de Varela por Tello? Então os moços já só defendiam e vamos meter alguém que precisa de espaços na linha defensiva adversária? E então o fim da macacada foi a entrada de Osvaldo para a saída de Abou a 10m do fim... então a precisarmos de marcar golos vamos tirar o jogador que já estava adaptado às marcações adversárias ( e a fazer um bom trabalho nessa luta) assim como à linha defensiva e mete-mos um avançado que nunca jogou com os seus colegas??

    Eu sinceramente sempre pensei que ele tirava Imbula (que rebentou aos 65m+--) e metia Bueno para usar a estratégia do "falso" médio.

    E para além disso, como é possível Imbula acabar este jogo quando estava de rastos? Essa "não" substituição acabou com o nosso controle do jogo.

    Enfim... podíamos ter ganho mas não merecíamos e mais uma vez, um concorrente directo perde pontos antes de nós e nós respondemos... perdendo pontos... inacreditável!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo. Mas querias um 10? André em vez de Herrera, se não resultasse, substituído por Alverto Bueno (o que está ele a fazer lá carago) porque sem defesa havia de ser bonito.

      Abraço

      Eliminar
    2. Quando eu me referi ao 10 é a falta de arriscar passes em profundidade... não poucas vezes Abou, Tello, Varela deram o sinal de "mete-me a bola para o espaço X que eu vou arrancar agora" e a bola teimava em ir para o lado ou para trás...

      O melhor que os nosso jogadores fizeram, foi variações de flanco de 30m+++, mas só com essa táctica não se ganha jogos.

      Um jogador com as características de arriscar passes em profundidade a rasgar a defesa contrária é o tal 10 que precisamos, pois essa situação aconteceu ñ vezes ontem e nunca foi tentada.

      Sim o como te disse desde os 70m+- que estava à espera da saída de Imbula por Bueno, para fazer o falso médio... não percebi porque raio isso não aconteceu...

      Assim como não percebi porque raio Herrera foi titular... ele está de rastos... seja lá porque razão for (física, psicológica, técnica) mas não tem neste momento condições, para ser titular. Para mim no próximo jogo, o titular era Bueno.

      Eliminar
    3. Concordo totalmente. Acabei de escrever sobre isso.

      Abraço

      Eliminar
  12. Falta algo aquele meio campo, e mesmo achando que neste momento quem devia jogar era André Andre e não o Herrera, acho que isso não resolve tudo.
    Sobre o jogo em si, acho que foi muito mau da nossa parte, notou se que não sabíamos o que fazer de diferente para desmontar o marítimo e isso num campeonato como o nosso não pode acontecer.
    Queria também deixar uma nota, sem estar adesculpar nada porque acho que foi o resultado justo, mas há coisas que não mudam, houveram dois foras de jogo mal assinalados estratégicos, e que nem em linha eram, estavam largamente em jogo, e no último lance, há um empurrão nas costas do Maxi, ou sou eu é que achei isso. E também achei que a bola bateu mais para dentro que para fora mas quem viu o jogo comigo achou o contrário.
    O lampião já acha que tem a passadeira vermelha estendida, que joguem como contra o Estoril que depois falamos. A não ser que o treinador do Arouca nos últimos 15 minutos queira tirar um defesa.
    Eu não aposto sequer, eu sei que vamos jogar em Arouca, e a vergonha vai continuar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não aprendemos que não somos o sporting a esta altura... a não ser que seja flagrante, temos de pensar a arbitragem como a Premier League.

      Abraço

      Eliminar
  13. O que vi no Dragão há uma semana pareceu-me evolução. O que vi ontem nos Barreiros pareceu-me o pior do ano passado, com degradação adicional. Quando se joga contra 11 ogres - e sabe Deus que em tempos era disso que apanha vamos cada 2 semanas! - a chave está na criatividade e velocidade. Este FCP nos Barreiros, mais uma vez, representou uma amputação dos mais simples princípios de jogo na sua fase atacante. O actual meio campo do FCP, tem o seu potencial máximo na recuperação defensiva. A participação no ataque resume-se à transição e transporte. O adversário sabe que a construção virá sempre das alas. Se a bola retorna ao miolo, será apenas para bascular o sentido da manobra de uma ala para a outra. Quem defende tem todas as facilidades. Foi por nos manietarmos a nós próprios desta forma, que o Boavista de Petit foi empatar ao Dragão, defendendo o jogo todo, e sem grandes dificuldades.

    Se lerem o blogue de Lopetegui, caso continue online, vão entender porque insiste em ideias tão extemporâneas. O nosso mister está convencido que pode replicar e melhorar o modelo do Barcelona de Guardiola. Daí a obsessão com a circulação contínua entre faixas, de forma a explorar o contra-pé colectivo (desiquilíbrios) do adversário, que, na sua óptica, serão máximos nas faixas. No entanto, e na minha singela opinião, Lopetegui está redondamente equivocado.

    1) O Barcelona jogava com linhas muito próximas e com rapidíssimas trocas de posição, sobretudo no meio campo,
    2) O Barcelona explorava os 3 corredores, uma vez que o descrito em 1) causava desiquilíbrios nas várias zonas defensivas do adversário.
    3) O cerne da criatividade do Barcelona, ao contrário do praticado por Lopetegui, sempre esteve no meio campo. Até o 6, Busquets, tinha uma técnica de um recorte delicioso. Quantos passes de rotura passaram pelas pernas de Iniesta e Xavi Hernandez?
    4) Posse e rotatividade lentas equivalem a posse estéril e risco defensivo.

