quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

O Pior De Tudo...

Foto por © José Lacerda
... é que parece que Lopetegui ficou contentinho com a "gestão de esforço" de ontem. Não importa se os adeptos se deslocam de propósito para apoiar a equipa. Não importa se, da equipa escalonada, cinco deles não fazem parte das escolhas normais, assim sendo nem tendo tido qualquer desgaste.

... que não seja embaraçoso para Lopetegui que um jogador do Feirense diga - e fale verdade - que o FC Porto acabou o jogo a queimar tempo... contra uma equipa da II liga.

... que Lopetegui não esteja minimamente preocupado em fazer uma demonstração de força e qualidade para sossegar os adeptos. Passar entre os pingos da chuva e fingir de morto, aí está o plano do treinador do FC Porto.

--- que qualquer equipa que pressione alto o FC Porto o faça tremer. Que não haja o mínimo de ligação entre sectores. Que se faça passes displicentes e a rasgar... para trás.

... que, ao ver o Braga vencer o not sportem lisbon, se fique com a ideia de que o FC Porto está a anos-luz de garantir qualidade para poder defrontar esta equipa, mesmo que seja verdade que isso demonstra buracos defensivos do tamanho de crateras.

Por tudo isso, espero um FC Porto muito forte e dominador no domingo. Se se continuar a empurrar com a barriga, temo que a queda seja com um enorme estrondo. E depois, dificilmente se levante em condições de lutar.

49 comentários:

  1. Eu acredito que Lopetegui ainda consiga fazer alguma coisa decente da equipa tal como no ano passado.

    Mas não tá fácil.

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também. Se não acreditasse, não escreveria isto. O meu fito é, no meu grão de areia, tentar ajudar à melhoria do Clube. Não faço isto para os "eu avisei" ou os "eu sempre soube"- Não é pelo "eu", é pelo "nós".

      Abraço

      Eliminar
    2. Também acho que Lopetegui vai conseguir fazer o mesmo que no ano passado.
      É essa a minha grande frustração.
      Um abraço

      Eliminar
    3. 82 pontos? Sem um colinho para nos ROUBAR? Assino já!

      Abraço

      Eliminar
  2. Naaaaa, ele havia era de ir pra conferência de imprensa dizer que estava muito triste por ter ganho e que se demitia por ter passado que é muito fraquinho por não ter perdido 4-3 contra o Braga. Alô?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já vi conferências de imprensa de líderes a dizerem que não cumpriram o mínimo exigido. E que não basta isto. E que conseguem fazer mais. Então, Silva? Achas que o que escrevi é mentira?

      Abraço

      Eliminar
    2. Não me parece que fosse o melhor caminho para resgatar aquela malta da depressão profunda. Mas é só a minha opinião, está claro. De resto, não se trata de verdades ou mentiras, mas de opiniões. A tua é essa, nada contra.
      Abraço.

      Eliminar
  3. Então, isto está assim:
    - Objectivos falhados: Jesus -> 2; Julen -> 1.
    - Provas que podem ganhar: Jesus -> 3; Julen -> 4
    - Boa Imprensa: Jesus -> 200% ; Julen -> -2.000%.
    - Apoio da massa adepta: Jesus -> 2.000% ; Julen -> -2.000.000%
    - Niveis de confiança: Jesus(e equipa) -> 2.000.000% ; Julen (e equipa) -> ------250.000.000
    - Futebol Jogado: Jesus -> correr até não poder mais (os golos aparecerão) ; Julen -> posse de bola, o que actualmente traduz-se em sono, sono, sono...

    Que dizer mais?

    Talvez esperar por melhores dias.

    Abraço, P. Torres


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Contro nós o Jesus nunca jogará assim. Não tenho a certeza do 4 e do 5.

      Abraço

      Eliminar
  4. Por acaso não vi o jogo, mas do resumo que vi, podíamos e devíamos sair mais tranquilos deste tipo de jogos. Um dos problemas destes resultados, para além das questões "anímicas" e de "imagem" que referi noutro comentário anterior, é que o desgaste dos mesmos é superior. Superior porque obriga a concentração intensa durante os 90 minutos, enquanto um resultado mais dilatado logo de início colocaria água na fervura e fazia do resto do jogo um passeio, aproveitando para rodar jogadores, experimentar, descansar. Por ex, com 2 ou 3 golos marcados, André Silva poderia ter entrado para descansar Aboubakar. Assim, não deu...
    De qualquer forma estes jogos "secundários" não servem de modelo, devido a alterações nos titulares e algumas experiências.

    Adiante, o importante em eliminatórias, como disse antes, é vencer. E o Feirense, apesar de não ser de I Liga, é um dos grandes candidatos a sê-lo para o próximo ano. Tenho a certeza que se bateria de igual para igual com pelo menos metade das equipas da primeira, neste momento.

    Cumps,
    PR

    ResponderEliminar
  5. Caro Jorge Vassalo,

    Ponto prévio: o Porto Universal é um óasis no meio de tantos e maus blogues sobre o FC Porto, onde muitas vezes o conhecimento é pouco e a arrogância é muita. Blogs que desde início da temporada passada pedem a cabeça do treinador e de autores que escrevem crónicas infindáveis 5 minutos depois do final dos jogos, não obrigado.

    No entanto, e apesar de reconhecer razão ao Jorge Vassalo em muitos textos anteriores, não posso concordar com algumas coisas que diz. É verdade que um portista deve sempre exigir mais e melhor dos jogadores, treinadores e direcção: ganhar sempre, independentemente da competição, e mostrar a superioridade do FC Porto em qualquer campo - isso é o que, como adepto do FC Porto, vou querer sempre, seja com Mourinho, Lopetegui ou Paulo Fonseca.

    Não estou, por isso, contente com o nível apresentado em grande parte dos jogos até agora. Não aceito que se perca pontos estúpidos com os Moreirenses ou Marítimos. Mas também não embarco na crítica fácil ao treinador de grande parte dos adeptos portistas, os tais que assobiam permanentemente a equipa desde os minutos iniciais e que parecem, muitas vezes, preferir que o Porto perca e seja eliminado de tudo para que o treinador "se vá embora o mais depressa possível".

    Não estou a querer dizer, de todo, que o Jorge Vassalo faça parte desse conjunto de adeptos que parece esquecer que o mais importante - mais ainda do que qualquer treinador, jogador ou presidente - é o símbolo do FC Porto, e que esse pode e deve ser defendido enquanto ainda estamos na luta em várias frentes.
    Quero dizer, isso sim, que o cenário também não é tão negro como descreve. Ontem o Porto esteve sempre por cima do jogo, dominou a partida e só não aumentou a vantagem por manifesta azelhice de Aboubakar, Corona e Bueno. Não vi um Porto fantástico, mas vi um Porto competente e seguro, não fosse a estupidez final do Maicon. E também não me parece, apesar dos grandes elogios unânimes da imprensa desportiva, que Braga e Sporting sejam assim tão fantásticos. Se olharmos para as estatísticas do Sporting, essa máquina avassaladora de ataque, "característica das equipas de Jorge Jesus", vemos que, na I Liga, têm 24 golos, contra 27 de uma equipa treinada por um treinador "que nem para os distritais servia". Para não falar dos jogos ganhos à tangente (Tondela, Rio Ave, Arouca...) e da mão escandalosa do Tonel (a direcção vai continuar a ignorar o que se passou?). E o Braga, esse novo colosso do futebol português tem... menos 9 pontos do que nós!

    Se o treinador se chamasse Villas-Boas, esta vitória contra o Feirense seria apelidada de de "pragmática", "sem nota artística" (lembro-me de um jogo assim para a taça no Dragão com o... Pinhalnovense!). O facto de termos vencido na ilha da Madeira - o que já não acontecia há bastante tempo - contra União e Nacional (em circunstâncias no mínimo... estranhas) seria enaltecido e o facto de termos tido menos de 24 horas de preparação seria salientado... Mas não. O treinador chama-se Lopetegui e, ao que consta ("fonte segura"!), até já ouviu das boas do André André. Gostava é que os adeptos canalizassem toda a raiva que têm contra o treinador - afinal, treinador do FC Porto! - no apoio incondicional à equipa em todas as frentes; que, em vez de assobios aos 10 minutos, empurrassem a equipa para a frente. Talvez a visita ao Dortmund faça luz a certos adeptos.

    Este comentário não é, de todo, uma crítica à postura do Jorge Vassalo e do seu blog, que muito aprecio e que sigo atentamente. Pelo contrário. É apenas um apoio a um treinador que, desde que chegou, tem defendido sozinho, contra uma imprensa abertamente hostil, arbitragens mais do que vergonhosas e adeptos que o insultam à mínima oportunidade(ainda me lembro do caso desse "portista" Quaresma...), a honra do grupo que orienta. Esse grupo que, acima de tudo, representa o FC Porto.

    Cumprimentos,
    Manuel Rocha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou seja o Manuel Lopes da Rocha. nunca esteve tão contente, como agora com o futebol da nossa equipa.
      A. Martins

      Eliminar
  6. Caro Jorge Vassalo,

    Fui ver o jogo ao vivo e confesso que tenho uma forte costela Feirense. Dito isto e falando apenas deste jogo é confrangedor ver o Porto a (não) jogar. Tudo lento, tudo pausado, tudo lateralizado, tudo mastigado sem ponta de velocidade, objectividade, rapidez. Nada. O Porto não ganhou o jogo apenas marcou um golo. A equipa tem como único e absoluto propósito ter bola. O Helton levou um amarelo por demora na reposição de jogo e o Brahimi entrou aos 87 ou 88 minutos. Acho que não é necessario dizer mais nada. Este treinador consegue tornar-nos pequenos. Inferioriza-nos de uma forma que afecta todos os jogadores.
    Claro que ainda vamos a tempo de ganhar muita coisa e de melhorar (também só pode) mas neste momento arrastamo-nos nos relvados. E este modelo de jogo de posse é absolutamente chato.
    E depois disto tudo constatamos que o que se diz (pelo mister que é o único que fala) não é em defintivo o que se vê.

    Raoc

    ResponderEliminar
  7. O FC Porto tem uma identidade de jogo, que parece que muita gente não entendeu, e essa identidade parte de um princípio muito simples, a não ser que joguemos com o Bayern, Barcelona ou Real Madrid vamos ter de assumir a posse de bola, e na maior parte das vezes vamos ter o espaço central fechado, e por isso vamos depender muito do jogo nos flancos, tal como no tempo de A.V.B, com o trio Hulk, Varela e o super finalizador Falcao. À parte disso são necessárias as tais lateralizacões, assim como a circulação rápida, pressão alta e jogo ao primeiro toque.
    Mas Jorge, nem sempre precisámos disso tudo para ganhar o jogo, como se viu ontem. No entanto, sabemos que o FC Porto consegue fazer isso, como podemos ver no jogo contra o Paços. E para além disso, desde que me lembro, que os jogos da taça, contra equipas "pequenas" deixam muito a desejar...
    O que falta a esta equipa daqueles aspetos enunciados acima, é o jogo ao primeiro toque, mas para isso, seria necessário usar um jogador no meio campo, forte nesse aspeto, e que em posse capaz de tirar um ou dois da frente, coisa que não temos propriamente. Ai Óliver, no que te foste meter... Ainda há quem pense que Simeone é dos melhores treinadores do mundo...
    E acima tudo é necessário deixar isto claro. Se o Sporting no 2 dia de Janeiro vier para jogar o jogo pelo jogo, perde. Se o Braga, tivesse alguma intenção de disputar o jogo contra nós perdia. Ou não foi a equipa que eliminou o Sporting, que veio cá ao Dragão estacionar o avião?
    Intensidade e velocidade sim, mas, o que os nossos rapazes estão a precisar é de umas férias...

    ResponderEliminar
  8. realmente o porto joga de forma chata. Com este tipo de futebol e criando 2 ou 3 ocasioes serias de golo ou as concretizam ou pode haver problemas. Com o feirense verdade seja dita que eles criaram uma ocasiao de golo no fim e por isso para evitar um golo fortuito aboubakar nao pode falhar tanto e os outros idem aspas. A equipa nao entusiasma e verdade, tem um jogo lento e pastelao, mas desde que ganhe......... O pior ate agora foi a derrota com o kiev nesta partida o porto nao controlou o jogo e perdeu, logo a seguir o empate com o braga e o moreirense. Vamos ver um empate em alvalade ja nao era mau de todo. Mas este treinador percebe pouco do assunto.

    ResponderEliminar
  9. Ora viva,
    Até concordo em muita coisa do que foi dito neste post. Mas, vejamos, o FcPorto jogou ontem as 18h quando tinha jogado na segunda feira de manhã na Madeira. Foram só 15 minutos, mas também foram viagens em cima da hora, pouca preparação, acumular de ciclo consecutivo de jogos. Felizmente muitos desses jogos eram de cariz mais fácil.
    Relativamente ao jogo do Braga, confesso que enquanto estava a ver o jogo pensava pra mim mesmo:Este Fcporto não tem hipótese para qualquer uma destas equipas. Mas lembrei-me que já jogamos com o Braga, empatamos é verdade, mas encostamos o Braga às cordas obrigando-os a jogar com um autocarro de dois andares. Foi o mesmo Braga. O futebol que ontem tanto Braga e Sporting apresentaram é mais espetacular sem dúvida. Mas será suficiente para ganhar mais jogos? Veremos.

    ResponderEliminar
  10. Meus caros Fonseca, Vidente, RAOC e José Moreira, como os vossos comentários vão ser respondidos na resposta que darei ao Manuel, sintam-se incluídos, se faz favor.

    Meu caro Manuel,

    Antes de mais, muito obrigado pelo comentário.

    Este blog tem pouco mais de um ano, no entanto, acho que desde que me conheço Portista que só não vi pedida a cabeça de Robson, Artur Jorge e Mourinho. Peço que mais velhos do que eu confirmem a veracidade deste ponto. Assim sendo, convivo muito bem com os adeptos "rasga cartões" que agora apenas se transferiram para a plataforma cibernética que, virtude da minha formação académica, conheço nas suas variantes positivas e negativas como a palma da minha mão.

    Não estava habituado era a ver o NGP a deixar treinadores arder em lume brando. Antes de Villas Boas, não havia tempo para tal, e mesmo Vitor Pereira viu o seu contrato renovado em alturas de contestação. Contesto muito mais o silêncio da SAD do que as oscilações de Lopetegui.

    Lopetegui já me deu deleites de futebol neste ano e meio - até mesmo este ano. Pode haver quem não goste. Eu gosto. Não sou adepto de futebol de gazela, de oito golos por jogo. Como dizia o ano passado Mourinho, "os adeptos podem gostar de vitórias por 4-3, eu não gosto mesmo nada". O jogo de ontem de Braga-nsl não foi o propalado "hino ao futebol". Mas mostra que um Braga mais aberto precisa de mais velocidade e acutilância de processos da nossa parte.

    Essas são as duas únicas pechas que vejo no nosso futebol em condições normais. Isso e a chegada à área. Estou aborrecido com Lopetegui por ele não induzir confiança nos jogadores, não se mostrar seguro, fazer roleta russa dos onzes. Mas isso não tem nada a ver com o modelo.

    Noutro sentido, também acho bem que não joguem sempre os mesmos. O nsl vai agora à Madeira com os jogadores completamente arrasados. São sempre os mesmos, em transições malucas e ansiedade no limite. Não ficaria surpreendido se fossemos a Alvalade empatados. Tenho a certeza absoluta que Jesus vai fazer o mesmo que faz sempre contra nós: encolher-se.

    Como lhe digo, não gosto de "pragmatismo", seja o treinador BR,AJ,FS,JM,JF,AVB,VP,PF ou JL. Mas compreendo-o. Tivesse o jogo sido todo como a segunda parte e a minha crónica seria mais suave. Mas compete-nos dizer que não chega, sermos credores de mais do que o sofrível, não crê? Mesmo com todos os argumentos que não contesto, como aquele horripilante jogo da Madeira deste fim de semana e todas as suas condicionantes.

    Digo também que a prática do futebol deveria ter o mínimo de condições exigível. A cara de pânico de Casillas ao ver-se a "jogar" por entre serrado nevoeiro é plenamente justificada. E Lopetegui tem razão. Foram dois jogos, mais desgaste, mais aquecimentos, muito mais nervos. E viagem, e nenhum treino digno de seu nome entre um jogo e outro. Certo. Mas compete-nos dizer "tudo bem, mas...."

    Quero um FC Porto rápido nos seus processos, no mesmo carrossel que vi na primeira parte em Setúbal no ano passado, por exemplo. Com a mesma garra do jogo com o Chelsea em casa. Com a mesma superação individual do jogo com o Setúbal em casa. Com o mesmo fervor e alegria do que aquela vitória sobre o ficaben. Mas também com os 16 (!!!) remates de Bueno contra o Braga.

    Se temos tudo isso, se está lá, porque não pedi-lo? Não mudou nada.

    E, já agora, mais do que culpar Lopetegui, culpo Fernando Santos. Desgastou o eixo da nossa roda para lá do aceitável. Não o admito.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Jorge Vassalo,

      Algumas notas:
      1- Nunca nenhum treinador é consensual. Estamos de acordo. Nunca nenhum treinador teve as condições que Lopetegui teve para montar uma equipa.
      2 - O futebol chato de Lopetegui não é contraponto do futebol suicida de JJ. Há muito mais para alem deste 2 estilos. Um modelo de posse feito com velocidade, rapidez, objectividade e pressão alta também existe. O que não gosto é de um modelo conservador, lento e lateralizado que se preocupa em retirar a iniciativa ao adversario sem nos dar mais capacidade ofensiva por isso. São coisas diferentes. Mais, quando é mesmo necessario ser futebol de ataque, torna-se sofrego, retira clarividência aos jogadores e temos jogo estilo Paços em que deveriamos ter goleado.
      3 - Concordo que Lopetegui é quem dá o corpo ás balas e tem mérito por isso mas isso por si só não serve para ser treinador do Porto. Querem mais treinador do que o Paulo Bento que deu o peito ás balas e ainda teve boa imprensa até ao momento em que puf...rebentou. Este seguramente não queria no Porto.
      4 - Podemos ter o melhor treinador do mundo, seja ele qual for, mas há questões no clube que vão muito para além de quem se senta no banco. Não confundir com o jogo jogado. O Porto clube, dirijido de forma central e inequivoca é hoje uma memória. Tornou-se aburguesado e mudo. Não há Lopetegui que resolva isto.
      5 - Dito isto há um claro problema de liderança técnica. Não é motivadora. É teimosa. É inexplicavel (tira jogadores, coloca jogadores, faz substituição muda 5 posições, etc...)e acima de tudo não é coerente. Um treinador, um lider pode ser tudo menos incoerente. Em definitivo não há um link entre o que diz e o que é praticado. Isto é indesmentivel.

      Como já tive oportunidade de dizer, espero que este mister me entregue o campeonato no final desta epoca. Mesmo com tudo isto. O FCP é bem maior do que qualquer treinador.

      Espero que a minha posição tenha ficado clara.

      Raoc

      Eliminar
    2. «1- Nunca nenhum treinador é consensual. Estamos de acordo. Nunca nenhum treinador teve as condições que Lopetegui teve para montar uma equipa.»

      ATÉ QUANDO ESTA FALÁCIA?

      Na primeira época, entram 16 caras novas... porque foi necessário "limpar", ok, o Treinador foi responsável, mas precisa de tempo e a época passada o modelo evoluiu... falhamos em alguns momentos chave infelizmente, mas no global deu provas que estávamos no caminho certo.

      Novo ano e este treinador fica sem Jackson, Danilo, Alex Sandro, Casemiro, Óliver, etc etc etc... chamar a isto condições especiais, é um exercício de pura má vontade!

      cumps

      Eliminar
    3. Lopetegui, ao contrário do ano passado, teve variações de um ano para o outro em TODOS os sectores. Isso não é de somenos.

      Abraço

      Eliminar
    4. E pronto caro Jorge Vassalo, entramos na fase do comentário sobre comentários. Mas que exercício de má vontade é que foi feito? Escolheu quem quis com as regras que todos os outros treinadores conhecerem ou seja é preciso vender. Escolher quem se quer, como o próprio reconheceu é fornecer a um treinador condições como nenhum outro teve. Basta ir a Paulo Fonseca ou Vítor Pereira. Vou repetir, nunca há treinadores consensuais, nunca na era PC existiu um treinador com condições como as que Lopetegui tem. E se compararmos com outros treinadores de equipa que também mudam X jogadores, nem se fala. Nunca o FCP investiu tanto. Com ou sem doyen. Factos.
      Raoc

      Eliminar
    5. Factualmente mentira. O FC Poero sempre vendeu jogadores. 2 ou 3, mas sempre preservando a sua identidade enquanto equipa. Até mesmo Paulo Fonseca tinha jogadores de tão má montada como Helton, Danilo, Maicon, Alex Sandro, Mangala, Fernando, Jackson Martinez e um tipo muito mau, de talento duvidoso e pouca capacidade de liderança chamado... como é que ele se chamava? Ah! Lucho González! Com El Comandante em campo ninguém andava a passo!

      Abraço

      Eliminar
    6. Acrescente aí os jogadores "fraquinhos" Fucile, Otamendi, Quintero, Herrera, Ismaylov, Defour, Iturbe e Quaresma. Isto juntando aos que mencionou, eram só jogadores "de 3ª apanha" no tempo do agora grande treinador!!!!! Paulo Fonseca.

      Eliminar
    7. Era necessária a mudança de paradigma? Era. Veio um treinador a quem deram todo este mundo e metade do outro, com liberdade para contratar, despedir, ostracizar, Todos os caprichos lhe foram facultados. Tello, Adrian, Marcano, Oliver, Casemiro, Aboubakar, Brahimi, Campaña, Andrés Fernandez, Opare, José Angel, Indi, Evandro, Hernani, Casillas, Layun, Cissoko, André André, Imbula, Danilo Pereira, S+ergio Oliveira, Pablo Osvaldo, Corona e Alberto Bueno. O que aconteceu? Hou alguma evolução do jogo do Porto? Nada. Sempre um futebol pastoso, lento, pouco objectivo, incapaz de ter sucesso em jogos decisivos, sem qualquer trabalho nas bolas paradas, sem jogo interior e sempre a depender do talento dum dos extremos e fazendo de todo e qualquer centro campista uma nulidade que propagava o sobressalto ao ultimo reduto defensivo. Falam em evolução!!!! Que tipo de evolução?
      Passamos a ser a chacota do jornalismo que nos detesta, dos comentadores, dos próprios adversários e sem qualquer tipo de defesa, porque tudo o que dizem é a mais pura das verdades. Desde a loucura da rotatividade sem um onze estabilizado, até às substituições estapafúrdias, fazendo com que uma substituição implique mexer em toda a estrutura do onze que ele próprio escalonou.
      A. Martins

      Eliminar
    8. Caro Jorge Vassalo,

      Factos: vendemos 3 jogadores (Danilo, Alex e Jackson), os restantes (nem falo de Quaresma) (Casemiro e Oliver) sairam porque....eram emprestados. Quem é que os recrutou? Havia portanto o risco (podia ser minimo mas existia de voltarem aos clubes de origem)Quem fez o FCP quebrar uma regra de não ter jogadores emprestados? (com a excepção creio do Baia quando veio do Barcelona).

      Quando digo condições unicas, refiro obejctivmanete a possilidade de escolher, seleccionar o plantel que se pretende. Construi-lo como se pretende. Nenhum outro teve isto como Lopetegui. E isto são factos.

      RAOC

      Eliminar
  11. O problema de Lopetegui é que tem a sua imagem completamente desgastada. E quem conhece o termo, sabe que é muito difícil recuperar de algo assim (vide por ex no panorama político, algum dia uma figura "queimada" conseguiu voltar a 100%? Complicado, requer muito esforço).

    Neste contexto, tudo que Lopetegui consiga de positivo, é desvalorizado e atribuído o mérito aos jogadores. O que surgir de negativo (ou simplesmente, "não fantástico"), é demérito dele. Sempre. Em parte pode culpar-se a si próprio, por ter sempre chamado a si as responsabilidades (como deve ser), mas muito, mesmo MUITO disso vem da propaganda dominada pelos rivais. Não há como evitar o tema, goste-se ou não de o abordar. E com isso, está assumido o bode expiatório para tudo de mal que aconteça no nosso clube.

    Não vou dizer que gosto do futebol que apresentamos ultimamente - não gosto, assumo-o, é demasiado conservador/calculista e com resultados sofríveis - mas há alturas em que os resultados são mais importantes. Nesta fase do ano, pouco antes da paragem, é uma altura de grande desgaste. Foi pré-temporada, arranque do campeonato (onde os deslizes não são permitidos, e os jogadores "matam-se" para conseguir um lugar no onze), fase de grupos de Champions, eliminatórias da Taça... é de facto uma fase crítica, de grande decisões, e isso pesa.

    Quero acreditar que, após esta pausa, poderemos retomar alguma da estabilidade que precisamos. Infelizmente o primeiro jogo do ano, com SCP, será de alto risco, onde uma derrota pode marcar-nos do ponto de vista anímico (e pontual), um empate mantém tudo na mesma, mas uma vitória pode catapultar-nos - e eu acredito que temos boas probabilidades de vencer, este Sporting pode conseguir entusiasmar os adeptos, mas sinceramente vejo-o muito preso por arames, como tem sido apanágio das equipas de Jesus. Futebol espetáculo ou "propaganda_de_imprensa" espetáculo? Veremos se a sorte os acompanha na segunda volta...

    Cumps,
    PR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos de ser capazes de ganhar aos nossos rivais directos. Aliás, ganhar ao Jasus tem de ser uma prioridade absoluta, tipo respirar.

      Abraço

      Eliminar
  12. Estou tristemente em desacordo com o Manuel Rocha!
    O facto de pedirmos "a cabeça" do treinador não faz de nós menos portistas, como aaté antes pelo contrário. É de um portismo negativo todo aquele que ainda consegue "compreender" Lopetegui!
    Maus jogos, é lógico que todas as equipas, todos os treinadortes e todos o sjogadores tem e terão. Também chove no verão!
    Agora ver uma equipa arrastar-se pelo campo, sem ideias, psico e animicamente devastada, não faz de Lopetegui um "pragmático".
    Tomislav Ivic uma vez referiu-se a Gomes como "finito". Caiu o Carmo e a Trindade! E afinal Ivic tinha razão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felisberto, uma boa exibição domingo e uma vitória - mesmo que pragmática - no WC, abafam esta "onda", de certeza. Se Lopetegui não for capaz de ganhar ao Jasus outra vez....

      Abraço

      Eliminar
    2. Também não estou satisfeito com o desempenho da equipa mas na minha cabeça a solução nunca passaria por despedir um treinador que tem 71% de vitórias desde que chegou ao nosso clube. A estatistica chega para me confortar? claro que não! mas precisamos de estabilidade e confiança, agora mais do que nunca.

      Eliminar
    3. Daniel, sem comprometer as hipóteses do campeonato, duvido muito que Pinto da Costa dê guia de marcha a Lopetegui.

      Abraço

      Eliminar
    4. Eu também duvido..se aguentou o Paulo Fonseca com 56% de vitórias e 4 derrotas em 13 jogos da Liga...

      Eliminar
  13. ....oh Vassalo, li a cronica mais a sua última resposta e deixe fazer uma pergunta: você (nós, os portistas) já pensou(amos)se os jogadores querem ser induzidos de confiança? Sinceramente, ás vezes penso que não e a ser assim então, além de ser muito grave, a SAD anda mal...
    Porque penso, ás vezes, assim? Porque já vi a equipa fazer, como dizia A.Jorge, coisas bonitas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está a dizer que a equipa está a fazê-lo de propósito para correr com o treinador?

      Abraço

      Eliminar
  14. ...não tenho a certeza se ouvi bem, por isso não menciono nomes - fá-lo-ia se não duvidasse, mas hoje - num restaurante algures no Minho, onde me encontrava - sentaram-se, junto á minha mesa, gente muito conhecida do mundo futebolistico, não do nosso clube, onde um dos temas da conversa pareceu-me, repito pareceu-me, ser esse. Um deles é um cromo, aparece muitas vezes nos campos da bola, que se não estivesse acompanhado ia, amigavelmente, meter conversa com ele. O certo é que fiquei a pensar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ega a ser verdade tudo isso, é sinal que os próprios jogadores não confiam no treinador, nos seus métodos e no seu modelo. Até eles próprios sentem que o foco principal de instabilidade é o técnico. Também, por fonte relativamente segura, soube que André André foi o único com coragem para questionar olhos nos olhos o treinador. O que é que aconteceu?
      Pedro Teixeira

      Eliminar
    2. Se uma coisa nós podemos ter a certeza, é que, se os jogadores não querem, não há treinador que resista. A ser verdade isso é uma cisão que não é ultrapassável.

      Abraço

      Eliminar
  15. Caro Felisberto, nunca disse que não se devia criticar. Antes pelo contrário: a crítica é fundamental, mas deve ser feita de forma racional! Lopetegui, como qualquer outro, comete erros e deve ser criticado por isso - é isso, como diz o Jorge Vassalo, que nos compete fazer.

    Diferente é a torrente de insultos e de ataques infundados ao treinador. Mas repare que não é um fenómeno novo: lembra-se da primeira grande assobiadela do homem no Dragão? Porto-Lille, com a Champions já garantida. Razão? Colocar o Quaresma a 2 minutos do fim.

    Hoje "cai o Carmo e a Trindade" quando alguém defende o treinador Julen Lopetegui. Um exemplo: quando ganhámos ao Nacional, tivemos "grandes ajudas da arbitragem" - foi exactamente isso que eu vi em dezenas e dezenas de comentários de adeptos depois do jogo. Até no jogo com o Paços, quando falhámos 4 oportunidades de golo de baliza aberta, a culpa também era dele...

    Por isso, também aqui "espero que chova no verão": que os adeptos que tanto o assobiam possam, por uma vez, pôr de parte o seu ódio ao treinador e incentivar a equipa. Continuem a criticar, mas mostrem que pelo menos estão os 90mins ao lado da equipa. Faria toda a diferença.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É lógico que quando me refiro a Lopetegui, refiro-me ao treinador! Não á sua pessoa - que aliás considero de forte personalidade e de altos valores!!!
      Criticar - como eu e muitos, criticamos, é uma coisa, insultar é outra. Só insulta quem tem um nivel baixo e nem sequer compreende o porquê da questão...
      No jogo do Paços fui uns dos que afirmou que com tantos falhanços não há treinador que resista!

      Agora se me disserem que Lopetegui "é finito" no FC PORTO? É... infelizmente para ele, para nós e para todo o universo azul-e-branco, mesmo que ganhe o campeonato. E porquê? Porque os adeptos do FC PORTO sentem, sabem e exigem que este FC PORTO dê mais, porque o FC PORTO é capaz de dar mais! Este FC PORTO tem capacidade para jogar mais! Tem jogadores para desenvolver um futebol acutilante, espectacular e coom "coisas bonitas". Não este FC PORTO sonolento, trapalhão, medroso e confuso.

      P.S. O despedimento de Mourinho só prova o velho ditado que diz que jamais se deve regressar á casa onde fomos felizes!!!
      O que quer dizer que para os sebastiânicos Villas-Boas, é melhor que pensem 2 vezes!!!

      Eliminar
    2. O passado não faz o futuro. Olhe que já tivemos casos desses no FC Porto...

      Abraço

      Eliminar
  16. Boa Tarde Jorge Vassalo,
    Há muito que não comento neste seu excelente blog mas não deixo de passar por aqui diariamente. A meu ver nem os jogadores nem a maioria de adeptos querem este treinador. Embora não me agrade muitos jogos da nossa equipa, não percebo a razão de tão forte rejeição e lamento que assim seja e que não se passe o mesmo com a concorrência que embora com gente paga pelos clubes defende os seus jogadores e técnicos com unhas e dentes enquanto nós fazemos do Porto um saco de pancada. Pois convinha "olharmos por nós abaixo", como aqui se diz, e talvez viéssemos a perceber que embora tenhamos o melhor plantel de Portugal ele deixa muito a desejar, pelo menos em relação ao que se lhes pede que é ganhar todos os jogos. Saíram cinco jogadores de nível mundial [Jackson, Danilo, Oliver, Casemiro e Alex Sandro] e os que estão em seu lugar estão muito longe de corresponder às expectativas, como é o caso de Imbula e Herrera. Aboubakar é ou tem sido pólvora seca e não resolve como Liedson o fazia no Sporting e agora Slimani o faz. Quantos jogos chatos Jackson e Hulk resolveram quando estavam no Porto?... O que me incomoda é que esta onda de contestação tem muito de "emprenhanço" pelos ouvidos dos portistas que infelizmente vão na onda da Media lisboeta que não mata mas mói mas, pelos vistos, os portistas gostam de ser enganados. A propósito, não resisto em lembrar um abaixo assinado contra Carlos Daniel e a sua hostilidade contra o Porto que apenas meia dúzia de adeptos subscreveu. Entretanto, calma. Melhores dias virão. Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não resolve o Abou, resolve o Brahimi, o Corona, o Herrera.... andamos sempre a vencer....

      Mau mau foram os jogos da Champions.

      E este.

      Abraço

      Eliminar
  17. "E o pior de tudo" é no próximo jogo o nosso FCPorto fazer uma grande exibição e as criticas ao treinador passam a valer quase zero!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem conhece o blog sabe que é o mais profundo desejo do Porto Universal.

      Abraço

      Eliminar
  18. Futebol chato e aborrecido que nos deixa angustiados todos os jogos. Só ainda não estamos afastados do título porque a maioria das equipas são muito fracas.No campeonato espanhol a jogar assim estávamos quase a descer de divisão veja-se Mourinho em Inglaterra. Não sei como ainda há portistas que conseguem defender o indefensável.A jogar assim vamos levar poucas em Alvalade, oxalá me engane.

    ResponderEliminar