quinta-feira, 10 de março de 2016

A Desunião


Ver Peseiro a falar hoje foi penoso. Numa altura em que a maioria dos adeptos deveria perceber a pré-época em que estamos - Mourinho ficou em terceiro no ano em que chegou - vê-se um treinador, que até tem conseguido manter-nos à tona da água, a pedir a ajuda da massa adepta para que não prejudique.

Eu pergunto: é dos jogadores a culpa da mudança de treinadores? É dos jogadores a culpa da necessária adaptação a um modelo e dinâmicas completamente diferentes? É dos jogadores a culpa de que esse sistema os leve a uma inadequação natural em qualquer filosofia de jogo?

Era suposto o milagre da adaptação plena? Quem a fez? E, já agora, quem geriu o plantel? Foi Peseiro? Vendeu-se e deixou-se ir valores, entraram promessas. Que também elas levam tempo. Deixou-se sectores curtos. E a culpa é dos jogadores? De Peseiro? Porque recebem eles o assobio?

Agora é hora de apoiar, de incentivar, de ser paciente. Agora é a hora de deixar que se crie uma dinâmica para que se consigam os objectivos ainda realisticamente alcançáveis. E sem a união de todos tal não será possível.

Já agora, neste dia em que muito Portista acha que os outros, afinal, são os melhores do mundo, reflictamos na realidade destas imagens, via Papa Pinto da Costa. Depois digam-me que é tudo coincidência. Insisto e sublinho, ganhar quando se sabe que não se pode perder é muito motivador. E, para terminar, já que estamos em maré de perguntar coisas, perguntem a vós mesmos, se pensais que os outros são assim tão melhores: como é que é possível a vossa mente aceitar pacificamente que esta equipa que lidera a classificação não possa perder UM ponto sequer? Se calhar, a maior vitória é a lavagem cerebral de criar o mito da inevitabilidade. Se calhar esse é um problema ainda maior do que todos aqueles que, indubitavelmente, temos.
 


21 comentários:

  1. Todos os PORTISTAS querem vencer, mas o sucesso dá muito trabalho, não se estala os dedos e já está. Mirem-se no exemplo clube cardinal, não ganham nada, desde o período Pérmico, mas choram baba e ranho pelas suas cores.
    Por isso os sócios e adeptos, DO MEU, DO TEU, DO NOSSO FCPORTO, em vez de assobiar, têm é de cerrar fileiras, dar estabilidade, confiança, apoio e muita paciência, ao NOSSO TREINADOR. Na próxima época José Peseiro, de entre os jogadores da equipe principal, dos emprestados e do PORTO B (que desejem permanecer), formará o plantel AZUL e BRANCO 2016/17. Face aos problemas no ataque, acho que poderá reforçar-se com Léo Bonatini, ou outro jogador que considere útil.

    Luís (O do José Peseiro)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei do Bonatini, nas subscrevo, naturalmente, de resto, o comentário.

      Abraço

      Eliminar
  2. Bora lá. 'Tamos contigo Zé! Mas tu tem tino moço... :)
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Caro Jorge,

    Sabe que discordo dos assobiodares, muitas vezes são os responsáveis pela intranquilidade da equipa, contudo não são os adeptos, pelos menos os restantes (os que apoiam em permanência) os responsáveis pelos resultados e pelas decisões tomadas nos anos recentes e muito menos são responsáveis pela irresponsável e inexistente política de comunicação do clube. Os adeptos não são responsáveis pelos jogadores de 20 milhões ou pelo tom usado pelo presidente quando chega ao primeiro lugar. As claques por exemplo tem mantido um apoio quase irrepreensível a equipa.
    Compreendo a comparação com o ano de vinda do Mourinho. Recordo uma derrota em Belém que foi desastrosa e no final desse jogo não vi o Mister com paninhos quentes em relação a equipa. Molhou forte e feio em alguns jogadores e acima de tudo marcou uma posição muito clara em relação ao futuro. Depois foi o que se viu e todos sabem. Sou incapaz de responsabilizar Peseiro por estes momentos menos bons do FCP mas não vejo nada parecido com aquilo que se passou com Mourinho. Pelo contrário o Mister disse que tinha matéria prima suficiente. Optou por ser pragmático em Belém quando todos viram que fizemos uma segunda parte miserável ou no jogo do Dragao contra o Gil em que jogamos muito pouco. Esse é aliás um dos problemas graves: tratamos os jogadores com todos os mimos e de vez em quando deveriam ouvir publicamente que estiveram mal.

    É só uma opinião.

    Força Porto. Força Peseiro

    Raoc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também o compreendo, RAOC, mas entenda que nada do que diz no primeiro parágrafo é da responsabilidade dos jogadores ou treinador. Porque não assobiam os responsáveis?

      Quanto ao puxão de orelhas, olhe que Peseiro explica muito, e bem, tudo...

      Abraço

      Eliminar
    2. Claro caro Jorge. É exactamente a quem dirige que devemos apontar responsabilidades. A grande maioria dos portistas está agradecida a PC e acho que uma boa parte ainda continua incrédula com tudo o que se passa. Deixamos de ter uma cultura de exigência e verbalizamos o "somos Porto" com uma facilidade tremenda. Depois despejamos dinheiro para cima dos reais problemas na tentativa de os resolver rapidamente.
      Compreendo o Mister. Nota-se que quer a equipa a jogar um futebol para a qual não está fisicamente preparada. É hora de decidir com quem vai contar no futuro. E essa escolha faz-se com uma cultura de exigência forte e sempre nos caracterizou. Prefiro um jogador de raça do que um de passagem.

      Raoc

      Eliminar
  4. Desafio-o, aqui no seu blog e com outros seus amigos bloguers portistas, a fazer uma compilação dos jogos em que o nosso clube foi prejudicado e beneficiado e a fazermos o mesmo em relação aos rivais. Com a ajuda do universo portista que diariamente visita e publica nestes blogs conseguiremos rapidamente identificar e compilar jogo a jogo os lances polémicos que desiquilibraram este campeonato. Após identificarmos os lances compilaremos um vídeo e colocaremos a circular nas redes sociais. Nos dias que correm não são apenas os jornais que podem influenciar a opinião. Só desta forma desmontaremos o imbecil argumento de que no fim os erros sempre se equilibram. Só assim o campeonato do Xistra será desmascarado. Deixar as peças soltas permite-lhes falsear a verdade. Temos de ser unidos e reunir tudo o que possa ser usado. Todos juntos somos poucos.

    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os Guerreiros Da Invicta costumam fazer brilhantemente esse trabalho.

      Mas ele deveria ser feito para quem RECEBE para isso e tem um FDP de um Canal de TV.

      Abraço

      Eliminar
    2. Vocês são incansáveis, mas são peças soltas todos os casos de que nos queixamos e as peças soltas são fáceis de ignorar. Mesmo nós que só lemos e comentamos podemos e devemos ajudar nessa tarefa. Este campeonato está entregue, tal como o foi o do túnel e o do ano passado. Assim se manipula a opinião e se "criam" grandes treinadores para aqueles lados.

      O Porto canal é uma anedota.

      Abraço

      João

      Eliminar
  5. O Peseiro é o menos culpado desta situação. Devem assobiar é o camarote presidencial pois aí se encontram os verdadeiros culpados de mais uma época miserável. No Sábado devia estar o estádio vazio,quem ganha milhões e é incompetente que pague as contas e as comissões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como chamada de atenção. Era tão fácil! Era só ser COMO SEMPRE FORAM!

      Abraço

      Eliminar
  6. VERDADE, SENAO PROTEGERMOS O TREINADOR E OS JOGADORES MCOMEÇAMOS A ENTRAR NA VIA DE NAO RETORNO AOS ANDRADES DO ANTIGAMENTE.

    ResponderEliminar
  7. Como já se terá apercebido apoio sempre os meus, Peseiro por mim terá toda a paciência do mundo e mais, será de uma cobardia abjecta quem não quiser entender até aonde vai a humildade de um homem. Acredito que agora vai ter tempo para formar uma equipa equilibrada, fisicamente apta e fundamentalmente solidaria, coisa raramente vista com o anterior treinador e que, quando o talento não abunda, disfarça muita coisa. Estou a contar com a sua competência para, quando chegarmos ao estádio de Oeiras, provarmos a nossa categoria. Já agora tentemos com garra o 2°lugar.
    Os nossos campeonatos, de há 3 anos para cá, estão claramente corrompidos. Ainda bem que se lembrou de plasmar as capas desses folhetos....nem nos lembramos dessa pouca vergonha. Que País miserável é o nosso e alguns dos que dele fazem parte!

    ResponderEliminar
  8. Essa de compilar os erros e fazer um vídeo é uma ótima ideia. Mas quem devia desmascarar estes roubos e fazer esse trabalho é quem é principescamente pago e nada faz para defender o clube.Força que o Porto é de todos nós e não quem dele dono se julga.

    ResponderEliminar
  9. Eu, andrade, dragão, mas sobretudo portista me confesso.
    Confesso que quando o meu FC PORTO perde também perco. Sobretudo as estribeiras e lanço impropérios a torto e a direito, a quem dá mais jeito.
    Confesso que insulto o presidente, o treinador, os jogadores, o meu irmão que se senta a meu lado e, por uma razão qualquer escapo ileso entre os pingos da chuva vernácula.
    Confesso que muitas vezes me apetece assobiar a tribuna presidencial.

    Mas também confesso que o FC PORTO já não é andrade. Confesso que foi um velhote que agora querem queimar numa fogueira inquisitorial histérica, que nos fez dargões.
    Confesso que no intimo de todos nós, portistas, todos nós nascemos andrades! E só crescendo, lutando, sabendo que temos que fazer o triplo do que os outros fazem, é que nos tornamos dragões.
    Confesso que chorei baba e ranho quando em 1978 vi o meu FC PORTO ser campeão pela primeira vez!
    Confesso que chorei quando o João Pinto se recusou largar a Taça. Eu também recusei largá-la!
    Confesso que troquei a minha noite de núpcias por um jogo de frio e neve ás 3 da manhã num longinquo Japão!
    Confesso que me deu um gozo enorme ver o Mourinho ser despedido de um certo clube e tornar-se campeão europeu no meu!

    Como também confesso que a cada derrota que me torna de novo em andrade, insultarei novamente o meu presidente.
    Como também confesso que ando a insultar em demasia o treinador, os jogadores o médico, o preparador físico, a relva e os paineis publicitários!
    Mas jamais acenderei o fósforo na pira do histerismo que alguns portistas amontoam!

    Também sei que não estou só. Sei que o dono deste estaminé é como eu, concordando discordando, sofrendo, cerrando os dentes, mas acreditando que acima de tudo que fazemos parte de um clube vencedor!

    Não quero um tribunal de dragões que se propõe curar uma dor de cabeça com a decapitação!
    Não quero enlamear o nome de quem nos fez grande e depois hipócritamente dizer que merece o nome no estádio!
    Não consigo ser ingrato para quem me fez levantar a cabeça e pronunciar com orgulho e altivez: SOU FC PORTO!!!!

    ResponderEliminar
  10. A forca do clube,dos adeptos e dos jogadores continua la.O que nao continua la e a visao estrategica de quem gere e por isso comecamos agora a sofrer com os problemas que ja vem desde o minuto 92.
    Nao temos $ para grandes compras mas para comprar jogadores que na adicionam nada ao clube,e melhor usar miudos dos juniores ou jogadores da equipa B.
    Quanto ao individuo que falou do clube(das comissoes e enriquecimento)foi oportunista sem duvida mas bem analisado acho que acabara por ter razao.Infelizmente hoje os interesses pessoais de todos quanto gerem o clube ultrapassam o seu fervor clubistico.Respeito o PDC mas esta na hora de sair.
    Processa-se o deputado mas deixa-se todos os outros produzir improperios de todaa forma e medida o que e simplesmente vergonhoso.
    Custa-me a aceitar mas estamo-nos a tornar num clube sem bussola,desunido para a felicidade de todos os nossos inimigos(que sao muitos),um clube que bate nos nossos e nada faz a quem nos prejudica de verdade.
    Estou mal habituado pois nunca vi o FCP perder tanto como agora nem ser sacrificado constantemente sem ninguem reagir.
    De forma um pouco conspiracional,isso leva-me a pensar que tudo estara relacionado com as comissoes que sao recebidas e o nao fazer ondas para n agitar as aguas por isso mesmo.
    Tivemos varios negocios desde que LOpetegui foi para o FCP,variadissimos jogadores passaram no FCP e muitos deles custaram bastante $ para nao jogarem ou representarem uma mais valia consideravel quando foram vendidos.
    Estamos numa altura de decisoes dficeis e por mais que nao queiramos ver,o problema se resume a apenas um;
    a gestao ruinosa de que temos vindo a ser alvo por parte dos administradores do FCP.Ganhamos trofeus com eles e certo mas urge uma correcao para que nao nos afundemos ainda mais.Antero e o proximo sucessor de PDC e esta tudo bem encaminhado para continuar a exploracao do clube do qual todos gostamos.
    Ja nao bastava termos de lutar contra tudo e contra todos agora tbm temos de lutar contra quem la esta dentro...
    Prefiro que o SCP ganhe o campeonato,do que ver os mouros ganhar um tri,coisa que nunca vi na minha vida e espero nao ver.
    Alem de ver o designio nacional na tv 24h por dia,fazem parecer a passagem aos quartos de final da liga dos campeoes um facto inedito.
    Saudacoes a todos,espero que dignifiquem a camisola ate ao final da epoca,
    Forca FCP.
    LUCAS

    ResponderEliminar