quinta-feira, 21 de julho de 2016

Pré-Época: Análise PSV 3-0 FC Porto - O Caminho Faz-se Caminhando


Como antes, não me esqueço que estamos em pré-época. Este não será o onze base do FC Porto e há muito caminho pela frente. Houve evolução entre o jogo anterior e este. E muita. Mas fico pasmo ao ler e ouvir Portistas a quem cai o Carmo e a Trindade.  Nem tanto ao mar, nem tanto à terra!

O FC Porto entrou intenso e pressionante, como já não via há muito tempo. Pressão alta, vontade, garra e uma excelente reacção à perda de bola, especialmente dos dois 8, João Teixeira e Otávio. Houve muita compensação defensiva e chegada à área. O problema é o último terço: o poder de fogo não existiu. Tentou-se, insistiu-se, e pensou-se - mas falhava o punhal, o do remate. Cinco remates em todo o jogo não é admissível. 

E depois do primeiro golo do PSV, a estratégia, nova e não assimilada ainda, ruiu como um castelo de cartas. Felipe não teve sorte hoje. Mas também não teve culpa no golo sofrido. Porque é que é suposto o Filipe correr de um lado ao outro do campo duas vezes para fazer a compensação à passividade de Marcano e de Alex Telles?! Essa é que é a pergunta! Lamentavelmente, Marcano é claramente peixe fora de água nesta altura. Chidozie teve claras culpas no terceiro golo, mas tem muito tempo para aprender a posicionar-se - Marcano não. Central precisa-se.

Gostei muito de João Teixeira e Otávio e o seu entendimento pendular. Mas o último terço não existiu. E André Silva não pode fazer tudo sozinho. Mesmo assim, nem tudo é mau. Adorei ver os sprints defensivos de Corona (!!!!) e a forma como, mesmo sem critério, André Silva nunca desiste, embora, para mim, nesta altura o 4x3x3 perca de goleada para um 4x4x2, mesmo que híbrido. E o meio-campo ganhou outra fluidez com o Rúben. Como sempre.

Depois, achei que o André André veio com tudo e que Hernâni não pode com uma gata pelo rabo. Herrera já só pensa no Calzone, nas Pastas e no Canelone. E, ao ver Brahimi vagabundo, tenho pena de o ver partir. Mas estes últimos, bem como Aboubakar, já fizeram check-out. Não vale a pena jogar com 10, ou 9, e chover no molhado. A figura triste que votaram a Indi não se deveria repetir.  Se não conta, não venha ver jogos. Uma "humilhação" desnecessária.

Treinar posicionamento defensivo. Treinar finalização. Arranjar avançados trigger-happy. E ter a atitude dos primeiros 20 minutos o jogo todo. É isso que é preciso.

Uma palavra para Nuno Espírito Santo: obrigado pela frontalidade e ausência de discurso vazio de circunstância. O Portismo agradece. E ainda bem que o Mister já identificou as carências. Espero que seja Natal nos próximos dias. Vamos lá descodificar isto para entrar com força num ano que se quer Do Dragão!

25 comentários:

  1. O campeonato aproxima-se e o plantel ainda está longe de estar formado.Isso digo eu ao ver alguns dos cepos que ainda cá estão. Há coisas que não se entrndem como a de dispensar um LD de raiz como o Garcia e adaptar uma nulidade como o Varela.Extremos que vão à linha e cruzem não existem. Aboubakar nem na B tem lugar.O play off aproxima-se e a continuar assim não estou a ver capacidade para o ultrapassarmos.Enfim a Sad continua a revelar a sua incompetência. Agora a desculpa é porque estão cansados dos treinos, amanhã arranjar-se-ao outra desculpas e nunca se assume a verdade que é a de termos a maioria de jogadores sem o mínimo de classe.Só há uma coisa boa que é a de pôr muito mau que sejamos o terceiro lugar estará garantido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, altamente preocupante este estado de coisas à décima jorn... espera aí! O campeonato ainda nem começou! Ai já vamos assim?!

      Vai ser bonito isto, vai!

      Abraço

      Eliminar
  2. Houveram uns minutos de pressao que remeteram a minha imaginaçao para bons tempos que se sufocavam os adversarios!!

    Se o herrera ja anda a pensar em italia e faz dois passes daqueles cheios de classe para as costas da defesa adversaria e ajudou tao bem junto com andre silva octavio e joao teixeira a fazer a pressao...

    Ruben foi mais do mesmo, mais rapido do que os outros medios a passar a bola para as alas mas defensivamente mais um desastre, uma bola perdida que herrera acaba por fazer falta para parar o conta ataque, dois passes curtos falhados quando a equipa estava projectada para o ataque e da 2 contra ataques para o psv e para culminar no 3o golo do psv depois de varela e chidozie terem metido a pata na poça ruben tambem meteu ao estar à entrada da area e o oponente a fazer golo sem oposição quase na zona do penalti.

    No global por contraditório que pareça nao desgostei, pre epoca é para preparar e assimilar processos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não gostam do Rúben? Então se for embora, tá tudo, verdade? Boa!

      Depois não venham cá com o "vende-se a mística" e isto e aquilo.

      Decidam-se.

      Abraço

      Eliminar
  3. Olá Jorge,

    Várias coisas a destacar hoje...

    1) Fizemos um bom jogo de recuperação defensiva, coesão no meio campo, blocos bem definidos e já alguma pressão no momento da perda e não só.

    2) Sofremos 3 golos em 2 remates e todos por erros individuais... Filipe é enganado mas não deixa de fazer uma má abordagem ao lance... depois Marcano estava a olhar para a bola em vez de marcar a zona em que o seu adversário ia entrar (again and again and again)... não tem categoria... Chidozie parecia um iniciado de 1º ano... que raio de abordagem foi aquela?

    Mas tirando os erros individuais, colectivamente estivemos fortes.

    3) Zona ofensiva aka O mostro do Lago Ness... Só pode porque aquela área devia meter medo... tudo bem que os movimentos não estão afinados e muitos passes vão sem ir o jogador mas "common!"... quantas vezes em zona de finalização ia mais um passe (Hello Herrera?!?!) e por aí adiante?

    Outra das coisas que achei aberrante foi o passe e fica da linha média, ao invés do passe e vai... isso sim achei que já deveria estar melhor por esta altura.

    4) Otávio e João Teixeira... gostei muitos dos pezinhos, entrega e dinâmica entre ambos. Otávio pode mesmo fazer a posição semelhante como James fazia. Vamos ver.

    5) Falta de um central e de um extremo extremo(!)... neste plantel falta um outro grande central e Reyes não conta para essa equação, está visto e um extremo a sério pois a coisa mais parecida que temos com isso é Hêrnani e esse é para velocidade mas técnica é pouca... é bom para defesas subidas ou quando os adversários tem de ir atrás do prejuizo mas para defesas baixas, está quieto está. Precisamos do chamado abre-latas na ala.

    6) Saídas... Indi já foi... Quintero a caminho... Marcano quer ir... Chidozie nem sabe o que ali está a fazer... Herrera já está em Itália... Brahimi não sabe onde está... Aboubakar ainda anda a procura das bolas que não acerta e quer ir encontra-las... Josué ainda cá está? É muita gente num plantel que já cá não devia estar... assim não dá.

    7) Falta um central e um ala... essencialmente isso... mas um esboço com Casillas, Maxi, Filipe, Marcano (pff não!), Alex Telles, Ruben Neves, André André/Herrera, João Teixeira, Otávio, Corona e André Silva não deve andar muito longe do que apresentaremos no inicio de época.

    Duas semanas e isto já é a sério meus senhores... como o outro dizia "vite, vite, vite"!!!

    ResponderEliminar
  4. 1) Sem dúvida.

    2) Fazer o trabalho de DOIS defesas e mesmo assim conseguir fazer grandes cortes e impor físico, é dose....

    3) O André André entrou muito bem na zona e o Hernâni também. Lá está, com o André Silva alí... aquilo não eram dois onzes.

    4) Sem dúvida.

    5) Mais uma vez.. estavas a falar do terceiro e quarto centrais... Chidozie vai andar mais tempo na B do que na A. Ouvi uns zumbidos que estaria a caminho o abre-latas. Mas está a demorar tudo MUITO tempo.

    6) Estou curioso com o Josué, sinceramente. Vamos ver.

    7) Sim, sim e um ponta de lança. Sim, sim, sim, vai embora, sim, vamos ver, pode ser/vai embora, sim, pode ser outro, pode ser outro, sim.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge,
      O Filipe foi claramente culpado no 1o golo.
      Ele comeca posicionado como lateral esquerdo, e dentro da area, bem, outro jogador ja esta a cobrir o seu lugar (gostei de ver). E depois ele incompreensivelmente decide voltar para a area, deixando o adversario em superioridade numerica na linha e obrigando o colega a acudir em esforco a linha para reestabelecer igualdade numerica. Claro que esse movimento estragou tudo e tirou qualquer possibilidade de organizacao a equipa...

      Nos ja nao estamos no tempo em que o central so joga dentro da area e o ponta de lanca so serve para marcar golos!!! Exemplo: Se o Andre Silva estiver na nossa area quando um central sai a bola, ele tem de assumir como central...

      Eliminar
    2. Atencao, concordo com o Jorge em termos de perceber que isto e pre-epoca e que neste momento nao sao os resultados que interessam. Lembram-se da pre-epoca de Vilas-Boas que foi pessima em resultados.
      Ja vi algumas coisas em termos de jogo de equipa que gostei muito. Siga para o proximo, e sim, que reforco para o ataque venha depressa.

      Eliminar
  5. Caro JV

    A prestação de Filipe foi muito fraca, aquela decisão de reposicionar-se no centro da defesa deu origem ao 1º golo. Um erro infantil.

    Filipe e o resto da equipa terão de evoluir muito.

    ResponderEliminar
  6. Caro Jorge, á muito tempo que não comento, tal como o nosso clube esteve de férias para mim também foram férias.

    É verdade que estamos na pré-epoca, altura ideal para se fazerem experiencias e analisar quem cá está, ainda vão entrar vários jogadores. Custa-me ver mais uma vez o tratamento que é dado pela descomunicação social, dizerem que o FCP começa a época mais cedo que os seus mais diretos adversários é uma falacia, até porque quem começa mais cedo são o bormelhos. O que nós temos é uma cartada decisiva na Champs.

    No que diz respeito ao jogo de ontem, houve alturas do jogo que gostei, gostei da pressão feita pelos jogadores no inicio da 1ªparte, ate aos 25m, e no começo da 2ªparte, até ás substituições, á muito tempo que não via isto. É verdade que não estamos a rematar muito, penso que aqui o Octávio e o JCT podem ser importantes, tiveram algumas oportunidades para rematarem de fora mas hesitaram. Também concordo que utilizando um 2ºavançado podemos melhorar, aqui continuo a pensar que o Bueno pode ser muito importante pelas suas caraterísticas. Quanto aos centrais, apesar do erro gostei do Felipe, parece-me um jogador agressivo no bom sentido, mas continua a faltar um parceiro.

    No que diz respeito aos vendilhões do tempo dos nossos adeptos é mais do mesmo, tal como o ditado diz a galinha da vizinha é melhor que a minha. Nem dão tempo para a equipa assimilar as novas ideias e pimba toca a descascar em tudo e em todos.


    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles não QUEREM dar tempo a que a equipa assimile processos, meu caro. Isto não é inocente!

      Abraço

      Eliminar
    2. Eu sei que não, mas o pior de tudo são os nossos adeptos que emprenham pelos ouvidos e fazem ruido que para mim é pior que essa descomunicação.

      Miguel S

      Eliminar
  7. Caro Jorge Vassalo,

    Mais uma vez tem toda a razão. É preciso ter calma e perceber, de uma vez por todas, que a pré-época serve para preparar a equipa para as competições a sério. Não é um resultado de 3-0 que vai colocar em causa as aspirações do FC Porto. Se as pré-temporadas dessem títulos, o Benfica que deu 5-2 ao Real há uns anos já teria sido campeão europeu. Ao invés, o nosso Villas-Boas teria estado a lutar para não descer após aquela pré-época de susto... É claro que há muito trabalho pela frente mas, por favor, alguém acredita que vamos jogar com o Evandro a trinco durante a próxima época?

    De resto, aquele programa televisivo a que se refere é um espelho claríssimo da parcialidade da imprensa portuguesa e também da sua fraquíssima qualidade. Um programa que vive de inventar transferências "segundo as minhas fontes" que depois nunca se concretizam é simplesmente ridículo. Mas enfim, desde o dia em que estiveram 1 hora a comentar a segurança do Europeu e o inteligentíssimo José Manuel Freitas disse que "as coisas deviam ser resolvidas à velha maneira soviética", está tudo dito.

    Uma última palavra, se me permite. Apesar da direcção ter pouco ou nenhum respeito pelos adeptos, e apesar da equipa nem sempre corresponder em campo, não tenho dúvidas que temos um papel fundamental a cumprir: empurrar a equipa para a frente, nos bons e nos maus momentos, por mais que custe. Deixar as embirrações sobre o Aboubakar, o Brahimi, o Herrera e o Marcano quando a temporada começar, porque o que verdadeiramente interessa é o símbolo que carregam ao peito. No fundo, aquela claque improvisada no jogo de ontem foi um excelente exemplo disso. Oxalá que o Dragão (e nós, em Lisboa, a empurrar a equipa à distância) consiga seguir o seu exemplo...

    Cumprimentos,
    Manuel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estarei sempre a puxar pelo meu FC Porto até ao fim, no lugar habitual!

      Abraço

      Eliminar
  8. Fiquei incrédulo e chocado com a imagem do Indi, ali sózinho e abandonado!
    Não sei o que é que o rapaz fez, mas aquela imagem percorreu mundo e não prestigia o nosso FC PORTO!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tratar um homem como se fosse uma criança de castigo, é indigno e humilhante!...

      Espero que não se repita....

      Abraço

      Eliminar
  9. Ao ler a bluegosfera não jogamos a ponta, o treinador é nabo e até dá impressão que o plantel fugiu ao Daesh. Só defeitos.
    Indi.
    Como não vi o jogo nem comento, mas vi o anterior e aconteceu o mesmo: foi o único a não entrar e também as câmaras focaram-no sozinho no banco. É desagradável para quem vê como o será para o jogador. Agora, recuso-me a acreditar que seja uma situação criada propositadamente para humilhação publica,sem haver algo de grave por detrás. É que se for só por apetites, então o nosso Clube/Sad está há muito a ser gerido por bandoleiros. Repito, não acredito em gratuitidades.

    ResponderEliminar
  10. Caro Jorge Vassalo,

    Não vi mais do que 10 minutos, por isso não tenho base para opinar. Honestamente não ligo muito á pre epoca. Vale o que vale. Gostei da forma directa e clara como NES falou. Não gostei daquela imagem de Indi. Creio que não favorece ninguém. Soa a castigo e não percebo porque.
    Dito isto, é evidente que o Porto precisa de reforços. Não percebo que pelo menos a defesa não tenha sido cuidada. Ou melhor até percebo...faltam €!!!

    Parabens pelo titulo do post. É um dos lemas que sigo e mais repito.


    Raoc

    ResponderEliminar
  11. Apesar da derrota há que realçar aspectos positivos, a pressão e o condicionar a equipa a adversária é para mim o aspecto mais importante que vi no jogo de ontem.
    Quanto a análises individuais:
    • Filipe Augusto: apesar de ter errado no primeiro golo e ter tido a infelicidade de fazer o segundo, mantenho a minha opinião em relação ao Filipe, muito agressivo e com tudo para ser o nosso patrão.
    • Otávio: outra vez com uma intensidade incrível e cheio de genica.
    • André Silva: continua com a mesma vontade que tanto falta a alguns neste plantel. E consegue aliar velocidade e técnica.
    • André André: tal como na época passada parece arrancar atrás na escolha do treinador, mas não tenho dúvidas que vai ser titular de caras nesta equipa.
    • Corona: finalmente vi o nosso Tecatito fazer pressão defensiva.

    Quanto a aspectos negativos:
    • Centrais: apesar de gostar muito da atitude do Filipe, é necessário arranjar mais um central de qualidade para esta equipa, Marcano devia já ser despachado. Quanto a Reyes e Chidozie parecem muito verdinhos.
    • Falta de intensidade: elementos como Aboubakar, Brahimi e Marcano com aquela atitude não calçam aqui nem em qualquer outra equipa.

    Por fim, acrescentar que continuo a confiar na nossa SAD à 100%, eles vão arranjar soluções para as nossas carências.
    Mas como qualquer adepto não deixo também de opinar quais as contratações que deveriam ser feitas, assim sendo:
    • Luciano Vietto;
    • Gustavo Gomez;
    • Rafa.

    Abraço Jorge

    ResponderEliminar
  12. Foi bastante interessante, apesar da derrota, que dói sempre, naturalmente. Há coisas boas que pensei que demorassem mais tempo a aparecer, se chegassem a ser visiveis: a reação à perda, a pressão (+ ou -) organizada, as linhas juntas...a posse! Interessante. Assim como o miudo Teixeira, muito interessante. Tudo a rever, que isto ainda mal começou. O Felipe meteu água e logo a seguir teve azar, acontece. Pode ser da cumbibência :)
    Abração.
    PS. Esclarecido? ;)

    ResponderEliminar
  13. Eu acho que o Marcano pode dar muito mais, se for mais trabalhado.
    A raça de Josué é importante dentro do balneário.
    Aboubakar continua o mesmo cabeça de vento, mentalidade zero.
    Sobre Herrera e Brahimi, serão os jogadores a darem-nos uma almofada económica mais confortável.
    Seria importante termos mais um lateral, ou será que Varela irá ser o defesa esquerdo? Esta de se deixar ir Rafa e Victor é algo que me cria um quebra-cabeças.
    É óbvio que se precisa de PL, será Gonçalo? Será que Suk fará uma época fora do normal? O que sei é que se precisa de mais um jogador lá à frente.
    Um extremo também é obrigatório.

    Quanto ao jogo, fiquei mais uma vez contente como os jogadores se entregam, só que falta lá o remate mais certeiro, e que a defesa se organize melhor para não sofremos golos assim.
    Espero que com o Vitesse vejamos coisas ainda melhores.

    A época está próxima e é preciso aclarar o ritmo.
    Não sei se estes cancelamentos dos treinos por causa do calor vai dar efeitos no que se quer.

    O trabalho tem de ser árduo.

    Abraços.

    ResponderEliminar