quarta-feira, 1 de junho de 2016

Nuno Espírito Santo: Uma Boa Escolha


Quando me ofereceram álbuns como o "Automatic For The People", dos R.E.M, ou o "Post" da Björk, primeiro estranhei-os muito. Eram coisas bem diferentes daquilo que estava habituado a ouvir, tinham cadências e estruturas muito próprias, géneros pouco identificáveis. Com o passar do tempo - pouco - entranharam-se em mim tais faixas que passei a gostar delas todas.

Admito que, à excepção do meu caro amigo e colega de bancada Nuno Almeida, não conhecia mais ninguém que quisesse, ansiasse ou sequer encarasse como hipótese real o nome Nuno Espírito Santo. Mas uma coisa é certa: é um homem de fibra e raça, é uma homem com um discurso forte e agregador, foi líder da balneário e levou o Valência a um quarto posto na liga espanhola, o que não é mesmo nada fácil.

O futebol de Nuno Espírito Santo é intenso e atacante mas com solidez defensiva, é feito de muitas jogadas estudadas, de trocas rápidas e muito trabalho. Tem uma forte reacção à perda de bola e um grande sufoco desde o primeiro minuto. Todos recordaremos que não foi nunca nada fácil jogar contra o seu Rio Ave ou contra o seu Valência. Outra coisa que não vai ser nada difícil para NES é saber o que é Ser Porto. A expressão é, literalmente, dele! Creio que é Portista, tem uma forte identificação com a cultura Portista e viveu anos de muita Mística, como jogador e como treinador adjunto. E poderá, bem ajudado pela estrutura, ser um elemento agregador entre jogadores e adeptos. Mais, claro, que na realpolitik das coisas, a sua ligação de sempre a Jorge Mendes poderá facilitar a chegada de jogadores de qualidade ao Dragão. Nada disto é despiciente.


E sejamos francos. Qualquer que fosse o treinador estrangeiro que viesse a esta altura, teria vida difícil no Dragão... com assobios. Villas-Boas, que confesso que seria a minha alternativa preferida, é visto como muitos como um traidor e vendido, vida difícil no Dragão... com assobios. E Vítor Pereira não seria mais consensual.

Dos mais consensuais, Leonardo Jardim tem uma cláusula proibitiva e Marco Silva... bem, eu bem sei que a maioria gostava de o ver por cá.  Eu não sou uma delas. Acho que, no fundo, também não ganhou nada de especial (todos sabemos como ganhou a Taça de Portugal e o campeonato grego... bem...sem comentários) e lembro-me, distintamente, de o ver estático, imóvel, a ver Cristián Tello a espetar-lhe três batatas, sempre da mesma maneira, sem que isso esboçasse nele qualquer reacção. Não me entusiasmou particularmente. Tudo o resto seria um tiro no escuro.

Gosto da ideia de força discursiva, dureza no balneário (os problemas dele no Valência foram pelo castigo que deu a Negredo e, veio-se a ver, tinha toda a razão), raça, ambição e, espero, jogo sufocante. Cai-me bem, agora que passou o efeito surpresa. E mais do que tudo, este é o treinador do Futebol Clube do Porto! Conta com o meu apoio total.

Para cima deles, que há muito a fazer e pouco tempo para tal.

NOTA: Quando Rui Vitória foi nomeado treinador do verifique, houve especiais, foi notícia de abertura e por aí em diante. Na SIC, a apresentação de Nuno Espírito Santo foi algures pelo meio.. enfim, nada muda. Mas se a bolha tv pode fazer perguntas na conferência de imprensa.... NÃO BASTA MUDAR DE TREINADOR!

66 comentários:

  1. NES é como Tool...
    Ao vivo é do melhor.

    Pelo menos assim espero.

    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Ui, que bela comparação! Se me disserem que vamos ter jogos no Dragão tão bons como aquele concerto no Ozzfest assino já por baixo hehe!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, o riff do Crazy Train, banda sonora da minha adolescência!

      Abraço

      Eliminar
  3. Jorge,

    Não seria nunca a minha opção nem por sombras! Um treinador sem curriculum nenhum que à parte de ter feito um 4º Lugar com o Valência e outro com o Rio Ave, fez uma segunda época muito pobre no Rio Ave e foi despedido por maus resultados no Valência.

    Vem para o Porto como outros vieram anteriormente, ou seja, sem saber o que é ganhar e o Curriculum como jogador não serve para nada aqui.

    A única vantagem óbvia é conhecer a casa como ninguém e saber como, com quem e onde se mexer.

    O meu treinador para quebrar um ciclo tão negativo, teria de ser alguém que tivesse títulos na bagagem e que obrigasse os adeptos a darem-lhe o beneficio da dúvida, coisa que NES não vai ter.

    Se não nos qualificamos para a CL, a vida de NES vai começar a ficar logo extremamente complicada, coisa que com um treinador já vencedor, poderia ficar mais calma.

    Agora NES está cá e é o treinador de todos nós e isso é que interessa!

    Que tenha a sorte que precisa para quebrar este jejum que já vai longo! Força NES!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mentira que NES tenha sido despedido por maus resultados...teve um problema com Negredo, tentou impor a sua disciplina e fizeram-lhe a cama minando o balneário...com o resultado final que se sabe!

      De resto, o futebol das equipas de NES sempre foi atrativo...forte propensão ofensiva e sólido na defesa!

      Eliminar
    2. Essa é boa João. O que é o palmarés de um técnico, se não é o palmarés do clube?

      E se não nos classificarmos para a CL, temos de vencer a Europa League!

      Ai a pipa já é deste vinho?? Muito bem!

      Abraços

      Eliminar
    3. André Guimarães,

      Últimos 20 jogos do Nuno ao Serviço do Valência: 8V, 4E, 8D.

      Dessas foram 3V e 4D para a Champions/playoff num grupo facilissimo e onde apanhou o Monaco no PO que é aquilo que se sabe... O que deixa para o campeonato 5V, 4E, 4D.

      Perdeu 20 pontos em 13 jogos, numa equipa que tinha acabado o campeonato no 4º Lugar.

      Portanto NES foi despedido pelos maus resultados, para além de ter outros problemas com o balneário e egos...

      VP também teve varios problemas com o balneário e não foi por isso que foi despedido ou que deixou de ser campeão ( e eu nunca gostei do futebol que a equipa praticava mas factos são factos!)

      Eliminar
    4. Jorge,

      O palmares de um técnico existe para alguma coisa senão ias tu ou eu para treinador do FCP e estava arrumado e até ficava mais barato e tudo não era?

      O Palmares de um técnico ajuda a defini-lo e quando estamos a falar de NES, estamos a falar de um treinador com 4 anos de treinador principal sem grandes resultados (mesmo no Rio Ave, a equipa sempre rendeu mais fora de portas quando jogava em bloco baixo com contra ataques rápidos).

      Estamos a falar de um treinador que apresentou no Valência uma taxa de 52% de vitórias e que tem na sua carreira uma taxa de 44% de vitórias.

      Portanto seria muitíssimo recomendado para esta altura da vida do clube ter um treinador maus ganhador e muito mais experiente e que para além de títulos trouxe-se o beneficio da dúvida, como já acima o tinha dito.

      Mas como tinha dito, NES está cá e agora é o meu treinador e espero que tenha todo o sucesso do mundo e arredores.

      Eliminar
    5. João, o NES está cá, claramente, muito mais por uma questão de "ser da casa" e ser líder.

      Para mim, o único que importa são os títulos que ganhe pelo FC Porto.

      Abraço

      Eliminar
  4. Jorge Vassalo é um verdadeiro mago portista parabéns

    ResponderEliminar
  5. Caro Jorge,

    É este o nosso treinador. É este que todos, esperemos, temos de apoia. É que nem Jesus (the real one xD) foi consensual.

    De NES, não espero nota artística. Há muito que não ha disso em Portugal e pelo que se vê muito pouco lá pela europa. Mas espero o murro na mesa que falta. Que os jogadores sejam apertados. Que não se passeiem em campo.

