segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Foi Bonita a Festa Pá!

Vamos começar pelo princípio. Pelos mea culpas. Sim, é penalty do Herrera. Mas caramba, vamos ver os casos absolutamente extraordinários que já aconteceram com os nossos adversários directos (especialmente os rubros) e não houve cá ratazanas Santos como houve ontem a dizer que tem de se ver a arbitragem. E despacho já esta coisa antes de falar do jogo, acho extraordinário dizer-se que o benfas está melhor posicionado que o FC Porto para ganhar o clássico. Também acho extraordinário que o senhor Pedro Martins ache que teve pouco tempo para recuperar quando, como disse e bem Lopetegui, o FC Porto já teve muitíssimas vezes que jogar nas mesmíssimas condições, e o Rio Ave só repetiu os laterais. Adiante, vamos ao jogo.

Entrada fulgurante do FC Porto, em claro domínio cheio de oportunidades e de falhanços milimétricos. É que nem foi o último passe, foi só mesmo a finalização. Eu acho que o Jackson Martinez (friso, nunca poderei pôr o Capitão nas "Faltas" se ele se esforça, ajuda, desce, orienta, sai a jogar, faz trinta por uma linha) está a precisar de descanso, e vai saber bem ter uma semana de preparação entre jogos. Mister, contra o Shakhtar, Aboubakar se faz favor. Queremos um Jackson a 100% para não falhar golos cantados. Aliás, curiosamente, até acho que foi a equipa do FC Porto que acusou o desgaste das viagens e, quiçá, da diferença de temperatura. Herrera, Brahimi, Jackson, muito abaixo em rendimento do que seria expectável. Depois, claro, o Rio Ave - insisto, não é nenhuma equipazinha de trazer por casa - reorganizou-se, cresceu paulatinamente no jogo e re-equilibrou. Nessa altura, Fabiano cresceu e salvou-nos do golo por algumas vezes, coisa que viria a repetir todo o jogo.

Na segunda parte, Tello resolveu ouvir o Mister e fazer um grande golo, muitíssimo mais difícil do que parece e abrir a lata. Estava complicado. Mas curiosamente, voltou a sombra de um FC Porto da minha adolescência, aquele que marcava um golo e adormecia no "controle do jogo". E o Rio Ave cresceu ainda mais, criando boas ocasiões de golo, superiormente salvas pelo nosso "Monstro Entre Postes" Fabiano. O nosso bom gigante fez defesas superiores. Lopetegui vê que Casemiro está a dar de si e, mostrando que eu percebo mesmo pouco de bola, tira Brahimi e põe Rúben Neves, fazendo fixar o meio-campo, que depois permite ao Jackson marcar o 2-0 que muda o sentido do jogo. Apesar de um desacerto posicional grande (viu-se que Óliver já não está habituado às alas e não se posicionou bem durante, pelo menos, 15 minutos)  o FC Porto consegue chegar ao 3-0 por um golo superiormente executado por Alex Sandro (nada disso, pura sorte e um chichi industrial, mas um golo que certamente ficará na sua memória para sempre) e acabar de vez com a reacção do Rio Ave. Nos instantes finais um golo magistral a premiar os grandes jogos de Óliver (através de um passe à lá Quintero do Quintero que tinha rendido um Herrera que não teve o fulgor de Borisov (mas Hector, mereces descanso pá!) e um superior golo do Danilo que foi o melhor jogador em campo.


Uma palavra especial de apreço e de felicidade para aqueles adeptos que resolvem sair a 10 minutos do fim do jogo, parabéns, perderam 3 grandes golos! Adorava que isto se repetisse ad infinitum para que se acabasse com esta parvoice. Saem mais depressa eu sei, não apanham confusão, também sei mas, para quê ir ao futebol se se sai antes? Não entendo.

De referir com especial agrado, a minha hora e 15 anterior ao jogo em que tive o gosto enorme (pun intended!) de estar com o magnífico Z, do Blue Overlap , se há coisa que me está a deixar feliz é saber que os autores dos meus blogues preferidos não só são grandes Portistas como extraordinárias pessoas. Foi muito bom estar contigo, caro amigo, temos de repetir. 


GOLOS

Danilo -  Que raça, que luta, que magistral ano está a fazer o Danilo. Ele corre, ele organiza, ele cruza, ele remata, ele defende, ele entra pelo meio, pelo lado, ele incentiva, ele tudo. Danilo, Danilo, Danilo. Eu entendo a Capitania para o Jackson mas, caramba, Capitão devia ser o Danilo. Este homem é o exemplo vivo do que é Ser Porto.

Tello - Esta mota 500cc está a começar a fazer o que lhe faltava. O acerto goleador. Superior jogo deste grande jogador, que está a começar a ser uma peça muito importante na nossa ala, porque está a começar a afinar. Muito perto de ficar imparável, quando lá chegar, vamos ter outro caso sério de jogador no FC Porto. Está muito, muito perto.

Óliver - O Óli é outro daqueles jogadores que está a absorver completamente o Espírito de Ser Portista. Não houve bola à qual não fosse, ele desceu, ele subiu, ele marcou, ele organizou, ele fez passes magistrais. Óliver é uma força da Natureza, um jogador à Porto, que eu acho que temos de fazer tudo para manter cá em casa. Enorme.

Fabiano - Que grandes, enormes, superiores defesas fez o nosso Bom Gigante! Sem ele, a história do jogo tinha sido bem diferente. Obrigado Fabiano pela noite absolutamente irrepreensível e por ajudares a que a nossa defesa tenha uma muralha bem, bem fechada! Muito bom!

Rúben Neves - Como é impressionante ver a solidez que transmite um puto de 17 anos! Entrou (muito boa leitura de jogo do Lopetegui) e equilibrou o que estava desequilibrado, criou dinâmica, levantou a moral da equipa. Obrigado puto. Quando te davam certo já na equipa B, eis que mostras porque te sentas no banco todos os jogos. 

A União - Mesmo nos piores momentos, toda a equipa joga para toda a equipa. Acreditam até ao fim, lutam até ao fim, mesmo com 3 golo no papo. Este FC Porto unido em 5 meses é um milagre muito bonito de testemunhar.

FALTAS

Brahimi - Se calhar a acusar cansaço, mas não acho que seja só. Meu pequeno argelino, olha para o lado, tens de perceber que lá porque a bancada grita o teu nome, não é por isso que és o maior. Completamente ao lado do jogo - acontece, não perdeu nada da magia por isso - prova que não é o tal famoso "ele, Jackson, e mais 9". Jogos bons para pôr as coisas em perspectiva e amansar egos em crescimento.

Herrera - Outro em quem não posso bater. Depois do jogão de Borisov, estava na cara que tinha de dar de si. Hector, não te chateio mais, tu próprio saíste com cara de "ufa! Estava a ver que nunca mais!" por isso, que dizer. Precisa de alternativa urgente. Será o André André?

Desacerto Posicional - Médios nas alas não me parece ser a melhor coisa do mundo. Eu sei que esta teoria é contrariada normalmente pelo Brahimi, mas não pelo Óliver ou Quintero. Enquanto o Óliver não se apercebeu que estava no sítio errado, o nosso posicionamento parecia a torre de Pisa. A ver.

Falta de Apoio no Contra-ataque - Um tipo, seja Jackson, Tello, Óliver ou Quaresma, não pode subir sem apoio de alguém. Se um se desmarca, 3 têm de começar logo a correr. Foi triste ver mais de uma dessas situações ao longo do jogo. 

11 comentários:

  1. Caro Jorge Vassalo,

    Como o Jorge "disse" tudo no seu Post , fico-me pelos últimos 5 minutos do jogo e a avalanche de golos nesse período, com a cereja no topo do bolo que foi o golão do Danilo, como compensação para algum desassossego pela exibição do FC Porto, mormente na segunda parte, já que os primeiros 20/25 foram muito bons. De todo o modo, mais uma vitória e gorda do nosso Clube. Missão cumprida portanto e isso é que importa.

    Um abraço e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
    Respostas


    1. @ sr Fernando Pinto

      faço votos sinceros para que actualmente os Avós estejam bem mais descansados do que apoquentou a sua netinha querida :D
      esse é que é fundamental a ressalvar :D

      abr@ço
      Miguel | Tomo II

      Eliminar
    2. Caro Fernando, faço minhas as palavras do Miguel. Espero que esteja já tudo bem com a sua neta :) E já agora extensível ao Miguel e seu filhote.

      Abraço!

      Eliminar

  2. «Uma palavra especial de apreço e de felicidade para aqueles adeptos que resolvem sair a 10 minutos do fim do jogo: parabéns, perderam 3 grandes golos!»

    Jorge,
    são exactamente os mesmos adeptos que perderam o 'momento Kelvin'. desde essa altura que deixei de ter "pena" e palavras para eles. devem fazer o mesmo quando vão ao cinema, por exemplo. ou a uma peça de teatro... ou no "acto"... enfim...

    quanto ao fundamental:
    no decurso de 2015 tentarei ir mais algumas vezes ao Dragão e antes de (re)começar "aquela" época.
    ah!, e dia 13 de Dezembro deste ano, um Sábado, há o encontro do 'bibó FC Porto'. eu bou! conto com a tua presença e com as do Nuno, do Z, do Vasco e do João Santos (ouBisteis? ai de Bocês, car@go! :D)

    abr@ços
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Miguel,

      Eu gostava imenso de ir, mas não tenho boleia... Pena.

      Abraço.

      Eliminar
    2. Se não houver nada de muito grave, conto que nos encontremos por lá!

      Eliminar
    3. Caro Jorge,

      Pegando numa expressão que já utilizei numa crónica "Raism'afodam" se não repetimos a brincadeira. Obrigado pelas gentis palavras. Foi um excelente warm-up para o festim de golos que se seguiu!

      Eliminar
  3. Caros Jorge e Miguel, tudo normalizado felizmente. Obrigado aos dois e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
  4. Caros amigos, se aquele golão fosse marcado por algum vermelho ou verde, não se falaria de outra coisa, só me lembro de coisas iguais de um senhor chamado Ronaldo, (o outro). Grande Danilo!!!!!

    ResponderEliminar
  5. Mesmo não tendo visto o quinto, sou crente, mas tanto não e não me lembrando de uma coisa igual, se as últimas impressões é que ficam, devemos ficar felizes, mas... entre os primeiros vinte minutos e a parte final houve um espaço que no futuro tem de ser preenchido.

    Abraço

    ResponderEliminar