quarta-feira, 28 de outubro de 2015

O Inimigo Mora Fora

Não sei quanto tempo terei de esperar até ver isto acontecer, sinceramente, mas fico sempre à espera.

Fico sempre, pacientemente, à espera que o adepto do FC Porto entenda uma realidade simples, a de que somos adeptos do Clube mais odiado de Portugal. Invejam a nossa organização, a nossa resiliência, a nossa capacidade de, constantemente, nos reinventarmos.

Por isso, fico sempre estupecfacto quando vejo que não há reacção ao tom trocista do Hugo Gilberto a falar do FC Porto no Trio d' Ataque, ou do topete de Gobern - acabadinho de ser humilhado - de vir mandar bocas de superior em relação ao FC Porto sem que ninguém se digne a responder! Até parece que empatar com o SC Braga é criminoso. O Braga que é o quarto clube nacional com maior orçamento, o Braga que, no ano passado, venceu o Benfica!

Aliás, devo dizer que aquela insinuação de que o FC Porto deve estar arrependido de não ter Paulo Fonseca como treinador me enervou profundamente! Paulo Fonseca, o treinador que pôs Josué a trinco, num duplo pivot com Fernando ou que pôs Lucho González a segundo avançado?! Esse Paulo Fonseca? Ou o Paulo Fonseca que veio ao Dragão jogar à Penafiel? Quando comparam Paulo Fonseca com Julen Lopetegui, um treinador que recuperou a equipa que o primeiro pulverizou.... enfim.

E depois, toda esta passividade estratégica, esta superioridade clubística, como se todos os assuntos mundanos nos fossem inferiores e não nos afectassem! Pois, afectam! Convenhamos, a estratégia de Bruno de Carvalho funcionou. Carlos Xistra não se atreveu a marcar penalties duvidosos, ou uma falta mal tirada sequer, até voltou atrás num cartão amarelo! No entanto, podem estar certos de que Bruno Paixão - que fez tão má arbitragem que esteve 3 anos sem nos arbitrar - tudo fará para nos prejudicar e retirar os três pontos.

Resta-nos aguentar estoicamente, não é? Ver um treinador que nos deu 20 vitórias seguidas em casa ser cozinhado em lume brando pelos próprios adeptos enquanto os outros se riem e zombam de nós sem resposta, verdade? Amparados ainda por uma SAD passiva que acha que um comentáriozinho numa newsletter abala o que quer que seja! 

Tudo isto está muito torto, tudo isto está ao contrário, tudo isto é preoupante. E não, não se trata de não ter sentido crítico. Trata-se de não fazer pior aos nossos do que aqueles que estão fora. Trata-se de proteger o Clube do nosso coração daqueles que nos querem destruir, daqueles que nos querem ver falhar, daqueles cujo único fito é pulverizar a nossa imensa Força. Até quando vamos continuar a dar tiros nos pés?

Realizou-se o sorteiro da Taça da Liga/Taça CTT, com o calendário e termos aqui. Jogaremos com o Marítimo no Dragão, com o Famalicão e o Feirense. Resta-nos saber se este ano a Taça CTT conta. Para mim, continua a ser o mesmo. Enquanto não tiver nenhum benefício saído dali senão um reduzido prémio que não compensa o valor pagos aos jogadores, seguirá, para mim, uma prova para dar rotação a jogadores da B e alguns menos utilizados. Ainda assim, o vencedor do nosso grupo jogará contra o vencedor do grupo do Sporting. Um pequeno tónico para uma competição muito desinteressante.

13 comentários:

  1. estamos de acordo e não me ouvirás a assobiar (tivera eu a hipótese de lá ir mais para aplaudir, mas são outros 500...), mas acho mesmo que continuamos a ser mto meninos...
    nem tudo o que fonseca destruiu foi ainda reconstruído. infelizmente, sinto-me numa época leos lima, por vezes, ou por outras palavras, à laia do sérgio, estamos sempre adolescendo. esta renovação permanente da equipa deixa marcas demasiado profundas e custa-me que a experiência que o manager devia ter ganho no ano passado não sirva para nada.
    nao se espere melhor para o ano com as promessas de vendas de mais 80M, mas ainda estamos neste campeonato, por isso adie-se essa conversa....

