segunda-feira, 28 de março de 2016

Por Toda A Parte Porto, Menos Aqui


No espírito da verdadeira Universalidade deste espaço, na altura das selecções dou mais importância aos jogadores Portistas espalhados pelo mundo do que esta coisa da "selecção das quinas". Confesso que tenho visto bom futebol. Vi o México dizimar o Canadá com 3-0, num recital do trio mexicano do FC Porto (uma assistência do inevitável Layún e um belo golo de Corona, com uma bola previamente salva in extremis - onde é que eu já vi isso - por Herrera), vi Suk marcar um golo fenomenal, vi Brahimi marcar um golo "à Brahimi" tirando 4 da frente, mas também falhar um penalti, e, principalmente, vi Casillas tornar-se o jogador espanhol mais internacional de sempre, coroando o feito com três excepcionais defesas. O relatador dizia, a certa altura, que ele estava com a frescura e a agilidade de um jovem com menos dez anos.

Mas aqui, por Portugal, destaca-se, obviamente retirando do contexto de que Casillas falava enquanto jogador de selecção, que este já esteve mais longe de se retirar. Não me digam! Ah, que surpresa! Curiosamente, Casillas tem menos quase três anos do que Júlio César do ficaben. Mas isso não interessa, é mais uma campanha para abafar o valor internacional do plantel do FC Porto. Não me canso de dizer, este é um blog de Portistas para Portistas e, se quem deve fazer estes sublinhados não os faz, fá-los-ei eu de bom grado. É vital que os meus caros consórcios vão entendendo as manobras de publicidade e venda de glória de alguns e a tentativa de subjugação de outros.

E sim, também nos subs tivemos boas exibições Portistas, Gonçalo Paciência (da Académica, dizia o relator) marcou e deu a marcar, Francisco Ramos, Ricardo Pereira jogaram metade do jogo contra o México, José Sá e Rúben um pouco mais e o nosso menino Rúben Neves marcou um belo golo de cabeça a Raúl Gudiño (do União da Madeira, diz o relatador).

Já agora, meu menino Rúben, se me lês ou algum teu familiar ou amigo por ti, não fiques triste. Estás a fazer o teu caminho muito bem, solidamente, estruturadamente, com cabeça tronco e membros, sem seres catapultado para o fogo fátuo de uma "glória" fajuta e que dura o tempo de uma efeméride. O teu ex colega de quarto é agora o mais melhor grande do mundo, com um cabelo cheiroso - como muito bem faz notar o meu caro Vila Pouca - e um perfume de rosas a cada passo que dá. Lá porque teve direito a "invasões de campo" não faz dele um melhor 6 ou 8 que tu. Aliás, talvez não saibas - foi um pormenorzinho que "escapou" à entrevista ao "invasor" - o pequeno Diogo que veio abraçar o teu amigo como se do Papa Francisco se tratasse, é na verdade um jogador dos infantis do ficaben! Que giro, não é?

Mas sabes, Rúben, eu gosto disso e tu também deverias gostar. Assim as expectativas irrealistas e exageradas estão nas costas de outro e tu tens tempo para ser o Pilro ou Lucho que sempre ambicionaste ser. Porque, sabes, lá porque a Verdade Portista está hermeticamente selada pelos marketeers do sul, não a faz ser menos Verdade. E assim cresces melhor. Vá, força, contamos contigo. Só o tempo e o trabalho faz a verdadeira grandeza. Talento já tu tens. E ainda bem que tens tempo.

20 comentários:

  1. Belo poste,boa Páscoa
    Rocha

    ResponderEliminar
  2. Ufa, não estou paranóico. Pelo menos, não sou só eu :) E o Vierinha, formado no Guimaraes? Obg Jorge.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pq reparei nas mesmas coisas. Às tantas já penso se não é paranóia minha. :)

      Eliminar
  3. Isto sim é um bom boost para o nosso "puto".

    Parabéns por essas palavras descritas Jorge.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  4. Já ouviram falar do Boeing 777 pintado com as cores e os jogadores Benfica? Vão morrer de inveja!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha lá, ó infiltrado, fica lá com o teu aviãozinho! Quero lá saber! Pergunta a ti próprio: Quanto é que o ficaben deixou de receber?

      Tenham juízo.

      Afinal, eram 8, depois 6, agora são 3,26? Em que é que ficamos? Aviõezinho caros, pá!

