sexta-feira, 21 de agosto de 2015

To Patrocínio Or Not Patrocínio, That Is (Not) The Question!


Uma das grandes preocupações dos adeptos - para além daquelas que são "inseridos hipnoticamente" pelos media portugueses do lateral esquerdo, central, o 10 e o extremo - é a questão do patrocínio, muito mais agora quando, segundo consta, o sporting se prepara para anunciar o seu.

É tida como sinal de fraqueza a falta de um patrocinador nas camisolas. Em parte, concordo. Acho que a instituição Futebol Clube do Porto deve ter um patrocinador condigno, à altura dos seus pergaminhos. Não estou é preocupado. Estou certo que isto não é uma corrida, e que cada um anuncia as suas marcas ao seu tempo. Também espero que não seja - só! - uma questão financeira. Um clube como o Futebol Clube do Porto não pode andar a roer-se por meio Carlos Eduardo por época, muito menos precipitar-se na escolha.

Tenho a firme convicção que o FC Porto estará a utilizar um grande trunfo novo nas negociações - Iker Casillas. A projecção mediática de Iker, mundialmente, é extraordinária. A marca que este ostentar na sua camisola tem de ser bem compensadora. E a sua entrada pode ter significado um reset nas negociações.

Seja como for, como em tudo na vida, o FC Porto não vende os seus espaços barato, e seja qual for a marca, para além do peso próprio que terá de ter em si mesma, terá de ser dentro de valores dignos para o FC Porto. Mas, insisto: Não será pela ausência de patrocínio que deixaremos de pagar as nossas contas.

Admito, a novela Lucas Lima diverte-me sobejamente. Eu sei, eu sei, se calhar não deveria mas, que fazer? Sou assim e pronto, não tenho emenda. Então o caríssimo amigo quer agora três milhões de prémio de assinatura? Para além de 10M do passe e 130m/mês de ordenado? E mais nada? E o Taj Mahal, quer, o menino?  E diz que pensa no Real Madrid. Ó meu caro amigo, sonhar é grátis, força nisso! E vais tirar o lugar a quem, ao James Rodriguez? Dream On! Queres ir aquecer o banco ou jogar no Almeria? Boa! Gostei mais foi da passagem que diz "se as possibilidades se esgotarem, (...) admite desviar Brahimi para o meio e incluir um novo ala." Isso é que era! Já agora, meu caro Lucas, partilho contigo um antigo Koan Zen:

"Quem quiser agarrar o mundo todo de uma vez acabará de braços cruzados"

Pensa nisso.

NOTA IMPORTANTE: MUITO OBRIGADO Cila MCF pelo tweaking do meu logo, este tipo de dedicação não tem preço para mim! Deve ter dado uma trabalheira! Muito, muito obrigado, a sério! (E já agora também ao Imbictopoema pela font do Porto Universal!)

24 comentários:

  1. sobre os valores dum patrocínio, my thoughts exactly!..
    sao valores que nao sao insignificantes, mas...
    acho que a chave nao é só casillas. nao vemos leilao, e as coias estao muito calmas. talvez a chave esteja mais em alguma indefinicao em empresas/bancos portugueses, mudancas de nome, aquisicoes por multinacionais. mas a ideia com que fico é que tudo está mais que decidido...

    e nao é bonito jogar só com o patrocínio do abencoado brazao?

    quanto a LL... qdo um mister se encanta com um jogador, é complicado... por tudo o que ja disse, pra mim seria carta fora. faz coisas belíssimas nos vídeos, mas qdo um gajo ve o espaco que eles tem pra jogar... "agora faz isso na champs!"... se JL acha que estamos assim tao necessitados de alguem para essa posicao, tem que acreditar nas outras alternativas á disposicao.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, se calhar está mesmo.

      Quando o mister se encanta com um jogador... o último encantamento dele foi o Óliver e foi o que se viu. Estará mesmo encantado ou será história? E estaremos assim tão necessitados ou será por ser um Doyen man? Eu sei é que não vamos esperar por Dezembro coisa nenhuma. E que você tem razão, sem espaço é que se veria o menino.

      Abraço

      Eliminar
  2. É curioso: nunca estivemos nós numa posição mediática tão forte para poder negociar um patrocínio. E ainda assim, nunca a CS esteve tão 'preocupada' com o facto de ainda não termos carimbo na armadura.

    Se um recordista de presenças na Liga dos Campeões não fosse um fruto comercial apetecível, o que seria?

    Forte abraço, Jorge.

    Drax // Do Calcanhar à Trivela

    ResponderEliminar
  3. Sr. Jorge, não precisa de agradecer... foi com muito, muito prazer... afinal Portistas como o Sr. que defendem tão bem e com tanto fervor o nosso Porto merecem!!!
    Vai Porto... com alma, dedicação e garra em 2016 seremos campeões!!!

    ResponderEliminar
  4. O patrocínio já está decidido. É da Samsung. Bastam alguns dias para se anunciar a decisão.

    ResponderEliminar
  5. Sinceramente acho que se está a dar demasiada importancia ao patrocinio. Tal como disse não é por meio passe do carlos eduardo que as contas não são pagas.

    Acho que há outras formas de compensar esses valores e deixar as camisolas como estão, lindas.

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma questão de imagem. Eu acredito que o teremos até ao início do Champions League.

      Abraço

      Eliminar
    2. Eu sei que a comparação poderá não ser a melhor, mas durante mts anos o Barça não teve patrocinio e não foi por isso que a sua imagem saiu beliscada.

      Abraço
      Miguel S

      Eliminar
  6. Boas, quando abro o jornal e vejo a foto deste rapaz já me chateio, este gaijo é um Troika que muito me parece que se realmente é espero que não porque tudo limites! Vai fazer como a Troika nada virá super valorizado com salário doido e com ideia de estar cá a pensar que quer ir para o Real lol mesmo lol existe cada pessoa sem noção este rapaz acredita mesmo que vai tirar o lugar a quem lá?
    Enfim espero mesmo que não venha esta personagem!
    Quanto ao patrocínio ele vira quando tiver para vir, eu confio nas pessoas que estão no nosso clube calma!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Duvido que venha, a não ser que a Doyen peça muito.

      Abraço

      Eliminar
  7. Parabéns Jorge Vassalo e Cila Mcf pelo retoque no logo desta casa. Está muito bem!...
    Lucas Lima já chateia. Que raio de novela!...
    Quanto às camisolas, como aqui se escreve estão muito bem assim, só o emblema. Mas. se vier alguma coisa, que venha coisa de jeito. Abraço. Bom fim de Semana.

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde,

    É a primeira vez que escrevo no seu blog. Gostava de o felicitar antes de mais pelo novo "look" do blog, está excelente e tenho de felicitá-la pela simpatia, educação e substância dos posts com que nos brinda.
    São sempre muito interessantes, são a prova de que é possível falar (neste caso escrever) sobre futebol com elegância e elevação.
    Quanto à questão do patrocínio, concordo em absoluto consigo, mas admito que adoro ver a camisola azul e branca sem patrocínio.

    Grande abraço para si e BIbó Porto Ca.....

    António Pereira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, António, faço o melhor que posso, mas tenho que confessar que com leitores e comentadores como vocês o incentivo é maior!

      Bíbó Puarto Carago!

      Abraço

      Eliminar
  9. Imbicto amigo,

    A questão Lucas Lima já mete nojo. Estou revoltadíssimo com toda esta celeuma. Que novela de classe B...
    Preferiria, de facto, ver Brahimi a 10, uma vez que o meu desejo em ver Herrera por lá já se mostrou uma aspiração infundada.

    Quanto aos agradecimentos, eu é que os faço! Não haveria ajudas se não existisse este maravilhoso espaço!

    Imbicto abraço!

    http://imbictopoema.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora nem mais!

      Esse é o busílis. A questão é que o Herrera fica (ainda mais) sem espaço.

      Abraçom

      Eliminar
  10. É isso mesmo O PATROCINIO e não um alcançável patrocionador que, facilmente, já estaria nas camisolas, porque, se bem acompanho a filosofia deste clube/SAD nos últimos 30, o objectivo é que o futuro parceiro pague aquilo que NENHUM clube/SAD recebe em Portugal sendo, para isso, necessário ter "fôlego" de um maratonista.
    LL, para já o fulano é dono duma cara de quem fuma ás escondidas com um penteado execravel - com respeito por quem o usa - e efectivamente, a ser verdade, que ás vezes, a maior parte das vezes, não é, o que vem escrito nos jornais, está a meter nojo há muito, mas como acontece muitas vezes a quem está apaixonado, temos de ter paciencia com os arrufos da donzela para depois lhe tratarmos do físico. You know what i'm say ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredita que estava a pensar a mesma coisa quando escrevia o artigo sobre o pintas que fuma às escondidas?

      Abraço

      Eliminar

  11. vou repisar e repetir a mesma ideia que alguns de nós já expressaram: o nosso manto sagrado azul-e-branco está tão lindo somente com o brasão abençoado... assim mesmo, "limpo" de publicidade e de chapas como aquela de há três anos atrás...

    e, se for para caso disso, que regresse a 'revigrés', que sempre se (con)fundiu com o nosso manto sagrado e no bom sentido do termo.

    abr@ço forte
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
  12. Caro Jorge Vassalo,

    Concordo com a sua visão sobre a questão do patrocínio muito embora tenha que reforçar que o administrador financeiro da SAD meteu o pé na argola, provavelmente por ainda pensar como político, quando em Maio prometeu publicamente a resolução para breve deste assunto. Esteve mal e com isso gerou muita especulação. Não tenho dúvidas que estaremos a tentar negociar um grande contrato.

    Raoc

    ResponderEliminar
  13. Como os dois clubes lá de baixo se andam a esfolar um ao outro, e o nosso Porto neste momento quer é ganhar jogos e não liga a nada disso, a CS, e para mim tudo menos inocentemente, já vem hoje trazer o nome do Porto ao barulho, nomeadamente o correio da manhã. Dizem eles que o Jesus mandou o benfica espiar o Porto. E para mim só temos um caminho, deixa los a falar sozinhos.

    ResponderEliminar