quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Em defesa de Adrián... Novamente


"Antes demais queria agradecer o apoio a toda a gente que perdeu um pouco do seu tempo a enviar mensagem ou que o fez pessoalmente depois de concluídos os exames posso adiantar que graças a Deus não é nada de muito grave, "apenas" uma entorse que em 3/4 semanas está recuperada, foi um susto mas em janeiro estou de volta para continuar a nossa grande caminhada até ao objetivo final !! "Ruben Neves 36" "

Comecemos pelo mais importante. Esta é a transcrição integral do post do Rúben Neves desta manhã no Facebook. Boas notícias. Assim o nosso coração aguenta mais ou menos, puto! Tu és mesmo bom e fico feliz de saber que não te vai afectar grandemente e que vamos poder contar com o teu talento na volta do campeonato. Se um conselho me permites dar é que recuperes da lesão em condições, sem pressa, 22 jornadas ainda são muitas jornadas e menos duas ou três não te vão fazer mal nenhum. Se te queremos ver muitos anos no Porto - e acho que todos nós queremos - estou certo que todos nós preferimos que seja com saúde e com as coisas bem curadas.

Vamos, então, ao sentido do meu post, propriamente dito. Uma vez mais, não conheço a pessoa de quem vou falar, nunca comuniquei com ele de forma ou feitio algum, sei que é jogador de futebol e que a pior coisa que lhe possa acontecer possa mesmo ser transferido ou emprestado para outro clube. Nem deixará de jogar futebol, nem será agredido por ninguém. Mas não gosto que se bata em gente claramente desprotegida e a passar maus momentos. Fosse qualquer outro jogador do FC Porto com as suas características e eu também o defenderia. Falo, claro, de Adrián Lopez.


Acho muito curioso que se agrida tanto um jogador que chegou agora. Para mim, está na mesma linha do que aconteceu com o Danilo. É a questão do dinheiro que custou. Não encontro outra explicação. Senão veja-se: Kelvin está nesta casa há 3 épocas. À parte do genial "Momento K", pouco ou nada se viu. Nos jogos da equipa B, muitas vezes é preponderante, mas na maioria é perdulário e egocêntrico. No entanto é inegável que a sua formatação de raiz é o 4x3x3. A esta altura, o seu potencial já deveria estar realizado. Não aconteceu, não acontece. Ontem a sua entrada prejudicou ainda mais o jogo. Não se destacou na defesa, não fez nada no ataque. Então porque se está sempre a falar do Kelvin? Por cause de um remate, em um jogo, por muito importante que tenha sido?

Quintero está no FC Porto há duas épocas. Neste período de tempo não agarrou a titularidade, alterna momentos geniais com outros de puro arrastamento, em que a sua estrela se apaga e se transforma num jogador a menos, mormente na defesa. Mas tem fãs que exigem constantemente a sua titularidade, apesar de um Óliver se mostrar muito mais consistente e merecedor do lugar.

Danilo está na sua quarta época. Só agora desponta para o seu potencial. Alguém, neste momento, contesta o seu preço? Alguém duvida do seu valor?

Adrián Lopez veio, no meu entender, como encontro de contas num negócio Atlético de Madrid - FC Porto. Posso estar enganado. Se não estiver veio a custo zero. É sempre uma mais valia, não um problema. Veio de um sistema de jogo diferente. Rotinado num processo diferente. Com características de jogo diferentes. Além disso, nota-se que não atravessa o seu melhor período. Mas os "exigentes portistas" já acham que ele é uma nódoa, um menos um. Isto apesar de um potente remate, um tabelar constante ao primeiro toque, um passe muito bom, muito mais ontem do que fez Kelvin. Ele está em adaptação. Eu tenho paciência, já vi do que ele é capaz.

Não é estiloso? Não faz acrobacias? Se calhar não. Mas joga muito. Acredito que Lopetegui lhe dará minutos. E apelo à vossa paciência. Ou então não. Não lhe voltarei a fazer a apologia. Acho indigno e injusto essa atitude blogosférica.

Apesar disso já fiquei feliz de não a ver ontem no campo. Adrián já teve aplausos, já não saiu vaiado. Vamos indo. E tenho a certeza que dará muito mais. Quando sair da sua crise de confiança provará o erro de quase todos, mas não o meu.


22 comentários:

  1. Meu caro, vai por mim, no F.C.Porto tem de haver sempre uns patinhos feios. Apesar de Adrián não estar a corresponder aquilo que esperava dele, vejo-o triste, sem confiança, ainda é muito cedo para juízos de valor definitivos, no futebol tudo muda muito depressa, às vezes bata um click, isto é, um jogo bem conseguido, um golo marcado...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a certeza que esse momento vai chegar depressa.

