sábado, 30 de julho de 2016

Longa Se Torna A Espera


Definida que está a primeira vaga de dispensas - Quintero, Hernâni e Josué - tardam em aparecer as contratações para as necessárias posições e o Portista desespera.

Das dispensas, lamento apenas que Josué pareça querer seguir umas pisadas Rolandescas, que não lhe ficam bem. Nos restantes casos não posso senão concordar: Quintero teve a enésima oportunidade e não a soube aproveitar - tanto talento e nenhuma vontade - e Hernâni, apesar da velocidade, continua com os mesmos erros de controle de bola e posicionamento que tinha quando saiu daqui.

Quero acreditar que esta semana tenhamos novidades, com vista à preparação mínima de reforços para os importantes compromissos que se avizinham. Não sendo de comentar rumores, não posso deixar de dizer que considero absurda sequer a hipótese de um central quem nem sequer é titular indiscutível no Braga ser considerado a nossa grande contratação para a defesa. Não quero sequer qualificar o grau de disparate que isso seria.

E por falar em coisas estapafúrdias: por Alma de quem um treino aberto dois dias antes da apresentação aos sócios? De quem terá sido essa luminosa ideia? E para quê?

Enfim, sempre esperando que tudo isto tenha uma lógica e sentido, longa se torna a espera... e não há assim grande tempo.....

40 comentários:

  1. Ora, por alma de quem lá quiser ir, de quem não tiver dólar para pagar a apresentação, de quem preferir um treino a um jogo. Não vejo que mal vem ao nosso Mundo por isso.
    Quanto à espera, eu percebo, também me enerva. Mas sabemos que tem que haver millones para cá, antes de irem para lá. E o Pogba que não se resolve...
    Já agora, há aí um rapaz, o Sisto, que diz que...Hã? Já te tinha falado? Chato é o vôvô, tajóbir, oh mal educadão! :)
    Abração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, o Bolly. É melhor de cabeça que o Indi é de pés que o Marcano. Vai dai, seria, sendo verdade, um upgrade. Isso de ser titular...meh...not that important. E tem a vantagem de dar uma alegria ao Luis :))
      Mas sim, ainda ficaria a faltar um. O Sisto fazia bem esta posição, não? :))

      Eliminar
    2. Rapaz, isso é só wet Sistro dreams aí para esse lado!

      Isso de ser titular, alguém ao lado do Felipe tem de ser, carago! E de preferência MELHOR que ele, não?

      Quanto ao treino, o problema não é o "porque não", mas sim o "porquê"...

      Abraço

      Eliminar
  2. Estamos todos convencidos de que mais dia menos dia eles chegam (reforços) mas o tempo começa a apertar.
    Centrais são urgentes, principalmente porque convém fazer alguns treinos antes dos jogos a valer.
    Também é verdade que é preciso vender antes de comprar e percebendo que se tenta fazer o melhor negócio, também é preciso ter noção de que fazer finca pé até à última e depois não ter tempo de formar equipa é contraproducente.
    Vender herrera/brahimi/indi/aboubakar/e tentar vender ou dar alguns daqueles que nunca jogaram nem vão jogar pelo Maior e que são perpétuamente emprestados até ao fim do contrato seria para mim uma boa medida. E claro virem 2 centrais 2 extremos 1 avançado.
    Rúben Alves

    ResponderEliminar
  3. o ataque ao Josué parece-me manifestamente exagerado, na posição dele faria a mesma coisa, o clube nunca o tratou como um titular e agora quer renovar para o emprestar?? os adeptos assobiaram no quando ele pediu desculpa após o golo da final da taça é naturalmente ele entende o alcance dos assobios, daqui não leva mais nada mas não lhe peçam para se rebaixar a mais um contrato e empréstimo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No tempo de Paulo Fonseca, Josué era titularíssimo. Quem disse que era para o emprestar? Josué é que não quis/quer continuar. E quanto à final da Taça... ser profissional é uma coisa e não pode ser criticado por isso. Celebrar da forma como celebrou... aparentemente será feliz em Braga.

