sábado, 23 de abril de 2016

Análise Acedémica 1-2 FC Porto. Mais Do Mesmo Não Chega.


Voltamos ao mesmo. Golo do adversário? Check. Reviravolta? Check. Sossego, tá-se bem depois da reviravolta? Check. Acabar com o credo na boca? Check. Além disso, os aspectos negativos sempre presentes, ou raramente ausentes, como o elevado caudal ofensivo mas sem critério e as imensas enooormes avenidas defensivas que abrimos para o contra-ataque adversário. Não é defeito, é feitio. E é por isso que, no meu entender, José Peseiro não me convence como treinador para o próximo ano.
Mas garantimos o play-off da Champions, Whoopty-doo. Vamos a notas.


Maxi - Confesso, estava a irritar-me com o Maxi na primeira metade do jogo. Acho que não tem velocidade para parar contra-ataques e precisa de mais apoio defensivo. Mas, caramba, aquela raça toda, aquela entrega, aquele querer, devem ser recompensados com um Golo. Aqui no Porto Universal e, espero, no campo até ao fim do campeonato.

André Silva - Claro que pensei que o André tinha dado o último toque no golo da vitória. Merecia ter sido, e muito. André Silva deixou a pele em campo, e tenho para mim que o merecido golo também é só uma questão de (pouco) tempo. Fundamental na pressão, na entrega e na vontade.

Danilo - Uma verdadeira parede, fez o que podia no 1x1 e no apoio defensivo. Naturalmente, lamento que não tenha um irmão gémeo para a posição 6.

Ángel - Melhor que o seu colega da outra lateral a defender, Ángel mostrou-se determinado em agarrar o lugar. Por mim, a faixa esquerda poderia ter um Layún mais avançado. Ou a direita. 


Varela - E pronto, Varela é isto. Um jogo bom em dez. Parece que, também ele, faz um "visto" mental e só joga o minimamente necessário para ser opção. Não chega Silvestre, não chega mesmo.

Corona - Rigorosamente nada. Tem de ter muito mais critério, jogar muito mais simples, ser muito, muito, muito mais solidário com os colegas. Poderia ter oferecido o golo da tranquilidade ao André Silva. Lamentável.

Um meio campo de diferença - Não é por causa do Rúben, do Sérgio, do André André ou do Herrera. É mesmo o sistema de jogo, pavorosamente desequilibrado. Ou aprendemos a defender ou vamos ter mais sustos até final.

Não chega ter um Peseiro interessado. O FC Porto tem de convencer. E este FC Porto não convence. Nem com mais jogadores. Não chega, lamento. Obrigado pela esforço, José, pagamos-te o ano de contrato. Um abraço. NEXT!

Uma palavra para a dizimação do sportem em sub-19 por 4-1 e pelo fantástico quarto período do basket Portista, a adiantar-se no Play-Off contra o Vitória de Guimarães, 1-0. Brad Tinsley demolidor! Bravo! É assim mesmo!

29 comentários:

  1. Boas,

    Se dependesse dos adeptos, o Mourinho tinha saído depois de meia época decepcionante…

    Abraço,

    ResponderEliminar
  2. Mais um jogo de pré época, sonolento e em que alguns jogadores demonstram não ter lugar num futuro Porto ganhador. Não matamos o jogo e estivemos em risco de o empatar com uma das piores equipas do campeonato. Para o ano temos de ter um treinador com carisma e que seja o fator aglutinador da equipa.Não podemos andar com experimentalismo mais uma vez.Gasta-se tanto dinheiro mal gasto que podia ser aproveitado para investir em quem faça a diferença. A ver vamos mas Peseiro não tem o perfil adequado para a revolução de métodos e mentalidades de que precisamos pois não passa disto.

    ResponderEliminar
  3. Boa noite amigos portistas fala se do paulo sousa pa treinar o nosso clube nao tenho seguido muito a carreira dele acham que e o treinador que o nosso clube presisa ?abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. António, até ser anunciado novo treinador, só não vai ser o Mourinho e o Guardiola porque já assinaram.

      Abraço

      Eliminar
  4. Hoje venho aqui comentar pois tenho disposição, porque vencemos e não há necessidade de desabafos, que não gosto, já bastando quando estou lixado, não querendo lixar mais a cabeça dos outros... do mesmo lado. Já que quanto aos do outro lado e que costumam infiltrar-se, hoje bastou mesmo o Fonte Bastardo, em vólei.
    Gostei do resultado da equipa principal do nosso futebol (fazendo a distinção por também ter gostado dos juniores no 4-1 ao Sporting e dos sub-17 no 1-0 ao Braga, da vitória dum ciclista do F C Porto na 1ª etapa do Prémio da Bairrada, entre outros resultados, para já), embora, no jogo de Coimbra, também esperasse outra exibição, depois do que vi frente ao Nacional. Ficará o alerta daquele lance em fim de jogo que podia ter dado empate, tal o desleixo de vários elementos, inclusive no adiantamento da guarda da baliza, mas não só. Há que ganhar mentalidade que os jogos têm noventa e tal minutos e só com atitudes à Máxi e Ruben é que se consegue voltar à fórmula das equipas à Porto.
    De qualquer forma o estado de espírito está melhor, já sendo conseguido dar a volta ao resultado e andando em campo com outra motivação.
    Armando Pinto
    Memória Portista

    ResponderEliminar
  5. Subscrevo totalmente cada linha da sua análise ao jogo. Este conjunto de jogadores é do tipo calha bem. Se calha bem saem do fundo. Se não calha enfiam-se lá outra vez.
    Não sei se algum Treinador conseguirá mudar esta toada de jogo. Esta falta de confiança. Apagões a cada 10 minutos. Grande trabalho fez Lopetegui, mas pela negativa.
    Pelo que vou vendo, 80% do plantel não tem qualidade para ficar no clube.
    Só acredito na qualidade do Treinador a contratar, se ele tiver capacidade de decisão junto da Direcção para que esta meta pés ao caminho e comece desde já a colocar definitivamente essa rapaziada na Grécia e na Turquia.
    Por cada semana que passa o meu pessimismo (ou realismo ?)aumenta.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O post dá a entender, claramente, que isso é culpa do Treinador.

      e eu concordo.

      É incrivel como andam a dizer que praticamente o plantel todo não serve quando temos um dos piores treinadores da liga.
      Se metessem aqui alguns jogadores do regime e do sportem também não faziam grande coisa.

      o Lopetegui tinha culpa de tudo, o Peseiro não tem culpa de nada. Isto quando qualquer pessoa com 2 dedos de testa vê que a equipa joga pessimamente devido ao treinador...e que alguns jogadores têm mais qualidade do que mostram.

      O sporte, por exemplo, joga muitíssimo melhor que nós não por ter uma super equipa mas por ter um excelente treinador, goste-se ou não da personagem.

      e é CLARO que um bom treinador consegue mudar "isto"...aliás qualquer dos treinadores que se anda para ai a falar será um upgrade gigantesco e mudará logo (para melhor) a forma de jogar da equipa e consequentemente os resultados. Tendo em conta o treinador que temos, também não é difícil, diga-se.

      Eliminar
    2. Guilherme, Lopetegui teve muitos defeitos, particularmente este ano, no meu entender, mas três meses volvidos, para tudo o que tem de bom e mal, é a ideia de Peseiro que você vê em campo.

      No meu entender, nem com o Pogba a 6 se poderia segurar os contra ataques. E como a avalanche ofensiva não é sempre eficaz....

      Tremo de pensar nisto um ano inteiro.

      Abraços aos dois.

      Eliminar
  6. Bom Dia Jorge Vassalo,
    Concordo inteiramente com a sua crónica. Ganhamos, pronto, mas não jogamos nada. Basta os adversários contra ataquem para semearem o pânico na nossa equipa na qual os jogadores parecem bem piores do que na realidade são. Infelizmente não se nota evolução positiva na qualidade do jogo o que não abona a favor do treinador e não nos motiva para a sua continuação no Clube. Ontem, num jogo praticamente para cumprir calendário lá se virou o resultado mas a fragilidade que a equipa continua a demonstrar põe-nos com o credo na boca para a final da Taça de Portugal. Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Para mim o que tem faltado ao FCPORTO é uma dupla de centrais com Maicon e Diego Reyes (que é considerado um dos mais fiáveis centrais da Liga espanhola, mas aqui foi dispensado, por quem mesmo?)
    Infelizmente Danilo não consegue fazer o processo da "mitose" e como tal não pode estar ao mesmo tempo a central e a médio resultado, aparecem as avenidas para o contra-ataque adversário.
    Finalmente como no ataque não temos um "matador", acabamos os jogos a tremer mais que a gelatina.
    Continuamos a falar do ilusionista do País Basco e eu compreendo, deixou muitas saudades (não a mim claro), fizemos muitas reviravoltas e ganhamos muita coisa com ele, mas isso agora é passado.
    Contra ventos, marés e más vontades, FORÇA José Peseiro.