    Esperemos boas notícias..

    Por fim, o jornalismo.. Trabalho amador do Porto Canal.. E deixarem os gajos que nos querem mal logo de siga fazer questões?! Enquanto isso o Rui Cerqueira passeia-se sem fazer uma assessoria decente...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Eu também já vi Tool ao vivo! carrega Tool! o NES é o melhor treinador do mundo. Vamos a eles! mas, mesmo sendo o melhor, se continuarmos calados acontece-lhe o mesmo que ao Lopetegui. É ele a pontuar, a gatunagem do apito a roubar e o benfas a ganhar. Portanto, há que apoiar o treinador, trabalhar, mas a sad não pode ficar caladinha face aos roubos e às faltas de respeito. Por falar nisso, diz que um rapaz que assinou por dois clubes ao mesmo tempo, conhecido por "pesetero" e eterno candidato falhado a tudo e mais alguma coisa veio ganir qualquer coisa acerca do FCP? Saúde. João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mudar de treinador não chega, é preciso PROTEGÊ-LO.

      Abraço

      Eliminar
  7. Cada dia que passa é mais difícil ser-se Pinto da Costa.
    Vendemos um treinador que acabara de vencer a Liga Europa e com pouco tempo fazemos o seu adjunto treinador. Sai bi-campeão. Tal e coisa, coisa e tal, é um adjunto, futebol fraco, fraca empatia, poucos jogadores portugueses.
    A aposta seguinte é num treinador jovem, com potencial (acho que, agora mesmo, foi substituir um dos mais conceituados da Europa). Vem acompanhado com alguns jogadores portugueses e portistas. O homem não tem unhas para a coisa. futebol fraco, não tem pulso no balneário, sistema táctico errado. Ah! e não é com Licás e Josués que seremos campeões.
    A aposta seguinte é num espanhol (isto de treinadores portugueses já era). Com passagens, como jogador, por 2 dos maiores clubes do mundo (este terá unhas para a coisa), com bom trabalho nas selecções. E acompanham-no uma catrefada de jogadores, maioritariamente estrangeiros. Fraco trabalho, falta mística, é só espanhóis, há falta de ADN Porto, raça, comer a relva.
    Chegamos a Nuno ( e não esqueci Peseiro, apenas acho que esteve de passagem), falta traquejo, é um homem do Mendes, não tem Curriculum, bla, bla, bla, bla...
    Se fosse Pinto da Costa estaria confundido. Então, a malta primeiro quer uma coisa, na época a seguir já quer outra, depois quer o seu contrário, mais adiante quer a primeira coisa. Mas, a malta sabe mesmo o que quer?
    Fónix, quero lá saber quem é o treinador. Se Pinto da Costa achar que o Sr. Brandão, o roupeiro, é o homem do leme, que seja. Eu quero é que o Porto volte a GANHAR. PONTO.
    A partir de hoje Nuno é o melhor do mundo, caralho.
    Abraço, P. Torres

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai agora o FC Porto é uma unipessoal?!

      Abraço

      Eliminar
    2. O homem é o chefe-supremo. É ele quem está no topo da pirâmide. É ele que escolhe (mesmo que seja uma escolha de AH, ou de qualquer outro da sad, ou de todos).
      P.Torres
      Abraço.

      Eliminar
    3. Jorge vai te foder. O comentario do paulo torres foi o unico comentario decente nesta noticia do blog. Nao e uma unipessoal mas ganhaste cm mourinhos e vilas boas. Na altura tb os recomendavas? Q este fosse igual e ng se importaria nada... Fodasse adeptos esquisitos.

      Eliminar
    4. Jorge a mensagem anterior nao foi cm intuito ofensivo mas sim de indignacao pelo q n pretendo q a publique. Apenas q se pare com esta vertigem de analise, este nao presta aquele e q era... E o ptorres tem razao hoje as pessoas pedem uma coisa e amabha ja estao a pedir outra... Deixem o homem mostrar o q vale. Se n prestar o destino e igual a tantos outros.