    Assim, e apesar de a falta de um 10 puro ser notória, não creio que o problema se resolva simplesmente com meter um Óliver no meio campo. A questão de fundo é o modelo do treinador. E Lopetegui tem de ser menos conservador com as próprias suas ideias, entender quando erra e melhorar. O FCP não é o seu laboratório de experiências. Se um modelo alternativo não foi treinado durante a pré-temporada, isto vai ser muito muito difícil.
    Resu

    ResponderEliminar
  14. Só queria deixar uma pergunta adicional: - era mesmo necessário expor-nos a isto? Apenas dois jogos volvidos, o FCP apresenta-se com as mesmas casmurrices, Lopetegui com a mesma incapacidade de dar a volta desde o banco e os adeptos estão sem paciência à 2ª jornada. E com razão. Quando se mantém um treinador que não ganhou nada, num clube como o nosso, espera-se algum tipo de evolução. E como os adeptos vêm o mesmo filme repetido vezes sem conta, aborrecem-se. Lopetegui está à 2ª jornada trabalhando sobre brasas. Na minha opinião, não havia necessidade. Se a equipa do ano passado se mantivesse, daria de barato a sua continuidade. Mas com a total reformulação da equipa titular, e depois de um ano sem títulos, foi uma opção muito arriscada manter um treinador com o perfil de Lopetegui, que parece ser mentalmente fraquinho, pouco combativo (só por uma vez demos a volta a um resultado negativo desde que temos este mister) e renitente em aprender com as próprias falhas. E o seu crédito junto dos adeptos, diga-se o que se disser, era baixinho à partida. Espero enganar-me sempre, quando a opinião é negativa para o meu FCP, mas bacoreja-me que a pré-temporada se prolongará até Novembro e que as melhorias virão apenas da mecanização consequente, mantendo-se as debilidades tácticas profundas que este modelo falhado apresenta. Octávio Machado voltou e fala Castelhano. Como disse George Costanza ao presidente dos NY Yankees quando o conheceu, durante uma entrevista de emprego:
    "I find it very hard to see the logic behind some of the moves you have made with this fine organization. In the past twenty years you have caused myself, and the city of New York, a good deal of distress, as we have watched you take our beloved Yankees and reduced them to a laughing stock, all for the glorification of your massive ego!"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim parece-me claro que foi a boa prestação na Champions e as vendas. Mas isso é pior ainda.

      Abraço

      Eliminar
  15. Bom Dia Jorge Vassalo,
    Desilusão pela atitude da equipa e pela aparente incapacidade de se tirar partido do excelente plantel que temos. Continuo a defender o treinador mas alguma coisa terá de mudar. Vi que levamos um golo a frio, sei que saíram muitos e que é preciso dar tempo para que a equipa ganhe rotinas mas também vi que, tal como aconteceu na época passada quando é preciso ganhar não ganhamos. Foi um balde de água fria. Vi Imbula, de vinte milhões, a jogar para trás, a defesa a acumular-se atrás sob o fogo dessa grande potência mundial que é o Marítimo. Casillas praticamente sem trabalho tal como o guarda redes adversário... Eu quero continuar a acreditar neste Porto. Oxalá as coisas mudem mas tem de haver atitude e não será com o tal numero dez de que se fala que aparecerá. Tiveram a semana para preparar o jogo e chega de treta de irmos dar tudo para depois não se ver nada. Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim é o jogo com o benfica que é decisivo. Se se verificar a mesma coisa... para mim o espaço deixa de existir.

      Abraço

      Eliminar
  16. Jorge Vassalo,

    Quando um treinador diz que a chave do jogo foi um golo sofrido aos 5 minutos que mexeu com a cabeça dos jogadores, está tudo dito. Lopetegui pensa que treina juniores. Treina para provar que o seu modelo é correcto e não para ganhar. Está totalmente equivocado.

    Raoc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que não, uma vez que admitiu que a equipa jogou mal a segunda parte. Veremos.

      Abraço

      Eliminar
  17. Boas
    Mal estaria um treinador de topo se não tiver um modelo e ideia de jogo bem definidos, e procurar os melhores jogadores para se encaixarem no seu modelo de jogo.
    O que se quer é que não se fique preso a ele, e um treinador excepcional sabe que, no fim, o que interessa é ganhar. Nem que seja com meio golo. Mas que tem que se querer. Sem perder a cabeça.
    Não deixo de perceber que as circunstâncias pouco ajudaram, mas sofrer um golo aos 5 min, expulsões, penalidades não assinaladas é o dia a dia do futebol. Por isso espera-se mais. Queremos mais e melhor.
    Ironia das ironias, em Carnide não se fez nenhuma venda ou mais valis de jeito, vieram camionetas de jogadores sem nexo, pré-temporada miserável, primeiro troféu perdido sem glória e primeira jornada falsa, somos nós que estamos sob pressão. Mas é com isso que temos que lidar, é esse o nosso destino. Vencer contra todas as adversidades. Para a frente FCP!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ideia de jogo também tem o Jesus e pôs jogadores completamente novos a jogar para ela - mesmo que má, exagerada e sem nexo.

      Sim, é futebol, e há uma década que o FC Porto joga contra a maré. Quem não entender isso é parvo. Sem desculpas!

      Abraço

      Eliminar