sábado, 9 de abril de 2016

Je Suis Papalvo


Ora aí está. O sempre inclusivo e meiguinho mundo da bluegosfera já vomitou outra designação que vai ter mais lastro do que um cometa: o papalvo. O papalvo, no contexto Portista, é aquele que ousou acreditar que Pinto da Costa (NGP) está mesmo com vontade de mudar as coisas e de as devolver a su sitioO significado da palavra é, literalmente, aquele que é facilmente ludibriado; sujeito ingénuo, simplório ou pacóvio.

Há agora uma nova casta de Portistas, os superiormente inteligentes. Esta casta não se deixa enganar pela palha servida pelo NGP! Não, para esta superior casta, o NGP é um salafrário, um ladrão, alguém cujo único fito é acalmar o povo para poder continuar a mamar na mama do Clube. Para eles, o discurso do NGP é "para boi dormir" e está "ultrapassado".

Esta superior casta também adoraria ver Pinto da Costa pregado num cruz, não sem antes levar umas boas chibatadas pelos crimes da sua "gestão recente". Já não adianta o Presidente reconhecer que esteve mal e querer encontrar um novo rumo, nunca deveria ter estado mal para começar! Agora é tarde, agora acabou, agora só "sangue novo" poderá devolver o FC Porto ao seu legítimo lugar.

Essa casta superiora está também ciente de todos os problemas, todos os erros, todos os faux pas. No entanto, têm um problema, vivem no Olimpo e o Olimpo não tem uma estrada para a Terra. Não são capazes de se agregar numa lista, não têm liderança, e em comum têm apenas a frase "é obvio que o problema é X" onde X é uma variável, muitas vezes aleatória, mas 90% das vezes arrancada directamente da bolha, do rascord, ou da lixeira da manhã. Para além da frase, comungam do lema "não sei para onde vou, só sei que não vou por aí".

A crítica é sempre mais fácil do que a solução. Aliás, não há nada mais simples e "coerente" do que estar sempre contra! É fácil negar que o próximo concorrente possa ser comissionista porque ele não existe, é fácil negar que o próximo concorrente possa ser aldrabão porque ele não existe, é muito fácil acreditar numa hipotética alternativa porque ela, ao não existir, poderá ser sempre tudo o que for sonhado, por cada um, na sua visão particular de Portismo.

No entanto, exceptuando os corajosos e corajosas que interpelam a SAD nas Assembleias - e tenho a honra de conhecer alguns deles e delas pessoalmente - também é muito confortável dizer tudo sentadinho o seu cantinho. Afinal, não se pode ser responsabilizado por uma ideia que não se tem ou uma alternativa que não se apresenta!

Mas nada tema a casta inteligente, nós, os papalvos, quando ganharmos títulos, festejá-los-emos convosco. O papalvo tende a ser inclusivo. Afinal, de maneiras diferentes, queremos todos o mesmo, não é verdade? Só que uns gostam mais de Joe Satriani do que outros, pronto! 

46 comentários:

  1. .....oh Vassalo, não é que não esteja sempre á altura, mas hoje...dasss, você acordou inspirado. Como diz uma amiga minha " não mexas mais na menina senão ela grita", por isso só acrescento: moi aussi!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei do que li. Sinto que não sou papalvo. E como se diz agora "Je suis Joe Satriani! I Believe !

      Parabéns

      Um abraço

      Eliminar
    2. Essa do Satriani fui só eu que a disse :)

      Abraço

      Eliminar
  2. Caro Jorge,
    Então, je suis papalva, porque estou à espera de ver, realmente, as mudanças. Afinal de contas não temos porque não acreditar em quem tanto já deu ao FC Porto.

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com



    ResponderEliminar
  3. Quem é que me chamou papalvo?? Ai o caral... Ops, sorry, esqueci-me que isto não é uma tasca :) Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Papalvo como sou diria que acredito imenso no retorno ao sucesso!
    Comedor de palha que sou, acredito que Pinto da Costa não é burro!
    E para essa casta de novos portistas, eh pá! metam-se sócios do Barcelona!

    ResponderEliminar
  5. Papalvos, zelotas, seguidistas, etc.
    Seremos o que os valentões, livres pensadore e corajosos de net, quiserem.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Papalvos, zelotas, seguidistas e também vassalos já agora.

      Eliminar
    2. alguém me pode esclarecer quanto o benfica pagou ao empresário para renovar com o Renato Sanches, com que percentagem do passe ficou e quanto ele recebe por 10 jogos do Renato na equipa principal?

      Eliminar
    3. peças, Vassalo é o meu nome de família e tenho muito orgulho nele. Trocadilhos de escola primária, para além de infantis, vão direitinhos para a Lipor.

      As contratações dos outros nunca são descortinadas.

