quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Espaço Z: Avanca 19-28 FC Porto


Viva, caros portistas.

Não posso deixar de começar esta nova aventura sem deixar um enorme agradecimento ao Jorge Vassalo. Sou um enorme fã deste "tasco", desde o seu primeiro dia, e sinto-me honrado pelo desafio que me foi proposto. Para quem não me conhece, sou o Z, do Blue Overlap, portista desde o berço e praticante de andebol desde que me conheço. Penso que toda este desafio teve origem nas habituais mensagens que trocamos em dias de jogo de andebol, e ao que parece a minha linguagem técnica conseguiu enganar o chefe desta casa, ao ponto de estar a escrever-vos estas linhas. Mais a sério, foi com uma enorme honra que recebi este convite e não podia deixar passar esta bela oportunidade: falar dum desporto que faz parte da minha vida, do clube de todos nós, num espaço de referência na nossa bluegosfera. 

O jogo da noite passada, opôs o F.C.Porto ao Avanca. Num campeonato bastante desequilibrado e nivelado por baixo, o Avanca situa-se no topo da 3ª linha de equipas, com um plantel superior a formações como Belenenses, Horta, ISMAI ou Fafe, mas ainda a alguma distância da 2ª linha de equipas, constituída essencialmente por Águas Santas e Madeira SAD. O F.C. Porto, juntamente com o Sporting, é o grande candidato ao título, e nestes potenciais candidatos podemos incluir o Benfica (este ano com um défice de qualidade face a anos anteriores) e o ABC (sobretudo quando joga em casa, e especialmente quando joga contra o Porto).

Não foi um bom jogo aquele a que pudemos assistir em Avanca. Muitos erros, muitas precipitações, alguma falta de discernimento aqui e ali. Obviamente, em nada ajudou o facto de se ter jogado num piso afectado pela humidade (acreditem  que é um pesadelo jogar em pisos assim). E notou-se muito cansaço nos nossos atletas. Muito cansaço. E isso notou-se especialmente em Gilberto Duarte.

O Porto entrou algo apático no jogo, preso na teia defensiva do Avanca, que procurava defender com 3 elementos subidos, retirando assim espaço ao temível jogo exterior portista. Ora, uma defesa desse tipo, deve atacar-se com velocidade, muito trabalho sem bola, porque se há mais espaço para explorar nas costas dos 3 defensores da frente. E no 1º tempo, só Cuni Morales (jogador que não aprecio de sobremaneira), naquele seu jeito trapalhão mas muito explosivo conseguiu furar com eficácia a defensiva contrária. 

Defensivamente, tudo decorreu dentro da normalidade, contra uma equipa bastante jovem, que vive especialmente dos remates exteriores de Vasco Santos (belo jogo) e de Miguel Baptista, dois dos inúmeros jogadores da casa formados no F.C.Porto. O nosso habitual esquema 6x0 foi mais do que suficiente para manter o jogo o mais longe possível da nossa baliza, e toda a zona central foi praticamente intransponível.

Na 2ª parte, a equipa manteve a sua toada defensiva, pecando bastante no ataque. Muitos remates precipitados, muitas falhas tecnicas, e... um enorme guarda-redes na baliza a manter as distâncias. Hugo Laurentino voltou a fazer uma monstruosa exibição. No andebol, mais do que noutros desportos, um guarda-redes do calibre de Laurentino ou Quintana, vale seguramente mais do que 50% da equipa. Nesse capítulo, estamos à vontade. À entrada para a 2ª metade da 2ª parte, foi Gilberto Duarte, até então desparecido do jogo, que assumiu a responsabilidade de controlar a reacção da equipa da casa, e recolocar o resultado nos 7 golos de diferença. 

Momento do Jogo: Aos 15 minutos, quando Ricardo Costa pôde refrescar a equipa, e principalmente quando colocou Rui Silva no lugar de Nuno Roque. A equipa cresceu, e aproveitando algumas precipitações do adversário, conseguiu distanciar-se no marcador, gerindo essa vantagem de 6,7 golos durante grande parte do jogo (com excepção dos 14/15 minutos da 2ª parte, em que o Avanca reduziu para 4 golos de diferença).

Destaque, pela negativa, para a baixa eficácia nos livres de 7 metros (3 golos em 7 remates) e para a quantidade absurda de falhas técnicas e de remates falhados que houve (embora se deva tambem destacar Luís Silva, o guarda redes contrário, pela belíssima exibição).

Resumindo, vitória clara do F.C.Porto, num campeonato em que tem, de longe, o melhor plantel, os melhores jogadores em todas as posições, e equipa para "limpar" esta fase regular com a maior das tranquilidades. Mesmo com jogos menos conseguidos, como o de hoje.

Segue-se uma importante paragem no campeonato, durante 15 dias (para se brincar ás Selecções), e recuperar pernas e braços para a duríssima 2ª volta da Liga dos Campeões, onde não podemos dar qualquer passo em falso.

Saudações Portistas,

Z

19 comentários:

  1. Imbicto Z,

    Impecável! Precisamos disto para fomentar a cultura de clube.
    Excelente análise! Com toda a certeza que continuaremos a aprender muito contigo.

    Parabéns pela ideia, Jorge!

    Imbicto abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas gentis palavras. E no andebol é assim que estamos, IMBICTOS!

      Um abraço

      Eliminar
  2. O Andebol é a minha modalidade favorita, como tal é com grande satisfação vejo este novo espaço!
    Parabéns aos dois.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns ao Jorge e ao Z pela excelente iniciativa.
    Forte abraço

    ResponderEliminar
  4. Fixe!
    Acho que temos uma extraordinária equipa/plantel de andebol, possivelmente, a melhor de sempre em Portugal, pena que o campeonato seja desiquilibrado, por isso gostaria de perguntar ao Z que possibilidades reais temos de passar a fase seguinte da Liga dos Campeões? Levando em linha de conta não só o nosso potencial, mas funfamentalmentecomparando-o com as restantes equipas do grupo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ega,

      Na verdade temos o plantel mais completo dos últimos anos, isso não sofre contestação. Já tivemos melhor "7 inicial", mas o plantel é seguramente mais forte do que qualquer um da era Obradovic. Quanto à champions, pretendo aproveitar a paragem nas competições para fazer uma abordagem mais completa, mas considero que estamos no grupo dos candidatos a passar a próxima fase. O resultado em Espanha não espelha o real valor dos dois planteis, e acho que fizemos o nosso pior jogo da época aí. Vai ser muito importante não facilitar nos jogos fora (e jogar no leste da Europa, no andebol, é como começar cada jogo a perder 5-0, if you know what I mean...).

      Quanto ao facto de ser o melhor plantel de sempre... Nos anos de Pokrajak e Paulo Jorge Pereira tivemos uma Hiper-equipa, tal como o ABC de 1994, que foi a final da Champions. Essas foram as equipas mais fortes que vi jogar em Portugal até ao momento.

      Eliminar
  5. Parabéns ao Jorge Vassalo pela iniciativa, e as boas vindas ao Z, que na Bluegosfera era, em conjunto com o Lucho, do "Biba o Porto, carago", os únicos que escreviam com conhecimento sobre uma modalidade tão bonita e com tanta tradição no NGC.
    P.S. - Oh Z, o Rolando não brinca, sabe muito da coisa. Não se lembra de, nos sub-20, ele pôr o Gilberto a jogar na ponta, para não mexer no Fabinho e no Nuno?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas suas palavras. Sobre o Rolando poderei falar um destes dias... Lembro-me bem dessas invenções, lembro. Neste momento podemos resumir rolando nas escolhas para a baliza. Há 3 guarda-redes à frente de todos os outros, aptos a jogar por Portugal: Quintana, Laurentino e Figueira. Destes, apenas um é seleccionado. E fica tudo dito... Isso e os resultados dos últimos anos.

      Eliminar
  6. Obrigado pela vossa calorosa resposta. Abraços a todos. A partir do próximo post do Espaço Z, este já será postado em nome do próximo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado eu, Jorge, por partilhar todos os dias o seu Portismo, sem reflexões sem sentido e com amor verdadeiro ao NGC.
      Saudações Portistas

      Eliminar
  7. Obrigado pela vossa calorosa resposta. Abraços a todos. A partir do próximo post do Espaço Z, este já será postado em nome do próximo.

    ResponderEliminar
  8. Desde a criação do Porto Canal raramente perco um jogo de andebol. Não pratiquei esta modalidade e na região onde vivo só equipas escolares e, às vezes, amadoras o fazem. Noutros tempos, sobretudo na travessia do deserto de 19 anos de jejum no futebol, o andebol de onze servia de atenuante para contrapor aos desgostos da falta de títulos no chamado "desporto-rei".

    O FC do Porto tem presentemente uma grande equipa de andebol e admirava muito o trabalho do técnico jugoslava que a dirigiu a equipa durante algumas épocas. O Ricardo Costa é um continuador desse trabalho e está a desempenhar muito bem o ,lugar. Ontem, em Avanca, os nossos heróis, tendo ganho com toda a justiça, pareceram-me efetivamente um pouco desconcentrados podendo ser por estarem a sofrer de algum cansaço pelo excesso e importância dos jogos que vêm a realizar na prova europeia.

    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  9. Parabens pela excelente iniciativa.
    Abraço ao Jorge e ao Z.
    RUIFCPESPAÇOK

    ResponderEliminar
  10. Com pena de não ter dinheiro e uma Doyen por trás, para uma aquisição desta qualidade, só tenho de felicitar o Vassalo...
    Esta fase e frente a estas equipas, é ganhar e ganhar...

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Parabéns pela iniciativa. Bem vindo a Z. Abraço aos dois.

    ResponderEliminar
  12. Boas Jorge
    É uma excelente ideia poder contar com alguém que nos pode ajudar a conhecer o andebol por isso agradeço ao Z pela disponibilidade e ao Jorge por disponibilizar o blogue ...

    Um abraço Poveiro

    ResponderEliminar

  13. excelente cartão de visita :)
    fico à espera da próxima posta de pescada :)

    (esta é uma dupla que promete "fogo")

    muitos parabéns a "ambos os dois" :)

    abr@ços fortes
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
  14. Jorge meu amigo, o Andebol por questões "logisticas" tornou-se na modalidade que mais facilmente os 4 membros da família podem assistir em simultâneo, por isso e porque "nunca mais acabam os golos" (nas palavras do membro mais novo do clã) tornou-se também numa das modalidades preferidas de todos!

    Só por isso, é com enorme satisfação que vejo este aumento de qualidade no "tasco"!

    Parabéns a ambos os dois!

    Abraçom

    ResponderEliminar