sábado, 2 de abril de 2016

Corolário


Eis então que o Expresso mostra bem aquilo que é o corolário destes últimos tempos: "ascensão e queda", artigo escrito pela ratazana. Evidentemente, não li, não leio nem vou ler. Já sei o texto. Este ser é obcecado pela figura de Pinto da Costa, tornando-o a expiação de todos os males do futebol. Mas estes tempos são resultantes de um triângulo que há que analisar.

No primeiro vértice, está todo este pensamento sulista propagado por tudo o que é comunicação social, a quem interessa e muito tornar os clubes da capital como os únicos merecedores de tudo. A evangelização não é só em termos de futebol ou de títulos. Não, é uma criação de uma beatificação dos valores dos clubes - são Santos, Heróis, Iluminados recebendo o seu talento directamente do Divino. Durante muito tempo, tivemos um contrapeso desportivo e político, mas ao longo de mais de uma década, tivemos à frente da Câmara Municipal do Porto alguém a quem a luta contra o centralismo não disse absolutamente nada. Todo ele era ego, elegendo o FC Porto como inimigo e como alvo a abater. Mas este ascendente presente é muito importante para o jugo do pensamento dominante: apesar de saberem que três anos não apagam trinta de vitórias e que ainda não provaram nada europeu desde os anos 70, conhecem de ginjeira o facto da verdade poder ser manipulada, bastando para isso a hiperbolização do momento presente. Mais do que jornalismo, é marketing do melhor, é uma lavagem cerebral e condicionamento do pensamento, como uma mensagem subliminar de subalternização a que temos de estar atentos. Não há outro objectivo senão o de pulverizar aqueles que ousaram interromper esta "cúpula de irmãos" separados apenas por uma rua.

No segundo vértice, estão os adeptos. Muito bem habituados a ganhar e muito, é difícil saber lidar com períodos de insucesso continuado. E como em casa que não há pão, todos ralham e ninguém tem razão, e ainda por cima porque temos uma direcção silenciosa que vai permitindo que cada um fale a verdade que lhe parece, o primeiro vértice aproveita para inserir o veneno na veia da confiança Portista. O adepto é ainda uma pessoa e, nesse sentido, é vulnerável a uma mensagem repetida, sempre da mesma forma, reforçando com ideias e palavras-chave, a noção de um descalabro, em surround, dita por cada canto, cada esquina, todos dias, a todas as horas. Todos repetem a mesma noção de que se "fechou o ciclo", que "acabou a hegemonia" e por aí em diante. E isso cria um eco no subconsciente do adepto, como um diabinho repetindo "reclama" e, sem a consciência da verdadeira cabala que por aí grassa, torna o ambiente no Dragão insuportável para as gentes da casa, e faz o gáudio daqueles que vão passando nos pingos da chuva.
 
Mas a verdadeira e maior responsabilidade está no terceiro vértice - a Direcção. Como qualquer rei bonacheirão ébrio pelas suas conquistas, Pinto da Costa perdeu o pulso que o caracterizava. Tornou-se contemplativo e ter-se-á convencido, com certeza, que o carrinho seguiria pelos carris apenas com a velocidade inicial sem ter de ser mais empurrado. O silêncio, a apatia e um claríssimo desligamento da, não duvido, enfadonha rotina diária, deixou o Clube e a sua massa adepta orfã de rumo. Se um líder abandona a sua tropa no meio da luta, os cavaleiros lutarão desunidos, sem direcção e quiça uns com os outros. Espero que ser a capa da revista do Expresso pelos piores motivos acorde o nosso líder e o desperte do embalo doce da sépia nostalgia de tudo aquilo que já conquistou. 

Porque uma coisa é certa. Tenho a certeza que basta uma palavra e uma acção mais forte, para que todos nós nos unamos e recuperemos o fulgor Portista. 
 
A Jorge Nuno Pinto da Costa resta tomar uma decisão: escolher o tamanho da porta pela qual vai sair.  Pode acabar o seu Caminho do Dragão na Glória que merece. Ou poderá sair como o homem, perdendo o ascendente que a pulso conquistou.  A BOLA ESTÁ NO SEU LADO. O TEMPO DE AGIR É AGORA.

34 comentários:

  1. Assumamos a nossa culpa. O rato diz menos do que alguns de nós dizem de PdC. De resto, eu acredito, meu amigo. Muito.

    ResponderEliminar
  2. Aqui está mais um texto em que é preciso comentar mais nada.
    Apenas distribuir este texto por todos, mas todos os Portistas, para que não se instale a desunião total.

    Se os adeptos ligassem menos à comunicação social e pudessem estar mais virados para o Clube, ou então que olhassem para comunicação social e transformassem isso em combustível para apoiar ainda mais o Clube. Atenção que não digo isto em modo provocatório!

    Apenas é um desejo que nós Portistas temos em voltar a ter o FC Porto unido.

    PS: A síndrome vitor pereira está a instalar-se no andebol...

    Abraços.

    ResponderEliminar
  3. Inércia. Basta acabar com a inércia... Abraço, P.Torres.

    ResponderEliminar
  4. ...PC está na Caverna de Platão, ao contrario de Pirro que, apesar das mortes, venceu, não desistiu.
    Frustação de dia, fartamo-nos de perder.

    ResponderEliminar
  5. ...é claro que estou frustrado...e lixado com F muito grande....

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito de ler. Talvez o melhor texto deste blog.

    ResponderEliminar
  7. E que fazemos nós contra esta situação? Absolutamente nada!Por isso não nos podemos queixar.Falar mas não agir é um convite a que nos continuem a menosprezar e denegrir. Este clube infelizmente está a bater no fundo e nem mesmo assim apareceu alguém disposto a lutar contra esta situação.As facas estão tão certas que nem sequer é apresentado um programa para os próximos 4 anos num total desrespeito pelos sócios. Entramos numa espiral negativa e não ganhamos em modalidade nenhuma.Somos presentemente o reflexo de quem nos dirige isto é, abulicos sem norte e sem perspetivas de futuro.Temos o que merecemos por não saberemos dar o passo em frente e cortar com um presidente que desportivamente morreu há 5 anos e que agora em vez de ser uma solução passou a ser um problema. Este não é o meu Porto, este é o Porto dos aburguesados e bem instalados na vida à custa do clube.

    ResponderEliminar
  8. A ratazana é muito respeitoso comparado com os Franciscos Paulos que polulam por aí.
    Como pode um lider confiar, se alguns que se dizem suas tropas são piores que as ratazanas
    A. Oliveira

    ResponderEliminar
  9. Pelo caminho que isto leva tenho quase uma certeza... se o Porto destes últimos anos estivesse 19 anos sem ganhar um titulo.. o estádio do Dragão estaria ás moscas. Foram 19 anos sem títulos mas o amor ao clube era muito maior.. o estádio das Antas (ai que saudades) enchia de público qualquer que fosse o adversário. Agora entrasse no Dragão e logo o cheiro a pipocas enjoativas a correr pelas bancadas abaixo... os adeptos pipoqueiros a tirar selfies de qualquer m.... saírem do estádio todos sorridentes qualquer que seja o resultado, a falta de respeito pelos sócios com jogos á 2ª feira completamente dominados pela vontades das televisões. Acabem lá com o culto da personalidade ao presidente. Que clube que não o Porto é derrotado pelos seus ex-atletas que ainda rejubilam por contribuírem para a nossa derrota.. Que mal fez o clube a esses ex-atletas para que mostrem tanta raiva... não esqueço a figurinha detestável do Tozé quando jogava no Estoril ao sair do campo ao ser substituído. Que diferença para os Drulovic, Zahovic, Jardel e tantos outros dessa altura que respeitaram sempre o clube e eram respeitados pelos adeptos do Porto quando nos visitavam... mas isso é equivalente a jogadores de outras modalidades..
    Saudações portistas
    A. Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por cada exemplo de ex-atletas dou-lhe 2. Por exemplo, o do Casemiro ontem, que ainda disse que aprendeu muito no FC Porto. Quanto aos pipoqueiros... o que me chateia mesmo são os exigentes. Esses é que contam como arma para o treinador adversário.

      Abraço

      Eliminar
    2. Caro Jorge.. bom exemplo me deu... Casemiro e porque não o Oliver também? É que esses tinham como prémio o regresso aos seus clubes de origem, por isso afirmam que aprenderam muito no F.C. Porto. E os restantes que ficaram por cá... uma verdadeira choça.
      Saudações portistas
      A. Martins

      Eliminar
  10. O NOSSO PC está gasto e a direcção é comissionista. RUA com eles.
    O AZUL E BRANCO precisa de SANGUE NOVO. Um Presidente lúcido, com categoria e ambição que se saiba rodear de pessoas com talento e profissionalismo que ponham o clube a vencer e que criem uma máquina de propaganda/marketing forte, ao serviço do DRAGÃO.

    Luís (O do José Peseiro)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é gira, essa. Aliás, Luís, são todas. Quem vier a seguir não vai ganhar comissões, pois não?

      Deixem de ser anjinhos!

      Abraço

      Eliminar
  11. Um "jornalista" que nunca passou da mediocridade e que se destacou por dizer mal do Porto, com inverdades e com má fé de forma recorrente é destacado para escrever sobre o presidente do Futebol Clube do Porto e o seu Clube, com um artigo que é destaque de capa de uma revista de larga tiragem nacional. Um sinal de um país insuportavelmente centralizado, que corre o risco de se transformar numa república de bananas. Abraço.

    ResponderEliminar
  12. Caro Jorge Vassalo,

    Não podemos é continuar de apelo em apelo até à derrota final. o tempo de agir é sempre é não apenas agora e eu estou cada vez mais descrente em relação a PC e não tem nada a ver com o rato de esgoto, apenas constatações. Mas sempre esperançoso que esteja completamente errado.......

    Raoc

    ResponderEliminar
  13. Ó anónimo da 01h21 pelo menos eu coloco o nome e não me escondo no anonimato. É podes ter a certeza de uma coisa não gostas mais do clube do que eu.E repara que eu disse do clube,não da Pandilha que agora o está a levar para o abismo.É por muitos como tu que não querem ver o óbvio de termos um presidente caduco que estamos onde estamos.O meu PC já não está cá e só não vê quem é cego, este vai levar-nos ao ponto em que encontrou o clube no final dos anos 70.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A "Pandilha" que você chama foi a mesma que lhe deu glória. O "caduco", se quisesse, virava isto em dois segundos. Mas cá estaremos para ver, nos próximos tempos.

      Abraço

      Eliminar

  14. @ Jorge

    Só para referir que o jogo é amanhã, Segunda-feira, sobretudo porque o FC Porto assim o quis, por forma a que tivesse mais um dia de trabalho para preparar a partida em causa, depois da última data FIFA. e mesmo assim, José Peseiro só teve três sessões de trabalho com o grupo todo...
    o horário do jogo foi em consonância com os interesses comerciais do operador de televisão.

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse último ponto é que é o problema. O operador de televisão sistematicamente deixa o FC Porto para trás, porque não faz parte do grupinho.

      Abraçom

      Eliminar
  15. Meu caro Jorge cá estaremos para ver. E pode crer que muito gostava de estar enganado.

    ResponderEliminar
  16. Tem toda a razão Sr. Jorge Vassalo, existem comissões na porta 18 e no clube cardinal.
    O que me deixa preocupado é que a direcção da sad AZUL E BRANCA aproveitando, o lado angelical de PC. (caso Adrian L.) ou o seu lado megalómano (caso Imbula), ponha à frente dos interesses desportivos do FCPORTO, os $$$$$$$$$.
    Existe uma via para mudança? Existe. Infelizmente só será daqui a 4 anos.
    Receio que até lá continuaremos a ter o patéticocanal que não defende os PORTISTAS e resultados desportivos miseráveis.

    P.S

    Quem dera que O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO tivesse mais Bernardinos Barros.

    Luís (O do José Peseiro)

    ResponderEliminar
  17. Uma pergunta, o FC Porto apoia o Fernando Gomes na recandidatura à FPF???

    O clube já expôs a sua posição e o porquê dela???

    Abraços

    ResponderEliminar
  18. Infelizmente estamos em plano inclinado desde há 4 anos (ou mais) e claro que o falatório não podia deixar de se fazer sentir tanto como o silêncio e os sinais "ocultos" de que vamos ter mais do mesmo e que nos deixam a todos muito preocupados... Não é com palpites e "piadas" em discursos que se enfrenta uma situação grave como a que vivemos.
    No tal canal é só "paus mandados" a fazer de conta....
    Que saudados do nosso verdadeiro FCP
    Abraços
    Manuel Magalhães

    ResponderEliminar
  19. Os que clamam que PdC está caduco, os que esbracejam que o FC PORTO não ganha campeonatos há 3 (míseros ) anos, os "terrivelmente" honestos que são contra as comissões (olhem, eu sou contra o dinheiro, mas jamais trabalharei de borla!), esses gostaria de os ter visto numa altura em que eramos "andrades".
    Mas há um remédio eficaz para isso: metam-se sócios do Barcelona!

    ResponderEliminar
  20. Eu só fico à espera... tipo o coyote no deserto com os abutres a rodarem: "deixa-os pousar, deixa-os pousar !..."
    não conheço nenhuma pessoa que ao ficar mais velha, fique mais burra !... outras competências perde, mas ficar menos inteligente é coisa que não acontece... - então, deixem-nos pousar...

    ResponderEliminar
  21. Porta grande, porta pequena... O bolso é grande e está bem cheio...

    ResponderEliminar