sábado, 16 de julho de 2016

Partida Para Estágio

E eis que o FC Porto parte para a Alemanha, para o seu estágio de pré-época, já com Casillas que, à semelhança de Maxi, encurtou as suas férias. De fora ficaram Marega, José Ángel e Ricardo, que será emprestado ao Chaves, o que põe - e quanto a mim, muito bem! - o grande José Sá como nº2 da baliza. Como esperado, Victor Garcia também não seguiu para estágio. Aos poucos e poucos a casa vai sendo arrumada e acredito que as grandes movimentações aconteçam durante esta próxima semana.

É assim, com grande humildade e os pés bem assentes na terra, que teremos o FC Porto deste ano. Acho bem. Sempre gostei de um FC Porto sem grandes estrelas, onde o colectivo se sobrepõe ao individual, e é assim que conto com o FC Porto este ano. 

Amanhã já poderemos ter um pequeno lampejo da evolução da equipa no jogo com o Osnabruck, às 16h. O jogo terá transmissão em directo no Porto Canal, e em live streaming no site, para aqueles sem MEO. Evidentemente, é um jogo de pré-época, contra uma equipa da terceira divisão do campeonato alemão e vale o que vale, ou seja, nada, a não ser matar saudades do Azul e Branco, ver o estilo de jogo Portista e avaliar a qualidade individual do jogadores em contexto jogo. Estou, pessoalmente, curioso para ver a nova vida de Varela como lateral direito.

Fico satisfeito que o jogo seja transmitido, depois de tanta hesitação e incerteza, mas gostaria de ver esta trapalhada resolvida. Ninguém sabe como - ou se! - serão transmitidos os restantes jogos. No meio de tanta confusão, quem se lixa é sempre o mexilhão!

Realizou-se o sorteio dos jogos do campeonato deste ano. Começamos a doer, contra os "meus" caxineirinhos do Rio Ave, orientados pelo grande Nuno Capucho, a 13/14 de Agosto, vamos à conquista de Alvaláxia dia 28 de Agosto, logo a seguir ao segundo jogo da pré-eliminatória da Champions League, e recebemos o benfas dia 6 de Novembro. O arranque é demolidor. Tem de ser encarado com muita garra e vontade de vencer. Não há margem para perdas ou gestões. Há que ir com tudo. Como sempre, assim que possível, disponibilizarei no blog um separador com o calendário dos jogos.

André Silva recebeu ontem o prémio de melhor jogador e jogador revelação da segunda liga, mas não deixou de ser interessante que Luís Castro, um treinador que ganhou mais de 40 jogos seguidos não tenha recebido o prémio de melhor treinador e o "querido" Farense tenha recebido o prémio de prémio Fair Play (hahahaha). Claro que sim. Nada é maior Fair Play do que dar três pontos para salvar o adversário in-extremis! Também não sei o que fica este golo, por exemplo, atrás do que foi considerado o melhor golo do campeonato, mas fico feliz se não ouvir o ano inteiro o nome do "predestinado". Godspeed!


8 comentários:

  1. O nosso plantel vai-se ajeitando mas fico algo surpreendido do Vitor Garcia não ficar no plantel... voltamos a ter só 3 laterais e esta mais que visto que o Layun não é para vender mesmo!

    Eu até compreendo o NES, pois para apostar em jogadores mais jovens e menos experientes é necessário já ter, por parte dos adeptos e da própria direção, o beneficio a duvida e isso só se consegue com a continuidade no cargo e não mudando de treinador todas as épocas.

    Em relação ao plantel somente temos 3 novas entradas mas muitos reforços... Filipe, João Teixeira e Alex Telles são os novos mas Reyes, Hernâni, Otávio parecem-me reforços à seria também! Já Josué e Quintero vamos ver se ficam.


    E já agora, era muito bom alguém explicar o caso Zé Manel... e já sem mencionar o caso Marega pois como é que raio se gasta 4M num jogador que não consegue controlar uma bola?

    ResponderEliminar
  2. Epá, nem mais! Como sabes, não sou o maior admirador do Castro. Mas um tipo que consegue ser campeão com uma equipa B, num campeonato de mais de 40 jogos, com o principal objetivo de preparar jogadores independentemente de resultados, TEM QUE SER considerado o melhor. A menos que seja azul e branco, pelos vistos...
    Aceitava melhor que fosse outro o melhor jogador, até pq o AS andou metade da época cá e lá, ao contrário do Xico ou do Graça, por exemplo... Mas bem, depois da convocatória dos sub-19, acho tudo normal. Normal não, ach'engraçade...
    Abração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa da convocatória sub-19 demonstra que alguêm ja esta a fazer influenciar por outro lado, so isso justifica que os bi campeos de sub-19 do FCPorto so tenham ido 2 jogadores...
      Lamentavel...

      Do caso do Farense que merecia uma investigação a sério, eles ainda se dão ao desplante de lhes darem o premio de fair play...

      Abraço

      Eliminar
  3. Boa tarde

    Confesso que esperava já um melhor esboço do plantel já nesta altura, muito poucas as movimentações no Mercado a nivel geral, o que tambem atrasa a estrategia do nosso clube, (um pouco dependente de possiveis saidas).

    Portanto vou apenas olhar para a defesa neste inicio de estagio.

