quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Análise Chelsea FC 2-0 FC Porto (Fase de Grupos Champions League)


Estamos fora da Champions League. Estamos fora, sem honra nem glória. Sem honra, não. Os nossos jogadores deram tudo o que podiam de si. O erro foi táctico. O erro foi pensar que jogadores escravos de um sistema táctico durante todo o ano, poderiam, de repente, trocar tudo.

Foi, evidentemente, sem surpresa que se viu os jogadores totalmente à nora, desconcentrados e desnorteados. Mas, insisto, não se pode dizer que os jogadores do FC Porto não deram tudo o que podiam para vencer o jogo, para recuperar a desvantagem, para dar tudo por tudo dentro do que sabiam deste desnorte de sistema. 

Não é surpresa para ninguém que a única altura em que o FC Porto se conseguiu, mais ou menos, encontrar, foi quando se aproximou daquilo que é a sua identidade de jogo, aquela que Lopetegui imprimiu no FC Porto durante ano e meio.

E, no caso de Lopetegui, isso ainda é mais premente, porque o seu sistema de posse exagerada formatou os seus jogadores para um estilo de jogo. Este estilo não se desliga de uma hora para a outra, não se altera para um jogo, sobretudo quando tão extremado na sua importância.

Destaco Brahimi que deu tudo de si o que podia e Casillas que nos evitou uma goleada histórica. 

Mas quero deixar claro que os defeitos do FC Porto não são de hoje. A inoperância e a falta de chegada à área não são novas. O desnorte táctico também não, porque falta a mesma consistência que faltou nos últimos jogos. Temos jogadores que não sabem onde jogam nem como jogar. Temos jogadores com uma falta de confiança gritante. 

Mudar o sistema táctico desta maneira seria genial ou suicidário. Foi o segundo. Agora é focar-nos na Liga Europa. E repensar bem tudo isto. Antes que seja tarde para tudo.


32 comentários:

  1. Boa Jorge. Mudar tudo, quebrar rotinas, confiança, sei lá que mais dizer, não lembra ao diabo! PQP.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temo que, se se esperar muito, possa ser demasiado tarde.

      Abraçom

      Eliminar
  2. Chegou a essa conclusão muito tarde. Ano e meio a ver esta desgraça e a apoiar esta mediocridade, se não deu cabo de todo o prestígio acumulado ao longo de décadas, pelo menos transformou o F. C. do Porto em qualquer Basileia, Torino ou Villareal do futebol europeu. É lamentável, porque se tivéssemos despachado esta nulidade em Novembro, ainda iríamos a tempo de aspirar a tudo o que este clube merece. Só quando varrermos Antero e a entourage comissionista o clube poderá recuperar.
    R. Teixeira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns a todos os que viram estes resultados com 83 pontos num campeonato roubado e os quartos de final da Champions.

      Epá santa paciência.

      Eliminar
  3. Caro Jorge Vassalo,

    Estou acima de tudo triste. Triste por ver um grupo com imensa qualidade ser tratado desta maneira. A tarefa era muito difícil mas ainda assim o Mister conseguiu inferiorizar a nossa equipa com táctica escolhida. Não se faz. Nós não jogamos. Nós mastigamos jogo, minuto após minuto, longe da baliza e sem criar perigo. Não se faz. Acho que merecemos melhor. Ė certo que nunca temos felicidade mas contribuímos e muito para este epílogo. Não falo de exibições de jogadores. Com este sistema e este mister não sei em que posição jogam. A personalidade não se apregoa. Tem de ser demonstrada. Há jogadores que preferiam parar o jogo é perguntar ao mister o que fazer a seguir, quando recebem a bola. Repito: isto não se faz.

    Raoc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que os jogadores deram tudo de si, dentro do que sabiam.

      Abraço

      Eliminar
    2. Claro que sim. O problema é mesmo o treinador. É, já o disse anteriormente, treinador de equipa pequena. Sem dimensão pra treinar o FCP. O Porto tem um grande plantel. E só um grande plantel aguenta estes desvarios.O Porto a precisar de ganhar jogou com a intensão de bloquear as transições (isto foi dito por Lopetegui). É absolutamente inacreditavel. O primeiro golo fez cair o plano (isto foi dito por Lopetegui). Mas qual plano? O que não é capaz de colocar por hipotese que podemos sofrer um golo??? Temos é de reagir a essa situação. Este Porto é pequenino. Por isso repito: Isto não se faz.

      Eliminar
  4. Repensar o quê? Nova palestra no próximo treino!!!!! Esperar que seja desta que o treinador aprenda. Não sei como fui tão anjinho de no inicio da época ainda ter a esperança que o homem se revelasse um bom treinador. Não dá. Nesta altura há só espaço para uma decisão lógica e lúcida para tomar. É, obviamnete, despedir o treinador. Agora, que ainda há tempo de salvar a época. Em Fevereiro a 8 pontos é muito pior. Um treinador que joga com 3 centrais e nenhum avançado num jogo que precisa de ganhar, mostra o quão pouco conhece o nosso clube. Imperdoável e lastimável. Sou portista e tenho memória. Já assisti a grandes asneiras, mas como esta do Lopetegui NUNCA. Tento respeitar todas as opiniões, mas começa-me a parecer causa para internamento haver alguém que defenda a sua continuidade por mais um jogo que seja. Lopetegui deturpa o Porto. É um cancro no balneário. Pura e simplesmente. Sei o peso que as palavras comportam, mas sinceramente, nesta altura sinceramente é o que me vai na alma.

    ResponderEliminar
  5. Vamos esquecer a qualidade da equipa e dos jogadores que enfretámos.
    Vamos pensar assim, se tívesemos jogado em 4-3-3 tínhamos ganho o jogo? Ou então teria sido mais digno perder?
    Não consigo percerber como dizes que a altura que o FC Porto esteve melhor foi quando voltou à identidade imprimida por Lopetegui, e ao mesmo tempo essa identidade fez, com que os jogadores estejam formatados, e por isso não conseguiram criar perigo.
    Não é a primeira vez que somos eliminados da Champions. não é a primeira vez que perdemos com uma equipa inglesa, nem é a primeira vez que perdemos com uma equipa que é superior. Nem é a primeira vez que usámos um esquema tático alternativo. Nem é a primeira vez que somos eliminados pelo Chelsea.
    Mas o Chelsea é superior, porque o nosso clube, não tem uma base estável. Andar a mudar 6 e 7 titulares por época, nem comprar uma série de jogadores com o objetivo de ser vendido 1/2/3 épocas depois. Já acreditei neste modelo, mas não tem tido excelentes resultados nas competições europeias. Não podemos pedir ao treinador seja ele quem for que pegue numa equipa quase de raíz cada época e faça "milagres". André Villas-Boas ganhou a Liga Europa com a equipa formada por Jesualdo + o Moutinho e o Otamendi . Lopetegui já teve de criar duas equipas de raíz...
    No entanto, siga para a Liga Europa. Acredito que vamos ganhar todas as provas em que nos encontrámos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não. Quando falo em identidade, falo nos jogadores nas suas posições mais naturais e no 4x3x3. Rotinas, percebe? Não se faz sistemas novos em 4 dias!

      Uma coisa que não aceito é que o "Chelsea é superior". Em quê, exactamente? Temos jogadores com velocidade, temos jogadores criativos e um meio campo forte que chegou, NESTE JOGO, a empurrar o Chelsea atrás. Mas já perdíamos por 2-0....

      Não se pode imprimir a ideia de futebol de posse ad nauseam e depois esperar que ONZE pessoas AO MESMO TEMPO tenham a capacidade de se desligar daquilo que são comandados a fazer durante ano e meio!

