segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Um Azar De Uma Finta

Aviso desde já, antes de começar o post: Não me ouvirão dizer para pôr o treinador na rua. Não me vão ouvir criticas à "armada espanhola". Vão ouvir-me, sim, fazer observações. As minhas. Não sou seguidista ou yes-man, houve muita coisa mal. Mas também, não houve nenhum benfas. Como nunca há. Falarem-me de lição táctica do benfas? Qual? A de defender e marcar dois golos de pura azelhice nossa? Essa é que é a lição táctica do chiclas? Poupem-me! Começamos bem e fortes, com o Tello a ser o Tello normal, inexplicavelmente retirado a meio do jogo. Quaresma devia ter jogado de início neste jogo. E Tello também. Depois pressionamos e atacamos, inconsequentemente. Falhamos golos cantados, como sempre. O poste também não foi nosso amigo. Numa das raras vezes que o benfas subiu, um daqueles lançamentos ilegais do Maxi (pisou a linha, veio a correr para o lançamento desde Gaia) enfia a bola à canto, confusão, falhas de marcação, má defesa, golo estúpido. Depois, mais pressão, mais ataque, mais golos cantados falhados, intervalo.

Assim estava a vencer o benfas. Como o Herrera não existia e Rúben não estava, não havia meio-campo, Lopetegui deveria ter metido ali o Evandro. Era evidente para mim, para si, para toda a gente. Demorou-se, segunda subida do benfas, falhas de marcação, tau, golo estúpido número dois, Fabiano mal na figura. Aqui, Lopetegui faz o que já devia ter feito e põe o Quaresma e Quintero. O jogo sobe de tom, massacrante, especialmente com Aboubakar, que entra pouco tempo depois, golo anulado, golo que bate em 16 postes e um canto de flippers. Arrasta-se com lesões falsas e anti-jogo típico de equipa pequena (a "grande lição táctica" do chiclas é jogar como o Penafiel, não houve uma só  jogada construída pelo benfas todo o jogo) e o jogo acaba. Assim se perde um jogo que se deveria ter ganho.

A minha esperança está nisto que vêem aqui, nestas capas. O benfas é uma equipa que ganha campeonatos à 13ª jornada. Que bom para eles. Ficaria espantado é se assim não fosse. Muito mesmo. Mas eu vivo na Twilight Zone. Nesta minha realidade alternativa, ainda faltam 21 jornadas! Será que eu estou a delirar? É, no entanto, urgente para Lopetegui, este Natal, compreender a história destes Clássicos e para que servem. É que, se tal não for, não ganhamos o campeonato de certeza. E a Estrutura tem de começar a fazer o seu trabalho. Já não falo do exterior. Falo do interior. Eu sei que o que interessa, no fundo, já está - vamos à Champions de certeza, estamos nos oitavos e vamos vender bem jogadores e saldar as contas como sempre. Agora, é uma pena que o Futebol Clube do Porto esteja a deixar de se interessar... no futebol. E, já agora, ter mandado a claque contrária lá para cima foi de mestre. Graças à acústica da cobertura, 4 mil fazem o barulho de 15 mil. Bravo.

GOLOS

Quaresma - Perdeu algumas bolas, fez alguns maus cruzamentos, mas jogou com raça, atitude e ambição. Coisa que falhou à maioria da equipa. E soube sacudir um jogo que estava perdido já na cabeça dos jogadores, soube ter o espírito guerreiro e avassalador que o FC Porto parece só ter na Champions League.

Marcano -  Teve culpas no primeiro golo, mas não directas, como todos os outros. Fora isso fez um grande jogo, com ganhos de cabeça muito grandes e uma marcação eficiente. Foi o único que conseguiu fazer alguma - pouca! - saída de bola e teve força para parar jogadas e orientar o sector defensivo.

Aboubakar - Quando entrou, a sua força e  a sua intensidade possante tornaram o ataque portista naquilo que ele devia ter sido todo o jogo. Forte, agressivo, sufocante. Para mim, a merecer a titularidade.