    Luís (O do José Peseiro)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso isso, falta o trinco do Real Sociedad e o tipo que abandoma o barco no meio dos jogos.

      Abraço

      Eliminar
    2. O Diego Reyes para além de central é trinco, ÓPTIMO, temos mais um jogador polivalente para a defesa.
      Quanto a Maicon, quem não comete erros na vida, Sr. Jorge Vassalo? Todos, exceptuando claro o ilusionista do País Basco.
      Não nos podemos dar ao luxo de declarar guerra aos NOSSOS jogadores é muito mau negócio para o FCPORTO.

      Abraço

      Luís (O do José Peseiro)

      Eliminar
    3. Ao que parece o Reyes vai dar-nos umas mais-valias muito jeitosas. O Maicon pode ter uma troca 2 em 1.

      Abraço

      Eliminar
    4. Trocar um central experiente como Maicon por um de 19 anos?
      Não será, como dizia o Infante D. Pedro trocar boa capa por mau capelo?

      Luís (O do José Peseiro)

      Eliminar
  8. Respeito a opinião de todos. Tal como a minha. Temos sempre a certeza de achar a qualidade da galinha da vizinha melhor que a nossa. Um dia destes, não me admira aparecer por aí uma petição a solicitar aos Portistas qual o treinador preferido. Está nos genes da Nação Portista, por exemplo aquando da refundação do nosso Clube, esta profunda divisão, este permanente discordar das outras opiniões, esta constetação. Não que esteja mal, mas será prejudicial, principalmente agora, num momento difícil onde é necessário haver alguma paz de espírito, contenção e fundamentalmente lucidez para podermos trilhar os caminhos corretos. Um novo mandato vai começar, o Presidente já falou em mudanças, diz que é tempo de trabalhar para voltar a ganhar, por isso temos obrigação de dar o benefício da dúvida e acreditar. Também o critiquei e aplaudi, continuarei a fazer o mesmo, votei, sem riscar nenhum nome, nele e agora só temos é de esperar. Vai ser com o Peseiro? Não sabemos. A equipe sofre muitos golos? Sofre. Mas eu vejo evolução na equipa, vejo compromisso, vejo um sistema que, se for bem interpretado, reduz a possibilidade de sofrermos poucos golos. Ontem, por exemplo, foram os erros individuais que potenciaram os possíveis golos da Académica, Hélton, Maxi, Rúben, Sérgio. Mas então se não houvesse erros não havia golos, certo, mas o objectivo duma equipa como o FC Porto é mitigar os lapsos dos seus jogadores, por isso é que lá estão, são profissionais a quem reconhecem categoria para lá jogarem e tenham a certeza, se não houver empenhamento e querer por parte de quem corre, defende e marca golos, não há nenhum treinador que consiga vencer. Eles os treinadores "só" têm de saber potenciar as qualidades de cada elemento. Não acham diferenças em André Silva, Rúben Neves, Jose Angel, Corona, Sérgio Oliveira, por exemplo? Eu acho. Vai uma aposta que vamos terminar a época em grande? E o Peseiro até pode não ficar, mesmo ganhando todos os jogos...agora deixem-se de esperar por D. Sebastião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ega, aqui ninguém está à espera de AVB. Se for, acho viável, desde que com um bom adjunto. Mas há outros. Tem de ser um estratega, equilibrado, que motive bem a equipa e seja exigente. Quem é, não me interessa.

      Gosto do Peseiro, acho-o uma boa pessoa, agradeço-lhe ter pegado num barco difícil de manejar. Mas acho que o problema defensivo é grave, e faz parte do seu sistema de jogo.

      Abraço

      Eliminar
  9. E para o ano com o Lucao não há ninguém que nos meta golos.Pelo menos é o que os brasileiros do S.Paulo dizem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual Lucão qual carapuça! Ainda falta muito para Agosto...

      Abraço

      Eliminar
  10. O Peseiro tá pró Vassalo, o que Lopetegui tebe pra mim..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, não. há muita latitude para o Peseiro. Estou agradecido. Só acho que há bem melhor.

      Você não acha?

      Abraço

      Eliminar
  11. E agora fora do tópico, para quando a análise do Z ao andebol fiquei fã das suas análises.
    Saudações Portistas
    Paulo Almeida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Z é convidado neste blog, escreve quando pode - foi esse o acordo que fizemos. Ele irá, oportunamente, fazer um balanço final sobre a prestação este ano do andebol Portista.

      Abraço

      Eliminar