      Abraço

      Eliminar
    2. Caro Jorge, creio que José Moreira tem razão, o Chelsea é melhor num aspecto, a equipa que jogou ontem é praticamente a mesma que foi campeã a época passada. E, bolas, são muito superiores, quanto mais não seja na tarimba de jogar nestes palcos. As equipas também se fazem de estabilidade e mesmo numa época péssima como a que este ano está a fazer existe muita cola que é relevante nestes jogos e que fazem a diferença. Por outro lado, os ingleses têm o foco nesta prova pois o campeonato já era.
      O nosso Porto provavelmente irá mudar de treinador, venderá mais meia dúzia de jogadores e na próxima época o novo treinador terá que constituir uma equipa do zero. Há algumas épocas atrás o Porto tinha ciclos de 3/4 épocas e formava uma nova equipa. O paradigma actualmente é fazê-lo todas as épocas...
      Abraço, P. Torres

      Eliminar
  6. Concordo em tudo com o Aires. Dei sempre o benefício da dúvida ao Lopetegui. Sempre, até hoje. O Porto até pode ser campeão e ganhar uma ou outra taça. Isso todavia não invalida o facto de o nosso treinador, até à data, não saber o que é o FC Porto. Não é aceitável mudar tantas vezes de sistema de jogo em função dos adversários, ainda mais no caso de adversários directos como o Chelsea. O que me habituei foi ao contrário: os adversários mudarem os seus sistemas tácticos para nos defrontarem, por respeito. Hoje vendo o meu clube do outro lado deixa-me triste. O Porto sempre entrou para ganhar. Não digo que os jogadores não o tivessem feito mas infelizmente penso que o treinador não o fez, por medo, por não perceber o clube que treina. A mentalidade que resulta destas opções tácticas está clarividente na confiança demonstrada pela generalidade dos atletas: muito baixa. Casos evidentes os de jogadores como Imbula, que do meu ponto de vista tem um potencial enorme noutro estilo de jogo que não seja o "jogo chiclete" do Lopetegui; Aboubakar depois de ter sido preterido baixou claramente de forma; até o Ruben tem estado mais apagado... A equipa não está a funcionar. Enquanto o futebol for uma coisa diferente de jogar ao meiínho até perder a bola, a equipa não está a funcionar... Falta a objectividade da baliza, a concentração, a ânsia, a alegria de lá chegar e falta a confiança para fazer tudo isso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imagina agora o pobre Aboubakar, que claramente precisa de confiança, a saber que fica de fora no jogo do tudo por tudo? Lembra-se do Estoril, o ano passado, antes do Bayern onde entrou o Jackson directamente vindo de lesão?

      Pois.......

      Abraço

      Eliminar
  7. Depois de mais um fracasso a juntar aos do ano passado que mais se pode dizer em relação à este pseudo treinador? Inventar na pior altura é de iniciante. Fomos completamente inofensivos no ataque. Um dos objetivos da época importante para a Sad já se foi e os outros irão também se mantivemos este medíocre como treinador. Ou será que como prémio de tão relevantes serviços ainda lhe vão renovar o contrato? ??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A SAD também, deixe estar, está muito bem! Nem uma palavra, nem uma comunicação! Estão bem, lá no Olimpo!

      Enfim....

      Abraço

      Eliminar
  8. Bom dia Jorge,

    "LOPETEGUI ALVO DA IRA DOS ADEPTOS NA CHEGADA AO PORTO" - Record

    Atrevo-me a dizer que neste momento o principalmente obstáculo do FCP rumo ao título não é a direcção, treinador nem os jogadores, mas sim os adeptos.

    Não irei alongar-me muito na defesa do treinador (merecida a meu ver), apenas gostaria de mencionar que o FCP não jogou mal e nem foi pela estratégia que não vencemos. Nenhuma estratégia resiste a erros individuais (Marcano esteve irreconhecível ontem). Não concordo que a equipa tenha estado perdida em campo, pelo contrário, fiquei positivamente surpreso pela resposta dada. Talvez tenha faltado presença na área mas vendo a forma actual do nosso avançado não sei se teria feito melhor do que os que lá estavam.

    Em relação a falta de confiança da equipa, só podem estar a brincar quando apontam o dedo ao treinador. Não, meus amigos, a culpa é dos assobiadores e dos que criticam a equipa por tudo e por nada - os adeptos (a maioria, infelizmente - não incluo o Jorge nesse lote). A pressão dos adeptos e dos mídia está a matar a equipa. O Lopetegui não é de ferro e está a notar-se o desgaste no mesmo.

    Dizem que o treinador não é um líder e que não motiva o plantel. Pelo amor de Deus, se não fosse por ele o Herrera estava morto futebolisticamente há muito tempo. A falta de confiança do Aboubakar deve-se apenas ao mesmo (reparem que é um dos jogadores preferidos do Lopetegui, que inclusive elogiou o mesmo em todas as suas entrevistas recentes). O Imbula está aonde está porque merece ser lembrado que é igual aos outros. O André André está todo roto porque toda vez que o treinador tentou poupar o mesmo foi um autêntico escândalo (lembram-se do jogo contra o Dinamo?). De resto não me lembro de nenhum outro caso de falta de confiança. O Ruben Neves é o que é devido ao treinador. O Danilo está um monstro e um jogador mais completo. O Brahimi está mais jogador de equipa, etc. Enfim, não podemos apontar apenas defeitos.

    A única possibilidade de sermos campeões é mantendo o treinador pelo menos até o final da época e apoiarmos a equipa até lá. Trocar de treinador agora seria um suicídio. E não digo apenas este ano, o próximo também estaria comprometido.

    Para finalizar, a teoria de que o treinador já teve demasiado tempo (1 ano e meio) para por a equipa a jogar perfeitamente, não é apenas mentira como também é de uma cegueira inacreditável. Quantos jogadores da equipa titutar perdemos no ano passado e quantos jogadores novos estão na equipa titular? Temos uma equipa practicamente nova e não é culpa do treinador que o clube prioritize a venda de jogadores sobre a estabilidade do plantel.

    Abraço Jorge

    (Isto não é nenhum ataque pessoal. Pelo contrário, entendo a tua tristeza e frustação nas derrotas mas o homem está completamente abandonado. Pessoalmente acho que pela forma como ele tem defendido o clube não merece esse tratamento)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Braulio, a culpa não é SÓ de Lopetegui - estou a escrever sobre isso - mas TAMBÉM é de Lopetegui.

      Quando me fala de erros individuais, não posso discordar mais. Marcano teve um azar, um sortilégio de jogo. É sempre um esteio de consistência.

      O que não é, é contra grandes equipas fora, pôr uma equipa centrada em defender - palavras de Lopetegui, não minhas! - e mudar COMPLETAMENTE o sistema táctico para algo NUNCA ANTES EXPERIMENTADO!

      Qual é a rotina de uma equipa sempre em constante ebulição e troca posicional? Quais são as transições treinadas e as ligações aprendidas?

      Ñão sei se reparou, mas Brahimi fez as posições que costuma fazer e o jogo que costuma fazer. Entregou-se completamente, assim como Corona, mas não podem de repente fazer algo TOTALMENTE DIFERENTE!

      Já agora, e por falar no Abou, você acha que a frente de ataque foi decisão de última hora? No ano passado, Aboubakar ando um mês e meio a ser o dínamo da equipa, a carregar uma herança pesadíssima com qualidade, apenas para saber que o seu colega de posição estaria a ser preparado para o jogo contra o Bayern. Tacticamente brilhante, horrível para a confiança do Abou. Não festejou o golo que marcou contra o Estoril. E este ano, saberia que não contava para os planos?

      Estou com o Futebol Clube do Porto até ao fim, e com um treinador que aceite as coisas como elas são e faça a mutação necessária. Eu não peço a mudança de treinador, mas sim de paradigma. Entende?

      Abraço

      Eliminar
    2. Jorge, o meu Marcano para mim é o central mais consistente e o mais rápido mas ontem particularmente esteve muito desastroso não apenas nos golos mas também na marcação. Falhou muito. Acontece a todos. Apesar da noite menos boa para mim continua a ser um esteio de consistência nesta equipa e titular.

      Não apresentamos uma tática assim tão diferente da do costume. Em vários momentos estivemos em 4x3x3 a meu ver. O treinador foi corajoso e perdeu. Dessa vez pelo menos explicou qual tinha sido a sua intenção. Eu pessoalmente acredito que estava a ter sucesso até sofrer aquele golo daquela maneira. O Chelsea não conseguia fazer transições até aquele momento.

      O Brahimi ontem foi enorme. O Corona pareceu-me acanhado na primeira parte mas melhorou na segunda. O Lopetegui vai saber puxar pelo Aboubakar. Ontem simplesmente apostou em algo diferente. O colectivo é mais importante do que as individualidades.

      Em termos de rotinas, talvez o Lopetegui esteja a mudar um pouco mais do que se espera mas temos uma equipa practicamente nova e é normal demorar algum tempo até achar os jogadores certos para as diversas posições.

      Enquanto os adeptos continuarem com a mesma atitude será muito difícil vencermos novamente seja com que treinador for. Não há treinador que aguente essa pressão. Repare nas palavras do próprio Mourinho que tem sentido na pele a importância do apoio dos adeptos.

      Eliminar
  9. Olá Jorge! Vou ter de discordar. Ao contrário do que vi em muitos meios de comunicação, inclusive em direto na sporttv, o Porto não jogou em 3-5-2. Apenas jogou com o Indi a defesa esquerdo, uma solução já muitas vezes utilizada e com sucesso. Na frente em vez de um Aboubakar que tem estado uma lástima em termos físicos (que depois se reflecte no seu rendimento) foi colocado Corona ou Brahimi. Na minha opinião esta decisão foi muito acertada. não é só acertada quando funciona, é acertada quando faz sentido e quando foi pensada. O futebol é caótico e o Porto estava por cima em termos anímicos. Um golo de ressalto acabou por deitar por terra a estratégia pensada para este jogo. Era o risco inerente a utilizar esta estratégia. Evidentemente que o Chelsea ficou mais tranquilo e começou a jogar à italiana com grandíssimos jogadores para este estilo de jogo. Matic a segurar, Ramires a consuzir. Oscar e Hazard a abrir e Diego Costa na frente. E não se enganem, o Chelsea comeu a relva. Suou a camisola. Também o Porto, mas já era tarde. Tenho pena que se critique tanto Lopetegui neste jogo, porque eu até o admiro pelo aquilo que ele fez. Sabia que ia ser criticado, sabia que era tão fácil colocar o sistema de jogo normal e depois se perdesse ninguém lhe podia apontar nada. Mas ainda assim arriscou, tentou vencer o jogo tentando surpreender e aproveitar os pontos menos fortes do Chelsea na defesa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada um tem a sua opinião. Para mim é só a enésima mudança táctica em jogos importantes.

      Abraço

      Eliminar
    2. Excelente análise Fonseca. Deixe-me só acrescentar que até sofrermos o golo tínhamos o controlo do jogo. Infelizmente a coisa correu mal. Mais por erros individuais do que por culpa do treinador, a meu ver. A forma como o treinador foi recebido no aeroporto foi extremamente covarde e injusta. Depois queixam-se que o treinador tem estado nervoso e atrapalhado ultimamente. Quem não estaria? Abraço

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. Pedro, vamos por partes:
      - O Porto do Lopetegui anda há um ano sem ganhar nada. A outra metade do ano só poderá ser julgada no final da época. Estamos em quatro competições e podemos ganhar todas. Continue a dar o benefício da dúvida até o final como tem feito. Ainda nem a meio da época vamos e ainda podemos ganhar várias coisas. Tudo bem que fomos eliminados da Champions mas não jogamos assim tão mal como se quer fazer passar. Saímos com 10 pontos!
      - O Porto não foi a única equipa portuguesa que investiu e nem foi a que investiu mais. Isso é pura propaganda. O Porto manteve (bem) o projecto do ano passado mas o treinador teve de reconstruir a equipa. É natural que demore tempo a encontrar o melhor esquema e as melhores peças a sua disposição para as diferentes posições. O Sporting manteve practicamente a mesma equipa apesar de apostar num treinador novo e o Benfica idem. É mais fácil o mesmo treinador pegar numa equipa nova ou sera mais fácil manter a equipa e trocar de treinador? Acho que neste sentido o Porto foi quem investiu menos essa época.
      - Deixe os seus amigos continuarem afirmar que o Porto não lhes mete medo. Um já perdeu contra nós essa época num jogo em que foram inferiores. O outro ainda não jogou contra nós e tem ganho jogos à rasca, com penáltis a mistura.
      - Não existe nenhum treinador no mundo que poderia dar uma resposta com essa atitude dos adeptos. Nem Guardiola, nem Mourinho.

      Não entendo essa atitude dos adeptos. Se o Porto estivesse fora de todas as frentes e estivesse a jogar muitíssimos mal e pior do que os rivais, entenderia essa atitude. Diz-se muitas vezes que já se deu o benefício da dúvida ao treinador mas que benefício é esse que ainda nem a meio da época vamos e já se pedem cabeças. Por agora é apoiar e apoiar. Depois quando tiver tudo perdido é que se pedem cabeças. Trocar agora só iria piorar ainda mais as coisas.


      Eliminar
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  10. Bom dia Jorge Vassalo,

    Triste. Muito triste. É este o meu sentimento.Mas, sendo um otimista por natureza, acredito, porque vejo potencial, que vamos conseguir atingir os nossos principais objetivos. Sejamos racionais na nossa análise. Não é nenhuma anormalidade perder em Londres. Nunca ganhamos em terras de Sua Majestade.Sei que é uma verdade de La Palice, mas o problema foi o jogo em casa com o Kiev. Ontem estranhei a equipa, facto. Mas digam lá... entramos bem no jogo, com dinâmica e a chegar à baliza adversária. Tivemos depois aquele triste minuto com mais uma boa defesa do Casillas e o azar enorme do ressalto dar golo. Trouxe tranquilidade ao Chelsea e deitou por terra, cedo de mais, a estratégia do mister.Se iria resultar, nunca saberemos. O que sabemos é que com esse golo tudo ruiu e, é a única crítica que faço, deveria ter levado o Lopetegui a mexer na equipa de imediato. Mexeu na estrutura tarde de mais, foi reativo, quando deveria ter sido proativo.Agora é levantar a cabeça e reagir. Contra tudo e contra todos. Uma última nota e que muito me enfureceu... No fim do jogo ao ouvir os comentários da SportTV, no compasso de espera até terminar o jogo em Kiev, o comentador principal (não sei nome) dizia que o Porto ainda não estava fora da Champions pois o jogo na Ucrânia ainda não tinha terminado, ouvindo-se a determinada altura o Freitas Lobo a dizer "está feito". Ora esta expressão é sempre usada quando se termina uma tarefa com satisfação, com sucesso. O Sr. Lobo ficou claramente feliz com a eliminação do Porto. Nem disfarçam. Por isso é que o Planeta Azul tem de estar mais unido do que nunca. Se bem conhecemos o NGP, o Julen vai cá ficar, por isso é com ele que temos de ser campeões.Só nos resta uma solução, apoiar.É com ele que vamos ser campeões.

    Um abraço,

    Alberto Queirós

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O NGP saiu pela porta das traseiras deixando o treinador sozinho entregue à contestação....

      Abraço

      Eliminar
  11. Agur Lopetegui.

    Andamos há 3 anos a apanhar bonés no futebol. Um dragão deve ser humilde mas não deve ser parvo. Estamos a desperdiçar óptimos jogadores a um treinador que já fez mais mal que bem (o ponto de viragem foi o jogo do dínamo).

    Lopetegui não serve. Não vale a pena ignorar esta realidade.

    ResponderEliminar
  12. Concordo com o facto de o treinador ainda não ter encontrado o equilíbrio entre o seu perfil e a identidade de um clube como o Porto. O presidente na época passada deu-lhe um voto de confiança e nesta época tem, obrigatoriamente, que retribuir, apresentando resultados. Vamos ver se o que se passou ontem serve como aprendizagem para o resto da época!

    ResponderEliminar
  13. A situação está a ficar bastante complicada.
    É preciso não confundir os adeptos com a claque, mas a verdade é que os últimos são o espelho levado ao exagero de uma realidade inultrapassável.
    O mais grave de tudo é a contínua rejeição da evidência por parte de Lopetegui, em declarações que vão mais de encontro a um safar de pele do que ao interesse do clube, com o reconhecimento da respectiva culpa.

    Continuo a achar que é um excelente treinador, condicionado pelo TILT de estar pressionado num clube de enorme dimensão - sensação que nunca experimentara.

    Imbicto abraço

    ResponderEliminar
  14. Mais lamentável que as opções de Lopetegui, é o comportamento do presidente Pinto da Costa, tão ou mais culpado. Deixar o treinador sozinho neste momento explosivo é o mesmo que passar-lhe uma certidão de óbito. Inadmissível!

    ResponderEliminar