      Eliminar
  8. Caro Jorge Vassalo,

    Permita-me o dois em um. Completamente de acordo com o primeiro post do dia. Muito esclarecedora e formadora a entrevista de Moncho Lopez. Tal como você sublinhou o DD insiste na questiúncula particular contra MST e fá-lo de uma forma absurda e primária. Elevação zero.

    Quanto ao assunto do dia, a confirmação de NES, tenho que dividir a minha opinião em 2 fases. Não era a minha escolha mas não sou contra, apenas acho que existiam melhores opções e com muito mais curriculum. Estamos em desacordo em relação a MS, considero um belíssimo treinador, com provas dadas e subida a pulso, coisa que NES manifestamente não tem porque gostemos ou não traz o estigma de Jorge Mendes de volta. Esta situação abre ou pode abrir um sem número de especulações que não irei aqui aprofundar. Portanto tenho muitíssimas dúvidas em relação a NES mas garanto total apoio e nada de assobios. Estou como S. Tome.
    Em segundo lugar e em relação à apresentação propriamente dita, tenho que referir que gostei. Gostei da forma afirmativa, positiva e apaixonada que o nosso novo Mister transmitiu. Marcou pontos. Há contudo um outro pormenor que para mim foi importantíssimo: a presença massiva de todos os membros da SAD e da direcção do FCP , que transmite a ideia que de facto nem tudo são rosas e a sensação, ideia que retive de ter visto pela primeira vez presidente PC passar a pasta a AH. Foi o único que esteve ao lado de PC e NES para as fotos e portista ver.

    NES a tua alegria será a nossa alegria.

    Raoc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava mais do que na hora do Presidente acabar com guerras internas....

      Abraço

      Eliminar
  9. Uma boa escolha! Acredito no NES, acho que neste momento precisamos de alguém de conheça o clube e que possa trazer o que se perdeu nestes últimos anos, mística, ambição, garra e sobretudo fome de vitórias!

    ResponderEliminar
  10. A partir de hoje também é o meu treinador, há que apoiar e dar tempo ao tempo, pois antes de treinar não se pode dizer que não serve, nesta altura nenhum treinador seria consensual. Quanto ao destaque que foi dado á sua apresentação vi na tvi24 depois do jornal os comentadeiros a reclamar que ele disse uma mesma frase que tinha dito na apresentação no Valência e que quando inventou a frase "Somos PORTO" não deu resultado, pois não fomos campeões(campeonato do tunel), Nuno põe-te a pau, que mal chegaste já tas a levar com comentários deste nivel e destes artistas e o teu"amigo" carlinhos quando puder também te faz a folha, pois seja jogador ou treinador ele será bom e respeitado antes e depois do F.C.PORTO, mas enquanto estiver no clube não presta, veja-se o caso do Mourinho por exemplo, por estas e outras coisas não compreendo porque não fazemos um blackout.
    Boa sorte para o Nuno e que nos traga de volta ás conquistas.
    João Moreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto muito que malhem em nós. É uma boa gasolina. E a minha parece-me que o NES vai saber usar isso a nosso favor. Se assim for, nada melhor para unir um grupo de trabalho.

      Abraço

      Eliminar
  11. É curioso. A sua análise ao Nuno é diametralmente oposta à grande maioria dos blogueiros do nosso clube (o meu amigo deve saber isso). Daí ter que lhe dar os meus parabéns, por ter uma cabeça que pensa por si mesma. Respeito.
    A minha opinião é de que não sei. Lamento mas não sei. Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. As minhas convicções são as minhas e eu sigo o meu pensamento.

      Quanto ao seu "não sei", acho que ninguém sabe. Talvez tenhamos uma ideia depois dos jogos da pré-época ou no jogo de apresentação.

      Abraço

      Eliminar
  12. Boa noite,
    acho que o Nuno Espírito Santo é uma boa escolha (na verdade o NES era a mminha segunda escolha; O André Vilas Boas seria o meu favorito para ocupar o lugar de treinador, mas como esta indisponível). Fico contente por ler que muitos portistas, apesar de terem outras preferências para treinador do FCP, também não são contra. Agora é só apoiar e dar tempo ao tempo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O apoio é o mais fundamental. A ver se este ano há menos "exigentes" e mais apoiantes. Mesmo que com exigência, que é importante.

