sábado, 26 de dezembro de 2015

As Verdades Dos Outros


Decerto partilho com muitos de vós o facto de ter na minha família adeptos dos nossos rivais. O que, se calhar, é mais rara, é a circunstância  de ser o único Portista na minha família inteira, não contando os meus rebentos. Assim sendo, apresento, em bulletpoints, as peregrinas conclusões dos "segundos circulares".
  •  O facto do FC Porto estar à frente do campeonato é pura e simplesmente um acidente de percurso, que o Jasus irá corrigir já para a semana, e por puro demérito das suas equipas, nunca por mérito do FC Porto. Nisto os ficabens (fb) e os not sportem lisbons (nsl) estão de acordo.
  • Lopetegui - sim, evidentemente, nunca ouvi este nome durante toda a quadra natalícia dito da forma correcta - não consegue aproveitar o seu super-plantel, o Ferrari, que dá dois dos rivais, mesmo demonstrando a fbs que ele só perderam dois jogadores e que se reforçaram muito no ataque e que o nsl então, nem se fala, visto só terem vendido o Cedric. O facto de Lopetegui ter tido de reconstruir a equipa toda não conta, uma vez que o Jasus também o conseguiu fazer, embora todos rejeitem a ideia de que o meio campo é o mesmo, o ataque tem o mesmo goleador e que a defesa é pavorosa.
  • O campeão natural em Maio será o ficaben, uma vez que vamos perder no sábado, os nsl da minha família já estão cépticos com a durabilidade do jogo do not sportem lisbon e o FC Porto nem conta neste rosário: perderá - e muito - até ao final, mesmo não tendo qualquer derrota. Agora que o Rui Vitória já está a afinar (sic) vai levar tudo raso.
  • Ainda assim, o nsl será segundo, porque o futebol de Lopetegui é um horror e a capacidade do nsl ficou verificada no Braga-nsl. Pouco importa se o nsl até perdeu esse jogo e se consentiu quatro golos, coisa que o FC Porto ainda não fez uma vez sequer.
  • O ficaben fez o melhor contrato de sempre com a NOS. Pouco importa que tenha de ser revalidado daqui a 3 anos e que a desvalorização possa ser brutalíssima. Essa nunca acontecerá, e o dinheiro anulará o passivo em 10 anos. Não irá para mais nada nem para os bolsos de ninguém.
  • O episódio da Doyen não vai abalar o nsl. O Jorge Mendes empresta o dinheiro pela bondade do seu coração, sem qualquer contrapartida de espécie alguma. O pavilhão já está pago. 
  • Toda a gente me relembrou do episódio Bueno para demonstrar que o FC Porto é um saco de gatos e que Lopetegui tem guia de marcha, e só não teria ido embora por uma história de lascívia entre Lopetegui e a sra Pinto da Costa (!!!...!!!!!)
  • Nunca existiu nenhum penalty antes daqueles (sim, não um mas os dois) que foram perdoados ao Marcano, tornando evidente que a fruta ainda é uma constante (nada de vouchers nem de pressões de "eu-sei-muita-coisa-do-ano-passado", isso é tudo delírio). Cada um se chorou à sua maneira e negou que alguma vez tivesse havido benefício das suas equipas, em especial os ficabens.
  • É consensual que o Jasus, à frente do FC Porto, já teria mais 15 pontos, mesmo apesar do FC Porto só ter perdido 6. 
  • Toda a gente acha que o FC Porto pagou 20M por Imbula. Toda a gente acha que o ficaben pagou 9 por Jiménez e não 18. O facto da FIFA ter proibido a partilha de passes é acessória.  
  • O Jasus tem uma super-estrutura montada no nsl para dominar o futebol português, em Octávio, Inácio e no Presidente da Assembleia Geral.
  • O ficaben foi o que mais perdeu, pois perdeu a espinha dorsal, isto é, o treinador.
Estes exemplos - por favor partilhem os vossos - curiosamente tocam, muitas vezes, com a argumentação de muito Portista "exigente". Isso é conhecido por ficabens e not sportem lisbons, que me dizem que "até os vossos sabem disto". Por não lhes passar pela cabeça que isso seja sequer possível, dar-me-á uma felicidade muito especial festejar o título em Maio.

12 comentários:

  1. Partilho contigo o facto de também eu ser o único portista da familia...e quase todos esses tópicos fazem parte das conversas que ouço diariamente. Felizmente que na minha familia é quase só sportens, porque os carnides são ainda mais insuportáveis.

    ResponderEliminar
  2. Somos todos portistas na familia próxima - excepto o meu cunhado vermelho - mas esse é tão bronco que nem conta pró totobola! e o meu... filho!

    Lagarto aferroado, que me faz ter com ele longos debates, numa espécie de Pôncio Monteiro - Dias Ferreira.
    Claro está que o rapaz é todo Bruno de Carvalho. Claro está que só ganhamos devido á fruta e ao chocolate. Claro está que aquilo do Pereira Cristóvão (quem?) é um mito urbano, o homem (quem?) nem sequer é conhecido da maioria dos sportinguistas (pois!) e despositou o guito (apesar de andar a roubar deve ser rico!) a titulo individual sem a direcção lagarta saber (estilo marido enganado, não?)...

    Só estamos juntos é no ataque cerrado ao Sl e B - e creio mesmo que o meu filho consegue ser mais anti-vermelho que eu!!!! Eu ainda tento ver no adversário qualidades que quero ver em todos. Pró meu filho é clube que deveria ser banido!!!!

    Quanto ao nosso futebol, não jogamos nada e temos um treinador vulgarissimo - o PdC está senil ao ir buscar um treinador que na nossa 2ª Liga há aos pontapés...

    Sobre o JJ o sangue do meu sangue também não é grande fã. Também é da opinião que só serve para consumo interno. O que lhe vale (ao JJ) é que o Sporting tem a melhor equipa portuguesa - a espinha dorsal da selecção nacional (onde é que eu já ouvi isto????)! Qual Porto, qual quê!!!!
    AH!!!! E o grande beneficiado deste campeonato - o colinho (eles também tem frases destas!) - é o.... FC PORTO!!!! O Sporting é prejudicado em todos os jogos e o desgraçado do Slimani vitima de perseguição!!!!

    P.S. A minha mulher é que por vezes não gosta nada dos debates caseiros sobre futebol! Não sei porquê? Afinal é a única coisa á face da Terra onde não distinguimos se quem fala é um professor catedrático ou o trolha da Areosa!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde
    Ê a primeira vez que vou comentar apesar de já seguir á algum tempo. Os comentários que oiço dos meus amigos adeptos dos rivais são muito parecidos, e quanto aos benfiquistas é impressionante parece que todos eles recebem um guião da direcção e dizem todos o mesmo.
    Neste momento só há 1 coisa que eu quero mais do que o Porto campeão, é o Porto campeão COM Lopetegui. Apesar de ficar feliz com todos os títulos que o Porto ganha, confesso que neste momento me dava uma satisfação maior ver Lopetegui a ganhar. Iam aprender a dizer o nome dele depressa..
    Alexandre F

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mesmo depressa!

      Benvindo Alexandre. Também sou leitor do seu, como sabe.

      Abraço

      Eliminar
  4. Dá vontade de lhes enfiar com rabanadas pela boca abaixo. Mas por outro lado até gosto dessas situaçoes porque nós (Portistas) somos informados e para cada opiniao e ideia que os adeptos rivais lançam nós argumentamos com factos e eles acabam sim num saco de gatos. Até lhe podia fazer uma historia dessas com uma variante (como é ser do porto numa familia de benfiquistas disfarçados de bracarenses). Abraço e boas festas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epá, não adianta quando lhe dizem que o céu é verde...

      Abraço

      Eliminar
  5. Os calimeros sofreram QUATRO do Braga. Não 3. Nos não sofremos nenhum, mas isso é normal, a vez que os fonsequinhas não passaram do meio campo...

    ResponderEliminar
  6. boas festas, acho que esta a dar demasiada importancia a jasus e a rumores, o que nao me parece de todo uma boa opçao. Vamos a frente, o treinador tem como van gaal, mourinho, benitez e tantos outros a porta de saida aberta senao ganhar obviamente, nao sera concerteza um grande treinador mas esforça se o que ja nao sera mau de todo. Fasço votos para que ganhemos este ano tudo o que resta.

    ResponderEliminar
  7. Óptimo post e excelentes comentários...
    Eu tenho a felicidade em saber que são todos Porto na minha família. E [pedindo desculpa pelo vernáculo] o que nos rimos das "dores de corno" dos clubes do regime. Abraço

    ResponderEliminar