quinta-feira, 31 de março de 2016

Auto-Flagelação [ACTUALIZADO COMUNICADO]


Considero o comissionamento de transferência uma coisa abjecta. Se há alguma acção real de intermediação, esforço e trabalho para se apresentar um atleta a um clube e o marketizat, acho que esse esforço deve ser recompensado. No entanto, não é isso que se passa, normalmente, em todo o futebol. Os montantes são exorbitantes, desfasados da realidade da própria média do ordenado per capita da massa adepta do próprio clube.

É exclusivo do Nosso Grande Clube? Não. Começou recentemente? Não. Mesmo o nepotismo que tanto nos choca existe, transversalmente, em grandes empresas e grupos económicos por toda a parte. O problema é que a situação financeira do FC Porto não se compadece com douto esbanjamento. De resto, se é fulano, sicrano ou beltrano o beneficiado, é-me positivamente indiferente. Não pode é ser desproporcionado e irrealista! 

Mas, principalmente, gostaria de alertar os meus caros colegas bloggers que é importante não dar tiros no próprio pé. Enfraquecer a imagem pública do FC Porto em nada o favorece. Porque não falar dos negócios milionários ficabenistas, como por exemplo os milhões de comissão para uma renovação, os jogadores a quem é uma e outra vez prometida a porta do Céu, mas que são despachados sem pôr os pés no Seixal, para lá da Porta 18 e vergonhas quejandas? Porque não falar daquilo que se conhece, que é a pré-falência de um sportem forçado a dar muito mais do que aquilo que tem, e da sua hipocrisia na questão dos fundos, quando apresenta propostas a jogadores com ajuda do mesmo sistema? 

Na AG foram levantadas questões pertinentes do género destas, foi exposto muito do descontentamento dos adeptos, foi feita a pressão positiva à direcção, que era necessária. Daqui a 17 dias poderemos todos, em consciência, dar voz ao nosso descontentamento. Os assuntos de casa devem ser, no meu entender, tratados intra portas, e não dar manchetes de jornais que fazem, diariamente, campanhas para nos destruir.

É necessário, no meu entender, lembrar-nos de uma verdade clara e quase de La Palice: o ficabenista vai falar e apontar ao dedo aos sportenguistas e Portistas, o sportenguista vai falar e apontar o dedo aos ficabenistas e Portistas, o Portista.... aponta o dedo e critica o FC Porto. 

Por muito que haja necessidade de fazer mudanças urgentes, é fundamental termos bem presentes, a cada momento, quem ajudamos com as nossas críticas e a quem acabam por servir. Por muito que tenham um bom propósito. Não duvido que cada Portista, à sua maneira, queira o bem do FC Porto. É preciso é ter atenção se não se está a armar o inimigo. Ainda que inadvertidamente.

34 comentários:

  1. Jorge, vários pontos de discórdia:

    - O nepotismo, como lhe chamas, se existir em empresas privadas é problema dos seus donos e a mais ninguém diz respeito; Quando existe em instituições públicas ou em associações como o nosso clube, é problema de todos, cidadãos no primeiro caso e associados no segundo. Não é admissível, porque o clube não é de ninguém em particular, é de todos os sócios;

    - Em termos éticos e morais, não é obviamente o mesmo que o beneficiado seja um terceiro ou o filho do presidente;

    - No caso do nosso clube, acresce que está terminantemente proibido pelos pontos 5 e 6 do artigo 45º dos Estatutos;

    - Quem enfraquece a "nossa imagem pública" é quem permite que estas situações se passem. Passa-se noutros lados? Azar o deles, que o resolvam. A mim preocupa-me o que é meu (afectivamente falando). O que não tem nada a ver com expor o que houver para expor, tratando-se de favorecimentos ilícitos de que os outros beneficiem. Creio que não são actividades mutuamente exclusivas...

    - Teremos eleições com lista única apenas para cumprir calendário, onde não haverá espaço nenhum para dar azo seja ao que for excepto votar (no candidato único, não se pode sequer votar em branco). Esse tempo já passou.

    Não tenho prazer nenhum em escrever sobre este tipo de assuntos, mas fazer de conta que não existe seria, em minha opinião, mais prejudicial para o clube do que denunciá-lo. Mas, convém relembrar, a denúncia não partiu de portistas. No meu caso concreto, limitei-me a refletir sobre o que foi divulgado.

    Abraço portista,

    LAeB : Do Porto com Amor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lápis,

      - Naturalmente de acordo, mas o que quero dizer é o seguinte, e entra no teu segundo ponto: em termos éticos e morais é INDIFERENTE quem receba sem NADA ter feito por isso. Até poderia ser o Mandela ou o Buda. Para mim, seria sempre mau. Não é menos grave por ser A ou B. Se APdC tiver bons negócios a fazer, merece ser compensado no NORMAL da função. Senão, não. Simples.

