terça-feira, 30 de dezembro de 2014

A Twilight Zone Caxineira


Apesar de tocar bateria há mais de 23 anos, nunca tive o mais pequeno apelo pelos psicotrópicos. Mas confesso que, por momentos senti que estava a viver aquilo que só poderia ser descrito como uma trip de ácido. Não sei descrever a tónica geral do jogo. Houve aspectos que achei muito bons, o facto de termos basicamente duas boas equipas no Futebol Clube do Porto, o facto de termos alternativas válidas a todas as posições no campo. Sem o óbvio entrosamento, o facto é que se construiu muito e bom ataque, se defendeu muito bem e devo dizer que tivemos uns laterais de primeira categoria.

Mas o estranho, o esquisito, é aquilo que não esperava ver: o pior meio campo desta época. Achei que só poderia estar a delirar, ao ver Casemiro a falhar tudo o que era passe, sem o apelo pendular que costuma ter, sem a vontade de atacar os lances e o sentido posicional que, dizem, faz com que o Real supostamente o queira de volta. Depois foi uma série de coisas estranhas, como um Evandro sem alma de 8, um Quintero a vir buscar jogo a meio campo. Que coisa estranha, Quintero a vir buscar jogo quase à posição 6! Parecia surreal. 

E depois, as substituições! Se eu comecei a ver elefantes a voar, acho que Julen Lopetegui não saiu do meio de um concerto dos Grateful Dead desta vida, tal a trip que devia estar a curtir. Tirar Quaresma e deixar Casemiro, basicamente matando Quintero e deixando Campaña num duplo pivot (ai esta expressão dá-me arrepios) - e ver Diego Reyes com a braçadeira de Capitão - depois Brahimi pelo mesmo Quintero que ele matou e depois Óliver por.. Aboubakar (?!) basicamente destruindo aquele que foi, até hoje, de longe, o melhor jogo de Adrián López no Futebol Clube do Porto, encostando-o a 9 sem extremos puros para bombear a bola para a área é de junkie. Mister, mais tabaco nessa coisa, por favor.

Destaco que, mesmo sendo um FC Porto de segundas linhas - eis o resultado da rotatividade de Lopetegui, todos podem ser titulares - houve, com a excepção de Casemiro, que estranhamente fez 90 minutos, fome de bola, jogo, pressão e um Porto à Porto. Terminar o ano com uma vitória é sempre excelente. Curioso é que, mesmo assim, nas redes sociais chovem insultos ao jogo. Não há mesmo como agradar à massa assobiativa.


GOLOS 

Aboubakar - Um grande jogo do camaronês, que mostrou toda a garra, o poder possante e a força que vai caracterizar o 9 Portista. Um ponta de lança à ponta de lança, que só não marcou mais golos porque o guarda-redes do Rio Ave estava numa noite inspirada. Muita luta, nunca desistindo, não falta nada. Uma grande contratação.

Os Laterais - Excelentes no ataque, poderosos na defesa, com óptimas tabelas e, no caso de Ricardo Pereira, uma fome de golo que devia ter sido premiada com um. Irrepreensíveis, deixaram tudo no campo e mostraram-se dignos sucessores nas posições respectivas.

Adrián López -  Caiam-me em cima mas hoje vi um bom jogo de Adrián. Procurou, cruzou, rematou, até para algumas boas defesas, tabelou, correu, deu até um bom apoio defensivo. Está a começar a adaptar-se a ser um extremo em 4x3x3, e o facto de conseguir ser segundo avançado na área, acaba por confundir a defesa. Está a merecer o golo que a sorte hoje (ainda) lhe negou mas creio que está para breve. Acho que, uma vez que engate, vai ser uma grande mais valia para o FC Porto. Joga muito bem com Aboubakar. (Já agora, acho inadmissível que se continue a estigmatizar um jogador por causa do seu suposto custo. Acaso a questão Danilo ainda não mostrou nada? E, no caso de Adrián, é ainda pior, uma vez que a sua chegada é um claríssimo acerto de contas entre o FC Porto e o Atlético de Madrid. Portanto, a custo zero. Mais, não fez menos que Quaresma. Isto é ridículo. Absurdo.)

FALTAS

Casemiro -  Se não queria jogar, devia ter dito a Lopetegui. Desastrado, amorfo, preguiçoso. Campaña e, principalmente, Rúben Neves, são muito melhores. Este Casemiro perdulário, estranho e amorfo, não faz faltinha nenhuma. A posição 6 já tem boas alternativas, e a 8 nem pensar.

Quintero - Concedo que não será culpa dele, mas do jogo que foi obrigado a fazer. Por causa do desaparecimento de Casemiro, Quintero não rendeu nadinha. Não deu, não apoiou, não abriu. Um jogo ao lado do nosso pequeno mago.

Lopetegui - As substituições, das quais já falei, mas também alguma apatia estranha que não é característica sua. Confundiu tudo e todos. Estaria desinteressado? Muito assustador!

6 comentários:

  1. Lopetegui precisa mesmo de mais tabaco no charro. As substituições são surreais. Aboubakar, Quaresma, Reys, José Angel escaparam o resto foi uma pasmaceira das antigas. Não consegui gostar de Adrian e quando o vi a 9 pensei que finalmente Lopetegui tinha colocado o homem na sua posição! Piorou, alguma coisa se passa com o rapaz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pasmaceira das antigas? Esquece-se o amigo que na frente estava o Rio Ave? Esta equipa vai acabar em lugares europeus, na certa.

      Quanto a Adrián, não sei se o viu no Atlético, mas ele é um extremo para diagonais interiores, como fez muito bem, passes apertados, e funcionou toda a vida como segundo avançado. A 9, como qualquer ponta de lança, se não for servido, não vai marcar. Sem Quaresma ou Tello na ala fica mais difícil.

      Abraço

      Eliminar
  2. Talvez que certos jogadores como o Casemiro precisem de ficar em campo nestes jogos em que não querem jogar... lembro-me do Varela que nestes jogos de taças evitava sempre meter o pé. Os adeptos não gostam mas é muito educativo. Quanto aos comentários na net: já se sabe que é fácil...se joga com uma segunda equipe deveria ter jogado com uma terceira ou metido o Ivo, se o Helton foi para o banco e não ia jogar para quê foi para o banco ... enfim, pena que não sejam eles a fazer tudo! estaríamos muito melhor!
    Boas entradas para todos e um ano cheio de realizações! E saúde! e golos! e muitas alegrias com o nosso porto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bom ponto de vista Reine! Tem toda a razão!

      Confesso que não tinha pensado por essa perspectiva.. nesse sentido, sim, é bom que fique. Também não prejudicou.

      Um excelente ano para si e os seus com tudo de bom!

      Abraço.

      Eliminar
  3. Jorge, bom ano para ti e para todos e um conselho, se me permites: Não percas demasiado tempo a ver certas coisas... só te vais incomodar.
    Ah, criticar o Ádrian virou moda, até na comunicação social dita portista. No Jogo deram-lhe nota negativa. Viram um jogo que eu não vi.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um excelente ano, amigo Vila, para si e os seus. Ter tido a honra da sua amizade foi sem dúvida um ponto alto deste que agora finda.

      Um abraço e tudo de bom.

      O meu próximo post é justamente sobre essa avaliação d'O Jogo, entre outras.

      Eliminar