quinta-feira, 22 de outubro de 2015

O Sentimento Difuso


Numa altura em que hoje o NGP fala de que quer Rúben Neves aqui muitos anos e que ele seja a referência da Mística para gerações vindouras, que se estabelecem novos recordes de vitórias, que continuamos novamente invictos na Champions League, não deixa de ser um paradoxo absurdo que se oiçam assobios no Dragão quando o jogo é mais controlado, lento ou pausado.

Também é curioso dar uma olhada na marcha lenta que grassa a Bluegosfera, tão afoita a encher posts e caixas de comentários quando as coisas correm menos bem ou mesmo mal, e tão desertas quando tudo está bem. Compreendo o propósito catártico que podem cumprir este e outros espaços bluegosféricos, mas deviam também ser o eco da alegria e optimismo do Coração Azul e Branco.

O que faz pensar: existirá mesmo essa alegria? Existirá satisfação no adepto Portista? Ou será "menor" estar feliz e agradecido às alegrias que nos são oferecidas? Será vaidade e ego que impedem de reconhecer que, afinal, isto não está assim tudo perdido?

A estrada é larga e cheia de socalcos, não existe perfeição no futebol - Lopetegui dixit - mas será que temos que estar mesmo à espera que o céu nos caia em cima das cabeças?

Não contem comigo para esse peditório. estou satisfeito com o progresso da minha equipa, com a multiplicidade de soluções e competitividade no plantel, com as decisões técnicas, com o próprio técnico e até, pasme-se, com o rumo directivo.

Sou um orgulhoso surfista da crista da onda, neste momento, porque estive com a minha equipa na tempestade, contra tudo e contra todos. Nem a meio vamos, falta muita estrada, mas mantendo este nível de seriedade, a minha confiança é plena. Há sempre ciclos complicados, dificuldades à frente, até à obtenção do título, e este fim de semana temos de conseguir uma vitória bem especial contra uma muito boa equipa. Mas há razões para estar confiante nos nossos. E isso não é mau. É muito bom.

Convido-vos a navegar esta maré calma comigo, falando do bom e positivo na caixa de comentários em baixo. Ela, afinal, também serve para o contentamento.

No entanto, onde para uns há muitas vitórias morais, para outros há trabalho, esforço, dedicação, superação. Esse é o caminho do FC Porto. E alegra-me que assim seja. É sinal que não precisamos de mais ninguém. Que somos auto-suficientes. Que Somos o FC Porto!

36 comentários:

  1. Realço:
    "Também é curioso dar uma olhada na marcha lenta que grassa a Bluegosfera, tão afoita a encher post e caixas de comentários quando as coisas correm menos bem ou mesmo mal, e tão desertas quando tudo está bem. Compreendo o propósito catártico que podem cumprir este e outros espaços bluegosféricos, mas deviam também ser o eco da alegria e optimismo do Coração Azul e Branco."

    Curioso que estive já para comentar isto mesmo, pois não vejo, em alguma blugosfera, a assertividade colocada pós-menos bons resultados quando as coisas correm bem. E isso, para mim, é algo estranho, pois chega-se à conclusão que só se tem algo a dizer quando as coisas correm menos bem. É estranho. Ou estaremos enganados e o adágio popular: "quem cala consente" faz-se valer quando tudo corre bem, significando que os bluegosfero-escritores estão contentes?

    Abraço, P. Torres

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma excelente pergunta para a qual, sinceramente, não tenho resposta.

      Abraço

      Eliminar
  2. Bom dia.

    É a primeira vez que comento neste Blog.
    Post perfeito e que nele me revejo totalmente.
    Parabéns pelo Blog.

    José Marques

    ResponderEliminar
  3. Caro Jorge,

    A ausência de comentários, quando as coisas estão a correr bem, é perfeitamente normal já que essa advém de dois fatores:

    1) Adeptos idiotas que só se prenunciam quando as coisa correm mal e só gostam de criticar.

    2) Adeptos irritados com esses adeptos idiotas, que vem em defesa da "honra", do seu clube/treinador/jogadores/direção.

    Este é o prato que basicamente a TVI fornece semanalmente aos telespectadores e que aparentemente, é a que melhor consegue vender aquele tipo de lixo televisivo.

    O Povo Português é um povo apaixonado e o adepto do Porto não é diferente, É mais interventivo em defesa aos ataques do que propriamente para elogiar gratuitamente.

    Em relação ao nosso "Rúben", e traduzindo o que o NGP disse: "Se querem levar o Rúben ponham cá os 40M da clausula (ou a que for na altura) a pronto e entendam-se com o Rúben, porque nós nada vamos fazer para o convencer a sair. Aliás vamos apelar sempre ao seu Portismo para o mantermos por cá."

    ResponderEliminar
  4. Caro Jorge,
    Plenamente de acordo! Há portistas que só o são nas horas más, que é como quem diz, só servem para atacar tudo e todos os que vestem de azul e branco. Não aparecem nas horas boas, porque não tem em quem bater... Quem sabe não são esses os que vão assobiar a equipa para o estádio? Esses não fazem, de todo, falta.

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Caro Jorge Vassalo,

    Interrompo (mais uma vez) o meu voto de silencio (que não de leitura) para demonstrar a minha concordância com o seu post, respondendo ao desafio que lançou. Estamos optimistas e temos razões para tal. Que assim continue. Nós por cá já temos dimensão europeia há algum tempo. Outros há que a apregoam antes do tempo.

    Este fim de semana é importante e pode ser determinante para o futuro proximo.

    RAOC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sua opinião é sempre bem-vinda, RAOC.

      Não há nenhum motivo para a interromper.

      Abraço

      Eliminar
  6. Pois! Vai ver a caixa a encher-se, vai...
    - Por causa de mais do que muito trabalho - que até a ida aos jogos e sequer o visionamento dos mesmos me tem retirado (apenas um live ticker e muitos nervos disfarçados) - tenho andado só a ler, sem tempo de parar para escrever; mas isto, também como diz o João Gonçalves, advém das coisas estarem a correr bem... não tenho de estar com irritações! -hehehe...
    Mas sim o tal do mister afinal parece que percebe do assunto, que mais não seja, emenda a mão a tempo, e tem uma equipe (os que jogam e os que ficam sentados) que lhe permite jogar em diversos "rounds" até ao KO final ...
    Depois a gente já nem sabe o que é bonito, nem o que é bom... - gostei tanto do golo do AA ao Varzim: simples e excelente de técnica. Parece que mais ninguém gostou...

    Também gostei do resultado de ontem na Turquia...afinal não é assim tão fácil gerir esforços e pensar nos próximos jogos, jogando!

    abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, parece que não. E formar planteis, e perder onzes titulares, e não jogar com o esquema de jogo do treinador anterior...

      Enfim...

      E não depender de individualidades...

      Abraço

      Eliminar
  7. Caro Jorge,
    Vim comentar só para contrariar a ideia de que as caixas de comentários estão vazias quando tudo corre bem porque o pessoal quer que as coisas corram mal para vir desancar. Acho isso sim que as pessoas têm receio do reverso da medalha. O ditado é antigo, "não deites foguetes antes da festa"... acho que é por haver portistas respeitadores e cautelosos que isso acontece.
    Vou-lhe ser muito sincera... ainda no último empate para o campeonato li aqui que "assim não!!!" (às vezes tento comentar mas, não sei bem porquê, o meu tlm não permite) e não gostei, quis muito dizer isso aqui mas não consegui. Quis dizer que há jogos assim, quis dizer que foi um resultado menos bom mas que gostei da equipa, que o mister apostou tudo, que achei que os rapazes estavam desesperados também e que não mereciam o que estavam todos a dizer e escrever. Ou seja... as caixas enchem porque quando está bem não há nada a acrescentar mas quando corre mal, todos acham que se podia ter feito mais e uns atacam e outros defendem. É só isso. Por agora está tudo bem... mas... aposto... se o porto empata ou perde (bate 3 x na madeira e isola) com o braga fica tudo mal novamente. Não interessa se a bola bateu na trave, se o àbitro não marcou um penalti, se o jogador com tanta vontade de resolver... complicou, interessa é que vai estar tudo mal e todos vão ter a solução mágica. Por isso eu digo... que bom que é ver a caixa de comentários vazia!!!!
    Um abraço a todos os Portistas e VAI PORTO!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O facto de estarmos com o treinador não significa que não sejamos pontualmente críticos - de uma forma construtiva - e que não tenhamos sangue na guelra....