      Abraço

      Eliminar
    4. Essas coisas não aparecem na footebol Leaks. É coincidência

      Abraços

      Eliminar
  6. Entre o que gostaríamos que fosse e o que realmente é vai por vezes um pequeno grande passo. A conversa estafada de que estamos todos eternamente agradecidos a PC etc e tal já é por todos nós assumida e reconhecida. Mas não podemos deixar de ver as evidências e branquear com as glórias do passado a incompetência do presente. Temos de saber ser lúcidos na análise pois só assim se consegue avançar com sucesso. O discurso de PC mostra incoerências ou então tem andado muito distraído nos últimos anos.Agora aquele com quem ainda há pouco tempo ele ia até ao fim do mundo passou agora a ser o causador de todos os males.Agora que começou a ser vítima de contestação é que vem dizer que como adepto se sentiu envergonhado ao ver o descalabro Tondela.Mas afinal quem é que manda? Então o comandante do barco ve-o a afundar-se e só depois de ele ir ao fundo é que lança o SOS? Há coisas que custam a entender. Vir a uma entrevista na própria casa dizer umas banalidades e não ser confrontado com algumas questões pertinentes que a todos interessavam e em vez disso perder tempo com eleições da FPF não dá para entender. A gratidão tem limites e não podemos pelo passado passar cheques em branco que podem hipotecar o futuro. Cá estaremos para ver a tal equipa à Porto que nos foi prometida. Cá estaremos para confirmar se os processos são alterados e as más políticas são corrigidas ou se passando as eleições tudo volta à estaca zero. A minha gratidão a PC por tudo que me deu não é maior que o meu amor ao clube e ele ultimamente tem destruído tudo que construiu.Espero que tudo mude.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No entanto, a alternativa acha que tem tempo de se apresentar. Deve estar tudo maravilhoso para poderem esperar 4 anos.

      Abraço

      Eliminar

  7. #jesuispapalvo

    (já o afirmei em comentário anterior no outro post e reafirmo-o novamente. e as vezes que forem necessárias.)

    abr@ço forte
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
  8. Bom dia
    É sempre uma questão de ver o copo meio cheio ou meio vazio e quem acredita pensa sempre no positivo da coisa, é um optimista. E neste momento muitos voltamos a aumentar os índices optimistas e acreditar.
    O futebol é emoção, é ser irracional no apoio que se dá, é ser ingénuo e crente, por isso o futebol é feito de papalvos, pois sem a crença deles no clube, sem o seu optimismo e apoio incondicional, independentemente da fase em que o clube está, a sua força para ultrapassar as dificuldades caminhando lado a lado com o clube, não haveria nada para os super inteligentes criticar.
    cumprimentos

    ResponderEliminar
  9. oh vassalo, aprende a respeitar as opiniões dos outros e não faças por dividir os portistas só porque nem todos pensam da mesma forma. ainda bem que assim é.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sou EU que ando sempre a inventar nomes queridos para chamar a quem pensa de forma diferente de mim...

      Eliminar
    2. Mas alguém lhe chamou papalvo a si? Onde, já agora? Se o fizeram, acho muito bem que se defenda, mas se foi num blogue, por que não ir lá defender-se também?

      Eliminar
    3. Não estou a defender-me, como não estou a falar de mim. Interessa-me que se pare de inferiorizar opiniões alheias.

      Eliminar
    4. «O sempre inclusivo e meiguinho mundo da bluegosfera já vomitou outra designação»

      «Esta superior casta também adoraria ver Pinto da Costa pregado num cruz,»

      «Mas nada tema a casta inteligente»

      Ao pé disto, "papalvos" chega a ser um elogio.

      Eliminar
    5. Claro claro, é continuar a aceitar que chamem quem acredita em Pinto da Costa de "carneirada", "zelota", "papalvo", "seguidista" e coisas que tais...

      Nem pensar!

      Eliminar
  10. Considero-me igualmente papalva.
    Abraço caro Jorge.

    Ana Pereira

    ResponderEliminar
  11. Vassalo compreendo que deve ter lido e ouvido muita porcaria na internet e nos cafes e tenha ficado indignado mas calma. Pinto da Costa já foi insultado de alto a baixo por muitos portistas no passado, quando as coisas não correm bem e ele já ultrapassou isso tudo e voltou a ganhar, e grandes conquistas. Por isso da parte do nosso Presidente não se preocupe que o homem sabe mais e está mais preparado do que nós todos juntos.
    Por outro lado você pode acreditar piamente que Pinto da Costa vai resolver os problemas todos mas isso é uma questão de pura fé porque ninguém sabe o futuro e como tal ninguém pode dizer o que vai acontecer. Por estas razões tem de respeitar o que outros portistas pensam, afinal de contas concordará que muitas coisas estão mal no FC Porto de hoje e é preciso corrigi-las.
    Se estivermos divididos e em guerra interna é muito mais fácil para os nossos adversários nos derrotarem, disto ninguém tem dúvidas. Por isso não contribua também para essa divisão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ninguém está"em guerra". Acho de profundo mau gosto andar a arranjar nomes para chamar a quem acha que o Presidente - e direcção - que está é capaz de dar a volta a isto...

      Abraço

      Eliminar
  12. Chamar Papalvo a quem tem mente própria e vê pelos próprios olhos é de muito mau gosto. Pinto da Costa admitiu erros mas não falou de muitos temas "complicados" como o colinho do slbosta, das tretas dos comissionistas, nem da corja que anda a mamar do clube. Nada nem ninguém pode tirar ou duvidar o mérito de Pinto da Costa, mas para um leigo e alguém que nada sabe do que se passa nos corredores do Dragão só da a entender que tudo lá vai mal e que Pinto da Costa já não é o Líder mas sim o símbolo, algo que não desejámos ver. E só uma achega criticar é fácil, mas fazer é outro campeonato mas isso não significa que os Portista façam vistas cega ao regabofe que anda na nossa casa. Dito isto anseio por alguém que venha dar o peito as Balas e apresente uma alternativa credível. Mas lembremo-nos sempre disso nós queremos evoluir e continuar a ganhar mas não devemos nunca esquecer quem somos e de onde vimos. E parece-me a mim e a muitos Portistas que é isso que a SAD se esqueceu quem é O F.C.Porto e os Portistas e de onde vimos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que você não percebeu quem chama o quê a quem.

      Eliminar
    2. Jorge Vassalo estava a ser ligeiramente irónico, costumo acompanhar o blogue e partilho e discordo de muita coisa que aqui escreve. Eu próprio me considero um romântico quanto ao Clube e ao Portismo anseio voltar a ver jogadores com a fibra que já vi, dai desconfiar deste anúncio de Pinto da Costa e cada vez mais me chegam aos ouvidos que o nosso grande Presidente já não manda no clube e que está refém de sei lá o que, mas claro sem confirmações e fontes claras não passam de boatos e más línguas e disso está o mundo cheio. Por tudo isto anseio que surja alguém imparcial e com os huevos no sitio para por a corja a andar e bater o pé aos conas de sabão da capital (Rui moreira"wishfull thinking"). Mais uma coisa não era fã do Señor Lopetegui mas fazer dele todos os males da equipa de futebol fica muit mal a Pinto da Costa e acredito que se Lopetegui falar a vontade vai fazer estragos e a sério mas pronto logo veremos. Não percam o próximo episódio porque eu também não.

      Eliminar
    3. Naturalmente, compreendo perfeitamente quem acha que o caminho é por outro lado. Neste momento, é tudo uma questão de fé, não há certezas. Tenho um profundo respeito por quem pensa que chegamos ao fim da linha neste contexto.

      Abraço

      Eliminar
  13. Je suis papalvo há 34 anos.
    Abraço, P.Torres.

    ResponderEliminar
  14. Peço desculpa mas eu sou ingénuo, eu acredito que mais do que ninguem o presidente quer ganhar. Mas como em tudo na vida, o que hoje se acham superiores amanha são os primeiros a dizer que sempre acreditaram que o presidente iria dar a volta por cima. Tal com o Jorge disse esses individuos que acham que está tudo mal e que são os donos da verdade não se chegam à frente nas eleições.

    A merda das comixoes já cheira mal, agora é a vez do André Silva.

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
  15. quem é que veio chamar papalvo aos papalvos amigo Jorge?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É só olhar por aí, e ver que é a nova "palavra da moda".

      Abraço

      Eliminar
    2. O Jorge Vassalo está certamente referência a uma passagem do meu artigo de hoje no Reflexão Portista.

      Essa passagem era uma carapuça para quem a quisesse meter, não tinha qualquer alvo em mente. Mas uma observação: ou o Jorge Vassalo não sabe ler Português, ou então mudou completamente o sentido do q foi escrito porque lhe dava jeito para este artigo. Ele lá saberá qual das duas razões é a verdadeira.

      Eu não escrevi em lado nenhum q quem acredita q PdC pode dar a volta à situação actual é um papalvo, nem pouco mais ou menos. O q eu escrevi, literalmente, é q se tivermos um forte apertar no cinto nos px tempos (como parece extremamente provável) e o PdC "vender" isso como devido a preferirmos contratar jogadores à Porto, quem se acreditar nessa explicação é um papalvo.

      Espero q este comentário não seja sujeito a censura.

      Eliminar
    3. 1) Essa história da censura... os únicos comentários que não passam neste blog são aqueles em que se insultam outros comentadores ou a mim.

