quarta-feira, 6 de abril de 2016

Saber

Via Papa Pinto da Costa
Esta palavra serve para tudo e todos, mas vamos centrar-nos agora apenas no jogo desta semana e suas consequências. Se Peseiro quer continuar no FC Porto - acho cada vez mais difícil - terá de saber muito mais do que parece saber. Fiquei atónito quando Peseiro disse não saber exactamente o que se passou. Como assim? Um dos seus capitães sabe! Aliás, Peseiro parece não saber grande coisa: diz não saber o que é o FC Porto, diz não saber o que se passa, parece desconhecer muito mais do que deveria com este tempo de experiência.

Se os jogadores não estão motivados, é precisa saber motivá-los, e não é com beijinhos. Se a "táctica" é anárquica é preciso saber encontrar uma ordem. Se não há posicionamentos e estratégia, é preciso saber encontrar uma!

Mister, você tem cinco importantes jornadas pela frente, incluindo um clássico! Se você quer continuar no FC Porto, tem de saber mais e depressa! E se quer ganhar a Taça de Portugal, tem de saber COMO!

 Quanto à Direcção, tenho a certeza que, a partir do momento em que no Dragões Diário se escreve que "o FC Porto está em crise", há a consciência que algo de profundo, de curativo e não de paliativo, há a fazer. Tenho a certeza absoluta que a próxima época já está a ser preparada com cuidado, que se chegou à conclusão de que como está não pode continuar e que se está a rever tudo, sem deixar pedra sobre pedra, se necessário. Mais do que uma mudança de nomes, uma mudança de atitude, de Alma e de Querer Portistas tem de existir. Chega de slogans e hashtags, está na hora de ACÇÃO. Está mais que na hora de ACORDAR

Para finalizar, quero dar os parabéns ao felácio praticado por todos os média portugueses à derrota do ficaben de ontem. Desde os comentários absolutamente delirantes dos relatadores da SportTV até à imprensa a destacar o "feito heróico", não há quem não queira agigantar um feito. Curiosamente, o ficaben tem, neste momento, de fazer o mesmo resultado na luz que o FC Porto fez no Dragão no ano passado, ou contar que o Bayern não marque golos enquanto eles fazem dois! Meus caros ficabens, tal como o Arsenal ou a Juventus, levamos 6 porque ousamos ganhar-lhes, entendem? Façam isso e depois falamos.

Mas há algo muito doce em tudo isto: quanto mais inebriados com "derrotas vitoriosas", mais convencidos. Quero voltar a ser odiado pelos vendilhões. Só assim saberei que o meu Grande Clube estará de volta.

46 comentários:

  1. De facto o adepto benfiquista e um ser extraordinario e especial. Nunca enquanto adepto do porto festejei derrotas. Nao quero imaginar a festa que fariam se ganhassem ao bayern, algo que o mais maior nunca conseguiu fazer. Ontem ouvi os relatos do jogo na antena 1 e na fundacao. A doenca pelo benfoca e tao grande que por momentos tentei imaginar o meu porto no lugar do benfica e rapidamente percebi que nunca havia assistido a tamanho circo na radio por um jogo de outro clube. Em portugal cada vez mais acredito residem dois tipos de portugueses. Nao ha um sentimento de identidade nacional e querer por toda a gente a remar para o mesmo lado e como pedir o mesmo entre alemaes e judeus.

    Joao Castro

    ResponderEliminar
  2. ...E se não souber, invente! A gente ajuda! Bora lá. Cincazero, carago!
    Abc.

    ResponderEliminar
  3. Boas

    Não tenho vindo comentar mas tenho lido todos os seus posts. Agora o que dizer? Neste momento apenas mostrar o meu desagrado pela atitude competitiva mostrada pelos jogadores. Como é possível nas seleções jogarem e aqui passearem? quem lhes paga o ordenado?

    Mais uma vez vai ter que ser feita uma limpeza neste plantel, o que nunca é bom sinal, não se ganham referencias. Temos de deixar ir embora quem não está com a cabeça aqui, ex: Brahimi, tem de ser contratado um treinador capaz de motivar as tropas e de as saber comandar.

