terça-feira, 7 de junho de 2016

Portismo Corajoso

Hoje em dia é moda dizer-se que tudo o que é FC Porto é mau. A direcção à horrível, a gestão péssima, o scouting não existe, o treinador não tem estaleca para o FC Porto, os jogadores não têm Mística. Os profetas da desgraça amontoam-se, as loas no particípio passado multiplicam-se, parece que o Futebol Clube do Porto está perto do fim. Finito, dizem muitos.

No entanto, cabe-me recordar que há quase dois meses tivemos eleições onde não foi apresentada qualquer lista alternativa. Convém lembrar isso de quando em vez, na altura em que muitos suspiram por um novo Messias que venha tirar-nos do Vale das Sombras. Eu gostava que essa alternativa se tivesse apresentado a tempo e horas, mas todos aqueles que aparentavam sê-lo negaram avançar na altura devida.

Todos desejamos o contrário, mas, se se verificar o pior possível em termos do FC Porto, seja necessário um novo rumo e aí sim, quando estiver tudo em cacos, alguém se chegar à frente, há que lembrar sempre da COBARDIA de tal candidato que, em vez de o tentar salvar, resolveu esperar que o castelo desmoronasse.

É bom que ninguém esqueça disso. As instituições salvam-se a tempo. Depois, só poderão ser reconstruídas. E que nenhum ego e ambição pessoal esteja acima do Futebol Clube do Porto!

20 comentários:

  1. Amigo Jorge devia informar-se melhor antes de escrever para não se enganar tantas vezes

    ResponderEliminar
  2. Boa noite,alguém sabe do caso Maicon?sou brasileiro e torço para o são paulo e aqui não temos notícia nenhuma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Maicon está a ser negociado com o S. Paulo, sim. Tudo indica que ficará por aí.

      Abraço

      Eliminar
    2. Eu acho que vocês não têm grana para o Maicon

      Eliminar
    3. Grana tem,mais para os dias de hoje aqui no Brasil,é um investimento alto.

      Abraço a todos.

      Eliminar
  3. É o Portismo da oportunidade, tão em voga hoje em dia.

    100% de acordo com o Post. Esse senhor oliveirinha, que fique longe pois é longe que ele está bem.

    Abraços

    ResponderEliminar
  4. Caro Jorge Vassalo,

    aprecio a sua ingrata missão de continuar a proteger o nosso clube, mas acho que talvez lhe esteja a escapar qualquer coisa.

    Uma, é a convicção de que a melhor forma de proteger o FCPorto é não dizer nada que possa abalar a sua estrutura directiva. Outra, é concluir que agora o caminho a seguir, é confiar, e ver o acontece na próxima época.

    Passou-lhe ao lado um detalhe, curiosamente talvez o mesmo que você próprio denuncia: gratidão pelo que Pinto da Costa fez pelo FCPorto. Ora, não lhe ocorre que seja por essas mesmas razões que ainda não apareceu ninguém a candidatar-se à presidência? Não digo que não faltem por aí oportunistas sedentos da queda de Pinto da Costa, porque sei que os há. Mas, serão todos?

    Tenho idade suficiente para perceber certos sinais (positivos, ou não). Já dei provas demais de solidariedade com Pinto da Costa, porventura numa fase da sua vida particular bem mais difícil que agora. Sucede, que mesmo depois de ter sido reeleito, não acho que PCosta tenha dito o que como adepto precisava de ouvir: que ia defender tenazmente o FCPorto do conhecido "embalar" com os clubes da capital por parte das várias instituições (civis e desportivas). Nem queria que me dissesse como tenciona fazê-lo, queria apenas uma promessa séria que o faria.

    Ora, Sse não o fez, só pode ter duas explicações:
    a)- ou acha que não deve explicações aos adeptos (e isso é muito feio)
    2)- ou, não quer comprometer-se com eles, porque não tenciona fazê-lo

    Assim, pessoalmente só tenho o passado para me rever em Pinto da Costa. Do presente não me revejo em nada. O FCPorto está sempre, sempre em primeiro lugar, venha lá quem vier. E o FCPorto somos nós, portistas, sócios e não sócios.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário Rui.

      Tenho o defeito de começar pelo fim, por isso cá vamos:

      - Acho que muito poucos - e eu não sou um deles - se revê no presente do NGP. Podemos, sim, pensar que ele sairá de uma letargia que todos sabemos que ele teve durante os últimos anos - arrisco uns 10. Esperamos todos que sim.

      Compreendo que haja quem não avance por gratidão a PdC. Mas creio que é bastante mais simples do que isso: é só querer concorrer quando achar que pode GANHAR.

      Só que isso, inclusive com estas looongas campanhas de ANOS que estão a acontecer, não ajuda ao sucesso do FC Porto e não é por o FC Porto em primeiro lugar.

      Relembro que a abjecta personalidade de Bruno de Carvalho não me coíbe de lembrar que ele concorreu uma vez e perdeu, mesmo quando não seria popular fazê-lo.

      Pelos menos teria dado a um debate de ideias.

      Um simples Le roi ets mort (salvo seja!), vive le Roi não vai mudar coisa alguma.

      Abraço

      Eliminar
  5. É minha convicção que JNPC não chegará ao fim deste mandato - e não me refiro a causas pessoais - se a mudança desejada não se der. Desde a saída de VB, mas principalmente a forma como descartou VP e posteriormente, os continuos enganos em contratações e treinadores desgastaram-no profundamente. Pode passar-se o mesmo, ou parecido, com o acontecido em 82. Fosse qual fosse o motivo da mudança de estrategia para o Clube/Sad, Pinto da Costa decidiu, como continua a decidir, encetá-la ao arrepio da tradição secular da Instituição; sempre suportada na confrontação ao inimigo(agora), ao rival, á arbitragem, á C.S. e alicerçadas em vitorias retumbantes ou derrotas que nos ajudavam a crescer, a tudo isto o NGP renunciou, trocando a nossa identidade por uma espécie de refundação do FC Porto. Recuso-me a pensar, sequer, que há ou houve motivos obscuros. Aparentemente a soberba tomou conta do seu pensamento, talvês na ansia duma posteridade diferente daquela já adquirida, as vitorias ou as obras, pois dá a entender querer um Clube mais urbano, universal, tranquilo e aí, se foi este o mote para a mudança, engana(ou)-se redondamente porque, em minha opinião, pelo menos numa geração, jamais o Poder Centralista Lisbonense o consentirá. Mas votei nele porque acredito - ou quero acreditar - ainda, ser parte da solução, não no desgastante trabalho fisico, mas por ter a certeza de ser capaz de ensinar como se deve fazer, delegando bem.

    ResponderEliminar
  6. O autor deste blogue perde mais tempo em criticar os fantasmas que não se candidatam do que os indivíduos bem reais que se encontram acantonados e entrincheirados na SAD do FCP.

    Não creio que o faça por querer uma mudança de administração, pois, pelo contrário, está sempre a dar segundas oportunidades a quem constantemente tem falhado em anos recentes. Acho que é a maneira que arranjou de tentar silenciar o debate em torno do FCP, à laia daqueles apelos "se querem criticar, vão às assembleias".

    Dito isto, para longe vá o Oliveira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos ver os fantasmas daqui a um ano.

      Tentou-se silenciar o debate? Qual debate? Aqui neste blogue sempre se quis debater! E sim, é nas assembleias que se debatem as coisas do Clube, que o digam todos os que interpelaram o Presidente!

      Quer debater onde?!

      Abraço

      Eliminar
    2. Quero debater onde me apetecer, na rua, no café, no jornal ou(como você)num blogue. Ainda vivemos numa sociedade livre. Além disso, a grande maioria dos portistas nem sócios são (eu sou).

      Quanto ao silenciar, o que eu quero dizer é que você, e outros como você, que constantemente atacam os fantasmas que se não candidataram, só querem passar a mensagem de que a oposição, seja ao que for, só pode manifestar-se em eleições. Essa é muito boa. Além disso, faz de conta que ignora que não existem condições minimamente aceitáveis, do ponto de vista do civismo e da credibilidade, para que algum louco se atreva a candidatar-se contra a "nomenklatura". As pessoas podem gostar muito do clube, mas decerto prezam mais a própria pele.

      Eliminar
    3. Só mais uma coisa: os presumíveis candidatos oposicionistas que não se candidataram nas recentes eleições são uma coisa; o adepto comum que critica, seja onde for, a administração, é outra. O facto de os primeiros não terem avançado, não impede os segundos de exercerem o seu direito à crítica, seja onde for. Faltava mais!

      Mas numa coisa concordamos: também lamento que não tenham surgido candidaturas contra Jorge Nuno Pinto da Costa (se é que você lamenta mesmo, do que me permito duvidar).

      Eliminar
    4. Não sei onde você foi tirar essa ideia de que não se pode ser do contra neste blog. Há tantas opiniões contrárias à minha por aqui! Não aprecio o tom acusatório, mas por ora passa.

      Candidatar-se contra a "nomenklatura"? Mas acha que um zé da esquina se vai candidatar à presidência do FC Porto? E acha que algum nome sonante e agregador ia ser contrariado?!

      Enfim... é tão fácil endemonizar.

      Abraço

      Eliminar
    5. Eu não disse que você disse que não se pode ser "do contra" neste blogue. O que você disse foi:

      «No entanto, cabe-me recordar que há quase dois meses tivemos eleições onde não foi apresentada qualquer lista alternativa. Convém lembrar isso de quando em vez, na altura em que muitos suspiram por um novo Messias que venha tirar-nos do Vale das Sombras.»

      Que quer isto dizer? Só por não ter aparecido ninguém, os outros, os Zés da Esquina, já agora, não podem suspirar por um Messias, por um D. Sebastião, ou seja quem for?

      Quanto aos nomes "sonantes" e "agregadores" e a sua pergunta retórica sobre se iriam ser contrariados, basta estar atento ao que se blatera em sítios como o Dragões Diário sempre que alguém mais inconformado ousa criticar o poder.

      E quem "endemoniza" é você, ao falar nos fantasmas que não se candidataram, e por causa dos quais os Zés da Esquina não podem suspirar por um Messias.

      Eliminar
    6. Mas eu não estou a falar de sócios comuns, mas antes de campanhas encapuzadas que se irão revelar, acredito, muito em breve.

      Eliminar
    7. Desembuche, homem! Se sabe de alguma coisa, diga-o, em nome do seu portismo. De outro modo pode passar por agitador de fantasmas.

      Eliminar
  7. Ah, já agora, aplaudo inequivocamente esta sua frase: "E que nenhum ego e ambição pessoal esteja acima do Futebol Clube do Porto!"

    ResponderEliminar