    agora, há aqui algumas responsabilidades que nao podem ser retiradas ao treinador, desde os tais objectivos ("alô CEO, pró ano que vem nao há problema nenhum em me levarem mais meia equipa!"?) mas principalmente nos resultados desportivos. o artigo de ontem d'Ojogo, mesmo que que eu nao concorde com algumas partes, coloca o dedo objectivamente na ferida; estamos a ter uma época de fotocópia da do ano passado (e esta foi a nossa pior fase). Por isso, vamos melhorar muito? os nossos competidores vão começar a perder pontos apesar de se irem concentrar quase exclusivamente dentro de portas?

    continuo a gostar do futebol que queremos jogar, mas já não sinto que seja por danoninhos que não se chega ao real patamar, é mais falta de sopa...

    um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este ano não há colinho... E todos têm de jogar na europa... Bem diferente!

      Abraço

      Eliminar
    2. quanto a colinho...só vendo! e esta jornada já dará para ver muita coisa.
      quanto à europa... a ver se os vitórias passam e se os jebuses não saem ASAP quando apanharem equipas que não estejam a brincar às apostas para se poderem concentrar dentro de portas. a prioridade única deles (lagartos) chama-se campeonato. a dos scarfaces, bem, chama-se livrar a cara, talvez, desportivamente não devem ter interesse nenhum este ano...

      Eliminar
    3. Jorge, a nomeacao do Paixao pra madeira, e' um sinal claro por parte do VP que se o slb, seu aliado, ficar de parte, entre scp e FCP, claramente VP ira preferir o scp, e o colinho de vermelho do ano passado, passa a verde

      e' importante que internamente se tenha essa nocao, e nao ficarmos a dormir...

      se o FCP fizer o seu trabalho e cedo despachar os jogos, livramo nos des nos por a jeito....

      Manu365

      Eliminar
  2. É por coisas parecidas ou iguais ás que relatou que aprecio, sinceramente, o trabalho dos autores dos blogs porque, jamais, eu o faria. Deixei há muito de ver este tipo de programas dada a inexistencia de principios integros e o que sei é por vos ler. Não tenho estrutura mental suficientemente forte para dar audiência e pagar ordenados a gente pífia, propositadamente ignorante e o mais curioso, tambem suportada por portistas, mas, sabemos todos, os Blind Zero não andam propriamente com muitas idéias e as despesas têm de ser pagas.
    Com ou sem provocação temos obrigação de ganhar, a não ser que o FdP do imposto - PC define assim Paixão - já traga a encomenda feita e pronta a entregar...nunca se sabe.
    Ao contrario do pensamento maioritário, não acho que a Sad se deva meter nestas questões, digamos provocatórias a não ser, evidentemente, se houver dolo propositado, penso até que a nossa newsletter desempenha cabalmente o seu objectivo, basta lembrar-se das constantes referências feitas ao seu trabalho pelos nossos inimigos preferidos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas não influencia nem impõe respeito... Vide a última do Nomeações.

      Abraço

      Eliminar

  3. "Até quando vamos continuar a dar tiros nos pés?"

    Ilustre e caro Jorge Vassalo

    Um dos próximos tiros nos pés já tem data e local marcados: Londres, 13 de Novembro, um particular da selecção entre Rússia e Portugal.

    Com admiração, respeito e amizade

    Peço diferimento gracioso

    Com os melhores cumprimentos

    Luís Miguel


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos fazer uma coisa, vamos? Deixe-se lá das tretas irónicas ok?