    No que falta deste época porque não dar espaço aos mais novos? acho que neste momento fariam melhor dos que lá estão, a começar pelos extremos.

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. "Concordo. Bs para cima."

      Caro Jorge Vassalo


      Discordo, apesar de boa prestação do FCPORTO B, a grande maioria dos jogadores deverá rodar antes de chegar à primeira equipa do FCPORTO. Mesmo Chidozie que deverá permanecer na equipa B.

      Na minha opinião, David Bruno, Tiago Rodrigues, Leandro, Otávio, Ivo Rodrigues, Kelvin, Ricardo Pereira, Gonçalo Paciência são jogadores que passaram pela B que têm melhores condições para chegar à equipa principal. Outros como Fabiano, Maicon, Abdoulaye, Josué, Licá, Sami e Ghilas são também outras boas opções.

      Eliminar
  4. Estou 100% de acordo. A dúvida não está no saber....mas no poder querer aplicar a sabedoria sabendo que isso vai mexer com....
    Abraços
    Manuel Magalhães

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É preferível o nim e perder com o Tondela?

      Não acredito.

      Abraço

      Eliminar
  5. Quando todos se revoltam contra comissionistas e contra vendas "a jeito" esquecem-se que o principal problema esta nos jogadores!
    Gente a ganhar dinheiro com o futebol sempre houve, no nosso clube e nos outros pode ser o filho do presidente ou outro qualquer no lugar dele, mas sempre vai haver!
    Nestes últimos anos sem ganhar nada, Lopetegui foi constantemente enterrado em jogos cruciais pelos jogadores que entravam em campo sem vontade sem garra nenhuma de vencer, com peseiro a mesma coisa se passa, só jogam bem e com motivação quando querem, ou seja, é uma questão de sorte dependendo da hora em que os meninos querem e desejam!
    E assim não ha treinador nem tacticas ou ideia de jogo que aguente, é necessário mudar o mais difícil de ser mudado num clube de futebol, os jogadores!
    È preciso uma limpeza de balneário abrupta e que os que fiquem entendam essa limpeza, senão nenhum treinador servirá, e como tal acho que quem dirige o clube estará já a pensar nisso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há sempre filhos e enteados... os jogadores não podem ser feitos de cristal!

      Abraço

      Eliminar
  6. Boas!mais um excelente post o seu alias como de costume!em relacao a jose peseiro quero acreditar que e pnr culpa dele mesmo se va embora no final da epoca! O homem e muito bonzinho muito amorfo muito sem ideias enfim o nosso grande clube e areía a mais para a sua camioneta!! Temos que apostar num treinador a serio num treinador a porto! Em relacao ao ficaben mais uma vez a nojeira,falsa sem etica nenhuma nem vergonha da nossa comunicaçao social seja ela lida,escrita,falada ou televisionada mostra a sua clubite aguda porque o ano passado quando demos 3 ao bayern a letra deles foi que o bayern jogou desfalcado do robben e do ribery recordam se?nem merito e valor deram a nossa jogatana! E quando la perdemos ja diziam que eles nem precisavam dos 2 jogadores para nos golear! Maís una vez recordam se? Santa ignorancia! Sao falsos,sem vergonha,doentes,mentecaptos enfim e o regime no seu esplendor maximo! Oxala ca levem nem digo quantos porque por mim eram tantos que enfim! Abraco e saudacoes portistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. TEmos que aproveitar quando os da circular escorregarem em tanta graxa.

      Abraço

      Eliminar
  7. Caro Jorge Vassalo,

    Observo a Nação Portista, e a grande maioria já nem reage, vislumbramos um "colectivo encolher de ombros"! (cuidado, na Jornada 30, o Nacional visita o Dragão, a equipa no Mundo que mais jogos oficiais venceu no Estádio do Dragão)!

    Dou por mim a desejar muito que o Sp Braga atinja a Final da Liga Europa, que se jogará a 18 de Maio em Basileia, 4 dias antes da Final do Jamor!

    Observo os registos classificativos do FC Porto nas ultimas 40 temporadas desportivas, e se em meados deste novo século, há sinais de vitalidade desportiva, surgem também sinais de enorme preocupação, nomeadamente nas ultimas 7/8 temporadas, vejamos os registos classificativos do FC Porto, entre 1976/77 e 2015/16 (sim, assumo o 3º lugar nesta época desportiva), de recordar que nestas ultimas 40 temporadas, o Presidente Pinto da Costa acumula o 34º ano de Presidencia, a que junta 4 temporadas como responsavel máximo pelo Futebol, justamente no final da década de 70. O Presidente nestas 40 ultimas temporadas, não tem responsabilidades num biénio : 1980/81 e 1981/82, em 2 temporadas desportivas!

    Vejamos, portanto os registos classifiativos do FC Porto nas ultimas 40 temporadas :
    22 X Campeão!
    12 X Vice Campeão!
    06 X 3º classificado!

    Tendencialmente, o FC Porto foi 55% Campeão Nacional, nas ultimas 40 temporadas desportivas!

    Registamos também, por 6 X o 3º lugar, e em que períodos?
    1976/77: Curiosamente, na 1ª temporada da dupla Pinto da Costa & Pedroto, mas que culminou com uma Taça de Portugal conquistada ao Sp de Braga!
    1981/82: Ainda no legado do Dr Américo de Sá, e sem qualquer responsabilidade do Presidente Pinto da Costa, que será empossado em Abril 1982!

    Depois, dessas duas excepções, apenas identificamos o 3º lugar em pleno seculo XXI :
    2001/02 Octavio/Mourinho (nas duas temporadas seguintes o FC Porto conquista duas T Europeias, e um Bi Campeonato)!
    2009/10 Jesualdo, nessa temporada conquista a T Portugal, mas queda-se pelo 3º lugar (em 2010/11 temporada seguinte, o FC Porto conquista a Liga Europa, e enceta então um Tri Campeonato)!
    2013/14 Paulo Fonseca/Luís Castro, regista-se novo 3º lugar (na temporada seguinte, há sinais de retoma, em termos Europeus, e mesmo em termos internos, aqui com o forte bloqueio do "Apito Encarnado")!

    A mês e meio de terminar a Edição 2015/16, o 3º lugar da classificação, voltará a repetir-se e fica sinalizado o final de um ciclo hegemónico? Bom, esta "muleta" que é a estatística dá-nos esses sinais, todavia, nem sempre de forma assertiva, desejo estar redondamente enganado, porém, fundamental nesta temporada o Benfica não se sagrar Campeão Nacional, e contrariamente, se o Sporting conquistar este Campeonato, o impacto negativo para o FC Porto não terá os danos, caso o Campeão seja o Benfica, e justamente por razões politicas/estratégicas e hegemónicas!

    1 abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez todo este "fantástico esforço" contra o Bayern faça a sua mossa.

      Abraço

      Eliminar
    2. Capela... Money in the Bank! Continua a sonhar

      Eliminar
  8. O basco esteve cá 18 meses sem perceber o campeonato português quanto mais o F. C. do Porto e quer que um Ribatejano, que está mais virado para tourada que para o futebol, entenda o clube em 2 meses e meio?
    Claudio Ramos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Virus camaelão, você é de rir! Então não se foi buscar o Peseiro pelo seu "profundo conhecimento" do futebol português? Em que ficamos?!