      Abraço

      Eliminar
    2. Nao, claro que nao era para emprestar...! Era para fazer mais um negocio fantástico!!!
      Somos todos idiotas é o que nos vale, a nós e aos dirigentes!!
      SDF

      Eliminar
    3. Pois, eu que me procuro informar não tenho tanta sapiente sabedoria. Veremos nos próximos tempos para que lado pende a faca.

      Abraço

      Eliminar
    4. Nao se trata de sabedoria ou estar informado, mas de lógica!!
      Do tema "facas" apenas percebo que para muitos o Josue deu grande facada no clube do coração na final da taça!
      Abraço
      SDF

      Eliminar
    5. Concordo, Josué foi mal dispensado na era Lopetegui e tem muito mercado na Turquia.

      Se realmente o FCPORTO quiser continuar com ele tem de pagar mais, afinal se tiveram dinheiro para pagar ao Maxi também têm dinheiro para o Josué.

      Eliminar

  4. @ Jorge

    vamos lá manter a calma, car@go!
    já reparaste que e ao contrário de um Passado recente, tens a maioria dos empréstimos tratados? está tudo (de)pendente do Pogba para fazer "a roda girar"...
    e eu não vejo nada de mal no treino aberto, antes pelo contrário: estamos na época de romaria dos Emigrantes. e há muitos 'dragon seats' para vender. e muitos dragões mais novos para cativar. a opção do meio é a mais plausível, para mim...

    no fundamental: calma, car@go! ainda não é o fim do mundo em trousses :)

    abr@ço forte
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh carago! Eu agora tou nervoso?

      "Quero acreditar que esta semana tenhamos novidades" Isto não é de um tipo nervoso, acho.

      Quanto ao treino, o problema não é o "quê", é o "quando"...

      Abraço

      Eliminar
    2. Discordo completamente Miguel, que o negócio do Pogba vá fazer a roda andar, especialmente porque grande parte do que Juventus irá (?) receber já foi investido no Higuain e sejamos sinceros, não são +- 30M que fazem falta para investir a uma Juventus.

      Quanto a ti, falas de empréstimos tratados, eu não acho. Acho é que temos vários jogadores que foram para a pré-epoca que foram saindo por empréstimo e apenas isso.
      Preocupa-me que jogadores que eram hipótese para o plantel tenham apenas como porta de saída uns míseros empréstimos e não vendas, até porque considero que um jogador do plantel do FCP deverá ter algum mercado.
      Depois considero que faltam muitas vendas e ninguém se está a chegar à frente (ou será a SAD está mais uma vez a contar com promessas como as que foram feitas com o adrián?) em que alguém se chegará aos valores que pretendem e até lá tens mais de 30M em dispensados só a contar com o estágio da Alemanha...
      Por fim, não esquecer activos (lol) como Ghilas e outros que nos custaram uma nota preta e nem por 1M os conseguimos despachar... Ou será que os querem manter a todo o custo só para terem mais activos contabilísticos? É que aparentemente temos é muitos activos, mas a liquidez está próxima de 0, o relógio para o inicio da época está quase a tocar e reforços tens um central mediano e um lateral esquerdo desnecessário e continuas com os mesmos problemas dos últimos anos.
      Acredito que se nos calha de falhar o apuramento para a Champions, vamos ver uma bela debandada de jogadores, até porque a UEFA não vai perdoar mais perdas no FPF.

      Eliminar
    3. Um choque com a realidade que seria inevitável.

      Abraço

      Eliminar
    4. Infelizmente, muitos destes erros poderiam ter sido evitados, tivéssemos a gestão que tivemos até à bem pouco tempo.
      Pensei que esta pré-época, especialmente dos apertos e da contestação crescente que se tem vindo a ver contra a $ad, que eles iam arrebitar e iam limpar a casa e equipar a equipa correctamente.. Até ver, ficamo-nos pelo equipamento.

      Espero que as coisas corram bem ao NES de inicio, caso contrário o barco vai virar rápidamente, que o passado recente não foi nada positivo e os pipoqueiros não perdoam.

      Já agora Jorge, queria saber a tua opinião do que achas do facto dos lugares anuais (para além de mal serem promovidos ano após ano) terem tido uma subida dos preços este ano, quando nem há reforços nem "expectativas" acima da média para a época que se avizinha. É com isto que querem voltar a ter portistas no estádio?

      Eliminar
    5. Será um erro grave culpar o NES se as coisas correrem mal. A responsabilidade é directiva.

      Os aumentos são residuais - só para sócios antigos - mas, mesmo assim, insultuosos: em vez de se premiar a fidelidade desde as Antas, castiga-se. Em vez de se adequar os preços à realidade presente do Clube, ignora-se.

      Abraço

      Eliminar
  5. Jorge,

    Uma ressalva a este post, o Boly não era suplente do Sp Braga, foi aliás o central com mais minutos jogados em 15/16. O Sp Braga realizou 57 jogos oficiais na ultima temporada, e o Paulo Fonseca e bem, promoveu a rotatividade em todos os sectores, mesmo na baliza. No eixo da defesa, Boly, André Pinto e Ricardo Ferreira (os dois ultimos formados no FC Porto), alternaram no eixo da defesa, todavia o Boly foi o que mais minutos acumulou!

    Na temporada anterior, 14/15, com Conceição, o Boly jogou sobretudo na II Liga, mas pertencia ao Plantel principal, mas era então o 4º central do Braga, Aderlan Santos/André Pinto os titulares, o Francês Sassô o 3º, e finalmente o Boly, mas repito, tal aconteceu na 1ª temporada do Franco-Senegalês em Portugal!

    Sobre Boly, é um central interessante, com caracteristicas fisicas invulgares, sabe sair a jogar, de uma calma por vezes exasperante, forte pelo ar, mas confesso, não me parece o central "patrão" que o FC Porto precisa, entre Boly e o brasileiro Marcelo do Rio Ave, escolhia este ultimo, esse sim, tem qualidade e caracteristicas de líder, aliás nos ultimos 2/3 anos é o Capitão do Rio Ave!

    Opinião pessoal, um central "patrão" tem enormes custos, e o FC Porto dentro dos principios de frugalidade, tinha outras opções mais interessantes, desde o Aderlan Santos (está no mercado), um emprestimo com opção de compra, e/ou o Marcelo do Rio Ave (valor residual 2/3 M€). Aderlan/Felipe/Marcelo e Chidozie como 4º central (este para jogar na B, e na posição 6, para melhor leitura do jogo, crescer e maturar, para recuar para a defesa). (naqueles 3 centrais brasileiros, um investimento a rondar os 8/9 M€, com o Aderlan sob emprestimo).

    Indi, Marcano e D Reyes, decididamente não me convencem, e podem gerar algum retorno o somátório dos 3 encaixes!

    Voltando a Boly, perspectivo a compra de Rafa/Boly, pelos 20 M€, e no sentido inverso, seguem para Braga 2 atletas a título definitivo; Hernani (brilhou no rival do Sp Braga, VSC), Josué ou Sérgio Oliveira!

    PT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que preço exorbitante por esta dupla! Ainda mais com a inclusão de jogadores?! Espero que isso não seja assim.

      Esqueci-me de incluir a palavra "indiscutível". Mas preferia o Marcelo, que o Presidente prontamente desmentiu, ao Boly todos os dias....

      Abraço

      Eliminar
    2. Jorge,

      O Salvador tem vendido estupidamente bem, e tem sabido valorizar, contudo talvez tenha exorbitado, o Josué e o Hernani tem ambos um valor de mercado a rondar os 8 M€ (naturalmente o somatório de ambos)!

      Seguindo o indicador Transfermarkt:

      Rafa 15 M€ + Boly 3 M€ - Totalizam 18 M€!

      Josué 5 M€ + Hernani 2,5 M€ - Totalizam 7,5 M€!

      A diferença de valores está nos 10 M€ a favor do Sp Braga, contudo a procura pelo Rafa inflaciona o seu preço, assim, aponto de forma mais equilibrada, e menos especulativa 12/15 M€ pelo Rafa e pelo Boly, e ainda os passes do Josué e do Hernani, ambos valem 7/8 M€!

