sábado, 13 de dezembro de 2014

A Fúria Que Alimenta a Nossa Garra


É absolutamente impressionante! Quando o meu caro ou a minha cara Portista se perguntar a si próprio/a porque razão a agremiação de Carnide nos mete tanta espécie e queiramos ganhar-lhes com, se calhar, mais fervor do que a qualquer outra equipa, saiba do seguinte: É por causa da Comunicação Social. É um absurdo, chega a ser quase pornográfica, a campanha que se orquestra em tudo o que é média para nos anular, nos diminuir, nos fragmentar, nos intimidar. Mas eu gosto! Gosto porque é, no fundo, a nossa Poção Mágica. Eles ainda não perceberam que nos alimenta a fúria para comer a relva. Que nos faz dizer "Ai é carago? Então pera aí que eu já te mostro!" Neste jogo, meus amigos, não há massa assobiativa. Há apenas e só a luta de 50 mil contra onze gatinhos pingados, 11 galinhas que vem ali tentar a sorte. Mas não para os média. Para os média só dá benfas. O que deve o chiclas fazer, com quem deve jogar, quem deve pôr para derrubar o fraquinho FC Porto.

Agiganta-se a agremiação, faz-se pensar neles como heróis. Quem oiça o discurso da CS, diria que Gaitán é indefensável, que Sálvio é imparável e que Talisca é o melhor jogador do Universo. Diria que Enzo era imprevisível, Samaris é de betão. Que Jonas já tinha marcado 3 golos antes do jogo começar. Dos nossos, nem uma palavra. Nada. Zero. O Brahimi eclipsa-se, o Tello não existe, Herrera, Óliver e Casemiro são apenas banais e serão apenas meros espectadores no passeio que será a vitória dos benfas. Jackson nem é um dos melhores ponta-de-lança da Europa nem nada.


Vejamos dois exemplos curtos. Ontem, no MaisFutebol, que normalmente costuma ser leve, descontraído e tentando ser divertido, estava tudo de semblante carregado. Era um programa para ser levado a sério. Madureira, Barbosa, Paulo Bento (!!!) e um bronzeadito Ribeiro, acabado de chegar das suas férias. Deixei este para o fim, porque diz ele, a páginas tantas, que este ano há um "grande equilíbrio", "nenhuma das equipas está superior à outra" e "nenhuma tem estado especialmente brilhante". Diz ele também que "no ano passado já se demonstrou uma inversão na tendência", que "já houve resultados do benfas positivos no Dragão" e que " o domínio do FC Porto já não é claro". Lindo. Todos sabemos que vem da boca de um benfas aziado e doente, mas é espectacular. Acha então o xôr Ribeiro que o plantel do benfas se equipara ao do FC Porto. Óptimo. Eu também não, mas tudo bem. O engrandecimento do benfas é precisamente aquilo que os faz tornar mais pequenos. E tudo graças à CS que os torna desse tamanho. A minha questão é que se falou quase uma hora do que devia o chiclas fazer, como e com quem jogar, E do FC Porto? Falou-se da rotatividade, das alterações, do Quaresma (eternamente, sempre a bater na mesma tecla), de se os jogadores ficam "desanimados" por tantas alterações. Sobre a qualidade individual, nada. É como se não existíssemos enquanto equipa.

Mas divertido foi, sem dúvida, o sempre hilariante 4x4x3. Então não é que eles põe no "sentados no banco" o Adrián e ele ganha como sendo o pior da semana com 90%? À frente do caso Rosa/Deyverson do qual só Jorge Andrade falou? E José Nunes, sempre comedy savant, decide fazer um trocadilho com Adrián chamando-lhe "Flopez". Depois do "Flopetegui" agora é o Adrián "Flopez". Jorge Andrade, num daqueles raros momentos em que faz o que deveria estar ali para fazer, diz que jogou com Adrián e que sabe aquilo que já aqui falei inúmeras vezes, que vindo de um sistema de jogo diferente, tem de se adaptar e isso leva tempo. Nunes atalha que não, que deve ser porque ele tinha a "expectativa de ser titular" e porque deve "achar uma despromoção vir para a Liga Portuguesa". Muito bem. Depois, mais outra hora a falar da grande qualidade benfas, de como o sr Tovar teve o prazer de poder ver o melhor golo de sempre que foi o par Gaitán/Sálvio ao vivo, de como Pizzi vai fazer esquecer Enzo Perez. Sempre a andar, sempre em frente. Claro, entrevistaram os adeptos benfas, cheios de moral, que acham que o benfas é o melhor benfas da História. Que interessa terem feito uma miserável figura na Champions League. Isso é completamente acessório.


Por isso, continuem a alimentar-nos com estes abusos, esta indignidade de nos ignorarem, menosprezarem, insultarem, fazerem comédia à custa dos nossos. Isso é o que alimenta a nossa Garra, a nossa Fúria, o nosso Querer.

E é com esse Orgulho Tripeiro que iremos vencer!

Pra cima deles, carago! Até os comemos

9 comentários:

  1. Caro Jorge,

    Um brilhozinho nos olhos e a confiança numa noite Azul e Branca.

    Abraço e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
  2. Gosto dos seus postes,com os quais tenho concordado quase em tudo.
    Quanto á corja da CS é não dar tanta audiencia aos apaneleirados paineleiros que pululam
    nas tvs.
    Ps--Só nos resta ganhar todos os jogos.
    Saudações
    Rocha

    ResponderEliminar
  3. Somos tão tenrinhos, mas enfim. Vamos lá continuar a apoiar a armada espanhola. O Quaresma e o Quintero é que são os maus da fita.

    ResponderEliminar
  4. Chutaram 2 vezes à baliza e ganharam o jogo com uma perna às costas. Para ganharem quase que nem precisaram de sair do balneário. Potencial realmente temos e muito, mas está tudo tão mal aproveitado que chega a ser confrangedor.

    ResponderEliminar
  5. Furia, garra, precisamente aquilo que mais falta faz a esta equipa. Indi, Quaresma, Danilo, Casemiro têm-na os outros são ....funcionários.

    ResponderEliminar
  6. André Almeida vê um amarelo logo no primeiro minuto por falta sobre Tello que lhe ganhou em velocidade. Onde esteve Tello e onde esteve a bola durante a meia-hora que se seguiu? Quem ficou com medo foi o Tello, quando na verdade André Almeida é que deveria ficar intimidado. Será que o treinador também não deveria ver isso e por exemplo ter mandado Brahimi para aquele flanco para o obrigar a fazer faltas? Isso pergunto eu que gosto do Quaresma e do Quintero e que acho que mais nenhum jogador no plantel se lhes compara.

    ResponderEliminar
  7. Um benfica de caca, dos piores que já vi, a jogar para não perder, beneficiando de um árbitro simpático e de um Porto sem estofo sem mística, sem raça. Este já foi. Na próxima época é que vai ser...

    ResponderEliminar
  8. Segundo jogo grande em casa, segunda derrota, segunda lição tática levada.
    Desde julho que ouço que temos grandes jogadores (e concordo), um bom plantel (também concordo), e um bom treinador. Aí, se desde o inicio dei o beneficio da dúvida, mesmo com as rotatividades em excesso levadas a cabo por ele, após o jogo em casa com o Sporting e a estrondosa derrota tática que levamos nesse jogo, o meu capital de dúvida esgotou.
    Apesar disso procurei sempre não criticar muito, até porque no seio portista existe a mentalidade que quem critica é “pipoqueiro” e não sente o clube. Quem abana a cabeça é que tem amor ao clube.
    Continuemos assim pois os "portistas oficiais" acham que este é que o caminho para caminharmos.

    Pois bem, depois da estrondosa lição tática que Jorge Jesus deu ao nosso treinador, não posso calar e consentir.

    Não temos treinador. Ele não tem unhas para os jogadores que tem. É inadmissível perder da forma que perdemos.

    Foi injusto? Sem dúvida. O adversário praticamente nada fez no ataque e marcou dois golos. Mas e nós? Andamos 45′ sem conseguir fazer um jogada a não ser pontapé dos defesa

    ResponderEliminar
  9. O Lopetegui é para aguentar até ao limite do suportável. Com a quantidade de jogadores espanhóis que estão no Porto por causa dele, se o homem sai, o clube desmorona-se e nem à UEFA vai na próxima época. Mas as expectativas são sombrias, e vejamos porquê....Esta política de formação do plantel teve como resultado termos uma cambada de putos que amuam se não forem titulares e que têm interiorizada a ideia que o Porto existe para lhes possibilitar ascender na carreira. Perdeu-se o equilíbrio. É óbvio que face ao contexto actual do futebol, têm que existir jogadores assim, mas o plantel deve manter alguma veterania. alguns "homens da casa" que transmitam os valores do clube. Quando Lopetegui na conferência de imprensa depois do jogo diz que tem a carteza que vai ser campeão, fazendo de nós parvos, está tudo dito. Ao Lopetegui, ao Oliver, ao Adrian, ao Marcano, tanto lhes faz jogar no Porto, na Turquia ou na Grécia, o importante é lerem o que diz a Marca ou o As, esses jornais nem sabem quem é o Benfica, Sporting, Estoril ou Boavista. Desde que tenham jogos da champions para se mostrarem e o pilim bata na conta todos os meses, tá-se.

    ResponderEliminar