domingo, 28 de dezembro de 2014

Le Peur, Mon Dieu, Le Peur! (Está Tudo Como Há-de Ir)

Quis deixar a minha comenda ao aniversário do Nosso Grande Presidente assentar, mas não podia deixar acabar este fim de semana sem falar no escândalo que é as notícia do Correio da Manhã sobre Tello. O Inventonas, como gosto de chamar ao "jornal" com menos rigor jornalístico da galáxia, nunca pode deixar uma notícia verdadeira bater na primeira página, sem uma deflexão manhosa imediatamente ao lado. De facto, o negócio Enzo, apesar de em vias de se concretizar nos próximos dias, tem um grande glitch. O Dumbo quer os seus 25M limpos, ou seja, já sem comissões e encargos, enquanto Peter Lim se recusa, segundo o Superdeporte, o jornal afecto ao Valência, a dar os mais de 30M que tal iria perfazer. E isso é um problema porque o Dumbo está a fazer contas apertadas, não para segurar Enzo, mas sim Gaitán. É que ele pode ser forçado a vender, no limite, todo o trio Enzo-Sálvio-Gaitán, tirando todo o tango do benfas. Parabéns ao homem do ano, segundo a Travessa da Queimada, por essa façanha. Sem dinheiro europeu nenhum, o presidente tem de andar com a calculadora em punho a fazer contas de merceeiro para juntar os 50M que precisa bater em Janeiro. 

Com tal verdade tem de seguir uma deflexão, uma misdirection, para atenuar a bomba. Seria essa que Tello estaria de saída no final da época. É verdade que o Sport, afecto ao Barcelona, noticiou que o FC Porto deve ficar sem o jogador, para colocar pressão no mercado, mas também por uma razão simples - dar a conhecer que Tello não faz parte das contas do Barça, uma "novidade" que não surpreende ninguém. Mas a notícia do Inventonas tem requintes de malvadez pois coloca as coisas no exacto inverso do que foi noticiado. O empresário de Tello fez declarações ao Zero Zero a dizer o evidente, que não só Tello está muito bem integrado e feliz, como qualquer venda, apesar de remota, teria de ter o consentimento do FC Porto, que tem o direito de preferência ao fim de dois anos, e portanto teria de ser  muito bem compensado por isso. Nada que alguém com dois neurónios não consiga deduzir, dado a forma como Tello tem crescido e tornado titular frequente, - com Lopetegui a palavra indiscutível não existe - mas, se calhar, é pedir muito para quem escreve estas "notícias".

Este estilo de coisa é demonstrativo do estado com que se começa 2015: o medo, o medinho. O benfas está assente num castelo de cartas e o Nosso Grande Presidente começou a desferir os golpes da sua espada sobre a aberta ferida. Se o benfas ficar sem o colinho arbitral, ver-se-á a falta de solidez que por ali vai. Ainda mais sem pedras-chave que terá de alienar para cumprir com as suas obrigações - que o FC Porto conseguiu garantir cumprir - o benfas sabe que não terá capacidade para manter o seu desiderato. Se o NGP esperou até agora, quando o adversário está frágil, para exigir o equilíbrio arbitral e retirar a tábua de salvação que faltava ao seu oponente, aplaudo a sua estratégia. Assim se verá a verdade dos factos - o FC Porto é a equipa mais forte e a jogar o melhor futebol da nação (e ainda não está na máxima força!). A tão ridicularizada rotatividade de Lopetegui permitirá o óbvio, ou seja, que estejam a postos praticamente duas equipas, substituindo de acordo com o necessário sem perda de qualidade.

Na casa de banho do Campo Grande tudo se vai auto-destruindo como sempre, business as usual. Depois de todo o delírio de um Cutty Sark de 25 anos, eis que a realidade bate: um clube que parecia querer fazer a caminhada que tem de fazer para se adequar à sua condição presente, criou uma visão faraónica assente nas costas de um jogador emprestado, que veio fazer a figura que quis, ao ser dono e senhor de uma equipa mas que, ao lesionar-se, pôs a nú o evidente: o zbordem não tem capacidade competitiva para o campeonato. Toca então a abalroar o elo mais fraco da cadeia, pela enésima vez, o treinador. Mas Marco Silva não vai sem luta e reagiu como é seu pleno direito, mostrando que se o querem correr terão que o indemnizar. Como, ainda por cima, Marco Silva tem o apoio do consciente zbordemguista, ainda torna as coisas mais complicadas para o hooligan badocha. Insisto, quem nasceu para lagartixa nunca chega a jacaré.

Aproveito para louvar o grande Pedro Marques Lopes pelo seu brilhante e corajoso artigo, que aqui linko via Dragão Até à Morte, e que ainda não tinha tipo oportunidade de comentar. Meu caro Pedro, obrigado pelo seu Portismo e desassombro, subscrevo cada letra. Bem haja.

8 comentários:

  1. O badocha, como é muito sensível às massas, mal viu os comentários pró-Marco Silva no facebook recuou logo. Por mim, espero que continue o bom trabalho de demolição do Zborde. Estes e os outros deviam era acabar. Esses, os outros, se lhes acabar o andor ficam para aí em terceiro, com sorte. Vamos lá ver o que acontece em 2015. Espero que a roubalheira pare e que nós acabemos por vencer o campeonato. Já basta de poucas vergonhas. Quartos de final da champes, pelo menos, mas sem menosprezar os suiços e campeonato. Pelo menos. Vamos a eles!- João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos uns próximos meses interessantes!

      Abraço!

      Eliminar
    2. Jorge,

      Parabéns pelos posts. Eu costumo ler, mas só hoje estou a comentar. É que depois de elegerem o Jesus como homem do ano e ter ficado deveras indignada arranjei algum conforto ao ler o artigo do Pedro Marques Lopes que é mesmo brilhante e de um coragem muito grande. Como publicaram isso? XD

      Continua o bom trabalho que tens feito.

      CONTRA TUDO E CONTRATODOS... FCPORTO SEMPRE...

      Eliminar
    3. Obrigado Ana. Não comentei esse prémio da bolha porque é um não assunto.

      Obrigado pelo incentivo, acredite que conta muito.

      Abraço azul e branco

      Eliminar
  2. Jorge, Jorge, tu ainda te dás ao trabalho de comentar notícais made in lixo da manhã?
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, meu caro Vila,

      Acho até que é a primeira vez que o faço. Mas esta coisa do Tello passa das minhas marcas.

      Abraço.

      Eliminar
  3. Meu caro,gosto das suas crónicas,nesta apenas uma correção:
    -Não é"quem nasceu para crocodilo nunca chega a jacaré.",mas sim:
    -Quem nasceu para lagartixa nunca chega a jacaré.
    Abraço
    rocha

    ResponderEliminar