      Eliminar
    2. É muita azáfama, muito corropio, muita leitura transversal mas o que está escrito é
      "entenda o clube em 2 meses e meio?"

      entende-se pela proximidade do dia 17 , do virus do animal que muda de côr e não sabe ainda onde situar-se.
      Claudio Ramos

      Eliminar
  9. O Sr. Peseiro, sabe muito bem o que se passa no reino AZUL E BRANCO, ele já o disse a algum tempo. Falta QUALIDADE em QUANTIDADE. Talvez os 240 olheiros que o Sr. Antero Henrique diz que temos estejam, salvo seja, com cataratas.
    Se os salários chorudos não motivam estes jogadores e dirigentes então nada o fará.
    Quanto à Taça de Portugal a não ser que aconteça um milagre igual ao do jogo com a porta 18 não estou a ver de que forma vamos derrotar o SC.Braga.
    A Direcção está consciente que algo de profundo, de curativo e não de paliativo, há a fazer? O Sr. Manuel Serrão muito justamente quase rasgou as vestes em directo na TV e na sad não houve colocação de lugares à disposição. Ninguém se sentiu responsável pela situação a que chegou o clube?
    Os jornais lixobetas estão muito ofendidos com a arbitragem do jogo na Allianz Arena.
    O ano passado o FCPORTO foi prejudicado no DRAGÃO com a não expulsão de Manuel Neuer e os mesmos jornais calaram-se. Mas como dizia Camões não vale a pena estar com estes pensamentos gastando o tempo e a vida pois isto nunca irá mudar.
    Uma coisa que está nas nossas mãos mudar pois não tem sido feita é uma FORTE Propaganda/Marketing à marca FCPORTO.

    P.S. Gostei do "ACORDAR" proposto pelo Sr. Jorge Vassalo. Se isto falha, então não será o PilidiumFast que terá sucesso.

    Luís (O do José Peseiro)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais acção. Passo bem com acção e sem palavras.

      Abraço

      Eliminar
  10. Caro Jorge Vassalo,

    Concordo totalmente. Ontem ouvi parte do relato do jogo na Antena 1 e fiquei estupefacto: o locutor insultava, literalmente, o árbitro da partida, acrescentando coisas como "o Benfica está a ser empurrado para fora da Champions por este senhor", entre outras do mesmo género.

    E a imprensa lá teve que ir buscar um tal Paixão que joga na Polónia para confirmer que "o árbitro não gosta de portugueses". É curioso ver a atitude desta imprensa miserável: nos jogos europeus do Porto, são imparciais; nos jogos do Benfica, são de um fanatismo sem limites.


    Quanto à presente e futura situação do FC Porto, penso que só haverá uma hipótese para esta Direcção/SAD: ir buscar André Villas-Boas. Neste momento, o descrédito é total: os adeptos não confiam na Direcção/SAD e colocam em causa a política de contratações do clube; a equipa, como disse Danilo Pereira, tem "falta de ambição", o que sugere que nem os próprios jogadores acreditam que pode ser possível ganhar mais alguma coisa; os 3 anos arredados dos títulos começam a pesar, e urge voltar a colocar o clube na senda das conquistas.

    Assim sendo, não vejo outra solução possível para evitar o descalabro que seria uma 4ª época seguida sem alcançar o título. Note-se que, com as actuais condições financeiras do clube e com a necessidade de cumprir as regras do fair-play da UEFA, não basta atirar dinheiro para cima dos problemas, contratando jogadores colombianos e mexicanos por vários milhões sem garantias de que se vão adaptar. Isso acabou.

    Mais: na próxima época, confirmando-se o 3º lugar, teremos duas pré-eliminatórias da Liga dos Campeões, um calendário apertado, a época a começar mais cedo e... Euro, Jogos Olímpicos e Copa América (edição comemorativa). Estas condições estão longe de ser ideais, em particular para uma equipa que será amplamente renovada e que terá as suas principais figuras ausentes nas selecções.

    Esta conjugação de factores - descrédito da Direcção/SAD + necessidade de voltar a trazer os adeptos para o apoio à equipa + dificuldades de calendário + urgência de voltar a colocar a equipa na rota dos títulos - obriga a fazer uma escolha muito ponderada, pelo que a opção Villas-Boas parece afigurar-se como a mais provável. Não vejo outro treinador que entusiasme os adeptos e que, simultaneamente, devolve a confiança destes sobre o trabalho da SAD.

    Enfim, veremos. Mas duvido que, perante esta contestação sem precedentes (que inclui Presidente), a Direcção/SAD não vá tentar salvar a face com um brinde deste género. Não há, de todo, espaço para mais experiências - ou então, caminharemos alegremente para um Sporting do norte.

    Cumprimentos,
    Manuel Rocha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acreditando nem por um segundo na roda viva que já se começa a desenhar de jogadores "certos no FC Porto", tenho a firme certeza de uma renovação e de uma forte vassourada, de alto a baixo.

      Quanto ao ficaben, Neuer, Boateng, Dante e Muller. Não falaram eles desta maneira quando cada um destes deveria ter sido expulso contra o FC Porto! São uns tristes. Mas eu gostaria muito que o ficaben fosse de vitória moral em vitória moral até ao descalabro final....

      Abraço

      Eliminar
  11. Boas.
    Uma coisa eu garanto, nenhum treinador, seja ele Jardim, Villas Boas ou Marco Silva, ficará no FCP se os "iluminados" das bancadas do Dragão começarem a assobiar a equipa aos 10 minutos da primeira parte, jogo sim, jogo sim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Bernardino foi hoje, mais uma vez muito bem no Universo Porto, lapidar com estes mentecaptos: fosse nos dias de hoje, não havia Liga Europa nem Champions de Mourinho. Está tudo dito.

      Abraço

      Eliminar
  12. Perante esta CS completamente vermelha e sem vergonha só espero que o Bayern na próxima semana me dê uma alegria arrumando de forma categórica os mais melhores bons.O ridículo mata e só espero que alguém traduza aos alemães o que estes jornais de lixo disseram. Se aquilo é penalti então quantos contra eles ficaram por marcar? Ah pois esqueci-me aqui as regras são diferentes para eles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Houve momentos em que pensei que era um treino em ritmo baixo. Para a semana vamos marcar e ser completos" - Pep Guardiola na conferência de imprensa.

      Abraço

      Eliminar
  13. Para mim um treinador que diz que nao sabe o que se passou depois de uma derrota daquelas, está ao nivel do maicon que abandona o campo por nao saber o que anda ali a fazer. (Ja para nao falar que meteu um morto a ponta de lança em vez do suk que luta e cria ele proprio oportunidades de golo por não desistir nunca)

    ResponderEliminar
  14. Jorge Vassalo será que os sócios poderiam forçar mais uma Assembleia Geral, para que fosse mais uma vez, a derradeira vez, ouvida a revolta de nós todos.
    Pedir respostas claras e que se faça sentir na pele aquilo a que o Clube tem perdido nos últimos tempos.

    Era disto que se precisava.

    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Presidente fala hoje, às 22h. Espero que diga tudo.

      Abraço

      Eliminar
  15. Ousaram ganhar-lhes ?

    Oh Jorge....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui só uma equipa se arrisca a perder duas vezes... Como disse o Guardiola na conferência de imprensa - curiosamente não passou - "houve momentos em que pensei que era um treino em ritmo baixo. Para a semana vamos marcar e ser completos". Por isso... boa sorte.

      Eliminar
  16. Volto a dizer o mesmo, o Porto cometeu um erro grave com Lopetegui. Não era apenas mais um treinador, foi o treinador escolhido para impor um novo modelo. Isto é evidente para qualquer pessoa minimamente inteligente.

    Eu nunca me esqueci do ano 1994, Artur Jorge vai para o Benfica. Alguêm se recorda do que ele fez? Há momentos em que mesmo as pessoas mais inteligentes são capazes das coisas mais loucas.

    O Artur Jorge e o Damásio fizeram isto: uma limpeza, cortaram com o passado. Reparem: acharam que era possivel passar uma borracha no papel e voltar a fazer tudo de novo.

    Bem, nós sabemos como a história acabou. O Benfica teve uma travessia do deserto de aprox 20 anos...há erros que se pagam muito caros.

    O que eu nunca pensei é que algo semelhante fosse possivel no FC Porto...

    O Porto queria um novo modelo, foram buscar o Lopetegui e deram lhe carta branca:
    - ainda se lembram da torre do treinador? para ele ver os treinos com visao panoramica (os lunáticos têm destas coisas).
    - varreu com o que restava do passado
    - com carta branca para fazer o que queria, o Porto contratou carradas de jogadores, maioria espanhois..sem cultura nenhuma de Porto!
    - e vamos lá implementar um modelo à barca
    - um modelo em que todos os anos vendes X jogadores (negocio)
    - modelo baseado em empréstimos de jogadores (incrivel)
    - modelo baseado na champions, montra de futebol, para valorizar os activos (negocio)
    - as competições internas, isso era secundário

    Para quem vê Porto há mais de 30 anos, achei aquilo um suicidio! Os riscos eram enormes! E porquê? Tu não mudas o teu ADN porque sim!

    Os resultados estão à vista! Descaracterizaram completamente o clube! Tal como Artur Jorge e Damásio fizeram, acharam que bastaria passar uma borracha e começar de novo...

    O mundo está cheio destes exemplos, na maioria acabam sempre mal. E um dia tens de voltar....às tuas raizes. O Benfica percebeu isso e voltou a ganhar.

    Acontece aos melhores, aconteceu ao PC que se achou invencivel....e enganou-se redondamente.

    Ps: é fundamental falar do passado, perceber bem o que aconteceu, para que não voltes a cometer os mesmos erros no futuro! Quem ainda tenta desculpar o Lopetegui, vê a arvore, não vê a floresta, o projecto nunca poderia resultar como não resultou! O Lopetegui nunca entendeu o ADN Porto...foi rejeitado.

    Nem Mourinho mudou seja o que fosse no Real Madrid. Lutou, lutou, acabou por sair. Tu não mudas o adn.

    O Lopetegui conseguiu não ganhar absolutamente nada, pôs a equipa a jogar um jogo inconsequente, nunca conseguiu dar a volta a um resultado (excepto um em 18 meses), falhou todos os jogos críticos, falhou todos os objectivos..esse padrão repetiu-se no primeiro ano, repetiu-se no segundo...até que se tornou evidentemente claro para a maioria que não iriamos a lado nenhum.

    O Lopetegui deixou o clube numa profunda crise de identidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Lopetegui não entendeu o ADN Porto? 82 pontos davam para ganhar 70% dos campeonatos desde os anos 80! Mais os 10 que nos roubaram, seriam 92! NOVENTA E DOIS pontos! O ficaben tem 70!

      E quem faz confusão é você! Você acha que lhe disseram que ia entregar SETE titulares, sem compensar em qualidade os mesmos lugares?

      No primeiro ano o modelo funcionou, e bem! Fomos é ROUBADOS! Entende?

      No segundo ano, ele não teve o que pediu, nem o que lhe prometeram!

      No ano passado fizemos 11 goleadas, ganhamos uma vez ao Bayern e tivemos VINTE jornadas sem que entrasse UMA bola na baliza do Dragão! O que você teve foi aquilo que o Jesus disse ao quarto árbitro, amigo!

      Se Lopetegui tivesse ganho o ano passado - como MERECIA - não havia cá tris nem hecatombes nenhumas!

      Pergunte-se é como, em nome do santo que você quiser, um Clube que vende 114M precisa de 72M logo a seguir!

      Abraço

      Eliminar
    2. na mouche Jorge
      manu365

      Eliminar
    3. "A torre do treinador".
      É o que dá emprenhar pelos ouvidos.
      Vá lá saber-se porque é que a dita torre que tanto deu que falar na nossa 'quiducha imprensa lisbonense, este ano, com o Rui Vitória a colocar o mesmíssimo dispositivo no Seixal, não teve uma menção que fosse nos lacaios do regime.
      E por isso é que tudo o que se diz sobre Lopetegui deve, em primeiro lugar passar pelo crivo "Mas porque é que a nossa imprensa diz isso do homem? Não gostam dele porquê?"

