quarta-feira, 27 de julho de 2016

Pré-Época: Análise Bayer Leverkusen 1-1 FC Porto - Melhorando e Solidificando.

Esperava ver o onze a jogar perto de 90 minutos, com apenas as trocas mínimas necessárias. Nesse sentido, foi com uma agradável surpresa que vi Bueno no 11 inicial - a qualidade não engana. Bueno tem sempre os olhos presos no ataque e em encontrar soluções para a finalização, tem um excelente posicionamento e leitura de jogo soberba.

É claro que isso passa-se no primeiro terço, o que criou um buraco enorme no centro do terreno, porque Herrera e André André fizeram uma espécie de duplo pivot, mas quase lado a lado, o que criou alguma confusão defensiva, apesar dos dois terem estado bastante bem, em especial o primeiro.

Mesmo assim gostei muito da agressividade ofensiva e da reacção à perda de bola. O FC Porto da primeira parte conseguiu controlar bem o Bayer, com raras falhas e umas alas bastante ligadas ofensiva e defensivamente.

Faço aqui o primeiro parêntesis para fazer um j'accuse. Atenção, muita atenção, à conversa concertada dos media - em especial os queridos do zerozero - a malhar no Felipe! No lance da desconcentração da primeira parte, e não no da soberba defesa de Casillas, é Marcano que fica especado sem reacção e obriga Felipe a fazer a compensação, atrapalhando-se um ao outro. No lance do golo, é Varela - um absoluto desastre como defesa - que sai da posição e é ultrapassado por Chicharrito, sendo que Felipe tenta fazer a dobra. A culpa do golo não é dele. Felipe fez muitos cortes de cabeça, esteve imperial nos cortes durante toda a primeira parte e ligou muito bem com Maxi. Este último esteve soberbo defensivamente e tentou muitas e boas jogadas ofensivas. Layún esteve muito assertivo e duro, gostei.

Mas onde fiquei feliz foi no trio da frente. Otávio só tem de saber soltar a bola mais correctamente, mas cria muitos desequilíbrios e a forma como ele ganhou a bola para o golo mostra bem da agressividade ofensiva que traz. Corona é um verdadeiro animal de força e técnica, titular absoluto e a anos-luz do Corona do ano passado. Só falta o treino de ligações. Está por pouco, muito, muito pouco, um danoninho. (© Silva).

Mas o verdadeiro danoninho está em André Silva. Pleno de velocidade, técnica e força, para lá de um belo golo em esforço, está a sua leitura de jogo e sabedoria posicional. Está a aprender, mas a evolução tem-se visto e temos ponta-de-lança caseiro. Evidentemente não chega. Há que dar tempo e espaço para crescer em qualidade.

E o lado lunar veio na segunda parte. É certo que houve uma segunda equipa. É certo que Reyes e Rúben estiveram muito melhor defensivamente. Gostei particularmente do último. Está visto que bem apoiado (será por isso que não dei por Evandro?) Rúben solta-se ofensiva e defensivamente e faz uma circulação de bola com muita qualidade. Gostei também do salto qualitativo defensivo de Alex Telles e da raça e pilhas duracell de João Teixeira. A este último, só se pede um pouquinho mais de velocidade. 

Mas na linha da frente... Não seria justo estar a criticar Adrián, é o segundo treino e primeiro jogo, e mesmo assim fez dois bons passes. Mas Brahimi esteve na Lua, totalmente, e Aboubakar... nem sei definir.


Mas, para terminar a análise à segunda parte bem, fez-me lembrar Baía na extraordinária segurança com que sai dos postes. A baliza está bem segura com o gigante Portista. 

Fica claro que há jogadores que perdem o comboio. A notícia de que Marcano é pretendido no Espanhol é uma boa notícia. Bem como o declarado interesse do Villareal em Adrián. 

Chidozie - que deve voltar à B - Aboubakar, Evandro e, principalmente, pelamordasanta, Varela, estão a perder o comboio. A não utilização de Indi, Quintero, Josué e Hernâni também parece dar indicações claras sobre o futuro destes últimos.

Nota final: Neste tempo tão importante, é público e notório que o FC Porto continua a perseguir quimeras e miragens. Rafa Silva é o Lucas Lima deste ano e a novela do ponta de lança, lamentavelmente, repete-se. O FC Porto tem de ter vários interesses na lista e, se um não resulta, apostar no seguinte. A forma como António Salvador se porta com o FC Porto, ano após ano, já deveria ter ditado um corte de relações com o Braga. Rafa Silva pode ser bom, mas não merece um all-in nem a exorbitância que por ele se pede! E nem quero acreditar que acabemos com mais um Osvaldo... organizem-se, senhores!

32 comentários:

  1. Gostei mais deste jogo principalmente da primeira parte, o meio campo andou ali um pouco perdido, não sei se o Bueno não seria melhor a extremo, tem bons pés mas não pressiona muito, e o Otávio a 10,muito melhor este Corona, precisávamos de outro central, ainda é cedo para estar já a criticar o Felipe, e precisamos de melhor entendimento entre defesa e meio campo, muito bem o André Silva, apenas precisa, treinar e melhorar a recepção de bola, por último gostaria de ver o José Sá a titular, penso que é mais completo do que o Casillas, mas é só uma opinião minha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um ponto de vista com o qual também não discordo.

      Abraço

      Eliminar
  2. Apenas a ressalva o FCP jogou contra o Bayer e não Bayern como está escrito no 3 parágrafo. De resto de acordo com o post

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Miguel, releio sempre os posts, mas passam sempre gralhas...

      Corrigido.

      Abraço

      Eliminar
    2. És tu Paulo Fonseca?

      Eliminar
  3. Começando pelo Adrian "patinho feio" lopez, gsotei E acho que pode ser útil neste 442 ou 4231 ou 4132 , como quiserem. Aliás, tendo em conta o 11 hoje apresentado, apenas se torna evidente a necessidade de 1 DC.

    Casillas, Maxi, Felipe, Contratação, Danilo, Herrera, Corona, Bueno e André Silva. É uma excelente base. Era optimo se pudéssemos acrescentar um Oliver ou Moutinho. Mas o mais necessário é um DC, mas um de categoria.
    E ainda temos Telles, JCT, Ruben, Andrex2, Brahimi, Adrian e Abou.

    Bem longe do plantel catastrófico que muitos pintam.

    Gostei da primeira parte. Destaco Bueno e finalmente uma variante ao 433.
    Da segunda só destaco que deu para ver quem não tem lugar: Varela e Evandro. Ambos a jogar fora de posição é certo, mas já na época transata estavam a mais.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Boas...

    Jogamos contra uma boa equipa, e não estivemos nada mal... Não sei quando começaram eles a pré época, mas se foi na mesma altura, ainda mais satisfeito fico..

    Na 1a parte gostei de forma geral. Quanto ao Bueno, vê-se bem que esteve muito tempo parado mas, o talento está lá... Precisa é de ter outra rotação.

    Na segunda parte, muitas trocas, muitas paragens e o jogo já não foi tão interessante.

    Agora é continuar a evoluir.

    Abraço.

    Ps: o Otávio tem mesmo pinta de jogador.

    ResponderEliminar
  5. So me apetece dizer: Otavio e mais dez!!! Como disse num post anterior se tivesse de escolher apenhas um jogador que fosse titular no Fcporto 2016/2017 seria otavio.
    Muito bem tambem corona andre silva,maxi, layun melhor defensivamente, herrera tambem esteve bem.

    Da equipa gostei da pressao e solidez na primeira parte.

    Eu nao quero parecer um anti ruben neves mas nao concordo com a analise referida a ele, mais uma vez defensivamente esteve mal, no golo varela esteve mal, no meu ver felipe nao tem culpa, onde está a proteçao aos centrais? No minuto 86 ruben vai no engodo do meio campo e deixa o meio campo defensivo da equipa todo descoberto e o jogador do Bayer arranca por la fora so definiu mal ao chegar à area (teria sido igual à jogada do golo do vitesse).

    Dei por mim a pensar e se jogar otavio na esquerda e corona na direita vao fazer o que com rafa silva se o contratar? Vai ser mais um suplente que custa milhoes e a equipa com dificuldades noutras posiçoes? nao seria melhor arranjar um extremo mais em conta e investir num central de qualidade? Talvez seja uma boa oportunidade para mandar o salvador à M****

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por 20M, é absolutamente escandaloso.

      Abraço

      Eliminar
    2. Rafa Silva é o tal extremo "em conta" de que fala. O problema é a presunção com que o Braga trata o FCP.

      Eliminar
  6. Para o varela temos alguem q pode dar mais garantias e não é preciso investimento: Victor garcia...em vez de se gastar dinheiro em mais um lateral e emprestá-lo mais vale apostar nele em vez de ficar com varela q pelo percebi não serve para a posição.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem de ser posto em algum lado.

      Abraço

      Eliminar
    2. Tem de ser posto junto com Indy Quintero, Josué e Hernâni. Infelizmente acho que Varela já não tem nada para acrescentar ao grupo. Já na época passada não tinha...