      Abraço

      Eliminar
    2. "Não é estiloso? Não faz acrobacias? Se calhar não. Mas joga muito"
      Nós queremos acreditar nisso, mas é necessário que ele mostre que joga mesmo. O Toninho Metralha também veio com fama de grande jogador, mas nós nunca vimos.

      Eliminar
  2. Concordo integralmente com o que escreves e com o comentário do Sr. DVP!! Confesso que não gostei da sua saída ontem...

    ResponderEliminar
  3. Opinoes sao opinioes voce tem a sua eu tenho a minha...
    adrian 26 anos, supostamente ja deveria ser um jogador mais que feito ainda para mais quando custa 11 milhoes por 60% do passe
    kelvin tem 21 anos, contratado com 17 esperou que fizesse 18 para vir para portugal, custou se nao estou enganado que ja nao me recordo bem 2,5 ou 3 milhoes mas nao andou muito longe
    adrian pelo que custou, pela idade que tem, pelo que ja tem na carreira, era um jogador que deveria mostrar serviço, muito mais serviço e sim logo no imediato, e nao nao é um danilo com 20 anos a chegar ca que é comparavel
    kelvin era e é ainda um jogador a presisar de evoluir, crescer, amadurecer, basicamente ele quando ca chegou ainda nao tinha acabado a formaçao, nao tem grande cabeça é verdade mas o porto tambem nao o ajudou a gerir a carreira porque é verdade que ele teve a carreira mal gerida ele ja o ano passado devia ter sido emprestado a um clube da primeira liga para evoluir nao é na segunda liga na equipa b que vai evoluir
    o que vi ontem foi um adrian a pegar a receber a bola partiu nao 1 nem 2 nem 3 vezes para o 1x1 e perdia a bola com uma facilidade de quem tira uma chupeta a um bebe, fez um bom remate mas nao salva a exibiçao dele
    kelvin recebia a bola, maioritarimente em posiçoes mais recuadas que adrian e depois corria, corria, ate perder a bola, cair, ou sofrer falta...logo nao ha grandes diferenças
    dado as idades e o preço de cada um é mais delicada a posiçao de adrian

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O senhor não terá lido com certeza o meu post. Convido-o a analisar o Relatório e Contas. Há um acerto de contas depois da chegada do Adrián tem de facto um acerto no que ao Atlético diz respeito, mas não tem nenhum valor pago. Esse valor que fala é especulativo, não confirmado.

      Adrian jogou três anos num sistema de 4x4x2 puro, com futebol ao primeiro toque e processos de ligação lineares. Nada da complexidade deste futebol de 4x3x3 , luta posicional e subida à linha.

      Quanto a Kelvin convido-o a ver os jogos da equipa B. Conte pelos dedos os bons. 3 anos de casa. Processos supostamente assimilados.

      Mas cada um tem a sua opinião, claro.

      Eliminar
    2. O que afirma é falso! O Adrian custou mesmo 11M€ independentemente de eventuais acertos de contas.

      "Em comunicado enviado à CMVM, a SAD portista confirmou ainda que assinou um contrato válido por cinco anos com o avançado de 26 anos, que alinhava no At. Madrid.
      O FC Porto confirmou, este sábado, em comunicado enviado à CMVM, que adquiriu 60 por cento do passe do espanhol Adrian Lopez por 11 milhões de euros.
      Ainda segundo esta nota, a SAD portista adianta que celebrou com o antigo jogador do At. Madrid um contrato válido por cinco épocas com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.
      O mais recente reforço do FC Porto já integrou a comitiva portista que viajou este sábado para o estágio de pré-época da equipa que se vai realizar em Horst, na Holanda, até 19 de julho.
      O avançado espanhol de 26 anos chegou na sexta-feira a Portugal e depois de ter passado os testes médicos integra o grupo na primeira sessão de preparação que decorrerá no estrangeiro". Em JN..

      Eliminar
    3. Uma vez mais insisto. Não tem a haver com o valor contratado mas antes com o valor pago. Isso é por definição um acerto de contas.

      Não acredito que se vá PAGAR um tostão por Adrián. Mas também é sempre uma questão de acreditar. Eu não acredito que só se gaste 2 M em Brahimi, outros 2 em Tello e 11(!) em Adrián.

      Mas isso sou eu.

      Eliminar
  4. Caro Jorge,

    Plenamente de acordo com a sua análise sobre o Kelvin e Quintero. O Adrian requer uma análise mais cuidada, mais reflectida. Verdade que, como diz o anónimo das 21:13, um jogador aos 26 anos deveria ser um jogador feito, ainda por cima tendo sido preponderante, não há muito tempo, no Atlético Madrid. Porém, lembro-me, aquando da confirmação da sua contratação pelo FC Porto, de declarações do Pai e de quem com ele trabalhou, tratar-se de um jogador que necessita de se sentir confiante para mostrar as suas qualidades. Aqui poderá residir umas das causas da sua ainda não afirmação. Até que ponto, o facto de ter sido um jogador transferível da Liga Espanhola para a Liga Portuguesa, apesar do prestígio do FC Porto, a juntar ao anunciado valor pago pela sua transferência, que desde logo "obriga" a que o jogador desate a fazer coisas deste e do
    outro mundo, também não sejam factores inibidores, para um jogador que, ao que parece não é muito forte psicológicamente. Como não somos todos iguais, também não reagimos da mesma maneira em situações idênticas. Estas, algumas questões que coloco a mim mesmo, tentando encontrar respostas para a tardia afirmação plena do Adrian Lopez, sem embargo de continuar a ser de opinião que se trata de um bom jogador que acabará por justificar sua contratação pelo FC Porto.

    Um abraço e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Irá, certamente, recuperar. Dar tempo ao tempo, é imprescindível.

      Abraço!

      Eliminar
  5. Amigo Jorge Vassalo, não está sozinho em relação ao Adrian, eu também acredito que ainda vai calar a boca a muita gente, incluindo Portistas. Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, meu caro. Eu não sou do FC Adrián, sou do FC Porto. Mas chamar-lhe "Flopez" já é demais!

      Abraço!

      Eliminar
  6. O Adrian precisa também de ser colocado no sítio certo. Não é o Tello ou o Quaresma. Põe-no a jogar na linha e esperam que finte como o Brahimi ou corra como o Tello. Ele não é nada disso, não é jogador de correria, mas de toque subtis em zona mais próxima da área. Aliás viu-se neste jogo uma boa tentativa de remate que nunca faria se estivesse na lateral. Um jogador (pelo menos alguns) colocado fora da sua zona não rende. Nem todos são polivalentes. Basta lembrar o rendimento do Deco quando o Queirós o pôs a jogar amarrado à linha. E depois dizia que o Deco não rendia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais, brilhante exemplo! Felizmente sei que Lopetegui não desiste dele.

      Adrián vai ser um grande jogador no nosso FC Porto.

      Abraço.

      Eliminar
  7. Kelvin é um jogador em formação que por acaso até deu um campeonato ao F. C. Porto. Adrian é um jogador feito que começa a entrar na curva descendente da carreira e parece ter a força psicológica dum Ruben Neves quando era iniciado. O rendimento dos dois foi muito parecido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Formação há 3 anos? Curva descendente? Não será um pouco cedo para se falar de curvas?

      Eliminar
  8. Caro Jorge,
    Concordo plenamente. É preciso paciência e, na medida do possível, dar tempo ao tempo. Também penso que muitos vão “engolir” as críticas que tem feito a Adrián.

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro Ana,

      Tempo ao Tempo é essencial.

      Saudações azuis e brancas!

      Eliminar
  9. Subscrevo integralmente o post.

    Do meu ponto de vista, que é o de fora e sem saber absolutamente nada sobre a vida do Adrián, parece-me que ele anda claramente deprimido e desmotivado. Se for o caso, esperemos então que recupere. Recuperando, em condições normais é um dos melhores jogadores que temos no plantel.

    Mas também é preciso ter alguma cautela. Temos um exemplo a jogar em Portugal (Artur Moraes) que passou de bom guarda-redes (Braga e 1ª época no Benfica) a guarda-redes medíocre/mau (2ª época em diante) apenas e só por motivos psicológicos. Nunca mais recuperou e agora já vai tarde.

    Confio que o Porto tem uma estrutura profissional e que além de saber muito mais do que nós, também saberá fazer o melhor para que o Adrián do Porto volte a ser o Adrián que encantou Espanha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, com tempo e espaço, dando-lhe, pelo menos, a latitude que já outros tiveram para se adaptar.

      Abraço.

      Eliminar
  10. @ Jorge

    os que agora apelidam o Adrián de flop são exactamente os mesmos que em tempos se insurgiam contra o Danilo e o custo do passe deste e agora não admitem que este seja vendido por menos do que a cláusula de rescisão. enfim... haja paciência.

    Abr@ço e até já :-)
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar