sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Antevisão FC Porto vs Estoril (3a Jornada)


Regressados a casa depois do desaire Maritimista, é importante que regressemos também à nossa dinâmica mais vertical, orientada e com a baliza como fim. Estou certo que todos ficaram conscientes dos erros que cometeram, tenho a certeza que vamos ter um jogo intenso, forte e aguerrido, contra uma equipa que, sim, encostou o benfica às cordas durante 75 minutos, até quando os deixaram.

Continuo a insistir que não é prudente querer que Lopetegui tenha o discurso de certas pessoas que agora estão a cheirar o cheirinho da bela trampa. Não sei se se espera que Lopetegui diga que a equipa é fraca. Ao seu estilo, Lopetegui até acabou por dizer que o FC Porto tem a obrigação de ganhar, o que é uma evidência.

E, por falar em Lopetegui - parabéns Mister - este surpreendeu na convocatória, ao não convocar Aly Cissokho. Está encontrada a convocatória-tipo, para aqueles que temiam a rotatividade do ano passado. A equipa provável também não irá mudar significativamente, senão perante a entrada de reforços.

Está dado um claro sinal de que Evandro e Sérgio Oliveira só terão lugar na convocatória pela lesão ou mau momento de forma de alguém e que o treinador aposta em Herrera. Eu considero que Herrera está em baixo de forma, talvez Lopetegui pense de outra forma. Mas essa opção deixa-me preocupado, uma vez que é quase uma substituição garantida. Não sei até que ponto não seria melhor deixar Herrera recuperar a forma. Mas, por outro lado, estou convicto que é o pendôr ofensivo geral que deve crescer e isso não depende de um ou outro jogador, até porque já vi Herrera fazer grandes coisas no último terço do terreno, no ano passado. 

Esta equipa provável que eu apresento não seria a minha. Eu apostaria num modelo de 4x2x3x1, com Bueno nas costas de Aboubakar e em vez de Herrera. Mas eu não treino o FC Porto, não sei o dia-a-dia dos treinos, não estou a par das condicionantes das decisões. Que se mostre que a apatia foi do nevoeiro da ilha da Madeira, qual anti-Avalon Portista, e que se dê espaço à criatividade e verticalidade de Imbula e se encoste Herrera também à beira da área, para vencer um Estoril que eu conto que venha ao Dragão para a Matemática do Pontinho.


Helton e Casillas (guarda-redes); Maxi Pereira, Martins Indi, Maicon, Marcano, Rúben Neves, Varela, Brahimi, Aboubakar, Dani Osvaldo, Tello, José Ángel, Herrera, André André, Danilo, Alberto Bueno e Imbula.


Casillas; Maxi, Maicon, Marcano, Ángel; Danilo, Imbula, Herrera; Varela, Aboubakar, Brahimi.

P.S.:  Como a mim já não me surpreende a apatia geral da imprensa quando toca ao benfica, como já não me surpreende a grosseira falta de carácter em se tentar colocar a culpa a inocentes e inocentar culpados, dizer apenas que estou totalmente de acordo com o Miguel Lima (em dose dupla) e do Vila Pouca acerca deste assunto bastante do género... White.

P.S. 2: Como o jogo acaba cedo, tentarei escrever a minha análise ainda amanhã. Senão, na manhã de Domingo estará disponível. Muito obrigado ao ImbictoPoema pela ajuda nos logos dos Convocados e Equipa Provável.

11 comentários:

  1. Jogue quem jogar, jogue-se como se jogar, que ganhe o Futebol Clube do Porto....e as melhores ao nosso Presidente !

    Cardoso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem duvida, as melhoras Presidente!

      Abraço

      Eliminar
    2. A notícia do internamento do nosso timoneiro deixou-me tão afectado que nem o cumprimentei. As minhas sinceras desculpas, Jorge.
      Forte abraço , Cardoso

      Eliminar
    3. Não se preocupe, ao que parece não é nada grave. Vai ser operado amanhã terá a natural alta segunda.

      Abraço

      Eliminar
    4. Que toda a equipa lhe saiba dedicar a vitória, é só o que desejo.
      Viva o Futebol Clube do Porto !

      ...e que o Jorge continue o bom trabalho na defesa do bom nome do nosso clube.
      Abraço, Cardoso

      Eliminar
  2. Boa Tarde Jorge Vassalo,
    Depois do balde de água fria na Madeira estou curioso como correrá manhã... Aproxima-se o jogo com o Benfica e há que afinar a equipa para vencer, convencer e embalar para o sucesso. Oxalá entremos nos eixos. Talvez jogue Indi em vez de José Angel na sua equipa provável. Afinal Indi é titular da selecção Holandesa, é pretendido pelo Man United e por Van Gal e não tem lugar na equipa do FC Porto?... Sobre a gritante diferença de tratamento da Media entre o Porto e o Benfica, nada de novo. Os marretas e os vendidos dos jornais e da TV portuguesa silenciam qualquer porcaria que cheire a papoilas saltitantes, glorificando o Querido Líder Midas e tudo quanto esteja pintado de encarnado, ao mesmo tempo que demonizam o FC Porto e os seus agentes. É dessa forma que sustentam e que fazem benfiquistas, de resto com sucesso assinalável na medida em que, segundo a última contagem, acabam de ultrapassar os catorze milhões só no planeta Marte. Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde jnporto,

      Eu penso que estas titularidades podem ter uma razão mais...urgente :)

      Abraço

      Eliminar
  3. Pedro Ribeiro mostrando o típico benfiquista arrogante, diz ele que não há pressão nenhuma no jogo com o Moreirense, o Benfica ganha de que maneira for. E eu digo que foi com esta atitude que perderam como Arouca, continua que eu gosto.
    Ainda falta o comentário depreciativo deste gajo ao nosso treinador.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maaas, cá está, toque de classe de quem, lá no fundo, não está arrogante, mas sim a tentar convencer-se...

      Está duro...

      Abraço

      E lá falam do 10 outra vez... E que estamos muito mal.. Etc... Blá blá blá Whiskas saquetas...

      Eliminar
  4. Imbicto Jorge,

    O Herrera, de facto, está muito mal. O papel na equipa transformou-se e retirou-lhe as valências que demonstrava na posição agora ocupada por Imbula, numa espécie de "duplo pêndulo" híbrido entre 8 e 10 que ambos ocupam. Veremos se a teimosia acaba hoje, até porque André André ou Bueno poderiam dissipar muitas dúvidas.

    Não tens nada que agradecer, meu caro! Eu é que ainda não tive tempo para rever o "pormenor" do lettering.

    Imbicto abraço!

    Imbicto Poema

    ResponderEliminar