terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Confirmações do Óbvio e Esperança Renovada

Hoje foi já um dia interessante que renova um pouco a esperança. Seja talvez por causa da época Natalícia, seja porque começam a ruir os castelos de cartas, o facto é que tudo se torna bastante evidente. Senão, vejamos:

- No reino de Carnide, vai-se tornando pública a fragilidade financeira e toda a dificuldade que há em escamotear a confusão entre dívidas pessoais e de clube. O benfas está fragilizado, e não é só pelas baixas. O trio maravilha é cada vez mais um duo, e nota-se hoje a dificuldade que há em manter os argentinos por cá. Na capa do Rascord pode ver-se bem o quanto o chiclas é megalómano e irrealista. Está ali metade do seu banco, e um plantel inteiro deitado fora. O Dumbo deve estar a deitar as mãos à cabeça. Mas, tal como Ícaro, é por querer voar alto demais que lhe queimam as asas. Somos agora, Dragões, pessoas de esperança renovada. Confesso que não me surpreende. O Dumbo não consegue controlar o seu Frankenstein que, se com um plantel de 230 M foi comendado por ter ganho um campeonato e as tacinhas, agora se sente legitimado para querer pensar só no campeonato, deitar borda fora tudo o que é lateral e pior, exigir o retorno imediato de quem não pode vir.

O castelo de cartas rui e ruirá, será difícil segurar as poucas jóias da coroa e, no sentido em que isto está, nem com dois Nomeações se salva a honra do convento. Mas alguém, depois do que foi visto Domingo, pode sequer pensar que o benfas não irá perder pontos nos próximos 20 jogos do campeonato? É, contudo, nossa obrigação ganhar-lhes contundentemente para ainda reforçar mais este princípio! O Dumbo está muito, muito preocupado em fazer passar por entre os pingos da chuva a verdade exposta em cima, mas nos desaires lá se demonstra que gato escondido tem o rabo de fora.

- No reino de Alvaláxia (©Tomo II :D), o notório tornou-se evidente: Quem nasceu para crocodilo nunca chega a jacaré. Marco Silva, por quem não nutro especial simpatia, está a ser responsabilizado pelo corolário do óbvio, do qual não se podia esperar outra coisa: Não se fazem omeletes sem ovos. O zbordem ganhou um elan muito próprio com a vinda de Nani, criando aqui também a falsa noção de que o colectivo acompanharia a estrela da companhia. Nada mais falso. Nani, está mais que visto, carrega às suas costas toda a instituição e, quando se entorna o azeite, vem a público o facto de que um membro de claque tem de ser um pouco mais para ser presidente de um clube. Decretaram agora um blackout com inspiração norte-coreana, na perspectiva de querer proteger o querido líder. É pena que Marco Silva não seja uma saída barata porque senão já lá não estaria. Parece que temos Guardiola II na calha para a sucessão. Seria interessante ver então "uma nova forma de jogo, uma nova abordagem" com bastante tru. E assim também teria a oportunidade de contrárias as "evidentes falhas" de Lopetegui, com uma leonina força motivada pela sua grande mestria e superior capacidade de fazer muito com muito pouco. Ironias à parte, acharia muita piada ver se Vítor Pereira é tão bom por si mesmo ou se o apoio da Estrutura do Nosso Grande Clube lhe fez muito do que era o seu bicampeonato.

- Finalmente, o Nosso Grande Presidente falou, no seu tom habitual, acerca do que se passa no campeonato, e na vergonha que tal representa. Espero que esteja a ser apenas agora pela lógica de desferir o golpe quando o adversário está mais frágil. Nesse sentido, estrategicamente compreender-se-ia. Se, a partir de agora, nesta fase decisiva do campeonato, o FC Porto e a sua Estrutura chamarem os bois pelos nomes, estou certo que ainda estaremos a tempo de reconquistar o que é nosso por direito. Mas, mesmo assim, parece-me muito brando, muito pífio. Será que se estava à espera de cimentar o acordo de clubes para a Liga? Será que agora tudo vai voltar a ser como sempre foi no Futebol Clube do Porto, com Garra e a exigir o óbvio, contundentemente? Assim espero. Mais vale tarde que nunca. Mas tem de ser em força. E temos de fazer a nossa parte. Ganhar os nossos jogos porque somos, evidentemente, muito melhores.


7 comentários:

  1. «no reino de Alvaláxia»

    onde é que já li esta expressão?... :D

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  2. Feliz Natal para os dois, e para todos os que nos acompanham neste reino da bluegosfera!

    AbraÇo!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para ti também meu grande - hehe eu paro - amigo.

      Eu, de prenda de Natal, queria a tua crónica sobre o jogo de sexta feira!

      Abraçom

      Eliminar
  3. Não está fácil... Mas ela virá porra!!

    ResponderEliminar
  4. Pessoal bromelho que escolhe a consoada para vir para aqui mandar comentários - e grandes! - a vilipendiar o nosso Grande Clube, é surrealista!

    A todos eles digo..YOU SHALL NOT PASS!

    ResponderEliminar