FALTAS

Yacine Brahimi -  Posso pôr este em tamanho mais e em sinal luminoso? Que desastre! Fintas, fintinhas, fintolas sendo que o único que fintou foi a sí próprio. E a nós. Jogava para trás, não abria, não jogava à linha, nada. Uma absoluta nulidade. Se houve coragem de tirar o Adrián da convocatória, para que ele acorde certamente, haja coragem para sentar Brahimi. Porque não jogar em 4x3x3 com extremos clássicos? Não acho que fizesse mal e eram dois jogadores a pressionar e a servir. Mas se Brahimi não acorda, espero que perca o lugar. Já. Para já.  Esta semana, Brahimi recebeu dois prémios e falou 3 vezes à imprensa internacional acerca do PSG. Alguém vai ter de explicar ao menino que, se ele deixar de jogar futebol como está a fazer, ninguém o vai levar nem para o Alverca. Aliás, este estilo de conversa não era costume no FC Porto.... Não se pode ter jogadores que acham que vem aqui só ver a vista.

Herrera - Algum dia tinha que lhe dar o abafo. Esse dia foi ontem. Não jogou nada. Zero. E sem o seu box-to-box não há meio campo. A não ser que fosse substituído. Foi. Tarde. E mal. E por um criativo. E o meio-campo continuou a não existir.

O Jogo Flanqueado - Se não se jogar pelo meio do terreno, torna-se o jogo previsível. Se é previsível é parável.  Se é parável, não existe.

A Estrutura - Como é possível que Lopetegui não tenha sido preparado para a forma como o benfas joga connosco? É que eu estou certo que Lopetegui se preparou para o que o benfas é, mas não para o que o benfas é connosco! É que eles não fizeram uma jogada de ataque. Nada. Zero! Jogaram à equipa pequena, como sempre. Lopetegui tinha de ser preparado para isso. E não foi.

Jackson - Para mim chega. Pode ajudar e bem na defesa. Pode ir buscar bolas ao meio campo, pode distribuir, pode ser óptimo a jogar de costas. Mas o Aboubakar, para mim, parece-me muito mais um ponta de lança do que o Jackson. Acredito que, ao contrário, as bolas tinham entrado. Não pode ser. Fez-me lembrar Málaga. Jackson, quando não marca, não marca mesmo.

Faltam 21 jornadas. 63 pontos. Quase duas vezes os pontos que o benfas já ganhou até agora. Ainda é outro campeonato. É bom não entregar os pontos já. No fim-de-semana lá estaremos. A reagir. E isso não é ser yes-man. É ser Portista.

24 comentários:

  1. Percebo as suas críticas logo pós jogo a alguns jogadores - até acertadas em muitos casos - mas o JL mandou para o campo a equipe que carburou melhor nos últimos tempos... e, era assim que teria de ser. Infelizmente temos jogadores que falham nas horas importantes, e para isso creio que só o terapeuta... Quanto ao resto, se o benfas mesmo jogando no seu estilo de naifa no ligueiro não tivesse tido sorte (e neste caso sorte chama-se esperteza do JJ em colocar o Lima em campo) os nossos remates tinham entrado... o dragão tornou-se um palco difícil com muita carga emocional. Essa é a verdade, também. Mas, acho que toda a gente viu que temos equipa e que o JL não é de desistir... e, cá para nós, apesar de estarmos convencidos e querermos a todo o custo ver para a frente hoje, não podemos saltar etapas. Não havia equipe base. Foi tudo feito este ano. É muita exigência. No ano do queridinho da crítica sr. AVB tínhamos uma equipe toda montada pelo JF deixada ali para ser utilizada... Estou contente com o que temos até aqui. Não creio que realisticamente pudesse ser melhor. Um passo de cada vez. E, vamos ter muitas alegrias ainda...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais, bem-vinda aos comentários neste blogue, reine margot. É um gosto vê-la por cá.

      Se vir os meus posts anteriores, mormente este, verá que eu até sou daqueles Portistas que não se importa de esperar uma época inteira para ver uma equipa a carburar. Roma e Pavia não são feitas num dia. Dou-lhe um exemplo. O Adrián é um dos jogadores que mais gostei de ver na Liga Espanhola. Fiquei feliz quando veio para cá. No entanto, achei muito bem que Lopetegui lhe tivesse posto as barbas de molho, para ele se orientar. E, nos apontamentos pontuais que faço, são para este jogo, não digo que jogador A ou B "não valem nada". Eu acho que o que Julen Lopetegui fez este ano já é miraculoso. E não me lixem, os jogadores de sinal + do benfas estão no benfas e em Portugal há que tempos. E a media de idades do benfas não é 22 ou 23 anos. E eu achei que massacramos, autenticamente. Agora, desculpar-me-á, quero ver se vão todos ter a mesma exigência se o Brahimi continuar com a cabeça na Lua (Jackson, no ano passado, esteve assim) do que tiveram com Adrián ou qualquer outro espanhol.

      No ano de AVB foi assim, nos de Vitor Pereira também, até Paulo Fonseca, a esta altura ainda jogava à bola por causa da experiência que tinha a equipa. JL tem uma tarefa ingrata. Mas, como pode ver aqui, Lopetegui vem de uma família de carácter forte, não me parece que vá desfazer-se em meia dúzia de minutos.
      Eu estarei com ele até ao fim, espero que a reine também.

      Saudações Portistas!

      Eliminar
    2. Não entrou o HTML por isso saiba que onde diz "mormente este" devia estar este link e onde diz "pode ver aqui" devia estar este outro link

      Eliminar
    3. agradeço as suas boas-vindas, e deixe-me dizer-lhe que este espaço estava a faltar; que gosto muito de aqui vir. Porque é um espaço com emoção e paixão sem perder a razão. Num tempo em que muitos portistas estão a ter grandes dúvidas, sabe bem ver nos posts, e não só na caixa de comentários, que ainda há sensatez .... abraço. e, continue o seu bom trabalho, por favor!

      Eliminar
  2. Excelente post. Concordo em quase tudo, mas especialmente nesta parte
    "O Jogo Flanqueado - Se não se jogar pelo meio do terreno, torna-se o jogo previsível. Se é previsível é parável. Se é parável, não existe."
    É que foi mesmo nisto que falhamos redondamente. O jogo pelo flanco era prevísivel, JJ analisou bem e mandou Gaitán e Salvio para missões defensivas. Os flancos deixaram de funcionar. Era altura de tentar pelo meio, coisa que não temos feito esta época, mas devemos estar preparados, e deviamos ter actuado muito antes de 0-2, Evandro merecia.
    Só não concordo com o comentário ao Jackson. O Jackson ontem foi um verdadeiro saco de pancada, já comentei noutros lados, aquilo foi demais. Tanta tareia num só jogador, tantas faltas, nenhum amarelo para os centrais, parecia que estavam avisados. Era só bater no homem que ele aguenta.
    O Lopetegui tem o meu apoio, o benfas vai perder pontos com quem menos se espera, e mais cedo que o que julgámos nesta fase, estaremos em 1º, que é o nosso lugar.
    Força PORTO!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro bombas,

      Estarei lá para apoiar o meu treinador muito bom e a minha extraordinária equipa até ao fim. Quanto ao Jackson, acedo que tem razão mas a) contra o benfas já se sabe como é, e se a estrutura não fala, vai continuar tudo na mesma com o colinho e b) já imaginou o Jackson na Premier League? A quantidade de pau que ele vai apanhar? Um ponta de lança tem de estar preparado para isso, digo eu!

      Abraço e Bibó Porto!

      Eliminar
  3. Olhe caro Jorge, que me desculpe, mas sobre o jogo de ontem, não vou dizer nada. Já me basta o desenlace do mesmo, bastante doloroso diga-se.
    Agora , ainda um pouco atordoado e a derrota práticamente digerida é tempo de olhar para a frente que o Vitória de Setúbal vem já aí. Não é hora de ficarmos a carpir mágoas, por mais dolorosas que sejam, mas sim de nos erguermos, de reagirmos, como fazem os verdadeiros Campeões. Afinal, é nestas horas que o FC Porto mais precisa de nós, sócios ou simples adeptos. Foi este espírito, este sentimento, este modo de ser Portista, que me ajudou a atravessar o longo jejum, mantendo bem firme o meu amor ao FC Porto, em todas as horas, em todos os momentos. Um abraço e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo em absoluto, amigo Fernando.

      E digo-lhe, pela primeira vez vou seguir o seu conselho, não vou ver programa nenhum. Não tenho estômago para ouvir falsidades.

      Um grande abraço,

      FC Porto Sempre!

