terça-feira, 14 de março de 2017

Orgulho.

Orgulho. Esta é, sem dúvida alguma, a palavra que melhor define o que sinto. Orgulho de uma equipa que nunca desiste. Orgulho numa equipa que não se dá por vencida. Orgulho numa equipa que sabe ter Honra e Dignidade. Que vende caras as derrotas - a Juve só marcou de penalti. Orgulho de uma equipa solidária, unida, em que o todo vale definitivamente mais do que as partes. Orgulho na raça, na entrega, na paixão.

Não me vou estender muito na análise, até porque a equipa valeu como um todo. E conseguimos ser equilibrados numa eliminatória onde jogamos 112 minutos com 10 contra uma das melhores equipas do mundo, possivelmente a vencedora da próxima Champions League. Não tivemos mijo, nem vaca, nem coisa nenhuma. Tivemos Força e Solidez.

E digo-o sem rodeios: se continuarmos a jogar assim, seremos certamente Campeões. Porque essa é a nossa batalha, de ora em diante. Mas tentamos, por tudo, que não fosse. E é por isso que me mete nojo que estes media centralistas nos comparem aos coisinhos. Batemos-nos bem, contra circunstâncias muito adversas. E mostramos que somos muito bons. Provaremos isso dentro de campo.

Nota ainda para a vontade expressa por Casillas de continuar connosco. Para mim, é muito bom saber. Sempre quis que ficasse. Vamos para cima do Vitória de Setúbal. Domingo lá estarei.

PS; Uma nota muito especial aos adeptos que estiveram em Turim - foram enormes! Não duvido que a maioria da força da equipa tenha vindo do vosso apoio. Obrigado! Foram a nossa voz!

28 comentários:

  1. Bravo Porto! Assim sim perdemos mas de cabeça erguida.Podemos orgulhar-nos da nossa equipa.Eles são melhores há que reconhece-lo e se em condições normais em 10 ganham 8 jogos a jogar 115 minutos com 10 a coisa torna-se quase impossível. Agora é centrarmo-nos no campeonato e ganha-lo contra tudo e contra todos. De qualquer modo parabéns a todos.

    ResponderEliminar
  2. Orgulho? Com os gajos em ritmo de treino? Fod@-se!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Das duas uma: ou és mouro ou és daqueles que emprenha pelos ouvidos.

      Sim, é isso tudo: em ambos os jogos, 11 contra 11, a Juve tinha marcado ZERO golos. Ritmo de treino! Essa cartilha é tão gira! Sim, porque o Dortmund a trocar bola no meio campo era muita ansiedade!

      Há é uma diferença: o Aubameyang custou menos 82M que o Higuain, o Dortmund jogou sem TRÊS titulares indiscutíveis, e nós jogamos contra uma frota de campeões europeus!

      Já agora, vamos ver onde vai chegar um e outro, sim?

      Eliminar
    2. eh pah, calminha antes isso que levar 4 do dortmund e nao ter levado 5 em casa so por mera sorte, afinal o que e o dortmund?? a juve vale 5 dortmunds. Obvio que eles estavam a gerir dois a zero, mas o jogo deles e assim parece treino porque eles jogam como treinam, tem o que nos falta saber temporizar o jogo, parece que estao lentos mas de repente aceleram no entanto para isso tem de ter pelo menos dois jogadores acima da media para guiar a equipa, o porto d mourinho por exemplo nao perderia com esta juve, era uma equipa que se marcasse um golo dificilmente perdia seja com quem for mas sao realidades diferentes. Perder nunca e orgulho mas dignificar a camisola sim, amigoa juve esta preparada para ganhar a champions este ano. Es lampiao e sem colinho ca dentro nao ganhavas nada e sabes isso por isso estas a tremer.

      Eliminar
    3. olha ja agora sabes quem e o miguel rosa?? um jogador do belem que vos abriu a baliza?? e o tal de polvo.

      Eliminar
    4. Olha lá ou mouro do c......, andas a consumir muito na porta 18.

      Eliminar
    5. Mais um mouro que perdeu a oportunidade de estar calado e esconder a sua ignorância...então uma equipa que quer ganhar a champ que tens ordenados altíssimos e não só o título quer tudo que é dinheiro, vai arriscar só marcar um em sua casa sujeito a sofrer um golo de contra ataque de um equipa com 10 jogadores...perder dinheiro, passar vergonha europeia etc? Mas achas que todos jogam como as equipas portuguesas ? Ahahahahahha jogar a ritmo de treino...estes últimos dias realmente só mesmo os benfiquistas para me fazerem rir com a sua ignorância e medo, após um dia de trabalho

      Eliminar
  3. era muito dificil, se o resultado tivesse sido zero a zero no dragao, talvez. Agora em termos fisicos somos uma equipa baixa, pouco potente, e nestes jogos nota se, alias parece estar a ser o padrao das nossas equipas, a B e assim, os sub 19 e assim, nestes jogos nota se. E soares voltou a falhar um golo na cara do gredes, mas reconheceu isso e disse que vai treinar para melhorar esse aspeto. A juve em dois jogos dificilmente alguma equipa os elimina. O nosso problema com o benfica vao ser as bolas pelo ar, e ja agora com o emerson rematem rente a relva que ele nao apanha uma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual é a experiência europeia do Soares? Entrou directamente contra a Juve! Só espero que não desmoralize!

