terça-feira, 20 de outubro de 2015

Antevisão FC Porto - Maccabi Tel Aviv (Fase de Grupos Champions League)


Antes de mais, dizer que hoje esta é a imagem que ilustra o post porque celebra(re)mos um facto que muito nos orgulha. Rúben Neves será o mais jovem capitão de equipa de sempre da Champions League. Isto não é nenhuma brincadeira. Um jovem de 18 anos feitos há pouquíssimo tempo vai estar à frente na fila de Iker Casillas, por exemplo. Como sou pai, devo dizer que aquela família nem deve dormir com tal felicidade. E é inteiramente merecida. Rúben Neves não é só superior na leitura de jogo e na capacidade do passe. É um miúdo (desculpem, tenho uma filha com 16, este rapaz para mim é um miúdo) com uma maturidade absolutamente excepcional. Já o vi, sem medo, a dar instruções, já o vi incentivar a equipa e o seu Portismo é, para mim, a toda a prova.

Posto isto, falemos de bola. Ainda bem que Lopetegui não é parvo e não veio - nunca vem! - com o discurso de facilitismos e companhia limitada. Nesta jornada dupla contra o Maccabi joga-se literalmente o apuramento - ao vencermos os dois, tê-mo-lo garantido e podemos até aspirar ao primeiro lugar, se vacilarmos, podemos deitar tudo a perder. O Maccabi é um ilustríssimo desconhecido, não acredito que haja alguém que me possa dizer qual é o seu estilo de jogo ou equipa provável sem consultar a net. No entanto, Lopetegui frisa bem que se preocupa com o seu próprio jogo e mais nenhum. Acho muitíssimo bem. Ser fortes, pressionantes, acutilantes e, principalmente, eficazes é fundamental. Tudo o resto será o sortilégio do jogo.

Estou curioso para ver se Lopetegui não pôe Cristian Tello na equipa principal, acho que merecia esse voto de confiança. Já foi importantíssimo na Champions League muitas vezes. E acho que está a regressar à sua forma mais interessante. Saúda-se o regresso previsível de Marcano para um M&Ms diferente, mas sempre necessário.


Helton e Casillas (guarda-redes); Maxi, Martins Indi, Marcano, Rúben Neves, Brahimi, Aboubakar, Dani Osvaldo, Tello, Evandro, Herrera, Jesús Corona, André André, Miguel Layún, Danilo Pereira, Alberto Bueno, Imbula e Cissokho.


Casillas; Maxi, Marcano, Indi, Layún; Rúben Neves, Imbula, André André; Brahimi, Aboubakar, Tello;


2 comentários:


  1. até pode ser um miúdo, mas já tem carta de condução. e que bem que ele conduz :D
    (não sei se me faço entender?...)

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
  2. Caro Jorge Vassalo,
    Rúben Capitão. Orgulho Portista!... Boa Sorte Menino... Estamos a fazer uma grande, grande equipa. O humor de Indi na conferência de imprensa e a expressão de Lopetegui no lançamento do jogo é uma delícia. Que satisfação por este blog sempre ter apoiado esta equipa técnica, não raro contra muitos.
    Também gostaria de ver Tello na equipa inicial, depois da prestação de Sábado na Taça. Corona de plantão quando [ou se] ele ou Brahimi estiverem esgotados. Força Porto!... Abraço

    ResponderEliminar