      - A pergunta é: porque só se tornam públicos no nosso caso? Porque insistem os Portistas em demonstrar mais os erros da própria casa do que da dos rivaus, já que estes não fazem o mesmo?! Respeito a opinião diferente, mas a mim choca-me muito mais o que Coroado escreveu ontem - não o vi analisado muito por aí - ou a operação de marketing em prol de um endeusamento do que isto. Cada um com as suas prioridades. O roubo sistematico de títulos afecta-me bem mais. Mas eu não quero saber de contas. Com o FC Porto, só perco dinheiro, não ganho. Quero ter é um Clube forte e vencedor.

      - Tu, e eu, e muitos outros, incitamos à criação de alternativas. Não apareceram. E isso é especialmente importante sublinhar no caso de figuras que fazem crítica na praça pública, mas são incapazes de as fazer no seio da família Portista. E, se o voto em branco é impedido, haverá outras formas mais... criativas.. de mostrar descontentamento.

      Gostava de ver mais força por toda a bluegosfera na denúnia daquilo que nos prejudica desportivamente, desde árbitros amigos, a lesões estranhas, a equipas que jogam muito ou pouco dependendo do adversário... enfim... nunca mais saio daqui.

      Respeito quem pensa de outra forma. Não é uma crítica. É só uma opinião.

      Abraço

      Eliminar
    2. Eu entendi o ponto geral do post e concordo com ele.

      Mas não me parece que seja verdade que o TdD ou até o DPcA não denunciem os #colinhos, as negociatas e os "endeusamentos". Está lá, escrito, para quem quiser tirar dúvidas. Não faz sentido é estar todos os dias a escrever a mesma coisa. E repetindo-me, uma não invalida a outra.

      Para ser claro, não teria problema nenhum que APdC ou outro qualquer familiar de administradores ganhasse €10M/ano em negócios com o clube, desde que os estatutos o permitam e, mais importante, o fizesse por mérito próprio, oferecendo vantagens comprováveis sobre todos os demais agentes.

      Para mim, pelo facto de ser filho, seria sempre mais escrutinado e a SAD deveria sentir-se compelida a demonstrar que as coisas eram feitas com lisura. Isto se o ponto de partida fosse esse, que obviamente não é.

      Termino como comecei, concordo a ideia subjacente ao post no que toca a apontar armas ao inimigo, mas não consigo fazer de conta que nada se passa entre portas. Afinal, que moral teria para apontar o dedo aos outros se não tivesse a mesma exigência com os nossos?

      Eliminar
    3. Não falei no teu blog. E claro que estamos de acordo no essencial.Só não estamos no seguinte:

      Na AG tudo isto foi falado, como bem sabes. Para mim, foi feito o aviso, no local próprio. Eu acho que a mensagem foi entendida. A partir daí, viro-me PARA FORA. Confesso-te, não ficaria feliz se a lixeira pegasse no conteúdo de um post meu. Seria mau sinal para mim.

      Para mim, há batalhas maiores. Mas, digo-te, não quero um cêntimo pago a NINGUÉM que não o mereça.

      Abraço

      Eliminar
    4. Jorge, os responsáveis foram avisados.
      E o que fizeram? Mentiram.
      Pode alguém ficar seguro depois do presidente ter mentido de forma tão flagrante quer no caso dos negócios com o filho quer o convite aos merdas da bola?
      Quem conta um conto, conta um cento....
      E é isto que se está a passar.
      Voltamos ao low-profile, tudo à espera das eleições e depois...siga a rusga novamente.
      E custa dizer isto porque sempre me considerei Pinto da Costista, mas NÃO GOSTO QUE ME MINTAM.
      DUAS VEZES!

      Eliminar
    5. Julgo saber, poderei estar errado, que uma Sociedade Anónima mesmo que desportiva é pertença dos accionistas, por muitas balelas que os tribunos moralistas digam que é do pagode.
      As transferências e as comissões são as que o mercado impõe. Não se pode ser liberal à segunda feira e à terça-feira querer tudo regulado como numa economia socialista do século passado.
      Gostava de ver os paladinos da transparência, lutarem de forma tão aguerrida nos negócios públicos, que a todos dizem respeito, como o fazem para enxovalhar o F. C. do Porto.

      A. Oliveira

      Eliminar
    6. A. Oliveira, mas quando os desmandos e a má gestão da dita SAD são cobertos pelo clube, nomeadamente através da transferência de 50% do Estádio do Dragão, acho que o "pagode" já tem alguma coisa a dizer....

      Eliminar
    7. Boa noite,
      não concordo com o seu comentário,
      "Mas eu não quero saber de contas. Com o FC Porto, só perco dinheiro, não ganho. Quero ter é um Clube forte e vencedor"

      isto porque,

      se se pretende que o clube seja "forte e vencedor", ou seja, que progrida, as contas são importantíssimas. Também não me importa o destinatário da comissão, pode ser a Maria, o António ou a empresa Z. O problema atual é que quem recebe a comissão nada fez para isso, acabando deste modo por prejudicar o clube.

      Eliminar
  2. Para bem do FC Porto vamos fazer de conta que está tudo bem. Vamos fechar os olhos e sonhar que somos um clube organizado, respeitado e que se defende dos seus adversários e das várias instituições e CS.

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não. Mas é novidade? Não. Os responsáveis foram avisados. As consequências vêm a caminho.

      Abraço

      Eliminar
  3. Só uma pergunta... quem é que foi representar o FC Porto na festa de hoje???

    ResponderEliminar
  4. http://oartistadodia.blogspot.pt/2016/03/ficcao-aterradora.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois. Curioso como a maioria dos blogues Portistas nem falou disto... eu falei.

      Eliminar



  5. Caro JV


    "Considero o comissionamento de transferência uma coisa abjecta."

    Irrelevante.


    "Os montantes são exorbitantes, desfasados da realidade da própria média do ordenado per capita da massa adepta do próprio clube."

    Não há relevância comparar os valores das comissões com a média do ordenado per capita da massa adepta do clube.

    As comissões são uma pequena percentagem do valor total da transferência, logo não são exorbitantes.

    Quem achar exorbitante, sempre tem a possibilidade de largar o seu emprego e passar a ser empresário de futebol ou agente FIFA.

    "O problema é que a situação financeira do FC Porto não se compadece com douto esbanjamento."

    Eu tenho vindo a referir uma solução que iria contribuir para melhor os resultados desportivos e financeiros mas isso aqui nem é sequer discutido e muitas vezes é censurado.

    "...gostaria de alertar os meus caros colegas bloggers que é importante não dar tiros no próprio pé. Enfraquecer a imagem pública do FC Porto em nada o favorece."

    O que importa relevar é que o FCPORTO paga bem as comissões e assim deve continuar a fazê-lo, pois assim irá ser cada vez mais procurado pelos empresários para "comprar e vender" jogadores com óbvios benefícios para todos: FCPORTO SAD, jogadores, empresários, fundos e outros clubes.

    Esta é a realidade do futebol, os eventuais bloggers ou adeptos que criticam os montantes ou não estão a par da realidade do futebol (são ignorantes) ou simplesmente são mesquinhos e invejosos; Muito bem, sempre têm a oportunidade de evoluir como pessoas e ainda encher os bolsos, tornem-se empresários de futebol, ofereçam bons jogadores e/ou bons negócios ao FCPORTO SAD.

    ResponderEliminar
  6. Vai desculpar-me Sr. Jorge Vassalo mas eu acho que nesta altura do campeonato, o FCPORTO não pertence aos sócios, mas sim à família PDC.
    Por outro lado, como PDC não se sente ameaçado, pois não existe oposição, as questões levantadas na AG servem para limpar o "Ass".
    A única coisa que os sócios e adeptos AZUIS E BRANCOS podem fazer é deixar de pagar para perder.
    Só quando O MEU, O TEU, O NO NOSSO FCPORTO, estiver complemente falido é que este desgoverno terminará.

    Luís (O do José Peseiro)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode crer que não vai chegar lá. E que essa é uma conversa já vista.

      Abraço

      Eliminar
    2. Até o Lito Vidigal é capaz de saber que o F. C. do Porto é um Sociedade Anónima Desportiva, ou talvez não.

      F. Gomes

      Eliminar
  7. Quanto ao fcporto actual digo isto. "Se um fraco rei faz fraca a forte gente Muitos fracos reis enterram a forte gente" (Luís V. de Camões)
    Quanto às comissões da porta 18 e do clube cardinal só digo isto. "Nunca interrompas o teu inimigo enquanto estiver a cometer um erro". (Napoleão Bonaparte)

    Luís (O do José Peseiro)

    ResponderEliminar
  8. Isto no mundo da música já acontece desde o Elvis!!!!
    No mundo de Hollywood nem se fala.
    Se hoje em dia os futebolistas são estrelas, porque raio não hão-de ter um empresário que faça tudo por eles, deixando apenas e só para o atleta a preocupação de se treinar para ser titular e fazer o que mais gosta: jogar?!!!
    Num mundo de intermediários, só agora é que as virgens ficaram ofendidas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostava de ver esse fervor no ataque aos inimigos.

      Abraço

      Eliminar
  9. Pedro Ferreira, chamar nomes às pessoas por não concordar consigo... mas, já agora, há que decidir-se. Uma hora sou um burro seguidista, outra hora sou um burro revolucionário. E, já agora, sugiro a leitura do comunicado.

    ResponderEliminar
  10. http://www.ojogo.pt/futebol/1a_liga/porto/interior.aspx?content_id=5103478&page=-1

    Este comunicado também tem algo de interessante.
    Nomeadamente o facto de nesse comunicado ter uma descrição sobre o que vitor sepra disse.
    Afinal a opinião dele já nos interessa?

    Abraços.

    ResponderEliminar
  11. Caro Jorge Vassalo,

    Escrevo ja depois do comunicado da empresa do filho do presidente. Não gosto destas comissões no futebol. Acho que extrapolam muito do que é necessário e abrem caminho a um rol de suspeicoes. A verdade é que fazem parte do futebol e são prática de todos os clubes. Neste particular nada apontar. Faz-me confusão, reconheço, pagar serviços de observação de jogadores quando o Porto tem um departamento para esse fim mas pronto provavelmente é a minha forma de ver as coisas. Reside provavelmente aqui um dos grandes problemas que temos, aceitamos o que nos dizem sobre o potencial de alguns jogadores e esquecemos de fazer como antigamente ou seja estudar com critério a parte futebolística mas também a parte humana do jogador. Adiante. O que não compreendo é que o clube e o Presidente não reajam. Tudo se diz, tudo se faz e nada. São céleres a criticar o Baia mas quando toca a defender a honra e dignidade de quem dirige parece que já não há tanta pressa. São estes sinais, são estes comportamentos vez mais indiciam que já não manda no clube o presidente que todos conhecemos. E a AG nem foi assim há tanto tempo.

    Raoc

    ResponderEliminar
  12. Segundo percebi, estes montantes recebidos foram faturados a doyen. Por isso referem sempre nada faturado ao FCP. o que nao conseguem escrever é que nada receberam dos negocios. Ou seja, a doyen fatura ao FCP e a energy fatura a doyen. Nao percebo nada de contas, mas foi assim a contabilidade creativa? Se sim, palhaçada e siga a vergonha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se a Doyen paga a APdC, o que temos nós a ver com isso?

      Abraço

      Eliminar
    2. Podemos todos acreditar na carochinha. Nao digo que haja ilegalidade, mas imoralidade...

      Eliminar
  13. A questão mais simples parece sempre escapar entre os pingos. E é mesmo dela que trata, creio, a essência do texto do Jorge: a empresa do Coiso faz um comunicado e esclarece, do seu ponto de vista, o que se passou em vários negócios apontados. É falso! Foi faturado por outros, veio por portas e travessas, é uma panelinha. O coisoleaks e o CM desancam o FCP. Vergonha, estamos a saque, corruptos, interesseiros! Percebem agora a imagem que ilustra este post? Somos uns meninos.

    ResponderEliminar
  14. Bom dia Jorge Vassalo,
    Também gostava de ver o mesmo fervor no ataque aos nossos inimigos mas terei de esperar sentado, infelizmente. É preciso ter em conta o que se passa nos negócios do futebol e como sempre haverá grande exagero no que se escreve contra o FC Porto mas o que mais incomoda é a ideia do nosso clube poder estar cativo da família Pinto da Costa e da sua corte. Isso seria um triste fim na carreira do maior presidente da história do Clube. Abraço

    ResponderEliminar
  15. Caros portistas, hoje no CM há mais acusados, estejam descansados que agora que os senhores Antero e Caldeira foram acusados e apontados, a SAD de certeza já vai reagir. Só é cego quem não quer ver. Os ataques ao nosso Presidente Pinto da Costa são exteriores mas com a pacividade de gente que rodeia o Presidente que quer a sua queda e o da sua familia. Estejam descansados que agora que esses senhores foram visados podem ter a certeza absoluta que a SAD vai no minimo fazer um comunicado. Mas só agora que Caldeira e Antero foram atacados. Abram os olhos e não sejam cegos. Ataques da imprensa inimiga apoiada pelos traidores ao lado do nosso Presidente! Não sou bruxo.. Aposto que agora o depatamento juridico já vai querer reagir! Estes ataques a Pinto da Costa e sua familia interessam a quem? Antero e Caldeira! Dai o silencio até aqui. E de certeza quebrado só agora. Aguardem e vão ver!

    ResponderEliminar