      Abraço

      Eliminar
  4. Não vi a Juve, nos dois jogos, a caírem-nos em cima, não vi atropelos. O que vi foi a qualidade dos jogadores italianos a jogarem como um bloco de cimento e a organização em todo o campo de uma equipa que, em Portugal, é de longe a melhor, individual e colectivamente. Claro que a este nivel as lacunas do FC Porto são óbvias, principalmente nas laterais e a meio campo, na posição oito. O Nuno está a fazer um trabalho de truz e provou-se isso neste embate com um clube que gastou, só em reforços, 160M.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é lacunas, é entrosamento, jogadas estudadas, a forma como sabem onde uns e outros vão... coisa que o fifica deveria saber, com a mesma espinha dorsal há anos, ao contrário de nós que, no fim do ano, teremos de começar tudo outra vez.

      Muito mérito a NES. Orgulho desta equipa!

      Abraço

      Eliminar
  5. Temos PORTO de novo!
    A ganhar ou a perder....
    Temos alma...
    Temos garra....
    Temos atitude...
    Podemos ganhar, ou perder, mas o espirito do Dragão voltou a estar presente na equipe.
    O que mudou, afinal em tão pouco tempo?
    O treinador é o mesmo...
    Os jogadores são os mesmos...
    O Presidente é o mesmo...
    Mas diferente é a atitude, a comunicação, a mentalidade...
    Não sabemos, nem ninguém sabe se vamos ser campeões, mas já poucos têm duvida que este Porto é bem diferente do "defunto" Antero!!!
    Hoje há revolta contra os gamanços , quando antes havia laxismos e silencio.
    Hoje há união, quando antes havia cada um por si só.
    Hoje há Porto Canal, quando antes havia Vinhais Canal.
    Hoje há espirito Porto, quando antes havia espirito de mercenários.
    Parece milagre, mas não é.
    Aquilo que tantas vezes fomos alertando aqui, foi a chave da mudança.
    Bastou sair o cerebro do polvo, cortar alguns tentáculos, e com o mesmo Presidente, o mesmo treinador e os mesmos jogadores ( apenas veio o Soares, quando antigamente vinham 3 Mexicanos e 2 Colombianos) e a atitude, a luta, e o espirito mudo ... E muito.
    Fez-se mais comunicação em prol do clube nos ultimos 6 meses, do que nos ultimos 6 anos.
    Os socios, os adeptos, as claques, todos nós estamos mais unidos , seja nas vitórias, seja nas derrotas como a de ontem, porque a politica bafienta, sem nexo e pior que tudo medrosa do antigo CEO acabou e mudou radicalmente o modo de pensar, estar e agir do nosso PORTO.
    Nada ganhamos ainda...
    Mas temos PORTO de novo...e isso é a base para tudo.
    Nada mudou... A não ser a saida de quem comandava o futebol.
    Vamos Porto... A ganhar ou a perder, nunca te vamos abandonar.
    O Porto com Portistas....tem mais encanto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Engenheiro Luís Gonçalves, João Pinto e Francisco Marques têm feito um excelente trabalho. No entanto, até parece que antes nunca ganhamos nada... e que quem mandava nada decidia... mas águas passadas não movem moinhos.

      Abraço

      Eliminar
  6. Uns diziam que de uma derrota de 4-0 o benfas tirava coisas muito positivas...

    Nós temos estofo para fazer frente à Juventus. Fiquei convencido. A eliminatória ficou fortemente condicionada pelas expulsões. É futebol, temos de aceitar. 11 contra 11 discutiríamos a passagem, sem dúvida nenhuma!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A verdade é que, contra 11, não foram capazes de nos superar.

      Abraço

      Eliminar
  7. Olá Jorge,
    Ontem vi o jogo sem ansiedade, se perdêssemos, era normal dado o histórico da Juve, tudo o que viesse por acréscimo era bom. Devíamos ter marcado um golo, acho que os milhares de Portistas que estavam no estádio o mereciam, aquela bola do Soares e a do Jota ... oh pahhh... era um brilharete, aquelas duas bolas entrando tinhamos marcado dois golos à Juve com 10... fonix... foi mesmo pena. Também fiquei orgulhosa da nossa equipa, ver o Marcano, o nosso capitão, a subir pela esquerda com tanta qualidade bola controlada e a centrar... oh pahhh... que bonito que foi.
    Depois deste jogo espero que o André Silva não amue. Não gostei nada da expressão dele a entrar no relvado na segunda parte. Miúdo és fantástico e gostamos todos muitíssimo de ti, continua a crescer, o importante é que o Porto seja campeão carago. E também, sei que não vai acontecer mas é a minha opinião, espero que o Layún passe a titular do lado direito, gosto muito do Maxi mas já não tem a mesma velocidade e a nível defensivo, em especial nas bolas paradas, ficamos sempre mais debilitados com ele. Não é de agora que penso isto, já há bastante tempo que acho que Layún é melhor, quer a atacar, quer a defender, precisa de continuidade e não andar a saltar sempre entre esquerda e direita.
    Agora há que encarar as finais que temos pela frente, Domingo não podemos vacilar.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas o Layún, para ser titular, tem de defender MUITO mais!

      Abraço

      Eliminar
  8. Caro Jorge Vassalo,

    Caímos, mas caímos com dignidade. Fomos grandes outra vez. Não pensem que fico satisfeito por perder. Nunca. Mas pode-se perder com dignidade ou sermos esmagados como os coisinhas. A continuar assim estou certo que seremos campeões. Muito mérito ao NES. Resgatou o espírito do Dragão.
    Domingo segue a batalha maior.
    Um abraço,

    ResponderEliminar
  9. Obviamente,fiquei triste com a derrota mas ganhamos uma equipa mais coesa,mais unida,capaz de sofrer!Quando todos os componentes,trabalham incessantemente,ate esgotarem a ultima gota de suor e esforco,nao ha nada a assinalar de forma negativa.Penso que paulatinamente iremos recuperar as caracteristicas que sempre foram nossas;garra,crenca e sacrificio!!Temos condicoes para acabar com a soberba e imposicoes e o designio do regime(tretacampeonato),mas para ja teremos de vencer o vitoria.Quanto a Juve pensei que fosse um colosso fantastico e apesar de termos perdidos apenas conseguiram marcar quando estavamos reduzidos a 10 elementos,porque enquanto estavamos em igualdade numerica nenhum dos chamados astros fez nada!Sempre na Europa,somos prejudicados pela arbitragem,se fosse um dos nossos,a fazer o que o cuadrado fez ao Layun na hora viria para a rua!!Estamos de volta,e com alguns reforcos poderemos ambicionar a algo mais na proxima LC.Bem haja para todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, e ao AS... mas já se sabe... quem tem poder...

      Abraço

      Eliminar
  10. Jorge,

    Ainda bem que é so escrever porque se fosse preciso falar tava fdd...

    Ambiente INCREDIBILE...

    No domingo conto mais.... 😉

    Aquela do Soares se entra!!!!! 😎

    ResponderEliminar
  11. Este FC PORTO do mister Nuno Espirito Santo, se não for desmembrado, dará cartas no futuro!
    E, já agora, a entrda do Cuadrado ao Layun é igual á do Alex Telles na 1ª mão. Faltas iguais, critérios diferentes!

    Um apelo aos comentadeiros da RTP 1, que foi onde vi o jogo. Eh pá, metam baixa, façam-se doentes ou então parafraseando um meu tio-avô que nunca foi ministro, ide á bardamerda!!! Locução e comentários sem alma, sem chama, sem garra, como se fosse um grande frete estar ali uma hora e meia!!! Não sou de dizer asneiras, mas... ide á puta que vos pariu!!!
    Teve mais perto do empate o benfas que levou 4 do que o FC PORTO que com 10 falhou 2 oportunidades claras de golo...
    Este país não está para nortenhos!

    ResponderEliminar
  12. Foi pena realmente termos falhado aquelas duas chances senão podíamos sair do estádio da Juve com outro resultado mas para mim o que me importa realçar é: Mas que equipão tem o Dragão! Vamos para cima deles no domingo e na semana a seguir contra as galinhas temos de lhes dar uma lição. Por tudo o que esses escroques nos fazem e principalmente por nos rebaixarem todos os dias, eles têm que aprender a lição deles. VIVA O PORTO!!!!!

    Abraço,
    Pedro Nuno

    ResponderEliminar
  13. Foi bom acreditar, porque ainda bem que assim foi. Quer dizer que esta equipa está a um nível de nos fazer acreditar em algo mais acima.
    Grande luta que os nossos deram quando estávamos com 10. Aquelas 2 do Soares e do Jota (grande discernimento por ter tentado um chapéu ao Buffon) se entram... que estória que se contava.
    Em termos de adeptos foi de goleada. Grandessíssimo apoio.

    Agora a nossa estrada é uma: Campeonato.

    Domingo são mais 3 pontos para conquistar.

    PS: Será que a UEFA poderia de deixar de ser tão sonsa e parar de ter influencia em jogos de certos clubes? No caso de Barça, Real e até Juventus.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  14. Caro Jorge Vassalo,

    Absolutamente fantástico o apoio dos adeptos. A equipa esteve igualmente bem. Jogamos 2/3 da eliminatória em inferioridade numérica contra uma das top 4 da Europa. Nada a dizer. Estivemos bem. Fomos dignos.

    Uma nota extra para referir que ontem vi um Cuadrado que deveria ter sido expulso de forma directa, fosse o critério idêntico ao utilizado no Dragão. Eles podem ser superiores mas só materializaram 11 contra 10.

    Raoc

    ResponderEliminar