quarta-feira, 13 de julho de 2016

E Equação Incompleta Não é Conclusiva

Alex Telles foi hoje anunciado como a mais recente contratação do FC Porto. De imediato, assaltam-nos pertinentes dúvidas à cabeça: para quê mais um lateral esquerdo se temos Miguel Layún? Gastar 12,5M em laterais esquerdos não será redundante? O que se vai fazer a Rafa, alguém que o Presidente falou ser aposta para este ano? A verdade é crua e simples. A esta altura, não se sabe. Nem as variáveis da equação são conhecidas, que fará a sua disposição! 

Explico: não sabemos o que se passará com Miguel Layún, por exemplo. Layún é super polivalente. Foi usado, no FC Porto, nas duas laterais, a central e a extremo direito, com o Chelsea. Na selecção mexicana, foi inclusivamente utilizado como médio avançado. Portanto, irá ele ser mesmo lateral? E fará a esquerda ou a direita? Ou as duas? Não fará sentido garantir que há sempre uma alternativa de qualidade na posição? Agora, nesse cenário, o que fazem Rafa e Victor Garcia no plantel? Passa Layún à condição de suplente? Não poderá este ir uns metros para a frente? E será que não há uma venda no horizonte?

A verdade é que, a esta altura, não houve grandes saídas confirmadas, para lá do inefável Maicon e do empréstimo - natural! - de Xicão Ramos e Gleison. Mesmo toda a conjectura em torno de Rafa, ainda não passou disso mesmo. A bolha dizia que seria apresentado em Vila do Conde na sexta feira e....nada. A esta altura nada mais se pode fazer do que especular.

Não resta nada mais aos Portistas senão esperar e tentar confiar que haja um nexo forte na formação do plantel. Ainda assim, creio que seria de vital importância que algo se desenhasse mais coerente para a preparação da pré-eliminatória da Champions League. É preciso não esquecer que começamos a época mais cedo que os nossos rivais.

ADENDA: Om meu rato de esgoto! Então o Ronaldo esteve "abaixo das expectativas", é? Quem é que marcou aqueles golaços contra a Hungria e o País de Gales? Deves ter sido tu! Ah, e então ele esteve a "representar" quando tentou jogar com o joelho naquele estado, foi? E então o William esteve "acima das expectativas", foi? Ganhou "bem" o lugar ao Danilo, foi? Ah, e o Renatinho esteve "acima das expectativas", foi? Em quê, querido? A perder a bola? Ai o Ronaldo só é capitão por ser "vedeta", é? Ai não merecia estar no onze da UEFA?! Realmente, nada melhor do que um tuga para criticar um símbolo português! Realmente, importante é o Eusébio! A inveja é uma coisa muito, muito, fodida!

26 comentários:

  1. Jorge,

    Pois como bem dizes, nesta altura não se sabe e isso diz tudo acerca do amadorismo com que esta pré-época (mais uma) está a ser tratada.

    Estamos a 1 mês da pré-eliminatória da Champions e o não se sabe é o que mais reina do Dragão.

    Falhamos o Fair-Play financeiro e de uma maneira brutal e vendas ainda nada, népias, nikles, batatoides... Será que descobrimos petróleo em pleno Dragão e agora já não precisamos mais de vender!?!

    Não me entendas mal... parece-me claro que o plantel como está, até poderia ser considerado fechado.

    Pois na baliza estamos conversados.

    Na defesa, poderia vir mais um central é certo, mas com a entrada de Filipe e Reyes, secalhar temos a dupla titular para esta época. Indi para lutar por fora.

    Nas laterais e com Alex Telles, estaria fechado.

    Nas alas, e considerando que Layun poderia avançar uns metros no terreno e com a inclusão de Hernâni, estaria fechado.

    No meio campo com tanta gente nova (Otávio, João Teixeira, Quintero -de novo-) também estaria fechado

    E na frente de ataque com André Silva, Abou e Suk, estaria fechado.

    Seria um plantel com alguma qualidade e diversidade e que só faltava emagrecer com Maregas e coisas do género, a abandonarem.

    Agora será que Brahimi, Herrera, Layun, Indi, Marcano, Abou, ficam? Será que podemos nos dar ao Luxo financeiramente de ficar com eles? Pelas minhas contas, e para tapar o buraco da ultima época, teríamos de fazer cerca de 80M€ em vendas e é mesmo muito importante pois, para nos desculparmos junto da UEFA é preciso mostramos entrada de capital e redução do Orçamento para a época que se segue.

    Enfim... mais uma vez está tudo a ser deixado para o fim e já lá vai quase 1 mes e meio de pré-época no capitulo de vendas/compras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teremos de vender, iremos vender.

      E o facto de não ser conhecido, não quer dizer que não esteja a ser tratado.

      Abraço

      Eliminar
    2. Sim mas se isso assim for ainda é pior pois para qualquer saída (excetuado a de Herrera e Layun) terá que vir um jogador para a posições pois não temos qualidade suficiente na profundidade da posição e então terá que se adaptar ao plantel, ambiente, etc... e nós não temos tempo para isso.

      Eliminar
  2. Por acaso estou muito curioso em relação a esse dossiê... Mas Victor, Rafa ou Layun, parece-me claro que pelo menos um sai... Se Layun ficar até faria mais sentido ser o Victor a ser emprestado ao invés do Rafa... Esperemos e vejamos...

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Para mim Layun está na porta da saída. Se não conseguirmos o apuramento para a CL quase de certeza que é vendido. Daí o Alex Telles.
    Sobre os restantes que têm o caminho direccionado, tenho a certeza que estão a ser tratados.

    Vamos esperar e ver o que acontece.

    Abraços

    ResponderEliminar
  4. Depois de estarmos a preparar (?) a época há mais de três meses confesso que é com espanto e apreensão que vejo aproximar-se a nossa entrada em competição e tudo parece estar a correr ao acaso sem aparente estratégia. Depois é o costume, tudo em cima da hora e plantel desequilibrado. Inconcebível...
    Vamos ter fé e paciência porque pouco mais nos resta a fazer.
    Abraço
    Manuel Magalhães

    ResponderEliminar
  5. O WC se fosse do Porto tinha o problema do herrera, toda a gente ia dizer que falha muitos passes (falhou dois escandalosos na final). O rato de esgoto está tao errado a dizer que WC ganhou bem o lugar ao danilo como alguem que diz que ronaldo esteve bem no campeonato da europa, foi um autentico fantasma e tirando 45 minutos da segunda parte contra a hungria nao acrescentou nada à equipa. Agora para quem é amantes de reality shows e das cmtv acredito que acham que ele esteve em alta, afinal chorou, andou aos saltos no banco e o pessoal quanto menos percebe futebol mais se agarra ao extra futebol e nisso a empresa ronaldo trabalha bem. Quanto a estar na equipa do euro acho que tambem nao merecia por isto mesmo que falei. Acho justo estar na melhor equipa do euro Rui patricio, pepe e guerreiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada? Comando, liderança, espaços, apoio ofensivo e defensivo, jogando sem referente, num sistema diferente.... enfim, opiniões.

      E o Herrera foi o jogador do FC Porto que acabou o ano com MAIS - e não menos - passes acertados (86%!)

      Abraço

      Eliminar
    2. Apoio defensivo?? Se ele fizesse algum tipo de apoio defensivo podia jogar apartir da ala e nao o faz deve ser por alguma razao. No jogo da final quando ele saiu a equipa ficou mais equilibrada e o caudal ofensivo da França diminuiu. Numa equipa que jogou com um bloco medio baixo (mais na fase eliminar) como portugal o que nao falta é espaço para o ataque.

      Quanto ao herrera acho que entendeu mal ou nao me expressei bem, eu sei que o herrera é o jogador com maior acerto de passes mas toda a gente o critica por falar passes, o wc nao o criticam porque nao joga no Porto. Se ha defensor de herrera sou eu, um gajo que corre 13km por jogo e a chegada que tem à area, da tudo...

      Eliminar
  6. Tirando os blogs azuis-e-brancos, o Porto canal (que neste momento não tenho, pois sou assinante NOS), os jogos sem som nos canais ditos públicos, não vejo nada para mais além. Portanto, Jorge, por favor, diga-me quem é o fdp do rato de esgoto. Só por curiosidade!

    Quanto ao nosso FC PORTO, o caminho faz-se caminhando. Sinceramente estou esperançado, acredito e sei que vamos conseguir ser aquilo em que nos tornamos há 30 anos atrás: um nome no futebol mundial!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem haveria de ser senão o "querido" Rui Santos!

      Abraço

      Eliminar
    2. Esse mesmo.. o amigo do Rodolfo... "OH RUI.. TENS RAZÃO".
      Cumprimentos portistas
      A. Martins

      Eliminar
  7. Formar um plantel consistente não é uma ciência oculta. Dois jogadores de valor semelhante para cada posição não deve ser difícil de conseguir. O estágio está à porta e o plantel está longe de estar definido.Estão a esquecer-se do play off e as pressas finais não são boas conselheiras. Esta Sad de facto está muito relaxada para não dizer que roça a incompetência. Se formos eliminados no play off será um início de época catastrófico. O NES devia trabalhar mais e aparecer menos no face e em blogs.Espero que não seja só garganta. Aguardemos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O ano ainda nem começou e já vamos nisto?!

      Tá bem tá!

      Abraço

      Eliminar
  8. pois as coisas nao estao bem defenidas, a dispensa de gonçalo, o recuo na dispensa de rafa ( por enquanto ), parece me que nono nao se dara muito bem com o treinador da equipa B e nuno gosta de arranjar bodes expiatorios como fez em valencia e virou toda a gente contra ele. Quanto a eusebio claro que era bom jogador mas nao chega nem a 50% de ronaldo, quando acabnar a carreira ronaldo em titulos vale 10 eusebios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recuo, como assim? Chama-se silly season porque se inventa muito! Quando for oficial falamos!

      Goste-se ou não, o CR7 vai ser uma referência do futebol nacional para sempre!

      Abraço

      Eliminar
  9. Esperemos para ver se o nosso presidente falou demais.
    Quem é o OM?

    ResponderEliminar
  10. Espero que isto não se torne no que pessimamente estamos a pensar.
    Mais desleixo não!
    Que tudo e todos saibam fazer a divisão de quem pode ou não integrar o plantel para a época.
    Que este estágio na Alemanha sirva de derradeira oportunidade para que o plantel não fique demasiado vasto e demasiado curto.

    Desejo responsabilidade máxima na preparação desta época.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  11. Caro Jorge Vassalo,

    Aguardemos serenamente. Caso se confirme a entrada e empréstimo de José Manuel, diria que a contratação de 2 laterais esquerdos por 13 milhões até seria uma brincadeira....de mau gosto mas uma brincadeira quando comparado com este acto de gestão ruinoso relativo ao ex Boavista.

    Raoc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada que não se estivesse à espera... Um suplente do Boavista com 25 anos contratado por 5 épocas sem o aval/pedido do treinador, estava-se à espera do quê?

      Eliminar
  12. Eu as vezes fico pasmado com o que leio!!!!

    Recuo?!?!?! Se o presidente diz que é reforço e um pasquim diz que vai ser emprestado... entao o presidente esta caduco!!!
    Se fica, entao andamos a recuar e estamos a desorganizados... e esta tudo a ruir... etc etc

    Como de costume?!?!?!?!?
    De costume temos planteis fortes e equilibrados.... essa é a REGRA ok???? A excepção é quando corre mal....

    A mais de um mes e meio do fecho de mercado queriam tudo esclarecido???
    Queriam que o Porto tivesse ja vendido o Herrera e o Brahimi e possivelmente o Ruben por 30/40 M cada?!?!?!
    Ma nao se esqueçam que para dançar o tango sao precisos 2 e, se estivermos a demonstrar que estamos aflitos para vender... la se vao os bons negocios!!!!

    Querem ensinar a missa ao Padre???

    Metam na cabeça que por voces nao saberem o que se passa... nao quer dizer que nao se passe....

    Eu acho que o Layun vai sair... que vamos encaixar uns 15 M... e fica o Rafa e o Alex....

    Isto de andar a alimentar polemicas criadas por jornalixo que nos quer mal... é de "portista" masoquista....

    A braços

    ResponderEliminar
  13. No outro dia andaram (os do jornalixo) a dizer que o Porto tinha perdido a corrida para os chorões acerca de um brasileiro...

    La vieram bater... que ja nao é como dantes... bla bla bla
    Mas, alem de nunca termos assumido que andavamos atras desse jogador... quem andou logo a bater... depois nao veio dizer nada quando esse mesmo jogador nem sequer passou nos exames medicos!!!!

    Ganhem juizo!!!!

    ResponderEliminar
  14. Grande clube de formação, para fornecimento a outros clubes "amigos"... Que tal a ser verdade o Leonardo Ruiz ir para o sporting? Que tal contratar um jogador em Maio e dispensá-lo agora.
    A. Martins

    ResponderEliminar