sábado, 12 de março de 2016

Antevisão FC Porto - CF União Da Madeira (26ª Jornada)


Curto e grosso - uma equipa que quer ser campeã, ou lutar por um acesso directo à Champions, no mínimo, não pode perder pontos com o União da Madeira, mesmo que esteja toda rota, mutilada e que o mundo esteja contra ela.

Ás vezes estamos tão perto de uma realidade que precisamos de um "abanão" externo para a ver correctamente. Confesso, esta crónica de Pedro Marques Lopes, via Tomo III, foi o meu despertar. Sempre combatemos adversidades arbitrais, pelo menos desde 2005, sempre tivemos tudo e todos contra nós, e nunca foi por isso que deixamos de ganhar títulos. E, quando foi, unimos-nos em volta disso, galvanizamos-nos, foi esse o nosso combustível para a luta.

No FC Porto não pode haver "frasquinhos de vidro", frágeis personalidades que se sintam melindradas porque têm de honrar o Brasão Abençoado. Também não há lugar no FC Porto para adeptos condicionais. No entanto, em ultima análise, terão de ser os primeiros a merecer o apoio dos segundos, ou pelo menos a demonstrar o seu erro.

Mais do que vencer, rebentar aqueles que ousam pensar que vêm ao Dragão para ganhar. Uma liçãozinha de humildade, um degustar de humble pie, não fará nenhum mal aos senhores do União, tão fofos e cobardes com uns, tão de peito feito com outros. Vamos mostrar que escolheram mal a acção e o discurso.

Já agora, Bueno está com falta de ritmo competitivo, normal derivado da lesão que teve. Espero contar com ele em breve. Saúda-se na convocatória o orgulho da minha terra, "Xicão" Ramos, Victor Garcia, Diogo Verdasca e o médio mais "moutinhesco" que temos, João Graça. Tudo jogadores nos quais confio a 100%.

Helton e Casillas (guarda-redes); Maxi Pereira, Rúben Neves, Brahimi, Aboubakar, Marega, Sérgio Oliveira, José Ángel, Herrera, Corona, Miguel Layún, Suk, Víctor García, Francisco Ramos, Graça, Chidozie e Verdasca.

(4x2x3x1): Casillas; Maxi, Chidozie, Layun, Ángel; Rúben, Sérgio; Marega, Herrera, Brahimi; Suk;

P.S.: Chamo, se me for possível, a atenção de quem nos dirige para os, cada vez mais sistematicamente, absurdos horários dos jogos, para fazer o jeito a uma empresa televisiva que nos humilha com comentários facciosos. Este é só mais um problema a juntar a outros. Mas talvez o FC Porto não esteja preocupado em ter casa cheia.... jogos às 16, 17 ou 18h são muito diferentes de jogos às 20:45!  

10 comentários:


  1. @ Jorge

    obrigado pela referência, mas todos os créditos, da partilha da crónica de Pedro Marques Lopes, vão para o caríssimo Vila Pouca (o "supermercado" esteve fechado, ontem).

    abr@ço forte
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
  2. O ilusionista do País Basco forma uma equipe, com alguns jogadores de fraca qualidade, praticando um estilo de jogo que era, bola do redes para o defesa, do defesa para o médio, do médio para o defesa e depois para o redes. Ou seja pouca exigência física.
    Os resultados ficaram à vista.
    Chega José Peseiro e tenta colocar dinâmica no jogo do FCPORTO. O que começou a acontecer? Jogadores sem pulmão e lesões em catadupa.
    Na Pedreira, perante um dos melhores, senão o melhor SC. Braga de sempre, o DRAGÃO domina os primeiros 30 minutos e depois não aguenta das perninhas, perdendo o jogo. E agora vem o Sr Pedro Marques Lopes dizer que fomos covardes, em Braga.
    Eu quando vi o psd abaixar a cabecinha perante a (fuhrer) da Alemanha, não o chamei de cobarde, pois sei que na vida existe o querer e o poder. E quem pode, é quem tem o dinheiro.

    Luís (O José Peseiro)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não havendo aqui vacas sagradas aqui, que não as há, as visões políticas de PML não importam. Não vou tolerar este estilo de boca.

      Outra como estas, não passa.

      Abraço

      Eliminar
  3. Creio que face ao estado físico e psicológico a que o AZUL BRANCO chegou, todos os nossos adversários acham que nos podem vencer. Não os critico.
    Aquilo que eu peço à sad, aos sócios e adeptos do FCPORTO é que apoiem o NOSSO TREINADOR, independentemente dos resultados deste ano. É mais fácil derrubar, que edificar.
    Uma vez mais friso, que o plantel AZUL e BRANCO de 2016/17 tem de nascer a partir de jogadores da equipe principal, dos emprestados e do PORTO B. não invalidando, que se contrate um, ou outro jogador, que José Peseiro considere útil. Espero que o departamento de Scouting seja competente e que acima de tudo não se cometam loucuras, como Adrians L. , Imbulas, C. Tellos,"Johnny" Depp Osvaldos".
    O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO nunca precisou de gastar muitos milhões, para ter bons jogadores e vencer, tanto em Portugal como lá fora.

    Luís (O José Peseiro)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se o facto de você pensar qye isto são escolhas de Lopetegui é para rir, mas não tem grande piada.

      Abraço

      Eliminar
  4. Jorge,
    Permita-me discordar quando diz que combatemos as adversidades desde... 2005! Eu acho que as combatemos desde que que o FC PORTO nasceu! SE se der ao trabalho de ler a nossa história e o modo como fomos tratados, mas sempre lutando e vencendo todas estas injustiças, acho que o FC PORTO não é o baluarte do Norte. O FC PORTO é o baluarte da liberdade, da luta contra o centralismo sufocante, a voz dos oprimidos por uma avenida em Lisboa que pensa que tudo pode fazer neste país de lé-a-lés.

    Sobre o horário, é realmente lastimável o horário. Sobretudo em pleno Inverno quando a temperatura nocturna desce vertiginosamente e se entranha nos nossos ossos.

    Quanto ao jogo, olhe, costuma-se dizer que o azar de uns é a sorte de outros. pode muito bem ser o caso de alguns da equipa B. Se jogarem, mostrar que tem valor para dar o salto.

    E já que mencionou Humble Pie:
    https://www.youtube.com/watch?v=LZMmV6xXYFw

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu sei que foi sempre. Estou só a sublinhar os ultimos anos...

      Abraço

      Eliminar
  5. Hoje é para ganhar e mais nada. Agora pouco importa pois o campeonato está perdido e mesmo o segundo lugar está difícil de atingir. É ao menos ganhar a taça e começar a planejar a próxima época com cabeça tronco e membros. É ver as reais necessidades da equipa e não as dos comissionistas para deixarmos de nos envergonhar como tem este ano acontecido.

    ResponderEliminar
  6. Uma coisa curiosa.
    Estamos a convocar cada vez mais jovens da formação e Portistas para a equipa A.
    Que, 1º - os nossos jovens entrem bem na equipa e que façam sempre jogos positivos, e que 2º - seja uma abrir de olhos por parte da nossa direcção e que se pare de uma vez por todas com o gasto excessivo em jogadores que não são necessários.

    Abraços.

    ResponderEliminar