      Abraços

      Eliminar
  7. Adrian não saíra para o Vilareal, porque este clube acaba de contratar Pato.
    Portanto ainda bem que ele fica. Assim pode ser testado com o Bueno lá na frente, em 442 e acho que daria bom resultado.
    De PLs não precisamos de mais nenhum se Suk for bem trabalhado, acho.
    Um central é a urgência neste momento, para também falar que um lateral é bem preciso.
    De resto já prevejo uma tripla de médios com Danilo, Rúben e João Teixeira no 433, enquanto que André pode fazer dupla com Sérgio Oliveira no 442.

    Estamos a trabalhar bem, mas há que por mais carvão ali na defesa para funcionar a todo o vapor.

    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pato não faz a mesma posição que Adrián.

      Se a panóplia de escolha for Abou e Suk... muito medo.

      Vamos ver qual é o destino do Sérgio...

      Abraço

      Eliminar
    2. Eu acho que Suk tem muito mais a dar do que Abou, só a sua mentalidade diz alguma coisa.
      Abou está-se mesmo a ver que pode ir de malas feitas.

      Abraços.

      Eliminar
  8. Devíamos contratar estes 2 jogadores, Gustavo Gomez, defesa central, e Jonathan Calleri, ponta de lança http://m.youtube.com/watch?v=J97zoqySW0A, era dinheiro mais bem investdo do que 20 milhões no Rafael, já que o Salvador se faz sempre tão difícil quando é para negociar com o Porto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que o Calleri está a ser falado para a Premier League...

      Abraço

      Eliminar
  9. Tal como o Jorge eu também achei que o Nuno fosse rodar o onze inicial por mais minutos, mas se não o fez então é porque ele assim o entendeu. Respeito a decisão e entendo pois não jogámos nenhuma final. Apesar de ser um adversário forte tratou se de mais um jogo de treino e as experiências e testes são para ser feitas agora.

    Acredito que a equipa da primeira parte seja aquela que mais se aproxima da equipa titular e, por isso, estou satisfeito com o desempenho. Com mais treino, mais afinações, e talvez mais um reforço, estaremos mais fortes este ano. Nota- se diferença entre este Porto e aquele do ultimo ano, e isso é bom de sentir. O jogo de hoje deixou me ainda mais confiante e serviu para provar que temos boa matéria-prima para trabalhar e fazer evoluir.

    Indo um pouco ao encontro do meu comentário no ultimo post do Jorge, reitero que o Adrian Lopez poderá ter um papel importante nesta equipa e, apenas com o jogo de hoje, ele já conquistou mais portistas que nos últimos anos.

    Estou a gostar.

    Norte Forte até á Morte!

    PL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos ver. Adrián teve bons pormenores, mas não fica, no meu entender, à frente de Bueno. E a posição é a mesma.

      Abraço

      Eliminar
    2. Sem dúvida, Jorge. Adrián poderá ser uma boa 2ª linha mas dificilmente terá lugar no onze titular. O Bueno é craque mas teve azar na época passada (com lesões e com o treinador que o pediu) mas este ano irá mostrar o seu valor e acredito que se torne titular. Confesso que sempre o apreciei muito.

      Abraço
      PL

      Eliminar
  10. Gostei bastante da equipa inicial, mas penso que o Rúben deve jogar de início. Muito mais rápido a circular a bola e a pensar do que os restantes colegas. Estou a gostar muito de ver o Otávio e o Corona. Quanto ao André Silva só há uma palavra: craque. É preciso que o deixem jogar e sobretudo, que o deixar errar.
    Indi, Quintero, Hernâni e Josué devem ter guia de marcha. A estes também se deve juntar o Sérgio Oliveira. Acho incrível como se empresta o Vítor Garcia e adapta-se o Varela, aliás acho que o Garcia não ficou, porque a ficar iria ser o titular e o Maxi não pode ficar de fora, depois de ter sido pescado aos lampiões. Também acredito que o Adrian Lopes pode ser importante, a partir do banco ou de início contra equipas muito fechadas.
    Quanto a reforços, segundo me chegou aos ouvidos ainda vem 1 central, 1 médio , 1 extremo e 1 avançado. O central é urgentíssimo. Penso que a vir um médio teríamos de vender Herrera, Josué, Quintero, Evandro e Sérgio Oliveira. O extremo será, em princípio, o Rafa. O Porto nunca pagará os 20M por ele, porque vai chegar a acordo com o J. Mendes e o empresário dele. Para a frente gostava que ficasse o André Silva, o Gonçalo e ir buscar outro matador.
    Abraço e saudações Azuis.

    ResponderEliminar
  11. Uma dúvida:

    Não percebi por que Hernâni foi encostado. O que é que o Varela e Aboubakar têm a mais que o Hernâni ? Posso estar enganado, mas penso que o Hernâni nesta pre epoca até tem mais remates a baliza que o Aboubakar. ( possa, até o Varela tem mais remates a baliza que o Aboubakar )

    De todos os jogadores, INCLUINDO QUINTERO, Aboubakar já não suporto. Não falo de bolas ao poste, ou nem sequer acertar na bola como contra o PSV ( se não me engano ). Falo de andar a trotear para um lado, para, troteia novamente, para outra vez, pressionar é com os olhos.

    Gostava de ver estatísticas de Km's percorridos. Até Quintero deve ter corrido mais que o Aboubakar ( um lance contra o PSV na segunda parte que por milimetros não chegava a uma bola e fazer golo ).

    Também não percebo bem por que o Evandro está in e o Josué está out, mas enfim. Foi por causa do golo da final? Eu gosto é de jogadores com garra e raça, não jogadores a darem graxa e fazer bic*s para terem lugares garantidos.


    Sinceramente começo a ficar preocupado com duas coisas: não no esquema tactico, não nos golos que se marcaram ou deixaram de marcar.

    Primeira : começo a ficar preocupado com a aquela segunda equipa. Ou o NES a mete a jogar a sério, ou estamos tramados. Dito de outra forma: ou NES mostra que consegue pegar num grupo de jogadores desorganizados e desmotivados e tornar-los numa equipa, ou então, a primeira equipa mais tarde ou mais cedo cai de rendimento e volta ao ano passado. ( o campeonato é sempre muito longo e tem sempre muitas adversidades )

    Segunda: Parece haver bonitos e feios dentro do campo. Podem me odiar completamente, mas eu até gosto do Varela e acho interessante o jogador. Tem alguma velocidade, tem alguma técnica, tem algum passe, tem alguma marcação e finalmente, já tem cabeça! Como extremo penso que falta a velocidade e como defesa direito penso que falta a marcação/posicionamento. Mas esta adaptação a lateral direito ... épa por favor. Mais valia terem ficado com o Angel (já que o VG foi-se) e passar o Layun para a direita. Aboubakar também é menino lindo. Quintero e Hernani são meninos feios. ( o que me pareceu de Quintero no jogo do PSV, foi que ele está completamente perdido ao que deve fazer tacticamente, mas fazia o sprint e se esforçava quando percebia que devia estar num sitio que não estava. Ainda tou para ver isso do Aboubakar desde natal passado ).

    Enfim, long post .... em forma de desabafo. Faz bem tirar estas porcarias cá para fora ! :)

    ResponderEliminar
  12. As pessoas esquecem depressa e são ingratas. Eu não esqueço e acredito no Varela.

    ResponderEliminar
  13. Concordo no geral com o post, e em relação ao Felipe, onde os zeros e outros jornais deram-lhe nota negativa, já os comentadores ingleses durante o jogo todo elogiaram Felipe, lá está, mais vale ver com comentários em outras linguas que são imparciais do que ouvir os comentadeiros aziados da nossa praça.
    Tenho muita esperança no Bueno, do pouco que vi dele a época passada gostei, tem muita qualidade, o Tavinho tb tenho esperanças nele e o moço que veio do Liverpool também vai dar muito jeito, preferia Garcia a Varela a lateral,Qaunto a indi, josué, quintero, é tentar vender, Hernani ainda tenho dúvidas e adrian López também.
    João Moreira

    ResponderEliminar
  14. Boas (as moçoilas claro),

    Não tem nada a ver com o post, mas este ano dá um gosto incrível ver aquele equipamento principal a desfilar na TV e nas fotografias... :)

    Abraçom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um verdadeiro regalo para os olhos de um portista, e aqueles números vermelhos nas costas são a cereja no topo do bolo. Aquilo sim é equipamento à Porto!

      PL

      Eliminar
  15. Caro Jorge
    O Varela é uma perfeita inutilidade. Então a defesa direito é uma anedota de mau gosto. Não entendo o critério de o termos de por em qualquer lado e deixar de fora outros com mais potencial como o Victor Garcia....
    Que é que este senhor vai dar ao FCP nesta idade? Ele já não aprende antes pelo contrário....
    Quanto ao resto estou pouco confiante, acho que os negócios tem mais a ver com euros do que com critérios desportivos. O Gonçalo Paciência não fazia melhor que o Aboubakar ??
    Enfim
    Abraços
    Manuel Magalhães

    ResponderEliminar