      2) A mim não dá jeito ou deixa de dar. O argumento "quem acreditar na explicação X é papalvo" responde à questão. Seja ele qual for. De que tendência for. As adjectivações deste género arvoram-se em superioridades que, no meu entender, não fazem o mais pequeno sentido.

      Eliminar
    4. Bem, parece q se calhar é mesmo uma questão de se perceber Português...

      Haverá certamente muita gente q acha q PdC pode dar a volta à crise mas simultaneamente irá compreender q se tivermos um apertar do cinto isso é acima de tudo por necessidade (financeira). Esses obviamente não serão papalvos, a meu ver. Portanto: a acusação de q o J Vassalo se queixou é um tiro ao lado do porta-aviões, metendo uma carapuça inexistente.

      Eliminar
    5. Como o José parece não entender, eu explico em termos simples.

      Primeiro o Burmester com o "zelota", agora você - e outros - com o "papalvo". Epá, parem de chamar nomes às pessoas! Cada um pode ou não pode concordar convosco, mas essa inferiorização do pensamento diferente fica-vos mesmo mal, no meu entender!

      Eliminar
    6. E já agora, vivemos numa sociedade tão egocêntrica agora, que um só pode ser contra uma coisa se essa a afectar directamente? Eu não sou papalvo - NINGUÉM É - e não enfiei carapuça nenhuma!

      Eliminar
  16. Pró anónimo das 17h17: desculpe lá, mas aparentemente somos ambos dois grandes chatos. Você porque repete a mesma lenga-lenga que escreveu no Dragão Até á Morte, eu porque penso poder ajudá-lo com uma resposta, mais ou menos, como o fiz no Tasco: a coisa parece que será comissionada com uma meloa do Elefante. Se entretanto se se provar, com o resultado do teste de ADN provando que ter 18 anos, entretanto solicitado, então o empresário terá direito a 10% sobre a facturação, durante um ano, do Zoologico da Capital.
    Não leve a mal, mas sinceramente, mas só uma pergunta: que interesse é que tem o seu comentário? Quer chegar ao Rubem Neves? Qual o interesse? Não prefere ver antes o seu clube ser campeão, com ou sem comissionistas, desde que a Instituição seja economicamente saudável? Peço desculpas por esta interferência nos seus comentarios, aos quais tem todo o direito.

    ResponderEliminar
  17. Caro Jorge,

    Há malta para quem tudo é simples, tem explicação, nunca deveria ter acontecido e já sabiam que ia ser assim. Admira-me que não consigam apresentar soluções. Se há post para emoldurar este é seguramente um deles. Touche!

    Raoc

    ResponderEliminar
  18. Há aqui algo que me está a escapar ... e garanto que não sou louro, nem vermelho, nem charlie e muito menos bombista suicida!
    Jorge, porquê esta recente "moda" em utilizar o termo "je suis" (je suis papalvo. je suis comissionista, etc???
    Ou eu ando desatento às novidades ... ou então julgo se tratar de uma brincadeira de mau gosto. Se esta moda deriva da desgraça alheia (je suis charlie), então a cegueira já é imensa e geral...pois não vejo onde é que está a graça, "quando já estamos no fundo" (NGP), andarmos a rir com o mal dos outros (não te rias com o mal do teu vizinho, que o teu vem pelo caminho).
    Saudações

    ResponderEliminar
  19. É o ridículo do termo, de facto, que já é exagerado.

    Evidentemente, não é gozo com o sofrimento de ninguém.

    Abraço

    ResponderEliminar
  20. O tempo em que andávamos em discordância uns dos outros já devia ter sido passado.
    O tempo agora é de estarmos unidos na Luta. Sim na Luta porque se há algo que nós Portistas aprendemos a fazer ao longo da história é Lutar, e unidos.

    Parece que querem fazer disto uma politica democrática, em que anda toda a gente dividida.
    Temos um Líder que nem oposição tem, e por isso é depositar todos os nossos esforços no Nosso Clube |incluindo Pinto da Costa|.

    Chega de assobios, chega de criticas venenosas, vamos lá apoiar o Clube car@go!

    Abraços.

    ResponderEliminar
  21. Olha, o "crematório matinal" está penhorado com dívidas ao estado.

    Luís (O do José Peseiro)

    ResponderEliminar

  22. "A crítica é sempre mais fácil do que a solução."


    Isso só com gente ignorante ou teimosa. Eu tenho vindo a mostrar uma solução que tendencialmente iria melhorar os resultados desportivos e financeiros mas, regra geral, é censurada.

    Ainda agora, o Barcelona que tem muitos jogadores a brincar nas selecções sofreu uma derrota do Real Sociedade que praticamente ninguém brinca nas selecções, mas arranja-se sempre uma outra desculpa em vez de se analisar as consequências das brincadeiras dos jogadores nas selecções.

    ResponderEliminar