      Recordemos por momentos um Neanderthal chamado Souness. Todos sabemos como o homem foi incensado pelos prostíbulos chamados Redações Lisbonenses.
      Lá está mais vale cair em graça que ser engraçado.

      Eliminar
    4. O assumir de um modelo de negócios (vender x jogadores, que já vem de alguns anos), o modelo de valorização das competições internacionais, valorização de activos, é culpa do treinador? Ou é consequência de precisarmos de dinheiro como de pão para a boca?
      É que não foi o treinador que disse que a nível financeiro/económico foi um ano excelente.

      Eliminar
    5. Muito Bem Jorge Vassalo [08:04]!.. . Abraço

      Eliminar
    6. A história do colinho e dos pontos que davam para ganhar 70% por cento de campeonatos é conversa de gaja que perdeu a virgindade numa noite de copos e diz que foi o Espirito Santo.
      Então com o Nacional, com o Belenenses, com o Boavista, com o Benfica foi o colinho que nos tirou pontos ou foi a miserável incompetência do basco?
      Então os centrais agora são uma bosta e o ano passado o Marcano era a parede de betão, o Maicon a mística que enxotava Quaresmas!!! Ser camaleão sim, mas um camaleão sempre às cambalhotas é ridículo.
      Que sete titulares? 2 emprestados que com Lopetegui nem sempre foram titulares, o Jackson, Danilo e Alex Sandro (que disseram o pior todo o ano dele) já estavam vendidos há muito tempo. A besta dispensou Quaresma, Hernani, Ricardo, Josué e Quintero, fomos buscar Maxi, Casillas, Imbula, André André (esse génio buda), Osvaldo, Layun e Corona e diz que não teve o que pediu e não sabe para onde foi o dinheiro?!!! Queria o Messi, o Neymar e o Guardiola para secretário?
      Ganhamos o ano passado ao Bayern porque jogava....Quaresma ( e foi criticado pelos camaleões porque não tinha nada que interceptar o passe do alemão pois descompensou o flanco!!!)
      Não ganhou um unico jogo a sul do Mondego e diz que merecia? Merecia era levar um pontapé no rabo logo no jogo com o Nacional!
      António

      Eliminar
    7. Caso não tenhas entendido, camaleão és tu, que nem coragem tens de ter um nick. Neste blog não comentas mais. És indecentemente ofensivo com tudo o que não pense como tu.

      Não dou mais para o peditório de falar do Lopetegui. A minha opinião sobre ele é conhecida. Quantas derrotas tem o ficaben ou sportem esta época? És daqueles que acha que o treinador tem de pôr uma equipa a ganhar 34 jornadas, não é?

      Engraçado é o teu double standart! A furia que diriges a uns é proporcional directamente à bonomia que aceitas os erros de quem achas merecedor!

      Chega. Aqui, acabou-se. Podes arranjar os nicks que quiseres, nunca deixarás de ser agressivo para com os outros. Vai pregar para outra freguesia e insultar a tua mãezinha.

      Eliminar
  17. Caro Jorge Vassalo,

    Vivemos tempos difíceis e temos de estar mais concentrados em resolvê-los do que noutras coisas mas não bastava as dificuldades e a crise profunda em que estamos mergulhados ainda temos de levar com esta bebedeira jornalística colectiva em relação aos vermelhos. É incrível o histerismo e a pouca vergonha. Ontem o senhor da Antena 1 que relatava o jogo em Munique estava ou bebado ou tinha fumado alguma coisa tal era a vontade que tinha em bater no árbitro. E ainda se dava ao luxo de dizer que era por Portugal. Uma vergonha.

    Esta histeria só aumenta a nossa insatisfação perante a forma como perdemos o nosso rumo nos últimos anos. Estou em crer que infelizmente quem já foi solução já não consegue sair do problema e por isso faz parte dele. Ouvi agora que o nosso presidente da uma entrevista amanhã no Porto Canal. Tenho pena não posso ver mas desejo ardentemente que de uma vez por todas seja humilde, reconheça o buraco em que nos meteu e diga como havemos de sair disto. Urge pensar o clube. Urge pensar nos adeptos e nunca como hoje foi claro que mesmo o Presidente não está a salvo. Vivemos tempos muito, muito importantes e decisivos para os próximos 5, 10 anos de clube e mesmo com lista única e vitória garantida há algo que pode mudar: a legitimidade para dirigir.

    Raoc

    ResponderEliminar
  18. Caro Jorge,

    Não sou de perder tempo com adversários e muito menos inimigos (como portista do Sul do nosso País já me chega o chorrilho de vermelho que tenho de aturar mesmo não querendo) mas só lhe vou dizer uma história que já tem 13 anos: na longínqua época de 2002-2003 uma certa e determinada equipa portuguesa chegava pela primeira vez em 17 anos a uma final europeia, feito de si histórico. Qual foi o destaque que essa equipa por sua vez mereceu num dos pasquins "desportivos" deste burgo à beira-mar plantado? Um cantinho na capa, a mesma estava reservada para um grande reforço para a equipa vermelha que, surpresa das surpresas, não chegou a vir. São por estes pormenores que esta imprensa desportiva tem tanto valor como as acções do Banif no que à minha consideração diz respeito, é desprezá-los e tratá-los abaixo de cão quando a ocasião se proporcionar. Não gostam de nós? Já que temos a fama, porque não ficar com o proveito?

    Falando agora do nosso Clube, chegou a hora da vassourada na famosa "estrutura". Se não temos condições financeiras para garantir à partida uma luta acesa pelo 1°lugar, assuma-se logo e trate-se a próxima época como o ano zero do projecto a longuíssimo prazo. Apostar na prata da casa, nos putos com o sangue na guelra, que sabem (e sentem!) o que é o Porto e porque não ir resgatar alguns veteranos para incutir respeitinho naquele balneário? Porque não sondar Bruno Alves, Raul Meireles, quiçá Quaresma? E só não menciono o grande El Comandante poos o homem já está no país dele e com 35 anos as viagens já pesam... Sabe que em 07-08 uma certa equipa também teve uma época absolutamente desastrosa, jogadores mais preocupados com as saídas à noite e com os cortes de cabelo, no fim correu do balneário algumas vacas sagradas e no ano a seguir ganhou tudo o que havia a ganhar (literalmente). Essa equipa foi o Barcelona, que nesse fim de época "só" dispensou Ronaldinho, Deco e um treinador de seu Rijkaard que lhes deu tudo para meter lá um puto treinador da Equipa B chamado Guardiola.

    A nossa realidade é completamente diferente mas haja coragem de fazer algo desse género. Haja paciência da nossa parte e um apoio incondicional, mas sempre com a exigência máxima para com aquela camisola.

    Na esperança que melhores dias virão, Porto sempre!

    ResponderEliminar
  19. Fogo Jorge, eu não tenho tanta certeza se sabem (direcção) o que andam a fazer: se nos dissessem que iam despedir o Lopes e demorar 2 semanas a arranjar novo treinador, aposto que ninguém acreditaria. A continuar assim, deixamos de ter pés para dar tiros.
    Deixemos o benfica, parecem miúdos que nunca viram um carrinho telecomandado. Deixemos o not sporting lisbon, que berra que se farta, depois de fazer all in. Falar doutros clubes, só se estiverem a prejudicar-nos ou a serem beneficiados (e nós não, naturalmente).

    abraço,
    bms

    ResponderEliminar
  20. Acho que devemos estar unidos e ser positivos. Também estou de acordo que já chega de procurar bodes expiatórios fora da nossa casa. Vamos aguardar pelo plano de acção e depois falamos.
    Recordo que já tivemos projectos "profundos" de mudança após Vítor Pereira, após Paulo Fonseca, após Lopetegui, após Peseiro(?)....
    Espero que desta seja a sério....
    Abraços
    Manuel Magalhães

    ResponderEliminar