      Abraço

      Eliminar
  13. A partir de agora o NES é o nosso treinador. É o melhor. Há que apoiar e no final que não seja por falta da nossa força e empenho que não vamos conseguir os nossos objectivos.
    É curioso (?) que na apresentação e de forma significativa e empenhada, o AH tenha estado ao lado do Presidente e do NES, e a capa do pasquim (a bolha) seja toda preenchida com a possível saída do AH. Eles já estão com medo...é bom sinal. Vamos a eles com tudo..
    Força Porto
    Abraço
    Manuel Magalhaes

    ResponderEliminar
  14. gosto. mto mesmo.
    podia se era parar um bocado com os cliches somos porto e por ai que ja nao ha paciencia. nos sabemos. quem tem de saber e' o balneario, e nao so a por hashtags nas redes sociais.
    gosto do treinador de GR quem vem como NES. ajudou a crescer Ederson e Oblak.

    gosto da sua (mt boa) amizade com o Mendes, pode ser q desta tenhamos 2/3 bons reforcos a seria.

    tudo isto no entanto, precisa de ter trabalho de casa bem feito pla SAD, e qdo digo isto, digo evitar que "colinhos" e afins nos impecam de lutar justamente.
    manu365

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa intervenção atempada é fundamental. Chega de bonomia.

      Abraço

      Eliminar
  15. Respostas
    1. A mim não me surpreende nadinha...

      Abraço

      Eliminar
    2. André Horta é o novo Maradona.
      Dr. Adriano Lopes.

      Eliminar
    3. Maradona, Marafona, Matrafona. Acaba tudo em ona. É como a anedota da garrafa que acaba na "ona" e depois não sai por causa da sucção. Pardon my french...

      Eliminar
  16. Caro Jorge,

    Oficializada que está a contratação de Nuno Espírito Santo para Treinador do FC Porto, resta-me dar-lhe as boas vindas neste seu "regresso a casa para vencer". Que assim seja Nuno. Sem hipotecar o meu direito à critica construtiva, terá a partir de agora todo o meu apoio.

    Compreendo o incómodo, no mínimo, dos amigos Portistas, com a dualidade de critério editorial da CS anti-Portista. Nada a que não estejamos habituados, por ser uma constante. Mas quem tem verdadeiramente de a denunciar e combater é a estrutura do FC Porto. Espero que neste domínio também entremos num novo ciclo.

    Um abraço e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
  17. Jorge, gosto muito do seu Blog, pelo portismo, porque acaba por nos animar nestes tempos tão difíceis para um portista de Lisboa, pela defesa do nosso FC Porto contra a indiferença diária (propositada) a que os media nos remetem.
    Se me permite, e porque sou leitor assíduo mas nunca vi ninguém queixar-se, o azul de fundo do seu blog dá-me cabo dos olhos quando volto para o fundo branco normal do meu PC. Poderia deixar as faixas azuis de lado e branco no meio para escrever, até fica mais parecido com a nossa camisola! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem melhor! Estive a ler os comentários deste post, voltei ao branco do Excel sem problemas! Obrigado e abraço

      Eliminar
    2. Também tinha esse problema com as cores do blog que, embora fossem do meu agrado, davam-me cabo da vista ao ponto de quase ficar tonto no final de cada leitura.

      Muito obrigado caro Jorge. Pode não estar com um aspecto tão "FCP" mas está sem dúvida mais agradável para os olhos.

      PL

      Eliminar
    3. Grande Jorge.
      Muito melhor, muito obrigado.

      Eliminar
  18. Fiquei decepcionado... estava a contar com o Carlos Daniel a fazer a apresentação do NES em pleno estádio do Dragão. As tretas do Rodolfo, Baía, Rui Moreira, Miguel S.Tavares, etc, já se refletem na falta de vergonha do Figo para com o nosso clube e principalmente pelo seu presidente.
    Com os melhores cumprimentos
    A. Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser que o Figo e a resposta pronta que o FC Porto lhe deu sejam um aviso para que tenham calminha lá com o andor.

