domingo, 18 de outubro de 2015

Análise Varzim 0-2 FC Porto (Taça de Portugal)


Como orgulhoso poveiro de adopção, devo dizer sem contemplações que nunca esperei que os Varzinistas fossem vender barata a vitória. Entraram bem, como eu esperava, na expectativa de apanhar um FC Porto como apanharam - no início, completamente às aranhas com o seu posicionamento. 

Um Imbula quase a fazer de central,  a jogar muito para trás e uma troca de bola muito na zona defensiva,  iam permitindo ao Varzim subir no terreno e fazer o seu jogo, chegando a ameaçar um pouco Helton,  uma ou outra vez.


E assim seguiu a toada do jogo, muito à procura das explosões, até que Bueno lança um Tello que pareceu hoje jogar logo a seguir ao sporting. Tão bom ver Tello de novo de volta a si mesmo. O nosso extremo puro, pleno de velocidade e criatividade, que tão bem jogou.

Só que, à parte disso, foi-se sentido a disconexão entre ataque e defesa, e as pobres transições. E isso só viria a ser rectificado pela saída de um insipiente Varela - tu queres ver que vou ter de dar razão a Miguel Sousa Tavares... - e a entrada do muro Danilo Pereira, que permitiu Imbula reencontrar-se com o jogo e puxar a equipa lá para a frente.

Daí até ao fim, só deu FC Porto. Foi um festival de remates desperdiçados por Osvaldo e boas ocasiões que, com um pouco mais de entrosamento, teriam dado uma goleada que o "meu" Varzim não merecia.

O golpe de misericórdia foi dado pelo menino da Póvoa, André André - da Póvoa, quer dizer, daquela aldeia gaulesa entre a Póvoa e a Vila, as Caxinas - a terminar o encontro.


Não foi um massacre, acho que houve respeito, mas poderemos dizer que foi bonita a festa, pá!


Tello - Que bom poder voltar à coluna onde merece estar! Tello foi tudo aquilo que melhor sabe ser: acutilante, rápido, intenso, atento, bom a marcar, excelente a servir, será o regresso do Tello a carburar em pleno? Espero que sim!

Bueno - Pau para toda a obra, Alberto Bueno tentou sempre dar verticalidade e profundidade ao jogo, mesmo quando este parecia não ter. Muito promissor, quer pelo centro quer pela ala.

A entrega de Osvaldo -  Bom a receber, ainda a ter de melhorar muito a entrega do último passe, não foi por falta de entrega ao jogo que Osvaldo não trouxe a sua contagem pessoal dilatada. Valeu pelo esforço.

Varzim - Entrou com tudo, deixou tudo em campo, no início chegaram a ter ascendente sobre o jogo e a criar problemas na transição do FC Porto. Deixaram tudo em campo, foram verdadeiros Lobos do Mar e mereciam ter chegado mais longe na prova. Bravo.


Varela - Passou completamente ao lado do jogo. Em tudo. Não fez uma coisa que se lhe visse. Está claramente a mais.

A eficácia de Osvaldo - Por Keith Richards, meu caro Depp! Se fosse Lopetegui punha-te a treinar a finalização e o último passe até sexta feira! Não é assim que vais conseguir destronar o Rei Bakar....

Em considerações finais, dizer que nós não jogamos em campo neutro, nós jogamos com uma equipa de muito melhor valor dos que as adversárias dos outros e... vale a pena falar do árbitro? Foras de jogo mal tirados a Osvaldo, critério diferenciado... depois digam que sou eu que invento... artistas portugueses!

E parabéns ao Andebol do FC Porto, por uma merecidíssima vitória na Champions do Andebol! Bravo! Superação é o mote!

7 comentários:

  1. Caro Jorge

    So quero acrescentar uma coisa, parabens aos adeptos presentes no estadio, estiveram simplismente fantasticos.

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
  2. gostei da entrega das duas equipas. Bueno jogador a considerar, o def direito mexicano é util mas só isso, imbula parecia um aranhiço, nao precisamos de evandro. O sergio oliveira tem lugar neste plantel de caras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Haverá um motivo. Olhem que Lopetegui não deixa ninguém para trás...

      Abraço

      Eliminar
  3. Olá!

    Muito bem! Gostei da análise. Por motivos familiares não pude ver o jogo...

    Somos FC Porto!
    Abraço
    https://wordpress.com/stats/day/dragaoatentoiii.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Valeu a pena para saber que temos um plantel em profundidade e qualidade.

      Abraço

      Eliminar
  4. Plenamente de acordo com o Golo à entrega do Osvaldo, trabalhe ele assim o ano inteiro, e será importante no desenrolar da época quer a titular quer a suplente.... Agora tem é de esquecer este jogo e continuar com confiança, os golos aparecerão e de preferência nas alturas em que eles sejam mesmo precisos:)

    ResponderEliminar