      Eliminar
  4. No jogo de ontem aquilo que me pareceu foi a confirmação de uma frase que ouvi há uns anos atrás: nenhuma equipa ganha títulos sem um grande guarda-redes atrás. Falou-se a semana toda sobre as comparações entre Jackson e Jonas/Lima, sobre Casemiro e Samaris, Brahimi ou Gaitan, mas o que do meu ponto de vista decidiu completamente o jogo foi a diferença entre Fabiano e Júlio César.

    O Fabiano para mim tem tanta culpa no primeiro como no segundo golo, talvez até mais no primeiro, é demasiado anjinho e inseguro, já foi anjinho contra o Estoril, já esteve para comprometer noutros jogos com saídas em falso e ontem sofreu golos que o guarda-redes do FC Porto nunca pode sofrer. Do outro lado estava um tipo que aparentemente veio para Portugal receber a reforma e passar férias mas no entanto defendeu tudo e mais alguma coisa. Isso marca a diferença.

    Tendo sido Lopetegui guarda-redes (a quem aproveito desde já para manifestar toda a confiança, continuo a achar que é o homem certo no lugar certo), não me surpreenderá que arranque em Janeiro com Andrés na baliza, ou então que venha mais alguém para a posição neste mercado de Inverno.

    Razão tinha ele para logo na pré-época ter pedido um guarda-redes de topo, infelizmente o Navas já estava longe. Mas precisamos. Não duvidem. Com Fabiano, por muito bom rapaz que seja (e até acho que é), não vamos lá...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Carlos lembra-se como ele foi criticado certo? Mas se o Bom Capitão estiver apto... durante muitos anos não foi por ele que perdemos jogos.

      Abraço

      Eliminar
    2. Tenho dúvidas que com 36 anos e estando um ano parado... consiga voltar na sua melhor forma. Mas seria excelente, sim.

      Eliminar
  5. VILA e PORTISTAS o que mais me desiludiu foi o nosso treinador, ele não prévio como o Benfica ia jogar??
    Claro que ia jogar com linhas baixas como uma equipa pequena(JJ ja esta mais que humilhado no nosso estadio, e como cagao que é ia jogar a defesa), todos falam do Brahimi penso que toda a gente reparou que ele estava a ser marcado homem a homem pelo caceteiro do Maxi, e o nosso Treinador resolvia o assunto trocando os extremos, o Tello até rende mais no lado esquerdo, começa a me desiludir nos jogos a serio ainda não ganhou um, espero que aprenda com os erros não pode jogar sempre da mesma maneira, chega a ser irritante o tempo que se perde a passar a bola entre os defesas, se tivesse-mos a ganhar ainda percebia, e o discurso ontem foi outro erro que nos fez lembrar o Paulo Fonseca. 2 bolas no ferro realmente nem sorte tivemos, Outra coisa que salta a vista de olhos Fabiano já com o Sporting foi igual, acho-o um guarda redes de engate, ontem mais um erro e meio, espero que o Helton volte o quanto antes o lugar ainda é dele. Resumindo estamos a 6 pontos do Benfica e penso que eles ainda vao perder pontos nente campeonato, EX. Sporting , Guimarães, Braga, Paços, Rio ave, Marítimo, Estoril, Resta-nos ganhar os nossos jogos pois quando formos na segunda volta á Luz penso que levaremos pontos de avanço, e ai a VITORIA é obrigatória a pois a jogar assim como jogaram contra nos, nao ou vejo a ganhar muitos jogos pois a maioria das equipas do nosso campeonato jogam como eles jogaram contra nos.
    Resumindo Vamos apoiar a equipa (e Treinador acho que ainda vai calar muita gente) tanto nos momentos bom como nos maus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo se resume ao conhecimento ao vivo. Não creio que Lopetegui se tivesse preparado para um benfas a jogar à Penafiel. Mas com mais eficácia tinhamos chegado lá, tivemos muitas oportunidades de golo.

      Abraço

      Eliminar
  6. Claro que tem razão, embora simpatize com o homem. O jogo flanqueado é uma treta só para passar tempo e conduzir a deslizes frequentes. Falta intensidade, criatividade e raça ao futebol que praticamos. Brahimi atraía 3 jogadores do benfas sempre a chegar-lhe calor às canelas, mas quem entrava no espaço para receber a bola quando ele saía do drible? Ninguém, escondiam-se atrás dos jogadores do Canelas. Por muito que não se goste do Quaresma, é nestes jogos que se vê quem é jogador ou não e ele mais uma vez provou que está a anos luz de algumas vedetas vindas da estranja. Como diz e bem, Lopetegui tinha que ser preparado para estes jogos, mas ele também tem que fazer os TPCs. Que diabo, Boavista e Estoril ainda se desculpam, mas já fez 2 jogos com o Sporting (que na minha opinião é o pior Sporting dos ultimos 30 anos, não tem 1 único jogador de categoria, exceptuando Nani) e não aprendeu nada. Continuo a não perceber porque se joga com o Donetsk só para entreter e depois num jogo que tinha e devia ser ganho, se apresenta o que nos foi dado a ver. Jackson em jogos grandes é mesmo uma nulidade, sempre mais um toque na bola, querer dominar em supless e na zona de finalização é mais defesa adversário que avançado. Temos uma oportunidade que não voltará a surgir na Liga dos Campeões, que Lopetegui não a mande borda fora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe que o que me preocupa este ano é que a equipa supera-se na Champions mas cá... bem... nem por isso. E para mim tem muito a haver com onde está a cabeça e muito menos com o treinador. O caso do Brahimi para mim é nítido.

      Eliminar
    2. Amigo, se quiser não publique este comentário pois serve apenas para corrigir um erro. Se mo permitir, claro. Escreve-se "a ver" e não "haver".

      Eliminar
    3. Muito obrigado! Gosto de escrever com Português correcto, mas esta expressão sempre me deixou algo confuso :) De qualquer forma, obrigado pela correcção!

      Eliminar
  7. É verdade, falta concentração, falta raça. Na champions em alturas cruciais, tivemos 2 vezes sorte, na Ucrania e cá com o Bilbau. A coisa correu bem, mas não podemos andar sempre ao sabor do sortilégio da sorte. Se formos competentes (como fomos em Bilbau) mesmo com azar, como foi o caso de ontem, superamos as adversidades e na verdade não temos sido competentes.

    ResponderEliminar
  8. Logo após a miserável exibição com o Sporting, a equipa melhorou. Os exigentes dirão que foi por terem feito ouvir o seu assobio, os alinhados dirão que foi porque quem canta não assobia. Não sei quem tem razão nem para o caso interessa. Exigência, como disse o Fernando Gomes no Porto Canal, sempre houve, mesmo quando não ganhavamos nada. Advogo que tem de haver serenidade, mas tudo tem que ser articulado com responsabilidade. É claro que não podemos fazer esforços financeiros astronómicos e depois não haver qualquer tipo de exigência. Cada um à sua maneira tem de assumir a sua quota parte de responsabilidades e corrigir rapidamente o que em seis meses se fez de menos bom.

    ResponderEliminar
  9. Boa noite,
    concordo com o post.
    Agora é preparar o próximo jogo.
    Penso que seja necessário fazer umas alterações na equipa. Comigo o Brahimi não jogava mais até voltar da Can. No seu lugar alternaria entre Quaresma, Ricardo, ou Quintero, conforme o adversário. Colocaria também o Evandro no lugar do Herrera para ver se o jogo interior melhorava alguma coisa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo consigo - juntaria um Adrián que espero regressado com cabeça.

      Abraço.

      Eliminar
  10. Meu caro, a vontade não é muita, mas como não sou portista de vitórias nem de desistir, cá estou e estarei na luta. Também porque como se pode ver por algumas reacções - hoje quase que deitava a comida fora ao ver uma parte do Trio d 'Ataque no Jornal da Tarde -, quando há estes resultados o portismo aparece na sua planitude, nas derrotas é que eles soltam os dragões que estão dentro deles e nós temos que os apoiar e motivar.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse tipo, meu caro amigo, se queria o Jesus a treinar o nosso FC Porto, por mim devia ser intimado a vender a sua participação na SAD.

      Eu sou radical.

      Mas lá estarei, consigo, e com, espero eu, muitos milhares de Portistas, a levar a equipa para frente, já sexta feira.

      Abraço.

      Eliminar