      Contudo, sublinho, na minha opinião, a confirmar-se a entrada do Boly, o eixo da defesa do FC Porto não ficará ainda fechada. Mangala na rota do Valencia, e o Aderlan Santos no mercado (como em cima referi, gosto do Aderlan, tem perfil de "patrão" e tem qualidade, emprestimo com opção de compra, seria interessante), enfim, as habituais "trocas e baldrocas" à Mendes, tira dali, e coloca outro acoli, tipo peças de xadrez (esta latente aproximação do Mendes ao FC Porto, via Nuno, preocupa-me)

      1 abraço,

      PT

      Eliminar
    3. PT,

      Vamos ver como se desenrola essa coisa, mas andar a dar estupidez de valores pelo Rafa é... estúpido. Se Boly vier num pacote, talvez se entenda. Fora dele, negociado com um homem que desde o tempo do Lima nos dificulta sistematicamente a vida e teve a lata de pôr a jogar contra nós um jogador nosso num jogo de título... seria uma grande estupidez.

      Abraço

      Eliminar
  6. Bom tarde caríssimo Jorge,

    Neste últimos dias dei por mim a pensar no seguinte: como é possível uma equipa como o Sporting, que há 3 anos estava quase falida, ter mantido os seus melhores jogadores nestes últimos dois anos, tendo alcançado relativo sucesso desportivo, e o FC Porto, que fez mais de 100 milhões de euros há dois anos atrás, não consegue passar um ano sem ter de vender os seus melhores jogadores, e mesmo assim estar com grandes problemas financeiros?

    Há três anos atrás o FC Porto passou todo o verão obcecado com o Bernard e chegou ao fecho do mercado sem ter contratado nenhuma opção válida para extremo. No ano passado foi a obsessão pelo Lucas Lima e depois houve mais um fracasso e nenhuma opção válida para médio centro atacante. Este ano a obsessão é o Rafa e o filme poderá terminar da mesma maneira. Será que o clube tornou-se assim tão amador que não consegue ter plano B, C e D.

    Uma opinião pessoal: quando abri o jornal na semana passada e vi que o Danilo tinha assinado pelo Benfica foi uma desilusão enorme. O Danilo é craque e vai ser uma execelente contratação para o Benfica (esta seria uma oportunidade única para o contratar). No Porto, tendo já conhecimento das ideias do Nuno, assentaria que nem uma luva como alternativa para a posição 6 (aquela não pode nunca ser a posição do Rubén Neves, que não tem perfil para 6 neste sistema). Como é possível pensar-se em dar 20ME pelo Rafa e deixar o Sisto fugir por 5ME?. Enfim... sobre o varela e o Chidozie não há mais nada a ser dito. Não falta muito, o Rafa Soares e o Victor Garcia vão acabar fora do clube por conflito, merecidamente.

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Bráulio, o que chama sucesso desportivo do sportem eu chamo suicídio. Um título, alcançado graças a um treinador despedido, contra um equipa desequilibrada, e a partir daí... colhendo os frutos de algum colinho e do nosso desnorte. Veremos o que fazem com jogadores aziados a jogar.

      No ano passado tivemos um plantel com uma massa salarial proibitiva, e um fraco aproveitamento desportivo muito motivado por uma auto-flagelação (vide jogo com a Académica) que não foi impedida por quem de direito no tempo propício.

      Quanto ao benfas... o Danilo vem com uma "opção de compra" de 15M... por 50% do passe! O benfas está a pagar valores proibitivos pelos seus jogadores e incrementou em muito o "cap" salarial que foi à vida. Vamos ver... quando se ganha tudo ajuda, mas se se começar a perder...

      Saibamos fazer as coisas!

      Abraço

      Eliminar
    2. Jorge,

      O Sporting está tão mal que nos últimos três anos, ficou a frente do FC Porto em dois, e não foi por acaso, pois foram sempre melhores dentro e fora do campo (neste momento o Sporting é um clube unido). Teve 5 Jogadores na selecção campeã europeia!. Por mais que não goste do Bruno de Carvalho, é preciso reconhecer que sobreviver dois anos sem abrir mão dos seus melhores jogadores é obra. Se isto é cometer suicídio então não sei o que se chama o que o FC Porto tem feito.

      Em relação a autoflagelação do clube sabes o meu ponto de vista. Concordo com a necessidade de baixar a folha salarial mas isso tudo depois não faz muito sentido quando o clube contrata Maregas por 4ME. Aliás, as contratações do Marega e do Zé Manuel deveriam ser casos de estudo.

      Não sabia que a cláusula do Danilo é para 50% do passe apenas. Neste caso parece ser excessivo, mas é um excelente jogador todavia. Confesso que doeu vê-lo no Benfica, pois é um jogador que admiro muito. Não engana!

      Confesso que manter o optimismo em relação ao FC Porto tem sido duro.

      Para terminar, um facto curioso: já reparaste que neste momento quatro dos cinco centrais do FC Porto não valem nada aos olhos dos adeptos?. O único que ainda merece um pouco de confiança é o Felipe mas pelos vistos não irá durar muito. Como é possível ter 5 defesas centrais e nenhum presta!? A mim parece-me um pouco de loucura e exagero por parte dos adeptos. Se calhar com um pouco de apoio vários deles dariam bons jogadores.

      Abraço.

      Braulio


      Eliminar
    3. Bráulio,

      Achas que o sportem pode não vender jogadores? Mas agora o sportem joga um campeonato diferente?

      Marega custou 4M, mas o Danilo custou 3,8 e o José Sá, aparentemente, veio de borla. Olha que não é um negócio assim tão mau.

      Abraço

      Eliminar
  7. Caro Jorge Vassalo,

    Espero mesmo que esta notícia de Bolly seja mais boato porque a confirmar-se seria gravíssimo. Até percebo o seu argumento em relação a Hernani mas há 2 semanas convenceu o treinador que agora o dispensa. Espero que isto faça tudo parte de um negocio, caso contrário serial fim da picada.

    Confesso a minha enorme desconfiança em relação ao FCP.

    Raoc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Raoc reveja a prestação do Hernâni. Veja-o não receber um passe em condições nem definir bem uma só jogada! Velocidade não é tudo!

      Abraço

      Eliminar
  8. Boa tarde!
    Por acaso discordo na questão do bolly. Foi um jogador que me foi ficando na retina de cada vez que o via jogar, e a meio da época até comentei com amigos que seria uma boa opção para nós. Obviamente que é diferente jogar no Braga ou no Porto mas sobre isso confio nos nossos olheiros (não scouts ;)).
    Outro ponto é a galinha preta que nos têm assolado os centrais e sobre isso acredito que o nes com a equipa técnica escolheráa melhor tática pra defender sem massacrar tanto os nossos centrais.

    Cumprimentos
    Pedro Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa "galinha preta" seria tão fácil de contrariar! Bastaria a direcção DEFENDER os jogadores dos ataques...

      Abraço

      Eliminar
    2. Acredito que sim. Mas acredito sinceramente que eles dentro se sentirão protegidos. Não me passa pela cabeça, e "conhecendo" principalmente o nosso presidente, que seja doutra maneira. O presidente que pelas entrevistas que deu e pelas constantes presenças junto das mais variadas equipas, demonstra sempre que está para dar segurança e não o contrário.
      Relembro que tivemos a melhor defesa da europa há dois anos, e o "azar" foi piorando com alguma quebra nas exibições, e principalmente no apoio mas dos adeptos para com a equipa.
      Logo também somos uma parte (se calhar a mais importante) para os jogadores se sentirem apoiados e motivados.

      Abraço
      Pedro Santos

      Eliminar
    3. Sim, mas muita gente "emprenha pelos ouvidos"...

      Abraço

      Eliminar
  9. Sei que sou inhurro, mas continuo a não entender a dispensa de Victor Garcia, ainda mais o facto de nenhum clube português, pelo menos que se saiba, ter mostrado interesse no seu ingresso. Tal como Gonçalo P. Já agora, uma vez que andamos todos malucos com a não venda e a não chegada de novos Hulk's, digam-me: exceptuando o grande negocio "melhor em campo, Renato Sanches" quem é que conseguiu vender?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não acabou...

      No fim se fazem essas contas, se bem que não interessam grande coisa. No ano passado fomos, teoricamente, "campeões de vendas" e olhe onde nos deixou..