      Abraço

      Eliminar
  19. Caro Jorge Vassalo
    Logo a seguir à CI entrou na SIC Noticias o catedrático Joaquim Rita a tecer considerações pouco abonatórias em relação ao valor do NES! Mas aquele filho de uma senhora séria não se recorda das referências mais que elogiosas que fazia ao NES quando estava no Rio Ave e no primeiro ano do Valência???? Também deve ter levado com uma cabeça de porco como o Figo!
    Gosto muito de seguir o seu blog!

    SOMOS
    PORTO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado OSRosa.

      Mas oiça, então não é bom sinal que falem mal de nós? Eu fico preocupado é quando os Ritas desta vida falam bem!

      Abraço

      Eliminar
  20. Também prefiro este melhoramento.
    Digamos que melhorou.
    Abraço, P.Torres.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta alteração resultou num melhoramento, então. :D

      Abraço

      Eliminar
  21. Caro Jorge,

    É bom começar a ver algum optimismo da sua parte em relação ao nosso novo treinador. Tal como refere no seu (muito bom) texto, eu também estranhei esta escolha ao principio mas depois, pouco depois, entranhei. Pelo que vejo escrito por esta "bluegosfera" ás vezes parece dar-me a sensação que eu faço parte da percentagem mínima de adeptos que gostou desta escolha. Já gostava do Nuno Espírito Santo e, a partir de ontem, passei a gostar ainda mais. Acho, sinceramente, que poderá reunir as condições que estamos a precisar para voltarmos a ser aquilo que somos.

    Não consigo perceber tanta devoção que tenho visto pelo Marco Silva. Mas o que é que vêm de tão especial nesse treinador? O que é que ele fez ou conseguiu de tão importante para reunir o consenso de tantos portistas? Ganhou uma taça de Portugal com o Sporting (por um triz) e foi campeão no Olimpiakos (que domina completamente o futebol grego há anos e anos). E de resto? Nunca teve a minha preferência e continua a não me convencer como treinador. Entre apostar em MS e NES, dois treinadores pouco experientes, ao menos o Nuno é da casa e é dos nossos. O Marco não passa de uma espécie de treinador da moda cá do burgo, altamente sobrevalorizado (sabe-se lá porquê).

    Sou portista desde que nasci (o único em toda a minha família) e sinto-me confiante em relação à próxima época. Acredito que o Nuno andou estes meses todos já a fazer o seu trabalho de casa e que vai montar uma equipa forte. E quem não estiver á altura da exigência vai ter que se ver com ele.

    Só um pequeno "offtopic": Estou bastante curioso para ver o trabalho que Lopetegui irá fazer no Braga...

    Este ano renasceremos das cinzas, contra tudo e contra todos.

    PL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Marco Silva é querido, simpático e afável... não gosto disso. Arrisco-me a dizer que o queriam aqui para ser engolido...

      Abraço

      Eliminar
  22. "Gosto da ideia de força discursiva, dureza no balneário (os problemas dele no Valência foram pelo castigo que deu a Negredo e, veio-se a ver, tinha toda a razão), raça, ambição [...]".
    Também eu, e espero que isso venha a ser a diferença em relação ao passado recente. Para consumo interno, tendo o plantel qualidade suficiente (e este têm), discutir o titulo está perfeitamente ao alcance. Exemplo disso é este campeonato do SLB, treinado por um treinador que não passa de razoável, bate o recorde de pontos mesmo perdendo 3 dos 4 clássicos. O que importa é esmagar os pequenos...

    Portanto um mau treinador também ganha (DiMateo ganhou uma CL...) e um bom também perde (Bayern de Guardiola não conseguiu nenhuma final da CL...). Assim, é pelo tipo de futebol proposto que temos de avaliar o valor de um treinador, não pelo palmarés ou pelos resultados. E o que NES parece propor não me dá grandes esperanças. O Rio Ave e Valência dele practicavam um futebol que nunca me pareceu ofensivo (defender atrás e transição ofensiva), e que não é o que espero ver numa equipa da dimensão do Porto, muito menos no MEU Porto.
    Oxalá eu esteja enganado, oxalá o NES vire a página no seu estilo por exigência do nosso clube, caso contrario não conto vê-lo a transformar-se no próximo Mourinho/AVB/D.Sebastião.