      Obrigado

      Eliminar
  4. Caro Jorge Vassalo!
    Concordo com quase tudo que refere e só acrescentaria o seguinte:
    1 - Dum modo geral Lopetegui não merece críticas destrutivas, pois o trabalho realizado, pode não ser 100% mas no essencial tem sido bom
    2 - É evidente que os adeptos do FC Porto têm acima de tudo, e, contra tudo e todos, defender as nossas cores
    3 - Relativamente aos métodos de treino e estratégias seguidas por Lopetegui faço questão de lembrar que como nós não assistimos aos treinos, não devemos especular e apontar culpados porque não temos dados que nos permitam julgar, nem que seja, segundo os nossos critérios claro está...
    4 - Sem ter a veleidade de ter a verdade na manga, vou no entanto dar a minha opinião:
    A equipa técnica do FC Porto parece-me relativamente competente. E digo relativamente porque o nosso "destreina" (lol) ainda não conseguiu ganhar nada. Veremos esta época como vão correr as coisas...
    Eu, e aqui é uma questão de gosto pessoal, gostaria que a equipa portista fosse um pouco mais versátil na sua estratégia de jogo, de modo a surpreender os adversários. Paralelamente ao futebol apoiado de tabelas e de triangulações gostaria de ver os nossos craques acreditarem na sua excelente qualidade e ensaiarem os slalons, ou seja, as jogadas individuais de improviso capazes de causar roturas nos adversários.

    Abraço
    Armando Monteiro
    dragaoatentoIII

    ResponderEliminar
  5. O imediatismo, a bipolaridade, transforma muitos portistas das vitórias num grupo que em certos momentos funciona como elemento de pressão e desestabilizarão de toda a equipa portista. Por favor, mudem de equipa, de preferência uma das que ganha sempre!!! Quando a encontrarem comuniquem!!! Não venham ao estádio, é melhor sermos poucos e bons do que muitos fracos!!! Descarreguem essas frustrações no apitador de serviço!!! Aproveitem também para porem os olhos e ouvidos no inimigo encornado, aqueles adeptos, mesmo humilhados por um 3-0 estão sempre a puxar pela equipa. Este apoio contínuo trouxe-lhes reviravoltas em alguns jogos!!!
    PS. A nomeação do Paixão é uma vergonha, No jogo do lumiar teremos o meu conterrâneo, o Ferrari de Fafe. É preciso colinho para colar os encornados ao líder e ao vice, ou seja, ganharem os jogos deles, prejudicarem os rivais. Não tenham dúvidas. Abraço, RG

    ResponderEliminar
  6. Toda a gente dá bocas nesses programas sobre desporto "onde se finge que aquilo é televisão"O Gobern sobre o Porto,o Miguel sobre o Benfica,o outro sobre os dois,qual é o problema?Não percebi!O que eu sei é que desporto na televisão é comentado por incendiários,não se discute as tácticas,quem jogou bem e mal e porquê,se o treinador A ou B montou adequadamente a sua equipa.Não,o que importa é achincalhar-se uns aos outros.Não há gente ex jogadores por exemplo para discutirem o que sabem? Tem que ser feito,por cirurgiões,advogados,ex ministros por ex?

    ResponderEliminar
  7. E outra coisa não menos importante,aquela malta que está nas televisões a picar os rivais,a criar polémicas,que tentam passar por ter o maior amor do Mundo aos clubes que dizem defender,apenas estão lá a tratar da vidinha deles,aquilo é muito bem pago.O Gobern jornalista não escreve a ponta de um corno em lado nenhum.O Miguel advogado não advoga porra nenhuma e pelos vistos não tem concertos em agenda,o outro palhaço,não sei o que faz mas pelos vistos nada,ganha a vida assim desde sempre,acho que já passou por todos os canais.Eles insultam-se,desrespeitam-se e depois querem que os adeptos vivam em paz e harmonia,não passam de uns incendiários.

    ResponderEliminar
  8. Paixão é provocação mas que faz a Sad? Nada! Não perco tempo a ver esses programas de desinformação desportiva em que os nossos representantes parecem cordeiros a irem para o matadouro. Eu tinha vergonha de ir para lá fazer o que eles fazem. Não vão preparados para com factos rebaterem as atrocidades que dizem sobre nós e pactuam. Leem pela mesma cartilha da Sad que nem aproveita o principal meio que tem, o Porto Canal, para atacar quem nos ataca. Mas também o clube que tem um canal como aquele é melhor não ter nada. É do pior que existe pois tirando as transmissões das modalidades amadoras o resto é o deserto. Pior que ele só o espanhol perdedor que em todo este tempo de asneiras ainda não fala o mínimo de Português. Haja paciência!

    ResponderEliminar