      Eliminar
    2. Oh Manuel, ouvi dizer que a tinta vai ser paga com os Km de linhas da Porta 18....e tambem vão pintar Vitor Pereira a beijar a mão ao Vieira...o problema vai ser pintar a cara do Sanches....não se sabe bem a verdadeira idade..

      Eliminar
    3. Do Boeing 777, nunca ouvi, mas já ouvi o Celta de Vigo 7...
      Será premonitório e esse avião é o que vai para... Munique?

      Eliminar
    4. Nelinha, estamos cheios de inveja.
      Toma lá, para aprenderes uma pouco sobre o mundo lá fora:
      http://www.dailymotion.com/video/x40mw3b_regresso-de-telavive_fun

      Eliminar
    5. E a verdade é isto não tem significado nenhum. Levas umas pegatinas e colas num avião e já está. Mas os adeptos do clube que se acha o maior do mundo, qual puto que está sempre desconfortável com o tamanho da piroca, têm sempre que vir com estes demonstrações de pequenez. Nesse Boeing 777 seria muito mais importante saber quantos benfiquistas é que vão lá sentar o cú. 0,001%? Estou a ser generoso...Mas a Nelinha é mesmo assim, não perde uma ocasião para fazer figura de urso

      Eliminar
  5. Bom post Jorge Vassalo. Recado externo para quem quiser entender, mas quanto a mim falta o recado interno.
    Muito "portista" farta-se de dizer que não temos jogadores, que são todos lixo, que tem que se varrer tudo.
    Veja os jogadores "internacionais" que actuaram mesmo, que foram titulares, em que selecções e como brilharam. Mas nós não temos grandes jogadores, só zurrapa!!!
    Eu rescindi com a NOS não sei se o Jonas fez um grande jogo, mas calculo que deve ter feito uma exibição fabulosa como faz quando joga com as equipas "grandes" cá na Tuga.
    A. Oliveira

    ResponderEliminar
  6. O endeusamento ao miúdo de 23 anos é tão ridículo que dá para rir.É este o país que temos.Esta CS lisboeta não pode ser levada a sério de Coimbra para cima, e o panfleto da queimada e o rascord deviam ser proibidos. É que o que é demais é moléstia. O problema é que pelos seus valiosos serviços ao adversário estes pasquins ainda são convidados para a nossa feira das vaidades.Enquanto continuarmos a ser estes cordeiros nada vai mudar.

    ResponderEliminar
  7. Bom dia snr jorge!como sempre adorei o seu comentario concordo em tudo o que diz! O nosso meníno ruben neves nao precisa de ser endeusado por essa escumalha televisiva ,jornalistica e afins para provar o grande valor que tem!! O miudo invasor ser infantil do clube do regime e mais uma prova da nojeira,mediocridade e falta de vergonha dessa gentinha! Quanto a seleccao por mim podem perder a vontade sempre que percam que nao me afectam nada de nada!e essa do vieirinha ter sido formado no guimaraes enfim so da mesmo para rir! Cumprímentos e abraco

    ResponderEliminar
  8. Caro Jorge,

    Há cerca de duas semanas, é fora do contexto, mas temos de combater estes ardis, falo justamente na polémica utilizaçao do Harramiz, atleta do Benfica, emprestado ao Farense, essa noticia, surgiu apenas como nota de rodapé" (muito rpadidamente), mas tambem sabemos porque foi amorçada pela imprensa escrita/falada!

    "O presidente do Farense, António Barão, admite que a utilização de Harramiz diante do Benfica B , na última quarta-feira, no Seixal, em jogo da 36ª jornada da 2ª Liga, "resultou de um lapso". "Pensávamos que o jogador já não tinha qualquer ligação com o nosso adversário", explica.

    "No início da época, ficou acordado que o Harramiz se desligaria do Benfica e assinaria pelo Farense, depois de ter integrado o nosso plantel na campanha anterior, por empréstimo. Nesse sentido, fizemos um novo contrato, enviado para a Liga. Porém, a rescisão do vínculo com o Benfica, viemos a sabê-lo agora, acabou por não ocorrer, por vontade do jogador", conta o líder do emblema algarvio.

    Para António Barão, "a utilização do Harramiz resultou de desconhecimento do Farense e não houve intenção nem maldade". "Não procurámos retirar qualquer proveito desportivo e é do conhecimento de todos que os regulamentos foram alterados esta época e só um lapso pode justificar o sucedido", acrescenta o dirigente."!


    Para entenderem esta novela Harramiz, este Africanao está emprestado ao Farense, tal como até Dezembro, o pivot defensivo Cralos Ponck esteve também em Faro emprestado pelo Benfica enretanto este foi cedido ao P Ferreira na 2ª parte desta temporada!

    Curiosamente, no jogo da 1ª volta, Farense Benfica B, nem o Harramiz e Ponck, não constavam ambos da ficha de jogo, esta ausencia na 1ª volta revela que o Farense foi prudente, sob pena de perder o jogo!

    Agora vejamos, o Benfica B, anda com as "calças na mão" na II Liga, mas o Benfica tem uma parceria publico-privada com o Farense (transmitem os jogos do Farense na BTV), bom, o Benfica B precisava dos 3 pontos para ganhar no Seixal ao Farense, o Harramiz (que está emprestado vai a jogo), e o Benfica ganha mesmo na secretaria, num jogo dificil, 2-0, com o 2º a ser marcado, em tempo de descontos, e segundo as crónicas, o resultado mais justo seria o empate, mas o Benfica B ganhava o jogo de qq maneira!

    Bom, mas para esta hitória, relevo a forma ardil, habilidosa, alguma astucia, e sagacidade, misturada com o "chico espertismo". São aliás praticas comuns do Benfica, e em contextos varios, (Pele e Fabio Cardoso, emprestados ao Paços, levaram ambos amarelos na ultima jornada com o Moreirense, 5º amarelo, vão ambos "limpar", nao jogam com o Estoril, mas defrontam o FC Porto na Mata Real, e isto quando o Estoril é o adversário directo do Paços, na luta pela Europa»? Não entendo ...

    ResponderEliminar

  9. Caro Jorge Vassalo


    Assim não vamos lá, o Porto continua a pagar os salários dos jogadores e estes estão a brincar nas selecções (mais prejuízos financeiros).

    O Porto continua a pagar o salário dos treinadores e estes não têm jogadores para treinar (mais prejuízos financeiros e desportivos).

    Já os gajos do Tondela estiveram estes dias todos a treinar em conjunto e a preparar o jogo contra o Porto.

    Não vos vou deixar que esqueçam este pormenor.

    ResponderEliminar
  10. Caro Manuel,

    Folgo em saber que respira confiança, contrariando os seus consórcios que confiança nao tem alguma na equipan que jogará em Munique, aliás, quem observar os jogos do Benfica constata que jogam pouco, muito pouco, vivem do chutão para a frente, e depois a eficacia brutal dos P Lança!


    Fica o desafio para o Benfica, ganhar um jogo na Champions nos quartos final(nestes moldes), coisa que nunca fizeram. Depoia, ganhar ao B Munique, estes sempre que jogam em Lisboa, ou ganham, ou empatam, finalmente outro objectivo: perderem em Munique por menos de 4/ golos (Bem, a Juventus levou 4, o Arsenal levou 5, o D Zagreb levou 6, o Olympiakos levou 4)!

    Será impossivel o Benfica vencer o B Munique? O FC Porto há um ano já o fez e com a maior justiça e compecencia. Alias, se o Benfica 6º do Ranking UEFA, não consegue ganhar um mero jogo ao 2º desse mesmo ranking, convenhamos, esse ranking é uma verdadeira falacia, porque não retrata fielmente a qualidade das equipas na Europa, srrá bem distinto jogar Champions, a amealhar pontos na L Europa!?

    Sobre esse Tubarão B Munique :

    O FC Porto foi a unica equipa Portuguesa que os derrotou por duas vezes, uma das vezes numa final Europeia!

    O FC Porto, foi a unica equipa Portuguesa que empatou em Munique!

    O FC Porto em 3 Edições Champions, todas nos Quartos Final, e uma final Europeia T Campeoões, os Dragões defrontaram 7 vezes os Alemaes, com estes registos em 7 partidasa:
    2 vitórias do FC Porto, 2 empates, e 3 derrotas, um balanço equilibrado!

    ResponderEliminar
  11. Eu, admito, não sou fã do Rúben Neves. Parece que sou o único portista nesta condição, mas nada posso fazer, ainda não entendi muito bem quais os seus pontos fortes nem o que pode acrescentar à equipa. Mas se é para crescer, que se torne um Pirlo, que esse Pilro ninguém sabe quem é ;)

    ResponderEliminar