    De todo modo, agora é o meu treinador e tem todo o meu apoio até ao dia da sua saída (que ela seja daqui a muito tempo, seria bom sinal!).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essas das linhas baixas alguém tem de me mostrar. Nunca vi.

      Abraço

      Eliminar
  23. Não seria a minha escolha mas agora é o meu treinador e desejo-lhe as maiores felicidades e sucessos pois os seus serão meus, ou seja nossos. Quanto à CS já sabemos que para ela nós só existimos quando perdemos. Mas a nossa Sad é que tem de mudar de politica comunicacional pois esta que agora vigora no clube, não nos leva a lado nenhum. Ter um canal de Tv e levar lá quem nos quer mal não lembra a ninguém. Não aproveitar os recursos que temos revela incompetência. Temos de melhorar em muitos sentidos e atacar quem nos ataca,pois isto de sermos bons rapazes não nos leva a lado nenhum.

    ResponderEliminar
  24. A minha escolha aquando do inquérito feito pelo DaM, cerca do treinador preferido, foi...Jesualdo Ferreira, ou seja, nem contou para a percentagem. Afinal veio o aluno. Por mim está bem, como estaria outro se essa fosse a vontade da Sad, porque sendo verdade a importancia dum treinador, não é menos,provavelmente até mais, a qualidade/mentalidade dos jogadores (forçosamente) a contratar, com as respectivas saidas de quem nunca devia ter entrado, juntando ao que de bom existe atualmente, mais a continuação da aposta em quem tem talento na "B" e eventualmente, na recuperação de um ou outro emprestado. Porém, nada do que atrás está escrito, será potenciado se não existir uma "intelligenza" activa, protectora, atenta. E é aqui que reside a minha grande duvida. Saber se o "viagra" de PC faz realmente efeito, sim, porque ninguém duvide ( e deixem-se das tretas do APC vs AH )ser, ainda, o Presidente a dar- ou pelo menos a querer - dar umas "traulitadas". Brevemente saberemos se se confirma a boa intuição de PC na escolha de NES. O play-off de acesso á Champions está a chegar. Boa sorte para nós Portistas, não é Nuno?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será a evolução dos resultados a ditar o valor de NES, sem dúvida. E da SAD por acrescento.

      Abraço

      Eliminar
  25. Andam para aqui umas conversas... Um bocado burguesadas. Prefiro um FCP d ataque, pressionante, que dê espectáculo. CLARO. Mas depois destas épocas, quero um FCP que ganhe, com ideia clara de jogo, adaptada aos jogadores que teremos, e com os jogadores a desenvolverem o seu futebol e potencial futebolístico. Se jogarmos em transição, que o façamos com mestria. Se for em apoio, que não seja estéril, mas acutilante. Se jogarmos em pressão alta, que não descompensemos a defesa. Que se veja treino e querer. Que nunca mais se repita escorraçar quem trabalha e dá tudo pelo clube, conseguindo resultados, como VP, que o fez com planteis fracos e desequilibrados, com vários defeitos (quem não os tem) porque isso contamina a cultura e identidade dos que ficam, que passam aos que entram.
    Agora é cerrar fileiras e arreganhar os dentes a quem nos tentar derrubar. E todos, sermos porto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Menos "exigência" da treta, pelamordasanta!

      Abraço

      Eliminar

  26. @ Jorge

    boa escolha, mesmo. a do novo 'lifting', bem entendido. a do treinador, já a sabias de antemão ;)

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
  27. boa tarde.

    todos esperemos que NES não seja mais um a cair em desgraça e que nos garanta vitórias.

    #somosporto

    gostei do novo grafismo

    Saudações Portistas

    11DruL0Vic

    ResponderEliminar