      Abraço

      Eliminar
    2. De acordo. Abrazo. Manuel Magalhaes

      Eliminar
  10. Josué passou sempre aquela sensação que podia ser mais do que é no nosso clube. Afinal de contas tem tudo ou quase tudo. Bom tecnicamente, é jogador para fazer muitas assistências, tem intensidade, excelente nas bolas paradas, é portista. O seu perfil de pessoa é similar ao do quaresma, não está pronto para se sacrificar por uma equipa. Hernani sempre achei um jogador banal para os horizontes do FcPorto. Quintero foi até aqui um jogador muito jovem, mas que parece um veterano em campo, daqueles que não correm, não metem o pé mas lá vão compensando com a sua classe. No futebol moderno isso já não é suficiente.

    Jorge, sou um leitor assíduo do portouniversal. Quase nunca comento porque os seus posts são sempre tão completos e assertivos. Queria convidá-lo a visitar um novo blog de amigos com análises aos 3 grandes: peemrisco.wordpress.com

    Obrigado e uma boa continuação :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem, Nuno! Gostei!

      A tua "Chama do Dragão" já está na minha Bluegosfera. Quem quiser ler o resto, lê, mas aqui só cabe Azul e Branco.

      Abraço, continua.

      Eliminar
    2. Muito obrigado Jorge,

      Estamos entusiasmados com este projeto. e é espetacular começar logo assim.

      Abraço

      Eliminar
  11. Este ano vai ser duro, por vários motivos. Os nossos "amigos" jornalistas já começaram. Quem ouvir a tvi24, por exemplo, nós já não contamos, o benfas é um colosso que só ten pérolas, até o jimenez a suplente é normal, não há cá pressões para que um jogador de 22 milhões jogue. E falhanços como os que teve na Eusébio cup nem comentados são. Se Imbula tivesse tido este tratamento eu sei bem onde ele estava a jogar e bem agora. Mas nada de surpreendente.
    Já no Sporting parece que perder e ser humilhado é normalíssimo na pré época e até pode dar sorte. Até me fazem rir de como defendem os lagartos e principalmente o mestre da táctica. Aquele Rui Pedro Braz é no mínimo ridículo. E a forma como ele fala dos jogadores que querem sair, é cómico porque lembro me de como falou ele do nosso Porto e do caso rolando.
    Eles falam como se o nosso plantel fosse um de qualquer clube de meio da tabela da Ucrânia. Não digo que não tenha falhas, tem e vão ser colmatadas. Mas só por acaso temos um Herrera que se fala constantemente que poderá substituir um jogador que vai sair por 120 milhões. Só. Mas o jonas ser sondado teoricamente claro pro banco do Barcelona é que dá tesão de mijo, enfim.
    Uma última nota. O Rafa pra mim tem tudo pra ser grande no nosso Porto, mas ou o Braga nos facilita esse negócio ou então Josué não punha lá os pés sequer. António Salvador não mostra qualquer respeito por nós e por mim ele que venda o Rafa por 20 milhões a quem ele encntrar que lhos dê. Aposto que fica com o jogador se não formos nós a bater as notas.

    ResponderEliminar
  12. Se quisessem dar a volta ao mendes de forma a prejudica-lo era facil agora, bastava o porto "pagar" 3M pelo rafa e 15 pelo boly e la ficava o mendes com a sua parte do passe a faler uma miseria. Era uma boa forma para se vingar do caso Adrian, mas como o Mendes agora voltou-se para norte... Mas ainda assim na minha opiniao nao se comprava rafa. A noticia de que o zenit aumentou o valor que paga pelo rafa deve ser encomendada pelo salvador porque ja está borradinho com medo de nao o vender. Os adeptos que dizem que se nao contratarem rafa será uma vergonha...que nao ha dinheiro....que ta tudo a dormir...so acabam por prejudicar o clube!!! Acordem!!!

    ResponderEliminar
  13. Jorge, obrigado pela sugestão para ver os jogos no computador, hoje consegui ver o jogo no Firstrow. Estou a planear ir ao Dragão ver o FC Porto x Estoril, se tal acontecer por certo que nos encontraremos e falamos melhor, certo??!!

    Um abraço meu amigo e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar