sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

A Impermanência


Que Julen Lopetegui é, neste momento, um treinador a prazo, já poucos duvidamos. Especulamos o prazo, se é depois da Madeira, se é depois de Alvalade, sé é a eliminação da Liga Europa ou o fim da época. Está o treinador basco, pois, com a Espada de Dâmocles, prontinha para o trespassar ao primeiro erro.

Ganhando ou perdendo, está mais que claro que o capital de respeito e união em torno de Lopetegui se esvaziou. Mas eu pergunto: e se calha de ganhar? Como será?

Rui Quinta, adjunto de Vítor Pereira, diz uma coisa interessante. Diz ele que, ganhando na Madeira, tudo estará bem. Depende, digo eu. O princípio da impermanência diz-nos que nada fica imutável no Universo, tudo evolui, tudo está sempre em constante mutação. 

A Lopetegui só faz falta uma coisa: o respeito pela identidade do Futebol Clube do Porto. Faz falta uma visita ao Museu para se inspirar na matriz atacante e pressionante do FC Porto. O sistema táctico pouco importa. Passam a vida a falar de 4x3x3, mas eu já vi muitos 4x4x2 no FC Porto a funcionar. O que sempre houve foi um massacre sufocante, uma atitude destemida, às vezes louca e lunática, como são, por vezes, todos aqueles que são confiantes, todos aqueles que são raçudos, todos aqueles que abdicam de si mesmos por um Ideal Colectivo.

O futebol de posse de Lopetegui não é incompatível com esse ideal. Desde que seja mais rápido, mais incisivo, mais positivo. Desde que não esteja sempre a mudar, com o medo ou ansiedade do trespasse da Espada sobre a sua cabeça. Nós, Bravos Guerreiros, não queremos homens tementes nas nossas Hostes.

Tenho pena que Lopetegui não entenda o Danoninho que precisava de ter e que se resume a uma palavra: atitude. Se fosse destemido, se compreendesse que não há Glória sem Risco, teria a sua face pintada no banco de suplentes. Assim, irá até onde as Sortes e a teimosia presidencial o deixarem.

Apesar de estar convicto que o nome seguinte já está escolhido e o contrato de palavra feito com o dito sucessor - e não faz sentido que não seja alguém saudavelmente Portista - creio que Lopetegui ainda pode sair pela porta grande. Tenho a certeza que o Presidente sabe que mudar a meio do ano é a receita para o disparate, salvo sendo pelo novel treinador que prepara as bases para a época seguinte. E esse parece-me que ainda está ocupado. 

Entre uma solução reinventadora de recurso e ter a esperança na Inspiração Azul e Branca, prefiro a segunda à primeira. De longe. Espero que se agarre a oportunidade e se deixe de ter medo. Medrosos não cabem no Futebol Clube do Porto.

39 comentários:

  1. Sr. Jorge Vassalo
    Alguém me explica (sem no entanto estar a dar importância á Europa League por estar a competir o FCP)porque razão a Europa League é mal amada? Qual a grande diferença para a anterior e muito "querida" Taça UEFA?
    Alguém se lembrou de desprestigiar (tal como o Mourinho) a Europa League e os seguidores dessa filosofia logo seguiram a doutrina do bota abaixo. Acreditem que gostaria que me explicassem qual a diferença, porque eu não atingi.~
    Cumprimentos
    A. Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São duas: a de não ter Campeões e a de não ser apelativa financeiramente. Para mim seria sempre um título. E este ano tem excelentes equipas!

      Abraço

      Eliminar
  2. Boa tarde Jorge...
    Sem discordar de si nem da sua opinião, acho que Lopetegui não é assim tão fraco como muitos pintam... nem será mais fraco do que era Jesualdo, Artur Jorge, Ivic ou até Mourinho (antes de ser o Special One). Com a excepção de Octávio Machado (para mim o pior treinador da história do clube) os treinadores do nosso FC Porto sempre cresceram na sua permanência no clube. Porque o clube os fazia crescer... a estrutura, seja lá isso o que for... A coragem, o gosto pelo risco, o espírito guerreiro sempre foi incutido pelo clube (adeptos incluídos) e isso fazia com que os treinadores assumissem uma outra postura: a postura de Dragões. Esse espírito está em perda abrupta... e é isso que, quanto a mim, teremos que recuperar...
    Sobre o lamiré que deixa, será que Villas Boas conseguirá trazer de volta esse espírito? Tenho dúvidas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sobre a SAD escrevi no post anterior... não posso andar sempre às voltas.

      Eu gosto da ideia de jogo de Lopetegui. Acho-a forte, segura. Os números falam por si. Mas ele não pode claudicar nas alturas importantes. Isto não é numeral.

      Se fosse estatístico, dávamos goleadas. O problema são os quês e os quandos.

      E sem apoio, não há moral que resista.

      Abraço

      Eliminar
  3. Meu caro amigo, a prazo estamos todos. Em todo o lado, a começar por esta coisa engraçada de estarmos vivos. Lopetegui não será o nosso Wenger, é certo. Porque não somos um clube para Wengers, desde logo. Mas sairá, também estou em crer que no fim desta época, pela porta grande de uns e pela esquerda baixa de outros. Como sempre aconteceu com todos os que saíram. Eu assumi sempre que gosto do futebol que ali antevejo e que vi várias vezes. E, por isso, acredito plenamente que sairá Campeão. Multi.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. ...esse alguem que você conuta de " saudavelmente portista " não é aquele que, transido de medo por eventualmente ter de enfrentar o fracasso se foi para outros campeonatos, num dos quais foi miseravelmente gozado pelos explendorosos jogadores da equipa do clube então escolhido? Por mim está bem, terá o meu apoio como, enquanto cá permanecer, Julen Lopetegui tem. De qualquer modo também vejo o fim da viagem, no final da época, para o actual treinador, a não ser... nem quero pensar. Porém, também penso existirem outros problemas, bem mais complicados, na esfera administrativa que são convenientemente esquecidos perante a performance do treinador/jogadores. O nosso drama é a falta de coesão enquanto clube de futebol, necessitamos de reinventar a máxima que elevou Pinto da Costa ao Olimpo do dirigismo mundial: a devolução do clube aos sócios, ao povo, á nação. Temos, urgentemente, de parar com este esterismo, quase sempre induzido pelas "forças do mal", a de que nenhum treinador serve para o FCP.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falei da minha perspectiva sobre a SAD no post anterior, ega....

      Abraço

      Eliminar
  5. ...parece óbvio que também eu necessito de uma reciclagem na escrita, não vá entrar no " histerismo "...

    ResponderEliminar
  6. É tempo de olhar para dentro. É tempo de voltar ás nossas raízes. É tempo de sermos mais que uma frase bonita Somos Porto.
    Se olharmos para trás, para as vitórias que ficaram gravadas na nossa alma, veremos que o FC PORTO era constituido por portugueses na sua maioria. O orçamento nem de perto, nem de longe, atingia as proporções que agora atingem com este entreposto de jogadores. E não me venham dizer que são os novos tempos. Novos tempos para quem? Para os chefões da SAD, mais os seus salários á jogador de futebol?

    Tal como as velhas bandas que recusam morrer, que recusam mudar a sua identidade, o FC PORTO tem que recuperar a sua aurea. Tem que olhar para a equipa B e tirar de lá os Gudiños, os Chidozies, os Ramos, os Graças, os Rafas, os André Silvas e fazer deles aquilo que foram Gomes, Jorge Couto, Fernando Couto, Jorge Costa, Vitor Baía, Bandeirinha, e outros a quem peço desculpa por não me lembrar o nome...

    Ou será que em Portugal não há jogadores ao nivel de um Marcano, Maicon, Layún, Herrera, Tello, Bueno ou Osvaldo????

    Há coisas que neste FC PORTO actual me doyen bastante...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O exemplo tem de vir de cima. Protegidos, Lopetegui e jogadores seriam certamente mais corajosos.

      Abraço

      Eliminar

  7. "O futebol de posse de Lopetegui não é incompatível com esse ideal. Desde que seja mais rápido, mais incisivo, mais positivo."


    O que falta ao futebol de posse de Lopetegui são golos, ainda contra o Paços de ferreira, falharam-se mais de meia dúzia de golos sendo que as perdidas de Aboubakar e Tello foram verdadeiramente delirantes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os de Abou, para mim, foram justificados no jogo a seguir...

      Abraço

      Eliminar
  8. Jorge,

    Obrigado :). Contino a espera de um artigo bem mais específico mas este já é um bom começo.

    Neste momento o Julen ainda só está a prazo na cabeça dos adeptos. A vontade dos adeptos de cometer um harakiri é tanta que as chances do mesmo acontecer são cada vez maior, infelizmente. Eu pessoalmente acho que provocar o despedimento do treinador será um erro colossal mas isso é a minha opinião.

    Infelizmente eu acho que a maioria dos adeptos já fechou as portas da razão e compreensão ao Lopetegui desde a época passada. Mesmo com vitórias e goleadas será muito dificil demovê-los desse ódio de estimação.

    Como é possível acusar o Lopetegui de não ter respeito pela identidade do clube, Jorge? Como acha que um treinador convence um jogador como o Casillas a juntar-se ao clube sem se ter um respeito e enorme esperança no projecto/clube? Quando foi a última vez que o Jorge assistiu este "massacre sufocante, uma atitude destemida, às vezes louca e lunática" que diz? Nem com o Mourinho campeão europeu o Porto jogou assim. O FCP do Villas-Boas teve momentos bons mas não teve assim tantos momentos como este que diz. Ganhamos ao Braga na fina da Liga Europa por 1-0. Nem adianta trazer a tona Jesualdos e Vítores porque mesmo vencendo o campeonato o futebol apresentado nunca foi entusiasmante. Those days are over, Jorge. Pelo menos enquanto o clube ser uma ponte para clube maiores e ter de vender jogadores todos os anos.

    Se um treinador que pesca um miudo de 17 anos da formação, o põe a jogar em deterimento de um médio vindo do Real Madrid e passado um ano entrega a braçadeira de capitão ao mesmo, não tem atitude nem é destemido então não sei muito bem ao que o Jorge se refere. Um treinador que enfrenta jornalistas mal intencionados e facciosos, todas as semanas, da maneira como o Lopetegui faz, sempre em defesa do clube e nunca em sua, não pode ser acusado de não ser destemido nem de não ter atitude, desculpa-me Jorge. Em matéria de futebol jogado, não vi o FCP jogar defensivamente nem covardemente em Londres. Não é por a equipa ter mais avançados fixos que ataca melhor necessariamente. A coisa não correu bem e agora é fácil crucificar e encontrar culpados. Uma coisa é planear uma estratégia antes do jogo, outra coisa são os jogadores conseguirem seguir o plano. Pode-se argumentar que ele deveria ter mexido mais cedo ou não mas se formos argumentar e escrutinar todas as decisões dum treinador não iriamos encontrar um consenso nunca. Deixêmos o homem trabalhar e fazer as suas escolhas em paz e no final cobramos os resultados.

    continuação...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo muito bonito.. fala de um jogo.. e os outros fáceis de ganhar.. Nacional, Estoril, e porque não Marítimo, e o jogo da Luz que sabia que valia praticamente o titulo? No final cobramos os resultados? Grande crença a sua.. gabo-lhe a persistência, mas afinal está á espera de milagres? Que tem o amigo Braulio a perder se o Lopetegui não ganhar nada?
      Bola para a frente como diz o Maicon... Quase ninguém de boa fé esperava que ganhássemos em Londres, mas que fizemos para ganhar aqui no Dragão ao Kiev? Também vai querer convencer se o Lopetegui for embora o Casillas abandona o barco? Sabe quantos adeptos estiveram no Dragão no 1º treino do ano? Imagina quantos vão estar este próximo? Será que ele não sentiu que os adeptos estão com o clube.. e que fez ele o resto da época. Uma coisa eu sei... o Lopetegui não é culpado.. a SAD não lhe deu os jogadores que ele pretendia. Ele queria por o Porto a jogar á Barcelona, mas a SAD também lhe negou a contratação do Guardiola para treinador adjunto.
      Cumprimentos
      A. Martins

      Eliminar
    2. A mim quando me falam do Barça, fico doente. Quantos Leo Messis existem por geração? Dois, três?

      Quantos anos foram necessários para que o Barça tivesse o entrosamento que tem? E alguma vez o Barça vendeu SETE titulares?

      Epá juizo.

      Abraços

      Eliminar
    3. Amigo Jorge não está a ver bem a questão... O Barça joga da forma como faz porque tem jogadores para isso... se não os tivesse encontrariam outra forma de jogar (continuam a ganhar mesmo sem Messi lesionado). Ou seja o Guardiola ou outro treinador do mesmo nível dança conforme a musica, o Lopetegui é que os quer imitar e não tem jogadores para tal, por conseguinte teria de encontrar um estratagema para por a jogar a equipa com as características dos jogadores de que dispõe. Qual foi o proveito que tivemos com o Oliver, com o Casimiro etc.. dinheiro? Não se sabia que era por uma época? Desportivamente que ficamos a ganhar?
      Cumprimentos
      A. Martins

      Eliminar
    4. Não sei que futebol tem visto Braulio no legado de Lopetegui, mas lembro-me de ficarmos três épocas sem ganhar o campeonato, depois vieram duas em que ganhamos tudo. A única diferença foi.....o treinador, até porque quando falamos em treinador, estamos a falar numa equipa, às vezes extensa de elementos, estamos a falar de filosofias de treino, algo que pode ser complexo, enfim estamos a falar de uma mini estrutura, que se não funcionar as consequências são só, não vitórias, como acontece como Lopetegui. Portanto isso de que a culpa não é só do treinador, para mim não colhe muito, até porque todos sabemos como gere o PdC, ou seja, dá toda (a este mesmo toda), liberdade aos seus treinadores, e isso, tratando-se de um bom, médiano ou mau treinador, pode fazer toda diferença.E este é mesmo muito mau.
      Nuno Teixeira

      Eliminar
    5. O Lopetegui poderá ter idealizado um futebol igual ao do Barcelona no princípio do projecto mas não é difícil ver que o mesmo aprendeu com o futebol português e agora a equipa tem apresentado um futebol muito mais versátil. Basta ver com mais razão e menos emoção.

      O Martins também é daqueles que acha que quando vencemos é porque foram contra equipas fracas e quando perdemos é porque falhamos nos momentos importantes? Nacional, Estoril e Marítimo não são certamente equipas fáceis de vencer, particularmente nos seus campos.
      Na época passada o porto vinha de um jogo em que fora goleado, vinha de rastos, fisica e animicamente, tinha os adeptos desiludidos e frustrados (com todo o direito depois do apoio espetacular que ofereceram a equipa) e jogava na casa do líder do campeonato, seu maior rival, com o estádio lotado e cheio de força anímica e física pois já estavam fora das competições europeias há algum tempo, mesmo com estes factores todos fomos a Luz e empatamos sem nunca termos sido inferiores. Poderá dizer que inventamos e que jogamos com muitos médios. Preferia ter um ido jogar num 4x3x3 e sair de lá goleado?

      Entendo que ficar mais esta época sem vencer tem nos assombrado mas não estariamos mais perto de vencer se apoiarmos a equipa e o treinador até o final? Nós parecemos aquela pessoa que está numa relação e que por medo de ser traído começa a arranjar brigas e a boicotar a relação sem qualquer motivo. Conseguindo que no final a relação termine, não por traição, mas por causa do medo.

      Eu vejo a coisa da seguinte maneira: se não vencermos nada esta época o treinador será o primeiro a demitir-se, o presidente também deverá aceitar que o treinador não tem condições para continuar e teremos um novo treinador na próxima época. Um processo natural. Não vamos antecipar fracassos e sofrer antes do tempo. Neste momento temos vários títulos para serem conquistados e temos possibilidades reais.

      Na época passada também houve muita rotação na primeira metade mas na segunda a equipa estabilizou-se pois o treinador encontrou o equilíbrio que procurava e os melhores jogadores para o seu plano. Esse ano não será diferente. Tem muitos jogadores novos na equipa e é preciso encontrar os melhores. Tenham fé.

      Abraço, companheiros.

      Braulio


      Eliminar
  9. ... continuação

    A emoção e a loucura dos adeptos é tanta que de repente passou-me a acreditar que o FCP não fez nada de bom nesses últimos 18 meses. De repente o futebol do "Porto do Lopetegui" é horrível, abominável e inaceitável. Esqueceu-se que vencemos o Bayern, o Chelsea, espetamos 3 ao Sporting que transitou da época que terminaram a nossa frente. Este Porto é tão mal tão mal que temos a melhor defesa do campeonato e o segundo melhor ataque (melhor que o Sporting do todo poderoso Jesus). Haja coerência, por favor. Os adeptos do FCP devem ser os únicos adeptos no mundo a pediram a demissão de um treinador que está a dois pontos da liderança do campeonato, que está em todas as competições ainda e que foi eliminado da Champions com 10 pontos. Isto é surreal! Nestes 18 meses quantos adversários foram superiores este FCP horrível do Lopetegui?

    O Lopetegui não é perfeito e tem várias áreas para melhorar mas daí chamar o mesmo de incompetente, unútil e covarde é incompreensível. É mentira que o mesmo não tem aprendido com os erros do passado. Se abandonarmos essa má fé e injustiça para com o homem poderemos ver várias coisas que mudaram. O estilo de jogo mudou bastante em relação a época passada. Muito, basta olhar com olhos de ver.

    O presidente do Porto não tem as mesmas competências d'antes mas continua a entender mais de futebol do que maioria dos adeptos. Ele sabe o treinador que tem e para que o contratou.

    Jorge não nos enganemos. Pode vir o Villas-Boas, o Marco Silva, o Leonardo Jardim, o Bielsa, etc, com esta atitude que reina no Dragão hoje em dia ninguém terá sucesso. Neste momento este FCP faz lembrar aquele Benfica da última década que era bom demais aos olhos dos adeptos e que só queimava treinadores. Curiosamente quando o clube apostou na estabilidade começaram a vencer mais vezes. Olhe para o Sporting que tem vencido nos últimos minutos. Acha que se os adeptos tivessem a assobiar a meio do jogo eles teriam a força e confiança para marcar?

    Eu sei que tenho batido sempre na mesma tecla em relação ao Lopetegui. Eu pessoalmente não me lembro de alguém que tenha respeitado e defendido o clube como ele tem feito. Os valores morais e desportivos que ele exibe vão de encontro aos do clube, a meu ver. Acredito que com apoio dos adeptos ele alcançará várias conquistas.

    Viu as últimas entrevistas do Aboubakar, Ruben, Brahimi e do Corona? Sinceramente não me parecem de jogadores que não sentem confiança no treinador, pelo contrário.

    O Lopetegui para mim é o homem certo no clube neste momento. Posso estar enganado mas neste momento acredito fortemente nisto. Respeito outras opiniões e o tempo é o melhor amigo nestes momentos. Vamos ver aonde estará o próximo treinador, que tanto desejam, dentro de um ano.

    Abraço e saudações.

    Braulio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não sei onde você viu esse ataque todo a Lopetegui.

      Gosto do sistema. Para mim era perfeito, se fosse mais rápido. Se variasse mais. Se não fosse tão rígido. E se o seu responsável não o estivesse a pôr em causa a cada passo (coisa que, cada vez que fez no ano passado, sofreu por isso).

      Abraço

      Eliminar
    2. Mas o Barulio tem visto o Bayern, o Barcelona ou o F. C. Porto, nestes últimos 15 meses? Menciona 3 jogos que ganhamos, os únicos razoáveis que realizamos e mesmo nesses 3, foi a inspiração individual de alguns dos n/ jogadores que decidiram o resultado. Que táctica ou precesso fabuloso é esse, que abdica de 45 minutos praticamente em todos os jogos, que só lateraliza e atrasa, que faz uma míngua de remates à baliza adversárias em 90 minutos? Mesmo nas vitórias alcançadas, qual é o jogo que não saímos do Dragão com o coração nas mãos, cansados e finalmente como se tivessemos ido a Fátima a pé? Por onde tem andado?
      J. Martins

      Eliminar
    3. Jorge, esse ataque todo não foi feito por si mas tem sido feito por muitos outros adeptos. Já ouvi dizer que preferiam ser goleados na Madeira para o treinador ser expulso e tudo mais. Também já ouvi outros a criticarem o facto de não falar português. Enfim. Não argumentação possível com esse tipo de adeptos. No último jogo contra o Paços depois de estarmos a perder a equipa apresentou um futebol de posse, rápido, flexível e pressionante. Já não houve tantas bolas para o lado. Só faltaram os golos mas isso todo mundo viu que foram falhas individuais. No final terminou-se com bolas aliviadas para a bancada porque as vezes é preciso ser assim. De um modo geral a equipa tem sido mais vertical ultimamente só que nesta fase só se critica tudo. Ninguém desempenha melhor as suas funções sem confiança e com esta pressão toda com todo mundo a espera do próximo erro pra criticar.

      Martins, quando estiver menos emocionado e magoado com o treinador verá que não foram apenas 3 jogos razoáveis que fizemos nestes últimos 18 meses. Lembra-se que da fase de grupos sem qualquer derrota na Champions? Dos jogos contra o Basileia que até foram dos mais conseguidos. Dos elogios dos outros treinadores? Nestes momentos de maior emoção convém nos basearmos em factos e acho que as estatísticas ajudarão mais do que ouvir outros adeptos e comentaristas de TV. Vai assustar-se com o número de ataques e remates que o Porto tem feito por jogo na maior parte das vezes e pelo número de vezes que fomos superiores as outras equipas.

      Eliminar
  10. Concordo em absoluto com a sua opiniao. A filosofia de Lopetetegui e uma filosofia de equipa grande, que nao tem receio em ter a bola, que constroi jogo ofensivo, que assume o risco e nao fica a espera dos erros do adversario. E mesmo com o colinho vergonhoso dos homens do apito, se nao fossem os golos escandalosos desperdicados por Jackson e a restante frente de ataque teriamos sido campeoes. O que nos falta e o killer instinct, um veddsdeiro matador que pelo que vimos nos ultimos jogos Aboubakar nunca vira a ser. Por isso e a altura certa de apostar em definitivo nos miudos Andre Silva e Goncalo Paciencia. Neles reside o futuro proximo do Dragao.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era assim, mas já não é. Não foi assim contra o Chelsea. Não foi assim contra o Dynamo.

      Diga-me, caro anónimo - assine o comentário pf - se você fosse um ponta de lança e soubesse que não jogaria um jogo de tudo ou nada, como ficava a sua confiança?

      Abraço

      Eliminar
    2. Filosofia de equipa grande é por exº no jogo com o Paços de Ferreira, não conseguir fazer mais de 3 passes nos 18 minutos finais, mandar bolas para a bancada ou chutões para o meio campo adversário? Isso é tipico de equipa grande que não tem medo de ter a bola? Não consigo entender certos comentários.
      J. Martins

      Eliminar
  11. Caro jorge vassalo, a sua resposta é facil. Muito mal nao se deve sentir basta ler o que disse aboubakar brahimi ruben neves e maicon na flash interview. E até gostaria de fazer uma pergunta, se fosse avançado e falhasse golos como aboubakar tem falhado qual era a confiança da equipa e do treinador em si? Sei que ja defendeu lopetegui quando tudo ja entoava o "rua", mas alem de esperar que muitos portistas tenham vergonha de ir para os aliados caso o Porto ganhe, espero tambem que lopetegui no final da epoca depois de ganhar, saia do clube e que faça como vitor pereira e diga " saí porque alguns adeptos queria um futebol melhor". Abraço

    ResponderEliminar
  12. Falar de vergonha em celebrar os sucessos do F. C. do Porto! Os sucessos do clube, que representa uma região, um povo, humilde mas justo, têm que ser sempre bem celebradas. Vergonha é ver essa bandeira a definar por teimosia e arrogância dum individuo e nada fazer pelo clube.
    Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpe lá, mas a sua frase final explica o exato porquê de não ter nada para festejar se o FCP ganhar. Afinal estaria a festejar a vitória de um indivíduo que está a destruir, por si só, o seu clube. Olhe, o meu não está, certamente. Mas eu acho que sou do Pasteleira....

      Eliminar
  13. E se nesta jornada passarmos para a frente do campeonato? Tudo fica bem, certo? Acreditar, ganhar na madeira e esperar que o futebolzinho sortudo dos lagartos tenha um percalço. Força porto

    ResponderEliminar
  14. Bom dia caro Jorge, é a primeira vez que venho ao seu blog e concordo no geral com o que escreveu.
    De facto Lopetegui, contrastando com os últimos treinadores que tivemos, parece carregar com o futebol e a SAD às costas... com isto quero dizer que a forma com que ele defende o nosso FCP em todas as conferências de imprensa, o homem mais parece Presidente, Director para o Futebol, Treinador e baby-sitter ao mesmo tempo! Se algum membro da SAD se dignasse a estar com ele, a ser essa pessoa e não ele a falar quando o assunto não é diretamente a prestação desportiva da equipa, acredito que seria mais fácil lidar com a pressão externa (que sempre existiu) e sobretudo com a interna. Ganharia Lopetegui e ganhariam os jogadores pois perceberiam que existe algo acima deles a zelar por eles, o que não me parece que aconteça explicitamente nos dias de hoje...

    É verdade que em alguns jogos quase damos 45m de vantagem ao adversário, com um futebol de fazer doer as artroses todas, mas temo-nos safado. Perdemos os oitavos em casa contra o Kiev, nunca contra o Chelsea; as pessoas têm uma memória muito seletiva pois contra equipas inglesas, na casa delas, bons resultados acho que só me lembro do 2-2 contra o Manchester, mas posso estar enganado.
    Que venha o campeonato, que julgo será a prioridade máxima e o resto logo se vê.

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  15. Bom dia Jorge,
    Concordo com o seu post e se me permite acrescentar algo mais, acho que o problema do nosso clube não se resume a Lopetegui infelizmente. Podemos falar de termos perdido 7 titulares, de termos um treinador medroso e até de termos falhado a passagem aos oitavos da Champions mas há uma coisa que não nos podemos esquecer: estamos moles e acomodados. Vivemos do museu e do que já conquistámos. Somos insultados diariamente na comunicação social e o que fazemos? Convidamos o pior rato de esgoto para vir à nossa gala. Que revolta! Como é que os dirigentes se esqueceram de todo o mal que nos fizeram? Porque querem ser amigos de quem nunca quis ser nosso amigo? Até há bem pouco tempo houve exemplos do que é ser Porto e sinto que nestes últimos anos temos vindo a ser cada vez mais mansos, cada vez mais hospitaleiros. Que é isto gente?! Lopetegui não é perfeito, mas que fez o clube para o defender? Mandou uns bitaites no Dragões Diário e está feito. Somos prejudicados constantemente com a trupe de Alvalade sempre a mamar e o benfica já sabemos como é há muito, e o que fazemos? Mandamos uns bitaites na newsletter e está feito. Bruno de Carvalho enerva-me profundamente e irrita-me a forma rasteira como se refere ao nosso clube e o que fazemos? Concordo que não se deve dar muita trela a esse personagem mas não há uma única voz que se insurja contra essas coisas. Não precisa de ser sempre o presidente porque temos de reconhecer que já são muitos anos de luta e a sua saúde já viveu melhores tempos. Mas não há ninguém que venha a público defender a nossa equipa. Não há uma voz oficial do clube. É tudo muito informal e descontraído no Dragões Diário. Lopetegui é gozado, Casillas já foi gozado (que lata, deve ser porque o Patrício o Júlio César são os melhores), Pinto da Costa é sempre insultado e o que fazemos? Nada! Ninguém defende os nossos. Está na hora de abrir os olhos. Tudo isto tem implicações na equipa e tudo isto acumulado leva-nos a falhar nos momentos chave que é a imagem de marca do FC Porto. Rezo para que os dirigentes acordem desta sua sonolência senão iremos ter muitos problemas. Podemos ser campeões mas vamos ter muitos problemas. Fica o meu desabafo, desculpe o comentário longo.

    Um abraço,
    Pedro Nuno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo isso é abordado sistematicamente nos posts deste blog. Mas sou acusado de ser "seguidista". Giro giro é ser do contra. Depois queixam-se que não têm clube.

      Abraço

      Eliminar
    2. Completamente de acordo a Sad aburguesou-se e o lema do PC de o Porto ser um clube dos sócios deixou de existir.Hoje não somos mais que um local de passagem de jogadores em que eles não sentem o clube e desde que o dinheiro apareça na conta no final do mês está tudo bem.As tristezas são para nós que sofremos com os insucessos. Este não é o Porto que era que se revoltada com as injustiças de que era alvo, este é um Porto passivo e aburguesado que é só de alguns pois a maioria só serve para pagar as quotas.Este treinador é um dos piores que por aqui passou e que nos vai fazer perder tudo mais uma vez.Mas como seguindo a voz do dono ainda há quem o defenda que havemos de fazer? Se quem manda ainda diz que quer este curioso por muitos anos e como ele é (era) que sabe (ia) é aguentar embora custe ver o barco a afundar.

      Eliminar
  16. Caro Jorge,

    Assusta-me estas ausências de André André da convocatória.. Será que a bolha estourou em Londres, um coração tripeiro a falar mais alto contra o treinador??

    A confirmar nas próximas convocatórias..

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Nuno, qual é a parte de "fadiga muscular" que não percebe? Eu traduzo...está fisicamente rebentado, fodido...deu o berro!
      À quantos jogos o André chegava aos 75' e já se notava que não podia com um gato pelo rabo?
      A critica à fpf e consequentemente a Fernando Santos por o ter usado em 2 jogos seguidos por 90' não foram por acaso...

      Eliminar
    2. Só se cançou a 30min do jogo em Londres???

      Eliminar
    3. A 30min? Eu ia jurar que ouvi a noticia de que o André estava fora do jogo ao inicio da tarde.
      Aliás, tanto quanto foi dito, o André só viajou para Londres para fazer um último teste para saber se dava para jogar ou não...também por isso é que foi 1 jogador a mais do que o normal nos jogos fora!

      Mas lá está...se é para malhar no treinador...provavelmente hoje a culpa do nevoeiro, e da equipa ainda ter de jogar amanhã, alterando uma vez mais a planificação, são da responsabilidade de J. Lopetegui.

      Cumprimentos
      André Guimarães

      Eliminar