    GR: Casillas, José Sá, Fernandez

    Casillas titular absoluto
    José Sá, a ver se joga as provas secundárias...
    Fernandez, pouco jogará, acho até que seria melhor transferir para um clube espanhol onde deve ter Mercado...
    E dai preferir ficar com Ricardo no grupo...

    Sai Helton (idade), Gudinno (precisa jogar sempre para evoluir), Ricardo (talvez merecesse ficar no plantel no lugar do Fernandez, mas se calhar o jogador quer é jogar)...

    Laterais: Maxi, Telles, Layun

    3 laterais?

    Emprestamos Miguel Garcia e Rafa, dois dos melhores jogadores das 2 ultimas epocas da equipa B...
    Pelo menos 1 deveria ficar na AA

    Se existe uma lesão de 2/3 meses conjugado com 1 castigo de outro jogador, ficamos sem lateral...

    Por algum motive se diz que tem que existir logo á partida 2 jogadores por posição e ainda 2/3 jogadores que são polivalentes...

    Não percebo esta opção...

    Tal como não percebi comprar Layun e depois outro lateral esquerdo com Rafa a bater á porta...
    E o Miguel Garcia já merecia uma oportunidade a sério na A, pois Maxi não faz a epoca toda (necessita de descansar alguns jogos...)

    Centrais: Marcano, Indi, Reyes, Chidozie, Felipe

    5 centrais demonstra que o Mercado ainda pouco mexeu, o ano passado foi o clacanhar de aquiles do FCP.

    Mas para mim ainda não foi resolvido...

    Felipe titular? foi a unica aquisição, adaptação ao futebol europeu...
    Reyes tbm joga pela direita, fez uma boa epoca na Real Sociedade, terá recuperado confiança nele...
    Marcano, alguns erros comprometedores o ano passado.
    Indi, Necessita continuar a evoluir, ele habituado num sistema de 3 centrais na holanda ainda compromente um pouco...
    Chidozie, apesar de ser da formação num ano e meio (noutra posição), o ano passado mostrou querer, mas ainda compromete muito...precisa de jogar para ganhar maturidade...

    Acho que falta um central para Patrão da defesa e emprestar / vender 2 dos outros...


    Acho que jogadores como Fabiano, Bollat, Abdolaye... deviam sair dos quadros do clube, (50 % de uma futura venda e pronto)...


    É esperar que o Nuno tenha a sobriedade necessária para perceber as insuficiências individuais e colectivas da equipa no seu todo e consiga corrigir com estes activos ou com possiveis entradas o que foi feito mal o ano passado...
    Onde a defesa sofreu muito, seja por erros individuais ou colectivos.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo que se vai lendo aqui (que não necessariamente no blog) e ali o Ricardo estará de saída para Chaves e o Fernandez para Granada...a ver vamos se em algum dos casos isso se confirma.

      Caso se confirmem ambas as saídas penso que poderemos perfeitamente atacar a época com os seguintes GR:
      Casillas e J. Sá em permanência na equipa A e João "Andorinha" Costa a jogar na B e treinar com a A.
      E digo isto porque já o João Costa o ano passado foi inscrito nas competições europeias por ser formado no clube ao contrário do Gudino...

      Eliminar
  4. Boa Tarde Jorge e caros amigos Portistas.

    sobre o sorteio de ontem eis algumas considerações e perguntas.

    foi tal como na época passada sorteado um numero que nos levou a este calendário.

    esse numero sorteado diz-se que pertencia a uma das 99999 combinações possíveis.

    quem é o detentor dessas 99999 combinações? aonde estão elas? quem as certificou e se certificou que elas existem mesmo?

    a conclusão é simples, fosse sorteado o numero que fosse, nada impedia de nos mostrar um calendário estudado e encomendado por alguem.

    se alguem tiver provas do contrário que diga, pois eu apenas vi um numero a ser sorteado e passado algum aparece no ecrã esta calendarização sem se darem ao trabalho de mostrarem outras combinações ao publico.

    como podemos ver a sorte do calendário bafejou os Benfas que nas 10 primeiras jornadas vai assistir de cadeirinha aos jogos difíceis dos seus rivais com 3 a 4 saídas mais complicadas que as deles e ainda com a possibilidade de à 10º jornada ter pontos de avanço sobre o FcPorto caso este perca pontos em Alvalade e podendo ir ao Dragão com menos pressão e podendo aumentar vantagem sobre nós. O mesmo pode acontecer em relação ao Sporting quando jogarem com eles na 13º jornada.

    curioso que depois do FcPorto e Sporting depois de jogarem um clássico com um rival, tem a seguir um jogo complicado com V.Guimarães e Braga. Os Benfas depois de um clássico não tem esse problema.

    digam o que disser, aqui à gato e eu não acredito que este sorteio tenha sido limpo

    nota: não gostei de ver o nosso presidente feito Zombie juntamente com Antero assistir à vassalagem do clube carnidense e com os Cervan a subir várias vezes ao palco para receber prémios que são votados por votação online e sabendo-se que se os Benfas são mais que nós era óbvio que ganham sempre qualquer votação em que esteja um dos deles.

    estou certo ou estou errado?

    Saudações Portistas

    11DruL0Vic

    ResponderEliminar
  5. Os premios nao sao votados online. Sao votados por treinadores e capitaes.

    ResponderEliminar