sábado, 16 de abril de 2016

O Dia Mais Importante


Amanhã é o dia das eleições para os corpos dirigentes do FC Porto. É o dia mais importante. Será um dia agridoce. Gostaria de ter visto debate, confronto de ideias, projectos em disputa, mais do que uma lista, uma corrente alternativa visível.

Bem sei que amanhã se realiza uma aferição à popularidade do NGP, das suas políticas e discurso. Que já todos falaram de levar uma caneta para riscar o que/quem não interessa do boletim, ou mesmo o boletim todo. Independentemente da opinião - respeito todas - é fundamental fazer conhecer a quem dirige a posição de cada sócio. Votar é fundamental. Mormente nesta fase.

Mas insisto. O meu coração pesa por saber que a alternativa prefere esperar que o FC Porto fique, na óptica desta, ainda pior para, confortavelmente, decidir a Presidência um pouco mais à frente, presumivelmente sem a oposição daquele que é o responsável pela projecção mundial do Nosso Grande Clube. Era AGORA que a voz dissonante deveria ser dada a conhecer, não depois. Era AGORA, quando o FC Porto precisa, que a coragem de quem, presumivelmente, ama o FC Porto, se deveria demonstrar!

Tal não aconteceu. Portanto resta-nos o binómio SIM/NÃO a Pinto da Costa e à direcção por este proposta. Que seja audível a Voz Portista, que seja categórica. O meu voto estará na urna.

Não vale a pena fazer grandes antevisões. É preciso ganhar e ganhar BEM a uma equipa bem treinada e, honra seja feita a Manuel Machado, sem medo, como é o Nacional da Madeira. Aboubakar está de regresso, espero que com outra atitude. Capacidade e talento não lhe falta. Estando Brahimi fora por acumulação de amarelos, talvez seja a oportunidade para se apostar no 4x4x2...

Helton e Casillas (guarda-redes); Maxi Pereira, Martins Indi, Rúben Neves, Varela, Aboubakar, Marega, Sérgio Oliveira, José Ángel, Herrera, Corona, André Silva, Layún, Danilo, Suk, Francisco Ramos e Chidozie.


(4x4x2): Casillas; Maxi, Chidozie, Indi, Layún; Herrera, Danilo, Sérgio, Corona; Aboubakar, André Silva;

Excelente reacção da equipa de basket, para ultrapassar uma desvantagem de 4 pontos no 4º período, acabando por vencer por 10, com o resultado de 80-70. Parabéns pessoal. Garantiram o segundo lugar da fase regular no ano em que regressam à LPB.

No andebol, demonstração de força e raça numa grande primeira parte em que chegamos a ter 9 golos de avanço, terminando em 27-23.  Salvamos o primeiro match point. Vamos vencer, sem dúvida, vamos recuperar. Parabéns malta!  

11 comentários:

  1. Só tenho pena do que notou, bem a meu ver, o Refilação Portista: não há grandes possibilidades de sócios localizados mais longe do Dragão em exercerem o seu direito (Centro e Sul, Ilhas, diáspora emigrante...).

    Força nessas decisões e muita consciência, é o que desejo aos meus correligionários. E viva o FC Porto.

    Saudações,
    Fábio Pinto da Costa

    ResponderEliminar
  2. Este fim-de-semana é o fds do "futuro".
    A partir de amanha tem de surgir uma visão revigorada e um trabalho árduo por parte de todos.

    Pinto da Costa força para este 14º mandato.

    O FC Porto está a precisar de todos.


    Hoje vergamos o inimigo, cá como lá. Foi mesmo bom este sábado. (:

    Abraços.

    ResponderEliminar
  3. Só é pena na era da comunicação instantânea só poderem votar quem está no Porto.Em alguns aspectos somos um clube atrasado e fechado que não se adaptou à modernidade. Não é assim que aumentamos a nossa base de apoio.Infelizmente PC em muitos aspectos parou no tempo.O melhor que ele podia nesta altura fazer era lançar gente nova e com garra para ele ainda ter tempo de lhes ensinar alguma coisa.Não é isso que se vê. São os mesmos que como ele cristalizaram no tempo e à sombra do passado.Os outros em muitos aspectos já nos ultrapassaram e se as políticas não mudarem rapidamente nestes próximos 4 anos o nosso atraso será ainda maior.A amostra não é famosa pois nem um plano de intenções foi apresentado. Os sócios infelizmente cada vez contam menos e só servem para pagar quotas.

    ResponderEliminar
  4. muito sinceramente quero la saber do confronto de ideias, se nao apareceu ninguem foim+porque nao foi capaz portanto am decisao so pode ser uma. Quero e ganhar, depois da contestaçao que pinto da costa esperava e talvez os outros nao esperassem tao agressiva, nada podera ficar como dantes. Qualquer direçao estaria para o ano sobre brasas e portanto sera melhor ter a frente alguem que sabe do assunto, agora tambem sabe que nao pode cometer os erros que cometeu nestes ultimos 5 anos salvos in extremis pelo momento kelvin, alias o momento kelvin so foi glorificado como foi porque as coisas ja estavam mal.

    ResponderEliminar
  5. Se calhar até sou masoquista, mas é em alturas como esta que o meu Portismo é mais exarcebado, porque quando se ganha é fácil, agora não, é mais complicado. Lá estarei com confiança a votar no Papa Jorge. Tenho quase a certeza na implementação de mudanças, confio na sua inteligencia, porque ele saberá que, provavelmente, não acabará este mandato se as coisas ficarem como têm estado, não tanto, penso eu, pelas derrotas, mas mais pela inercia gorda e paralisante. É disso que precisamos, dinâmica diligente e ferocidade competitiva para reganharmos respeito.

    ResponderEliminar
  6. Fim de semana muito positivo nas modalidades: três importantes vitórias - hóquei, andebol e basket - e, duas sobre os bermelhos todos poderosos - que só nos podem encher de orgulho ! Esperemos por amanhã, B e A ,a terem os resultados condizentes...
    Quanto a "deitar o boto" ... o mais importante é ficarmos unidos ! portistas unidos, sempre, independentemente de se gostar ou não de quem estará à frente dos destinos do clube !

    ResponderEliminar
  7. Carta aberta aos dragões que desistem, aos portistas só de vitórias, aos acomodados das redes sociais...

    Ao contrário destes dragões, os Andrades (que tenho muito orgulho em ser!!!), jamais desistiram! Foram os Andrades a génese dos dragões, tais como os lusitanos a génese dos portugueses! E os Andrades jamais desistiram. Mesmo atravessando desertos de 19 anos (eu só vi o meu FC PORTO ser campeão nacional já eu tinha 18 anos!!), os Andrades foram crescendo, tanto que da traça original do estádio das Antas era abismal, total e desproporcionalmente diferente quando foi demolido!!! Vejam as lindas imagens do estádio em 1960 e vejam-no depois em 2003!!!
    Os Andrades seguiam o andebol de 11 (sim andebol praticado num campo de futebol, 11 contra 11), o futebol juvenil e o hoquei em campo na Constituição. Iam ao campo de treinos ver os juniores e dando uma espreitadela no pavilhão ao lado para ver o volei. Ou então iamos ao outro pavilhão ver o hoquei em patins e o basquete. Sem esquecer a natação! E o bilhar? Nem numa igreja se fazia tanto silêncio em ver aqueles senhores de colete dar umas tacadas no pano verde. Bem diferente do tasco onde jogavamos o nosso snooker e desatinavamos em palavrões!
    Os Andrades seguiam o FC PORTO ao sábado de manhã só parando ao domingo á noite!!!
    E isto quando não era altura de volta a Portugal! Adoravamos os nossos ciclistas em cromos e ao vivo. As nossas pasteleiras "tunnizavam-se" de dia para a noite para ficarem com um milésimo de parecença com a bicla do Mário Silva!
    Numa dessas corridas levei com a porta de um carro a abrir-se, e só parei no hospital...

    Os Andrades alapavam o cú no cimento, ou então viam o jogo de pé ao calor, á chuva, pedindo ao vizinho de baixo que baixasse o chuço para se poder ver melhor. Não havia pipocas nem Coca-cola. Havia amendoins, torrões, chocolates bons e outros manhosos, café de saco a escaldar as costas do desgraçado do vendedor, gelados da Olá e, quem fosse expedito, um garrafão de tinto entre os amigos mais chegados! E havia umas gasosas em garrafas bem bonitas com as inicias "BB" que nós putos chamavamos Bem Boa, e o meu pai e os outros mais velhos "Brigitte Bardot"!!!
    Os Andrades não tinham claques para apoiar a equipa em momentos bons, menos bons, maus ou terriveis. Eramos barulhentos quando ganhavamos e silenciosos que nem um tumulo quando perdíamos. E por vezes andavamos ao estalo uns com os outros, fazendo de nós uns certos gauleses irredutiveis!

    Mas jamais desistimos. E por não termos desistido, é que alguns Andrades viram a luz ao fundo do túnel e viram onde estava o mal. E esses Andrades - cuja maioria já morreu, ou se reformou - viu quem tinha espirito e potencial em bruto para ser o grande timoneiro deste FC PORTO!
    Timoneiro que também era Andrade e foi esse Andrade que curiosamente ou talvez não, se lembrou de nos chamar... Dragões!!!
    E foi com o sangue, suor e lágrimas dos Andrades que um dia nasceu o Dragão!
    Orgulho-me emocionalmente de fazer parte dessa transicção. Orgulho-me de ir a Lisboa e ser tratdo como gentleman e passado uns anos na mesma Lisboa ser tratado como um energúmeno!
    Orgulho-me de entrar no estádio da Luz de bandeirinha azul-e-branca com o brasão abençoado estampado, e os vermelhos a rirem-se para mim. Como me orgulho de anos depois, até às cuecas me revistarem e nem sequer deixarem entrar uma simples corneta!!!
    Mas o meu maior orgulho é que eu, e muitos, mas muitos como eu, não desistem. Podem cair, podem se ferir, podem se humilhar até, mas sempre se levantarão! Sempre estarão com o clube que carrega no nome o nome que deu a Portugal!
    Porque é em nós Andrades, que corre o verdadeiro sangue de Dragão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os Lusitanos não foram a génese dos Portugueses todos, especialmente dos do território a norte do Douro. Trata-se de uma (mais uma) "verdade histórica" implementada durante o Estado Novo. Uma "verdade" do género "o fado é A canção nacional", ou, "o Benfica é O clube do povo", para dar dois exemplos.
      Já agora, a génese dos primeiros portugueses foram os Galaicos. Mas tal coisa não dava jeito ao nacionalismo "à la" Estado Novo.

      Eliminar
    2. Quanto ao restante da Carta Aberta, estou TOTALMENTE de acordo!

      Eliminar
  8. Uma vergonha não haver concorrência. Isto assim tem algum interesse?

    ResponderEliminar
  9. Eu concordo que seria benéfico alguém se ter candidatado: só o fato de ter de haver uma campanha associada, onde se abriria lugar ao debate, já era lucro suficiente. O problema é que dado o vencedor antecipado e as condições da mesma seria necessário alguém da coragem do Humberto Delgado para isso, e nós não tivemos décadas de ditadura para alimentar tal personagem, tivemos décadas de vitórias.

    ResponderEliminar