sexta-feira, 9 de outubro de 2015

A Assíntota Entre O Desporto E A Finança


Antes de começar a escrever este post, vou dizer que aprendi muito com a apresentação do último R&C. A minha Matemática é a Teórica, não a contabilística, por isso convido ROCs e TOCs que me leiam a fazer a vossa apreciação do R&C, que está aqui.

Uma coisa se pode inferir deste R&C - aquilo que já tinha falado em posts anteriores e que volto a frisar: a primeira função no ano passado de Lopetegui era equilibrar as contas. Por muito que nos custe, Fernando gomes admitiu-o claramente. Quer pelos mais de 36M que já conseguimos só por estar na Champions - e que incluem a entrada deste ano - quer pelo sucesso de vendas, que nos deu um resultado de 86M de mais valia sem incluir o Alex Sandro, essa parte foi plenamente conseguida. 

Fernando Gomes explica-o bem aqui. Mas é preciso ter bem ciente que este "ultrapassar das expectativas" em termos financeiros foi feito à custa de uma pessoa - de Julen Lopetegui. Fica claro que foi criada uma assíntota entre os resultados desportivos e os financeiros, tendo sido dada prioridade aos últimos em detrimento dos primeiros.

Assim sendo, torna-se evidente que a Champions League foi sempre uma prioridade absoluta, pois tratou-se, não só de uma montra muito bem sucedida, mas de uma fonte de receita exponencial em relação aos proveitos de um campeonato.

Assim se permitiu - para mim de uma forma completamente sádica - que se fosse deteriorando a imagem de um treinador, partindo do princípio que essas opções eram suas e não da estrutura directiva do FC Porto.

Impõe-se perguntar se este caminho absolutamente estratosférico, uma vez que rendeu perto de 19,4M de lucro, é para manter ou para inverter. É que o equilíbrio competitivo é possível - sim, é tão, mas tão fácil, fazer como em Alvaláxia e ignorar completamente a necessidade da Europa... - mas os resultados desportivos têm de estar à frente dos financeiros. Um clube sem vitórias desportivas não é mais do que uma empresa. E uma empresa não tem adeptos.

Uma vez mais insisto, é de ter compreensão e admiração pelo que Lopetegui passou o ano transacto. É de esperar que seja mais escudado este ano. É de esperar que o foco principal do FC Porto seja a conquista do campeonato nacional e taças subjacentes. Não se pode esperar querer competir com clubes que têm mais de orçamento anual do que o nosso activo de Clube.

Se o FC Porto não precisa de patrocinadores, óptimo, mas seria bom ter um. Penso eu.

A selecção ganhou. Danilo jogou bem, não se lesionou. Pronto. É tudo o que me interessa. Desculpem a franqueza.

3 comentários:

  1. Caro Jorge Vassalo,
    Sou sócio há décadas, sempre mais atento à questão desportiva. Contas é com eles, deixo-as para entendidos. Leio que o Porto está forte e saudável, isso é bom. Tenho pena é que a coisa de "comprar e vender" esteja a sobrepor-se a todo o resto. Rúben é Porto, que bom seria vê-lo cá por mais uns anos mas parece que já está empacotado e pronto a ser despachado por Jorge Mendes. Feio mas é a realidade. Assim se passam as coisas no futebol Português, uma indústria de estádios vazios cujos dirigentes [FPF, LIGA e clubes] se estão marimbando para a promoção do futebol e sempre virados e exagerados no negócio de comprar e vender.E oh ironia; quando se vende um jogador importante num clube, o foco cai sobre os números da venda havendo mesmo quem os trafulhe para enganar tolos. Que pode o Porto fazer neste estado de coisas?... Suponho que nada melhor do que tem feito. Não tem patrocinador principal porque ainda não foi possível chegar a um bom negócio. O Barcelona, p.e. também esteve muito tempo sem patrocínio nas camisolas. Como temos bons jogadores e um treinador competente estou descansado. Abraço. Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Caro Jorge Vassalo

    Isto ainda não é o R&C, apenas é um comunicado genérico à CMVM sobre os resultados consolidados da sad até à data de 30-06-2015.

    Antes de qualquer coisa quero lamentar o atraso na divulgação destes dados e o R&C pelos vistos deve estar a ser feito à velocidade dum caracol.

    Genericamente, a evolução das contas são muito postivas, mas obviamente ainda deixam muito a desejar. Ainda há um desiquilíbrio financeiro corrente de quase 25 milhões de euros que espero que possa ser alcançado o mais rapidamente possível.

    Outra ponto relevante que tem atrasado o sucesso financeiro e desportivo do FCPORTO SAD são as brincadeiras dos jogadores nas selecções que os desvalorizam significativamente.

    Danilo, André André, Casillas, Herrera, Layun, Gudiño, Aboubakar, Ruben Neves, Martins Indi, Maxi, etc precisam de ser melhores profissionais.

    De qualquer maneira é preciso começar a pensar em reforços para o futuro.

    ResponderEliminar
  3. Juntar os dois objetivos não é apenas possivel, meu caro... É já a seguir! :)

    ResponderEliminar