sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

No Contrario El Presidente e Jorge Andrade, O Jesuita


Sou fã de Lopetegui, da sua contundência e da forma frontal e directa como responde. Sou fã dos seus princípios base - a força do colectivo sobre o individual, a perspectivação do caminho jogo a jogo, a preservação e não individualização dos seus jogadores, o não deixar ninguém para trás. Mas ontem, na conferência de imprensa, subiu ainda mais uns pontos na minha já grande consideração. "Nunca contrario el Presidente" é uma frase tão rara, tão bonita de se ouvir, que merece ser destacada. Uma equipa que tem bem presente quais são os lugares de quem é uma equipa que será vencedora. Numa altura em que Vieira manda indirectas ao treinador através de jornais, em que Marco Silva tem de se impor ao presidente em conferências de imprensa, ouvir esta frase de profundo respeito e de humildade é balsâmico. Esta frase não quer só dizer "estou de acordo". Quer dizer "não me meto em assuntos que não são meus". E também mostra o apoio que o Nosso Grande Presidente tem dado a Lopetegui. É uma comunhão de respeito e admiração mútua que ajuda a que o Nosso Grande Clube tenha uma base sólida e inabalável, n'importe quois, imprensa ou paineleirice.

Estou fã do 4x4x3. É um programa de comédia que muito aprecio. Escolher um paineleiro portista que diz que "Jesus já renasceu muitas vezes, pode como antes, morrer e renascer no final do campeonato" é simplesmente lindo. Aliás, o Evangelho segundo Jorge Jesus comove-me. Parece hipnose colectiva. Desde paineleiros até entrevistados de rua que acham que "Jesus deve renovar porque já ganhou muito, fez muito pelo benfas" , "Deve renovar numa lógica de Ferguson ou Wenger", e coisas bonitas deste género que não me recordo com exactidão, todos louvam Jesus e lhe desculpam as suas (muitas) falhas. Óptimo. Gosto. Que se mantenha por lá muitos anos, batendo cada vez mais o pé, fechando as portas a cada vez mais jogadores de valor.

Aliás, prezo muito que douta paineleice ache que é uma opção de Vieira esta da formação. Negam pois os factos concretos, sempre tão bem escalpelizados no soberbo Tomo II. E assim sendo, como se fosse uma escolha de Jesus segui-la ou não. Errado. É não ter mais caminho. É o corolário do falhanço rotundo europeu, que eu aprecio que se ignore. Ainda bem. Assim motiva o grande messias a continuar a ignorar o presidente, cujo rabinho está preso demais para poder contrariar o lunático treinador, a quem paga modestos 4 milhões por ano. E lá vão eles, cantando e rindo, alegremente pelo abismo abaixo.

Nós, pelo contrário, temos um projecto sólido a acontecer, excelentes vendas na calha, uma base sólida de treino e de jogo que permite rodar e incluir. Acho mesmo comovente como Nunes diz que "a Académica vai certamente querer ganhar este jogo, até mais do que o do benfas, para não perder irremediavelmente a luta pelo objectivo". Obrigado José Nunes, pelo reparo fofinho. Estavamos todos a pensar que o treinador se ia deitar a dormir. Aliás, tem-se visto Lopetegui sistematicamente a menosprezar as competições em que está inserido. Não, espera, não era este...

Vamos em frente que o caminho é longo, e pensado jogo a jogo levará longe. Como qualquer pessoa sã, que valoriza o colectivo sobre o individual, o nosso Lopetegui também falou o evidente, a Bola de Ouro e a sua politiquice rafeira interessa zero.

1 comentário:

  1. Caro Jorge Vassalo,

    Desde o dia da apresentação, que Lopetegui me impressionou e senti aquele "Clic", que boas coisas estariam reservadas ao FC Porto. Personalidade, carácter e já identificado com o ADN do FC Porto e até com a CS que temos de suportar. O tempo tem-se encarregado de ir confirmando as expectativas.

    Finalmente, alguém com as responsabilidades do nosso Treinador, fugiu ao politicamente correcto e colocou todo este "circo" à volta da Bola de Ouro no devido lugar.

    Um abraço e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar