quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

O Ensurdecedor Silêncio


Nos meus 36 anos de vida, à volta de 30 dos quais como Portista, uma coisa tem sido constante. A voz de Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa. Nunca tive o privilégio de o conhecer mas, uma coisa que nem eu nem, honra lhe seja feita, o meu Pai, que apesar de lagarto sempre gostou de ouvir, deixamos nunca de fazer foi admirar a sua clareza, o seu discurso forte e determinado, a sua resposta incisiva e contundente. Com uma fina ironia e uma frontalidade assinalável, Pinto da Costa sempre deu o corpo ao manifesto pelas suas ideias e considerações, em defesa do superior interesse do Futebol Clube do Porto.

Não escondo que uma parte grande da razão pela qual sou tão orgulhosamente Portista se prende com o exemplo de liderança do maior Presidente de toda a História do Futebol. Lembro-me da sua entrevista ao Estebes no Tal Canal, das suas tiradas matadoras após os jogos, ou mesmo a forma corajosa como reagiu na famosa vitória do jogo da Taça ou como enfrentou o domínio benfas e o centralismo da capital. Pinto da Costa nunca deixou nenhum assunto relacionado com o Futebol Clube do Porto sem resposta adequada, graças à sua inteligência rara e ao domínio absoluto das questões. A garra, o espírito combativo e a força com que enfrentou poderes, grandes e pequenos, foi sempre admirável.

Aos 76 anos, e nem sempre com a saúde mais forte, seria natural que Pinto da Costa quisesse ir ocupando uma posição menos executiva e outra mais de Chairman, que nenhum outro Presidente na História mereceu (e duvido que volte a merecer) tanto. O extenso palmarés pelos seus e pela sua direcção conquistado é disso prova. Nada, repito, nada que o Nosso Grande Presidente faça ou deixe de fazer de ora em diante poderá diminuir isso. Qualquer reacção em contrário é pura ingratidão.

Mas é muito preocupante que a postura do Futebol Clube do Porto seja, neste momento, aburguesada, amorfa, passiva, incipiente. Não haverá, em toda a Estrutura, que agora até tem controle sobre um canal de comunicação e tudo, quem se insurja contra esta arbitragem manhosa, quem tome para si o testemunho de Pinto da Costa e siga a guerra contra os poderes instalados e dominantes dos média e da capital centralizadora? Até quando vai a Estrutura Directiva do Futebol Clube do Porto assistir passivamente a atropelos que nos sonegam pontos importantes, permitir títulos e artigos de média tendenciosos, mentirosos e canalhas? Estamos entregues assim tanto a comissionistas e e gestores que estão mais interessados em cash flow do que em vitórias e títulos?

Foi este o resultado de tanta luta brava de Pinto da Costa? Foi para isso que o seu nome foi maltratado, vilipendiado e agredido? Sem a sua identidade combativa , não haja dúvidas que o Futebol Clube do Porto será engolido pelos poderes sempre dominantes e facciosos! Já não há reacção a estes atropelos, como no jogo do benfas? Aos ataques canalhas de quem está na sombra, protegido pelas directrizes de grupos de média, cujo interesse é fragmentar os Portistas?

Também aos dirigentes é preciso dizer: Acordem porra! Sejam merecedores do emblema que tem nos casacos, nos pins ou qualquer outra indumentária, desta mui nobre instituição que vos paga o salário! Aqui ninguém vos pede que sejam cordiais e simpáticos! Sejam lutadores porra! Respondam, contestem, barafustem contra esta palhaçada!

Não acredito, sinceramente, que isto seja estratégia. Acho sim que, infelizmente, é pura indiferença e passividade, porque o deles está garantido e o que interessa são os negócios. Se assim se demonstrar em breve, creio que estará na hora dos sócios se manifestarem e exigirem mais respeito a quem dirige pela História e Conquistas do Nosso Grande Clube!

Façam Alguma Coisa, porra! 

Se não reagirmos, pereceremos, e não estaremos a fazer jus a todos os que nos precederam, no campo e fora dele! Estamos a cuspir na nossa Identidade e Valor! Reajam porra! 

É o vosso dever!


24 comentários:

  1. Há muitas formas de se fazer alguma coisa! - Uma deles, é deixar os cães ladrarem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era só o que faltava o FC Porto responder a cada artigo ou capa de jornal. O que estou a falar é dos atropelos arbitrais tipo estes ou o tónus geral dos media.

      A reine não acha que isto é demais?

      Eliminar
  2. Caro Jorge Vassalo,

    A sua preocupação pelo ensurdecedor silêncio por parte do FC Porto, é comungada pela esmagadora maioria dos sócios e adeptos do Clube. A estranheza é legítima. Se é por estratégia ou outra razão qualquer, isso também gostaríamos de saber. No que não acredito é que seja por indiferença.

    Um abraço e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos todos ansiosos por saber, meu caro amigo.

      Se é estratégia, e espero que seja, não estou bem a ver qual!

      Abraço!

      Eliminar
  3. Boas,
    acho que a unica ou das unicas maneiras de mostrar a direção que nao estamos satisfeitos com o comportamento dos lideres face à pouca vergonha que acontece é nas proximas eleições os socios mostrarem nos votos que nao estao satisfeitos.
    nao estou a dizer que pinto da costa devia perder as eleições nada disso (para mim sera sempre o meu presidente) ate porque nao acredito que surjam outros candidatos.
    o que eu digo é que se houver uma boa percentagem de votos em branco acho que eles acusam o toque e talvez mudem o comportamento!
    é a unica tristeza que o meu clube me dá.. esta passividade, esta falta de discurso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Hélder,

      Uma boa ideia, muito Saramaguesca!

      Abraço e vamos esperar que isto passe!

      Eliminar
  4. Caro Jorge,
    Mais um magnífico e oportuníssimo post.
    Mas não comungo da opinião do comentário do Fernando Pinto. A mim parece-me é que a passividade da Sad se estendeu à esmagadora maioria dos adeptos, pelo menos, daqueles que têm a felicidade de poder estar no nosso Palco dos Sonhos. E vemos os nossos jogadores a lutarem até ao fim dentro de campo, o nosso treinador transmitir força e entusiasmo à equipa, e da parte de quem poderia e deveria complementar este esforço (adeptos, em primeira instância, e SAD, noutra) o que se vê é uma confrangedora e irritante passividade. E eu pergunto: o que pensarão os jogadores disto? Como reagirão no futuro, se continuarem uns e outros com esta atitude? Pedem-lhes mística e oferecem-lhes isto?
    Abraço, e que possa assistir amanhã, in loco, a mais uma vitória do Nosso Grande Clube, sem ter que se aborrecer com os neo-Portistas (???????)
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, como é possível a não reacção dos adeptos...até os Super Dragões e o Colectivo se calam... impressionante. Se este desânimo é o que os adeptos passam aos jogadores.... o que esperam eles de dos jogadores?

      Esta "cultura de exigência" também não ajuda nadinha.

      Abraço!

      Eliminar
  5. Post bem pertinente ,quer pelas 2 derrotas seguidas (futebol e hoquei) em casa frente ao maior rival,quer pelo CARREGADO andor vermelho que temos presenciado nestes ultimos anos ,e que tem sido gritante neste campeonato,o facto é que desde o famoso "apito dourado" nunca mais vimos a mesma acutilancia na comunicação do nosso clube ,papel esse que na maioria das vezes é deixado para os treinadores,não sei se bserá coincidencia,se estratégia ,se um certo adormecimento por tantas conquistas ,o facto é que nos tornamos mais "mansos" para usar uma expressão que li noutro blog, e isso deixa-me preocupado e triste porque definitivamente não é esta a nossa forma de estar, mal por mal preferia a fase de recebe-los com o balneário a cheirar a bagaço. mas espero que as coisas começem a mudar ou corremos o risco de entrar numa fase menos boa .

    Saudações Portistas

    Paulo Almeida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calma, Paulo!

      Roma e Pavia não foram feitas num dia! Tudo leva o seu tempo, mesmo com boas equipas!

      Abraço!

      Eliminar
  6. Lembram-se de Valentim Loureiro? Também gritava muito e não deixava ninguém falar. Gritou enquanto andou a meter dinheiro ao bolso até que o Apito Dourado o calou. O vosso querido presidente é igual. Enquanto andou a cometer ilegalidades, a roubar o clube (ainda o faz) envolvido em actividades criminosas, corrupção e tráfico de influências, que noutro país o levaria à prisão por muitos anos, não se calava.

    Agora não é apenas a idade que o cala. Por um lado roubou tanto dinheiro ao clube que já não precisa de gritar. Por outro, a estratégia que congeminou falhou. Ao tomar consciência disso já não tem forças para lutar por algo que reconhece é um rotundo fracasso.
    Ao verificar que o clube que ainda dirige está à beira da ruptura financeira, obrigado a diminuir drasticamente os custos mais ano menos ano, que toda a sua incompetência como gestor está agora a ver a luz do dia e à vista de todos, já não terá coragem para continuar com meia perna na cova. Coragem que nunca teve pois não passa de um reles cobarde sempre acolitado por uma guarda pretoriana bem paga e que lhe cobria as costas.

    Com a idade os remorsos já devem ser mais que muitos pelo daquele lado não esperem mais nada.

    É o reconhecimento tácito de que o que construi irá ruir com estrondo, mas lentamente para ser mais penoso e doloroso não só para ele como para os adeptos, sem que ninguém lhe possa valer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh meuje amigoje e je eje eje.. mas o que é isto? hm? Num habia nexexidad... qualquer dia estom-me aqui a falare de drogaje dentro de pneuje eje eje e de escutaje mais bromelhaje a falare com arbitroje que num chegam a acujaçom.. e árbitro..eje..eje.eje num elefante branco..o.o..o o.. num habia nexexidade..

      Ou entom..bom-me falare..eje.eje..de desbalorijaçom de equipaje eje eje e whisky com prejidenteseje da liga.. hmm hmmm para faborexere com colinho hecatombeje eje eje europeiaje e zustificare fusõese..eje ..ejes de dibidaje pexoaijes com de clube..eje.eje.ejes

      Continuem... mas com zuijinho eje eje

      Eliminar
  7. Oh! Jorge, mande esse tal de Diácono Remédios à BARDAMERDA. Desculpe, mas nem entendo que se tenha dignado a responder-lhe, mesmo em tom jocoso.

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixe estar Fernando,.eles vão cantando e rindo, e se calhar vão ficar sem ganhar nada.

      Digam-me agora que não é possível recuperar 6 pontos.

      Eliminar
  8. Caro amigo Jorge Vassalo, esse artista saiu de algum coletor? está a meter a blogosfera impestada.

    ResponderEliminar
  9. Boa noite, Jorge,

    Infelizmente, este silêncio já se vem arrastando há alguns anos, desde o tempo em que Jesualdo era a única voz em defesa Clube. Este não é NOSSO Porto.

    Numa reportagem sobre Pedroto, o Nosso Grande Presidente afirmou: enquanto fomos bons rapazes fomos sempre comidos. Parece que todos se esqueceram dessa realidade.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro iur,

      Tem toda a razão. E lembro-me muitas vezes dessa citação,

      Como se viu hoje, tudo é possível e 6 pontos em 63, com este benfas e pior, não é nada impossivel.

      Abraço

      Temos de fazer pela vida e apoiar a nossa equipa já amanhã.

      Eliminar
  10. Amigo Jorge, só me sinto verdadeira feliz com as vitórias do nosso FC Porto, mas que esta vitória do Braga soube bem, ai isso soube. Yuuupiii!

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Feliz, só no sentido em que se demonstra cabalmente que não tem de ser um passeio o campeonato para os vermelhos. 7 em 63 pontos é perfeitamente possível. Mais, é até provável.

      Abraço

      Eliminar
    2. 6 pontos, caro Jorge. Temos plantel com capacidade para ir vencer ao galinheiro por mais de 2 golos. Muito mais do que eles terem vindo vencer aqui, no Dragão. Nisso nem eles acreditavam. Passariam a ser 3 pontos. Apesar do andor vermelho, tenho fé que chegaremos ao topo. Um passo de cada vez e não olhar para cima, olhar em frente.

      Eliminar
  11. Diácono Remédios, continuas a ter imensa piada. Retrataste na perfeição o patêgo borra botas que conheces muito bem. Um caramelo que começou por roubar umas jantes e uns pneus, daí passou para o pó, alcançou a presidencia do clube da paróquia dele, conheceu e passou a dar-se com a nata da corrupção do BPN, falências, juízes do laço, politicos e afins, até cinéfilo e mecenas de pseudo escritoras passou a ser... et voila... sem a carneirada se aperceber, roubando-os como quem rouba otários, tem uma das fortunas maiores do país. Fica-te bem o rótulo que tens.

    ResponderEliminar
  12. @ Jorge

    deste voz a um dos maiores energúmenos da bluegosfera, que antes de ser lampião é anti-portista e anti-Pinto da Costa.
    confia em mim quando afirmo que será o primeiro de vários. e que a tua resposta será motivo para ele te gozar indecentemente - se é que já não foste.

    acredita: 'lipor' com bestas como essa. para além de que nunca te dará voz no antro que gere, numa questão em que a reciprocidade é um conceito tão vago como o desportivismo para o mestre da táctica

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes como é, não me atinge, deixar as criancinhas a brincar.

      Eliminar