quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Isto é Ridículo!


Isto é um absurdo. É infame. Não queria falar sobre isto mas vou ter de falar. E este não é, nem de perto nem de longe, o meu jogador preferido deste plantel. Mas é o mais injustiçado. O que se está a fazer a Adrián é intolerável. E por mim, não passará. Já nem falo de lhe chamarem, aqui pela bluegosfera, "o senhor onze milhões". Isso é pura especulação. O que o R&C do FC Porto mostra é que havia uma dívida do Atlético de Madrid anteriormente e agora já não há. E ela é, sensivelmente, na mesma ordem de grandeza do valor estimado de Adrián López. O FC Porto não terá, portanto, pago um tostão por ele. Não terá custado, pois, rigorosamente nada. Custou, sim, em teoria, porque se faz um acerto de contas baseado no valor estimado de um jogador. Se me perguntarem, por exemplo, se preferia que este acerto tivesse vindo por Óliver, claro que sim. Mas Óliver tem 19 anos e um potencial de mercado muito diferente. Mas essa não é a questão. A questão é que Adrián não custará dinheiro algum. Passaria pela cabeça de algum Portista que conhecesse minimamente o modus operandi do FC Porto que, num ano em que se pagou meros 2M por Brahimi, 3M por Aboubakar e 2M por Tello, se fosse gastar onze em Adrián?

Portanto, tal estigma sobre este jogador é das coisas mais surreais do mundo. E chamam-lhe de flop porquê? Caiem-lhe em cima porquê? Adrián Lopez era um falso 9 no Atlético. Jogava como segundo avançado num sistema de 4x4x2. Está a adaptar-se a novas funções, um estilo diferente. Ontem, viu-se que ele estava muito mais adaptado à ala, fez bons cruzamentos, tentou uma das suas boas diagonais, infelizmente ao poste, e teve bons remates que foram bem defendidos. Não esteve amorfo nem desligado. Foi interveniente. Para mim não esteve nada atrás de Quaresma, e fez uma entrada muito forte. Acho, sinceramente, que falta muito pouco para que marque os golos que merece e tenha a confiança que precisa. Então, porque cai o adepto Portista sobre Adrián, sem lhe dar o natural tempo de adaptação? Por causa do seu suposto custo!

Pior ainda, é a ignóbil análise n'O Jogo sobre a partida de Adrián! Num jogo em que, claramente, foi um sinal mais no ataque e no desenvolvimento das jogadas, embora ainda sem eficácia, o senhor André Viana, depois do seu jornal o destacar em cinco lances, diz esta frase surrealista: "Adrián, esse merece um capítulo à parte: é verdade que esteve mais presente do que em quase todos os jogos que já fez mas, retirando um bom lance que só o poste devolveu, viu o voluntarismo anulado pela falta de confiança do costume e pela quantidade de jogo que destruiu". O sublinhado é meu mas, que jogo, senhor Viana, é que López destruiu, diga lá? Que bolas perdeu Adrián? Acertou-lhe uma bola na coxa, na jogada imediatamente seguinte, serve Quaresma que manda a bola para o Caximar! A sério? Neste caso, do senhor Viana, fica evidente que ele gostaria de ter visto Ivo no lugar de Adrián. Também ele é da ideia da padeira. Uma tristeza. E, continuando no surrealismo, chega a vez do senhor Carlos Gouveia dar um quatro, na escala zero a dez, a Adrián! Desculpe? Eu sei que todas as avaliações têm o seu quê de subjectivo, mas isto é um absurdo, e demonstrativo do ataque preconceituoso e baseado no suposto custo do qual Adrián está a ser vítima. Com que então Adrián jogou pior que Casemiro ou Evandro? Será que este senhor viu o jogo? Não percebo que interesses se servem neste caso, mas é demonstrativo da forma pouco preconcebida com que estas análises são feitas.

Por falar em análises, não posso terminar este post sem falar na vergonha que é este Tribunal d'O Jogo! Em primeiro, que dizer do nosso militar com o seu gosto...colorido...pela moda que resolve, semana após semana, desdizer tudo o que seja decisão favorável ao FC Porto. Uma vez mais não desilude. Ainda bem que o soldadinho não arbitra mais, porque senão o nosso Clube já estaria na segunda liga. Então o Casemiro fez penalty com uma bola que, antes de sequer lhe tocar, toca no braço do jogador do Rio Ave? E isto numa distância de 2 metros e uma fracção de poucos segundos? Fantástico! Então não haveria lance de livre que não fosse penalty. E que dizer de Coroado a avaliar a falta de Quintero com vermelho directo? Do melhor stand up comedy que vi nos últimos anos.



Jogo da Taça da Liga à parte, queria agradecer a visita de todas e de todos aqueles que nos últimos dois meses de existência deste blogue, me tem honrado com a vossa preferência. Desejo-vos o melhor ano possível, cheio de realizações, abundância e cumprimento dos vossos sonhos.

Bem hajam e um excelente 2015!

21 comentários:

  1. Caro Jorge,
    Para si e para todos os portistas que visitam este espaço, desejo um bom 2015, com muita paz, amor, felicidade, saúde, sucesso e que este seja um ano azul e branco.
    Bom ano!

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Ana, desejo-lhe o mesmo a si e aos seus,

      e o meu muitoobrigado pela sua presença regular aqui neste espaço.

      Um abraço.

      Eliminar
  2. Realmente é rídiculo. Nota 4? uma nota justa seria um 7, para ser pelo menos superior a quaresma. São ideias preconcebidas como disse que fazem lembrar certos momentos do Mariano Gonzalez, se bem que neste caso os adeptos estão mais do lado de Adrian.

    Boas festas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Começo a ver que sim, Nuno, e ainda bem. O Adrián é um jogador de topo e em breve vai ser decisivo no FC Porto. O que interessa é realmente a trindade clube-treinador-adeptos. O resto, a opinião publicada que se reproduz a si própria e vai atrás uma da outra, acaba por ser irrelevante.

      Muito obrigado e boas festas também para si e os seus.

      Abraço.

      Eliminar
  3. Para si e sua familia,bem como todos os dragões que frequentam este blog, desejo umas boas festas e um excelente 2015.
    Quanto ao Adrian,realmente custa ver alguns jornalistas e,principalmente, alguns portistas,a denegrirem o Adrian.
    Lá está,deve ser como o Jorge diz,o subinconsciente dessas pessoas deve ter como alerta o seu "suposto" custo e não o acerto de contas.Além de que muitos portistas devem ter necessidade de um patinho feio.Estou convicto que ainda vai ser dos jogadores mais importantes do nosso grande clube.
    Abraço
    RUIFCPESPAÇOK

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois de Danilo, Adrián. Em breve este vai demonstrar que não é nada disso.

      Obrigado e tudo de bom para si.

      Abraço.

      Eliminar
  4. Caro Jorge,

    Relativamente à sua análise ao Adrián estou totalmente de acordo e o relato do lance com o Casemiro está feito de forma fiel. Subscrevo na integra. Ao ouvir o comentário do Freitas Lobo mudei de canal, porque me devo abstrair de tudo o que me possa enervar.

    Bom ano para todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre pensei que o Lobo pertencia a um clube da segunda circular, mas pelos vistos tem ligações ao Braga.

      Não é inconsistente, o povo bracarense, no geral, não é conhecido, na sua maioria, por ser propriamente Portista...

      Um bom ano para si e os seus.

      Obrigado!

      Abraço

      Eliminar
  5. Realmente o Adrian tem sido injustiçado,e , é triste dizê-lo, mais pelos portistas do que pelos outros. Neste jogo começou bem, teve até umas acelerações surpreendentes na ala, já que a velocidade tem sido o ponto fraco. Depois foi baixando um pouco. Por culpa dele? Se calhar não. Vi muitas vezes o Adrian a desmarcar-se, dando linhas de passe, e ser ignorado pelos colegas. Esse parece ser um dos problemas. Não tem o apoio da equipa que precisava na minha opinião. Apesar de profissionais, as equipas de futebol continuam às vezes a fazer jogo com os amigos, passando sempre a bola ao jogador A e ignorando o B. Nas selecções então chega a níveis caricatos. Lembro-me do Fernando Gomes na selecção, sempre à espera da bola que só ia para os Jordões e Manuel Fernandes. Assim tinha poucas hipóteses de participar no jogo. Lembro-me do Rui Costa que estava sempre à procura do "meu amigo Luís" ignorando os outros, etc. Cabe ao Lopetegui reconhecer o esforço do jogador e entrosé-lo com o resto da equipa.

    Um bom Ano para todos os portistas, cheios de títulos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem toda razão! Se isso era visível ontem, no jogo contra o Estoril foi uma coisa surrealista! Já escrevi na análise a esse jogo, o Adrián desmarcou-se 9 vezes com qualidade e sempre à procura da linha de passe e passe curto! O jogo do Atlético é muito apoiado, e nota-se essa qualidade que, como diz, lamentavelmente não é acompanhada pelos colegas. Mas Lopetegui nunca desistiu de Adrián e tenho a certeza que ele está a ver o seu esforço.

      Mas também tenho que dizer que o facto dele não ter sido convocado no jogo com o benfas ajudou bastante a que ele desse conta que é ele que tem de se adaptar. E acho que o está fazer.

      Um bom ano para si, obrigado por tão esclarecido comentário.

      Eliminar
  6. Caro Jorge,

    Como o Adrian merecia que aquela jogada individual desse golo em vez de ir ao poste. Talvez as análises ao jogador fossem diferentes. Há alturas em que até a sorte parece madrasta.

    Um bom ano para si e todos os Portistas, a todos os níveis.

    Abraço e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, amigo Fernando. Mas a sorte vai compensar o seu esforço. E ele ha-de tornar-se essencial na nossa equipa, calando a boca a muita gente.

      O melhor ano do mundo para si e os seus.

      Abraço!

      Eliminar
  7. A dívida que existia era de 3,8M€ do AM ao FCP. Leia o R&C. Mas se houve encontro de contas esse montante o FCP não o receberia pelo que Adrian custou sempre os 11M que foram anunciados à CMVM!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Do ano passado para este, a discrepância de valor é a que lhe disse, está num artigo do Tomo Ii .

      E insisto, não acredito, de qualquer forma que tenha sido feito o negócio, que tenham sido pagos onze milhões pelo Adrián, neste contexto.

      Um bom ano pra si.

      Eliminar
  8. Acerto de contas, letras ou cash, são sempre 11 milhões que estão registados na CMVM. Tirando a jogada da bola ao poste, foi confrangedora a exibição de Adrian. Se é por falta de força psicológica, se é por não se adaptar, o que é certo é que a continuar assim, mais vale apostar no Ivo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se acha que a exibição de Adrián foi confrangedora, é a sua opinião, respeitável sem dúvida. Eu não acho. Pelos vistos, felizmente, muito outros Portistas também não. Diferendos de opinião são saudáveis e eu não os critico. Daí a serem sistemáticos e por causa do preço... outros jogadores do FC Porto, como Danilo, por exemplo, tiveram uma curva de crescimento e custaram até mais. Mas, repito, é a sua opinião, respeitável como qualquer outra.

      Um bom ano.

      Eliminar
  9. Não pagou mas deixou de receber! O que muda são as moscas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E qual é a responsabilidade do jogador - qualquer um, não só este - nisso? Pode criticar-se o negócio, a avaliação, o que seja. Vaiar um jogador porque ele não rende 11M (seja lá o que isso for), parece-me absurdo. E insisto, não estou sozinho nesse pensamento.

      Eliminar
    2. Ricardo Quaresma veio a custo zero e é o jogador mais criticado nos blogs absolutistas e no entanto é o jogador mais adorado pela massa associativa. São formas de ser e estar e opiniões muito dispares

      Eliminar
  10. como me explicaram uma vez:
    imaginemos que A deve 100 euros a B.
    A acorda liquidar a dívida em 4 prestações - 3 de 30 euros e a última de 10.
    por diversos motivos, A informa B que não vai poder pagar a última prestação. diz-lhe ainda que, se quiser, para não ficar a arder 10 euros e porque B gosta de música, tem um leitor de MP3 usado, avaliado em 20 euros, para lhe dar e assim liquidar a dívida.
    B aceita a proposta de A.

    qual é exactamente o mistério neste negócio?
    entre ficarmos a arder 11 milhões, optámos por resgatar um jogador. qual o drama? não entendo...

    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É que há quem ache que

      a) este jogador vai mesmo ser pago ao clube que o "vendeu" - uma loucura

      b) ele não vale 11M. Um jogador fundamental, há 2 anos, num clube campeão da liga espanhola.

      Enfim, pensamentos. E irrelevantes. Como se viu no jogo de terça, Adrián já está a crescer. Já só falta a pontaria. Afinando-a (questão de pouco tempo!) vai ser fundamental. E é nosso. Para sempre. De borla.

      Eliminar