quinta-feira, 3 de março de 2016

Análise FC Porto 2-0 Gil Vicente (Meia Final Taça de Portugal)


Confesso, não estava com grande vontade de escrever esta análise. O jogo não foi bom. O jogo nem sequer foi jogo. A pior assistência de sempre do Dragão, abaixo das 5 mil pessoas (nem 10% da capacidade!), foram já um preâmbulo, uma antecâmara daquilo que acabaria por ser o tonus do encontro. Displicência, desnorte, aqui e alí notando-se até o enfado de jogar.

Compreendo que estamos nas vésperas de um grande jogo, que definirá muito da época, certamente, que até o próprio Gil Vicente veio jogar com segundas linhas, mas os oito euros cobrados a todo o tipo de sócios, que fizeram o especial favor de estar presentes numa fria noite a meio de uma semana de trabalho, exigiam muito mais. 

Aboubakar é solícito, mas um ponta de lança tem de marcar golos. Evandro viu-se cansado, Rúben tem de se reencontrar consigo mesmo, André André parecia sem saber para onde ir, Helton ia metendo a pata outra vez e Varela... bom... eu não quero dizer que Miguel Sousa Tavares tem razão.

No outro espectro, Victor Garcia esteve bem acima dos colegas, Chodozie é cada vez mais uma certeza, Layún é o meu herói, incrível a abnegação e a entrega, e Ángel fez um jogo muito melhor do que costuma fazer. Sérgio Oliveira teve uma primeira parte de qualidade, plena de critério e profundidade e Bueno, apesar de não ter marcado, deixou já o perfume do enorme futebol que tem naqueles pés. O segundo golo veio de um passe seu a rasgar, como na Póvoa. Gosto muito de Alberto Bueno.


O melhor de tudo foi a companhia. Lá estive muito bem acompanhado, como de costume, pelos meus queridos Golden Dragons, João Santos e Ana Neves - o casal mais Portista que conheço - e pelo sempre acutilante Vila Pouca. E por mais 4800 e tal pessoas. Uma coisa ridícula.

Por falar em ridículo, sabemos que caímos no ridículo quando nenhum outro grande joga a horas absurdas como estas, muito menos na subserviência de uma estação de televisão que, a esta altura, faz publicidade ridícula dos nossos jogos e tem relatadores que fazem esse dito relato sempre a torcer pelos nossos adversários.

Sabemos que caímos no ridículo quando já somos conhecidos por maltratar os nossos e individualizá-los, sejam eles Adrián López, Mariano González, Hector Herrera ou... Moussa Marega! Se Suk já se adaptou (ainda não há nenhuma jogada estudada clara) não significa que os outros não precisem de pouco mais de um mês para o fazer! Ser um treinador a pedir calma aos ridículos assobiadores que já são a chacota nacional e conhecidos por minar a equipa - PARABÉNS!!! - é algo que deve escurecer o coração de qualquer verdadeiro Portista!

E, por fim, sabemos que caímos no ridículo quando cada jornalista se sente no direito de fazer perguntas sem nenhum tipo de nexo, do género "não acha que o FC Porto falha muito", sem que ninguém os interrompa e ponha em sentido. Rui Cerqueira está lá para ser sinal de trânsito?

Gostava que isso mudasse um dia. Talvez daqui a mil anos....



11 comentários:

  1. Jorge,

    Ontem valeu pelo "serão" passado em boa companhia, porque sair de casa com aquele frio e pagar aquele dinheiro para ver um treino foi muito mauzinho.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. a FPF e' quem definiu o preco dos bilhetes. simplesmente vergonhoso... em Portugal prefere se a ganancia a ter estadios cheios e coloridos.

    qto ao jogo apenas mais um treino em modo oficial. o fim de semana pode trazer um tonico engracado para o resto do campeonato.

    uma certeza porem: imperial ganhar em Braga

    qto ao Marega, bom, a "malta" ta mal habituada e anda especialmente impaciente (dado o que o basco nos fez e' compreensivel mas nao exageremos)
    ainda nos vai ser mto util
    ele e o Bueno
    manu365

    ResponderEliminar
  3. Mais um com ligações à agremiação:

    http://www.dn.pt/portugal/interior/manuel-damasio-detido-por-branqueamento-de-capitais-e-trafico-de-influencias-5059169.html

    Clap clap.

    ResponderEliminar
  4. Alguém me sabe dizer se o Josué pode jogar contra nós na final?
    Obrigado. Abraço!

    ResponderEliminar
  5. «Rui Cerqueira está lá para ser sinal de trânsito?»

    Primeiro: não vi nem ouvi o jogo, e desta forma não posso comentar nada do que o Jorge relata!

    Segundo: aqui há uns tempos atrás, disse eu que "alguns comissionistas" do seio FCPorto só por lá andavam "para marcar missa de corpo presente".
    Hoje quero-me retratar desta afirmação, pois agora mais a "frio" considero-a muito ofensiva.
    E "pegando" na afirmação do Jorge, citada logo no início deste meu comentário, quero aqui afirmar que o que eu queria dizer (queria e quero) em relação ao "corpo de missa presente", em palavras mais límpidas...é que a imagem que passa de certos burgueses...dentro do FCP, só estão lá para PICAR O PONTO (e receber o deles no final do mês...)!
    Ufa, custou a expressar este meu idioma eslavo...

    Abraço,

    Alto Minho (J.S.)


    ResponderEliminar
  6. Era um jogo sem qualquer motivação, para cumprir calendário, portanto pouco mais do que um treino. Se até o adversário optou por descansar jogadores, está tudo dito. Peseiro ainda se preparou para levar o jogo a sério, não fossem eles tentar a reviravolta, mas logo se viu que não estava nos planos. Tudo calmo.

    No fim de semana há um grande jogo. O Braga é sempre um osso duro de roer, são organizados e têm jogadores desequilibradores. Teremos que jogar com cautelas, pois uma derrota (qualquer uma, nesta fase) poderá ajudar a selar o nosso destino nesta competição.
    Nesta jornada em particular muita coisa pode acontecer, mas de nada nos vale se não ganharmos o nosso jogo...

    ResponderEliminar
  7. Não se podia esperar, numa altura crucial da época, com jogos decisivos num futuro próximo, com a eliminatória garantida, um FCP a entrar e a jogar a todo o gás, para o espectáculo… Vi treinos muito piores e embaraçosos na Taça da Liga, por exemplo. E mesmo a jogar a um ritmo baixo, há uma lesão a lamentar. De resto, serviu para dar minutos e ritmo competitivo a jogadores que nos vão ser úteis: o S. Oliveira, o Bueno, o próprio Victor Garcia - o Maxi vai estar impedido em breve por castigos… Serviu talvez para o Marega se acalmar um pouco depois do golo que marcou. É pena é que o Aboubakar tenha a acentuado a crise que de confiança, com o jogo que ontem fez…
    Esperemos que quando seja a sério, estejamos muito melhor….

    Saudações e um fim-de-semana gordo para todos...

    ResponderEliminar
  8. Sobre este jogo está tudo dito, pronto. Jogamos como temos jogado quase sempre desde a fatídica 2° mão com o D.Kiev. Agora é Braga.
    P.S.
    Rui Santos é um fulano intelectualmente desonesto, no mínimo, assim, nem vale a pena comentar o que quer que seja.

    ResponderEliminar
  9. Não tenhamos muitas esperanças pois o nível médio da nossa equipa é medíocre. Como pode ser este o plantel mais caro do campeonato? Há jogadores que se eu fosse treinador nem na B jogavam.Mandam embora o Quaresma, o Hernâni e o Ricardo Pereira e renovam com Varela? Quem faz isto deve ser responsabilizado.Temos um dos piores planteis dos últimos anos e não o retificam em Janeiro? Vão ser incompetentes para outro lado. É vergonhoso ver o que se passa no clube,com o escândalo das comissões, a falta de uma política de comunicação e um plantel miserável que infelizmente não vai ganhar nada,não falemos o Sol com uma peneira, é não aparece uma lista às eleições. É ridículo e vergonhoso e depois vêm com o ridículo chavão do Somos Porto,somos é uma cambada de acomodados que só falam por aqui e que veem o barco a me ter água e nada fazem.Comigo estes chulos não ganham nada pois enquanto continuar esta vergonha não veem um euro meu.

    ResponderEliminar
  10. Enquanto que o jogo se desenvolvia o canal não parava de fazer publicidade ao derbi daquela cidade... Já me enjoava ver dois símbolos asquerosos no ecrã ao mesmo tempo que aparecia o Nosso Estádio.

    Peseiro no fim da flash deu uma bem assente, quando o jornaleiro perguntou sobre o que irá ser a final da taça, e Peseiro disse que... o que importa é o jogo no domingo.
    Realmente, parece que a formação de jornalismo aqui em portugal anda pobre...

    Sobre o jogo, foi bom ter Victor Garcia, Chidozie, Rúben Neves e Sérgio Oliveira a fazerem um bom jogo, Bueno acendeu o rstilho para o que esperamos nós, seja um fim de época em grande para Alberto.

    Agora que venha a pedreira.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  11. Realmente já incomoda a perseguição ao Marega. É verdade que tem estado quase sempre mal, mas caramba, acabou de chegar e vê-se à distância que lhe falta quase tudo em termos de cultura táctica. Mas potencial tem. Há que dar tempo ao tempo...

    Quanto a mudanças, dificilmente acontecerão de dentro para fora não havendo um forte incentivo. E, a 14 dias de terminar o prazo, ainda não apareceu nenhum.

    Abraço portista,

    LAeB : Do Porto com Amor


    ResponderEliminar