      Dizer bem também motiva, digo eu.

      Abraço

      Eliminar
  8. Imbicto amigo,

    Vitória moral é ganhar na boa ao Maccabi e achar que jogámos com o benfas...

    Imbicto abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pela boca morre o pêxe, pel' anúncio o publicitário! :D

      Abraço

      Eliminar
  9. Comenta-se, ora pois.
    Que esta e muitas outras caixas de comentários na bluegosfera tenham pouca actividade, assim como críticas e "reflexões" especialmente marcadas para alturas más, a nível desportivo ou directivo....

    Domingo nada no derby nos beneficiará se não ganharmos o nosso jogo. Para mim, ganhar ao Braga será mais importante que ter ganho o clássico há umas semanas, após o decorrer do campeonato até ao momento.

    Saudações,
    Fábio Pinto da Costa

    ResponderEliminar
  10. Caro Jorge
    Apenas um offtopic se me permite, mais uma vez os pseudo jornais a bosta e CM fazem referencia á operação fenix e realçam que o AH é arguido. Qto á porta 18 eles nunca sabem nada. Eu se fosse responsavel pela OMO sabia quem havia de contratar para fazer publicidade.

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já não "pegou" da mesma forma... vá-se lá saber porquê :)

      Abraço

      Eliminar
  11. Não vou comentar, só para chatear! Bem-feito!
    :)
    Abc

    ResponderEliminar
  12. Na altura a que me reporto não vi a tal crítica construtiva. .. vi isso sim muita injustiça e gostava que alguém tivesse dito... fomos realmente infelizes.. mas merecemos ganhar... fizemos muitas coisas bem mas hoje não foi o nosso dia... só que não. .. vi apenas toda a gente a criticar. .. e volto a dizer... não gostei... a equipa trabalhou muito para conseguir outro resultado... mas nao ero o nosso dia...

    ResponderEliminar
  13. Caro Jorge Vassalo,
    O Porto está bem e recomenda-se, um Porto a ganhar, como sempre, contra tudo e contra todos os espertos deste país, deixando o traço das vitórias morais para outras interpretações do ser glorioso ou do ser mais qualquer coisa.
    Não vamos embandeirar em arco pois isso não é costume nas nossas cores. Há muita estrada pela frente, muitas batalhas a vencer, mas sempre podemos confiar que boas coisas irão acontecer quando temos tanta gente de qualidade na equipa e unanimemente aceite pelos adeptos como, por exemplo, é o caso de Casillas, Maicon, André, Ruben, Aboubakar, Danilo ou Imbula o que há muito não acontecia no Porto.
    Abraço ao Jorge Vassalo e a este seu excelente “Porto Universal”, um verdadeiro blog à Porto, para mim e para muitos, uma indispensável leitura diária. Saudações aos portistas que nas horas boas e nas menos boas sempre apoiaram esta equipa e este treinador. Também, para os que no gozo do seu direito continuam a torcer o nariz a Lopetegui, embora cada vez menos, espero, a esperança de que lá para Maio nos juntemos para comemorar mais um título e, quiçá, mais uma vitória sem igual...

    ResponderEliminar
  14. Caro Jorge Vassalo
    Permita-me que o chame assim.
    De acordo com o post. Venho chamar a atenção para a estupenda equipa de andebol que representa o nosso grande clube. Custou-me estar, ontem, no dragão caixa com meia dúzia de "gatos". Uma equipa destas merecia jogar sempre com o pavilhão cheio.
    Vamos fazer um esforço para apoiar mais as modalidades...
    Carlos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a tentar convencer um amigo entendido a fazer as análises ao andebol, mas ele é fugidio. Se alguém perceber da arte chegue-se à frente ó faixabore.

      Abraço

      Eliminar

  15. @ Jorge

    a difusão desse sentimento também se pode explicar por alguns de nós conscientemente optarem por manter um blogue, não de apoio e de crítica justa e construtiva, antes de pura maledicência, atirando contra tudo e contra todos, sempre e só com aquelas bem afiadas.
    no fundo, prestam um excelente serviço, não em prol do Clube, antes dos nossos detractores. que existem. e que nos lêem.

    abr@ço forte
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Homem, desopila. Deixa quem é o do contra ser do contra, só perdem o tempo a inchar e a desinchar...

      Abraçom

      Eliminar
  16. um off topic jorge, a capa do AS de hoje, sobre o casemiro... um bom elogio ao nosso treinador :)
    manu365

    ResponderEliminar

  17. "Também é curioso dar uma olhada na marcha lenta que grassa a Bluegosfera, tão afoita a encher posts e caixas de comentários quando as coisas correm menos bem ou mesmo mal, e tão desertas quando tudo está bem."

    Caro Jorge Vassalo, estás equivocado, há coisas que não estão nada bem, os jogadores continuam a brincar nas selecções desvalorizando-se e prejudicando desportiva e financeiramente o FCPORTO.

    "...há trabalho, esforço, dedicação, superação"

    Não chega, falta inteligência.

    Vejamos:

    Se uma pessoa quiser ir do Porto para Nova Iorque é "inteligente" ir de avião e não ir a nado ou de barco a remos.

    Se é preciso lavrar uns hectares de terreno é "inteligente" utilizar um tractor e não andar a cavar com a enxada e picareta.

    Se é preciso cortar lenha é "inteligente" utilizar uma moto-serra em vez de andar a cortar com um serrote manual.

    Se queremos estar de boa saúde é "inteligente" comer bem, fazer exercício, consumir pouco álcool e não fumar e não comer muitas gorduras, ser sedentário, ser um bêbado e fumar.

    Se quisermos carregar vários sacos pesados até ao 8º andar é "inteligente" utilizar o elevador e não ir pelas escadas.

    Enfim, há milhares de exemplos.

    Tudo isto para mencionar a urgente mudança que o FCPORTO precisa que é o de os jogadores renunciarem às selecções e estarem sempre disponíveis para o FCPORTO para ser mais fácil obter melhores resultados desportivos e financeiros. É simplesmente "inteligente".

    Compete aos dirigentes implementar uma estratégia "inteligente" que aliás é para isso que são pagos.

    É estúpido pagar milhões em transferências e salários e depois, volta e meia, os jogadores irem brincar às selecções.

    É estúpido o treinador do FCPORTO não poder preparar convenientemente a equipa durante vários dias seguidos porque os jogadores andam a brincar nas selecções em vez de estarem a servir que lhes paga.

    É estúpido andar a concorrer com dezenas de federações pelas receitas de bilheteira, publicidade, televisão, merchandising, etc. e ainda deixar os jogadores pagos pelo FCPORTO irem servir essas federações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó Luís, desculpe lá, por muito que concorde com alguns dos seus pontos, mude a cassete homem!

      Abraço

      Eliminar
  18. http://www.ojogo.pt/Futebol/1a_liga/Porto/interior.aspx?content_id=4850964

    Caro Jorge,
    Adorava uma reflexão sobre este assunto...

    É daqui advem as caixinhas do eusebio.. ja no tempo do tremoço se desistia de jogar e prestar vassalagem aos lampioes

    ResponderEliminar