domingo, 13 de março de 2016

Análise FC Porto 3-2 União da Madeira - Surrealista!


Vamos despachar os clichés de uma vez. O que importa são os três pontos, para a história fica o resultado e não a exibição e a Ópera é no S. João. É pena que é tudo mentira.

O que importava ontem era o boost de confiança depois de uma derrota róbada (Silva®), ter um jogo que agregasse adeptos, uma goleada tranquila que ensinasse a quem tivesse a veleidade de dizer que vinha "ao Dragão para ganhar", que pensasse duas vezes.

Nada disso aconteceu. A nossa defesa é miserável e parece que estamos a perder aquilo que vimos quando chegou Peseiro. Já se foram os processos simples, a pressão na área, o tiro rápido - foi Sol de pouca dura.

Houve muita gente na área, sim - a passar a bola uns aos outros, com medo daquele espaço em frente chamado baliza. E, defensivamente, é constrangedor ver a forma como somos comidos, como o União ganhou metros com bola aos nossos defesas, no contra-ataque, como tudo isto está tão, tão, tão mau. Em seis minutos, uma equipazinha como o União foi capaz de nos meter enfiar golos lá dentro, sempre da mesma maneira, pelo lado esquerdo, onde mora um defesa (?) esquerdo que não é capaz de tirar uma bola. 

Ainda há quem ache que merecíamos ser campeões? Pois. Vamos ver se este pesadelo acaba. Oito jogos de sofrimento a caminho. Vamos a notas.


Hector Miguel - Voltou o Super-Herrera, felizmente cada vez mais presente desde que pôs o seu talismã no braço. Rápido, intenso, batalhador e consciente, é pena que seja quando está perto da porta da saída que esteja a ficar no ponto. Que continue assim até ao fim.

Aqueles que tentaram - Sérgio Oliveira fez quase tudo bem, tentou o remate exterior, abriu espaço entre linhas, foi esclarecido no ataque. Não foi por ele que deixamos de ser aquilo que deveríamos. Brahimi também tentou e tentou e tentou. Não posso concordar com quem diz que se agarrou demais à bola, não tinha era a quem passar a bola. Se há alguém ansioso por fazer tabelas é Brahimi. Mas, principalmente, Maxi foi alguém que batalhou até ao fim, até ao limite das forças e ainda fez uma superior assistência para golo. Ele sabe o que tem de fazer. É fundamental que todos percebam também.


O passador - Não tenho memória de uma defesa do FC Porto tão má. E não estou a falar de centrais, estou a falar da defesa. O meus parabéns ao Rúben pelos seus 19 anos, mas não se pode ser tão macio para não fazer faltas e pressão a meio campo. Não se pode permitir que  se galguem metros na lateral ou que se esteja sem marcação na nossa área. Casillas não pode fazer nada sem linha defensiva a cobri-lo. E o que é preciso para alguém pôr o pé?

Não chega, gente! - Nem só de golos vive um homem, e o que Corona e Aboubakar foram uma sombra daquilo que já os vimos fazer. O primeiro ainda entrou com vontade, mas perdeu-se sempre no 1x1, não foi capaz de segurar uma bala, receber um passe, fazer um passe de rotura. Já Aboubakar parecia que estava a jogar no tempo da transmissão televisiva, sempre com um delay de 4 ou 5 segundos em relação ao tempo da acção. Muito fraquinho. Assim, não vamos lá.

Peseiro - Sempre soubemos que o estilo de jogo de Peseiro é balanceado para o ataque e, como tal, permeável a golos. Mas o que se está a passar é muito mau. Nem contundência atacante, nem domínio com posse de bola, nada. Estamos no pior de dois mundos. Com uma defesa cheia de buracos - por favor não me venham com a treta de que teve de mudar peças, teve uma semana inteira para os trabalhar - e um ataque trapalhão e medroso, a continuar neste passo não estou a ver caminho para ele no próximo ano.

Já agora, para terminar, noutros tempos a imagem aqui em baixo forraria o balneário Portista, para se lembrarem do estado das coisas neste Portugal, e o quanto somos amados por todos. Este discurso, de quem lhes tinha espetado 2 batatas, cheio de peito e moral - apesar de errado, na prática, os golos não foram sequer desse lado - seria um combustível para ganhar vegonha na cara. Penoso, muito penoso. E muito triste.


32 comentários:

  1. Muito mau para ser verdade. Que esta Vitória não branqueie a miséria de futebol apresentado. A incompetência desta Sad em todo o seu esplendor. E ainda vamos aguentar estes incompetentes e comissionistas mais 4 anos? À minha custa não ganham mais um euro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois de um jogo destes vinha tudo "berrar" com o Lopetegui...a pedir o seu despedimento.

      Agora vão logo directos à Sad...até parece que temos um bom treinador...

      A Sad teve culpa é em escolher um treinador ainda pior...

      Eliminar
    2. Cheue, é o possível. Teve a coragem que poucos teriam. Só se pode agradecer.

      Abraço

      Eliminar
  2. Meu caro Jorge,

    Gosto particularmente do primeiro parágrafo. Há agora uma nova forma de viver o FC Porto, ganhámos e o resto não interessa. O problema é que é precisamente o resto que está longe de garantir que ganhemos as vezes que gostaríamos e necessitamos.
    Só mais uma nota, na minha opinião, as nossas debilidades defensivas não são só da exclusiva responsabilidade da defesa, repare nas autênticas avenidas que os nossos adversários encontram até chegar com perigo à nossa área. Tenhamos então paciência e pelos vistos conformismo que é que parece restar-nos nesta altura.

    Um grande abraço e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, as debilidades defensivas começam no ponta de lança!

      Abraço

      Eliminar
  3. Amanhã PdC irá explicar o pq desta vergonha que dura à 3 anos. Ou não...

    Agora vou seguir o ciclismo. Acho que é onde temos mais hipóteses de sucesso pois a nossa administração não manda lá nada.

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não preciso de explicações. Preciso de mudança. Ontem.

      Abraço

      Eliminar
  4. O "Pobo" continua a não entender, este treinador já não presta? Ou são os jogadores...
    Já querem trocar novamente?
    Amanhã há Assembleia.....
    P.S.
    Também é verdade que desde o princípio da época tudo, mas tudo, acontece a esta equipa. Dsssss....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não duvido que seja uma forte possibilidade José Peseiro ir à vida dele daqui a 3 meses.

      Abraço

      Eliminar
  5. Caro Jorge,

    Anedótico e mais não digo.

    Raoc

    ResponderEliminar
  6. O ilusionista do País Basco que em 12 jogos, apenas conseguiu dar a volta a um jogo é que era bom.
    Aquilo que eu peço à sad, aos sócios e adeptos do FCPORTO é que apoiem o NOSSO TREINADOR, independentemente dos resultados deste ano.
    É mais fácil derrubar, que edificar.
    Mais um golo de Léo Bonatini, deixem-no fugir para a porta 18, ou para o clube cardinal.

    Luís (O José Peseiro)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não estás a perder, não precisas de dar a volta. O número de golos sofridos por Peseiro é assustador.

      Abraço

      Eliminar
    2. LAPSO

      Luís (O do José Peseiro)

      Eliminar
  7. Há muitas coisas que as pessoas podem não concordar com o Jesus mas o seu mindset é um aspecto a ter em conta, quem joga bom futebol a longo prazo vai ser lucrativo... Chega desta miséria por favor.

    ResponderEliminar
  8. Caro Jorge,

    Também não acho que mereçamos ser campeões, mas apesar de todo o descalabro, se não fossem os roubos contra nós e a favor de outros que jogam bestialmente, estaríamos com toda a certeza no 1º lugar. E , o não estarmos, não se fica dever apenas aos nossos jogadores e equipas técnicas.

    Até amanhã.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os "se"s não existem, caro iur...

      Abraço

      Eliminar
    2. Só não exitem para os nossos adversários, porque não andam a dormir...

      Abraço

      Eliminar
  9. Amanhã vai aparecer uma lista alternativa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim espero. Alternativas precisam-se. Mas... não tinham de sr apresentadas antes?

      Abraço

      Eliminar
  10. Quando a cabeça não tem juízo, o corpo é que paga!
    Quando uma equipa joga sobre brasas, e , mais remendada que cobertor de sem abrigo, queriam quê? Violinos de Chopin? Vai mas é uns Zé-Pereiras que a altura é critica...

    Outra coisa, o 1º golo do União, não fora-de-jogo????

    e agora um pormenor do caraças para gente perspicaz decifrar:
    De cada vez que o FC PORTO divulga o numero oficial de assistências, o numero(s) final é coincidentemente (ou talvez não) o mesmo numero que o marcador do 1º golo do FC PORTO, ostenta nas costas.
    Não sabia, chamaram-me a atenção ontem para esse pormenor, e não é que hoje pude confirmar! Marcador do 1º golo? Aboubakar - camisola 9
    Assistência oficial no Dragão: 20.309 espectadores!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei. Parece que são duas jogadas. Na segunda não está.

      Abraço

      Eliminar
  11. O número de golos sofridos por Peseiro é assustador. Pois é.
    Mas com jogadores lesionados, castigados, cansados e alguns sem qualidade, o que pode ele fazer?

    Luís (O do José Peseiro)

    ResponderEliminar
  12. Mas, quando se pede mudança de paradigma a meio da época esperava-se o quê?
    É um grande risco o que se consumou no Porto esta época. E o que foi pedido foi mudança radical do futebol praticado, palavras do Presidente. Não se altera em 3 meses o que foi implementado em 18. E com danos colaterais como lesões e abaixamentos de forma. Se o tipo de futebol pedido ao novo treinador fosse igual/parecido ao do anterior treinador muitos dos problemas não existiriam. A juntar a isso os desequilíbrios do plantel é de esperar o melhor e o pior. Como estamos a assistir. O que acho engraçado é que a maioria dos que criticam hoje a equipa são os mesmos que pediram o despedimento do anterior treinador. Afinal o que temos hoje é consequência do que Se pediu antes. E treinador actual e jogadores são os menos culpados.
    Abraço, P. Torres

    ResponderEliminar
  13. Já sabemos que iremos sofrer golos até ao fim da época.
    Agora é esperar que os atacantes acordem de uma vez por todas e ponham a mira acertada.

    Brahimi precisa de olhar mais a sua volta, ontem viu-se muito que Angel estava desmarcado e Brahimi nem olhava para ele.

    PS: Quando é que estes assobiadores metem o "puto" do assobio em sítios que eu cá sei? Deixa-me todo fulo quando isto acontece. Não há como parar isto.

    Amanha resolve-se o futuro do Clube.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  14. Caro Jorge,

    A quantidade de golos sofridos no Dragão é assustadora desde que Peseiro entrou.
    Não creio que seja a solução para a próxima época.

    Dois pontos nos comentários feitos,
    Sérgio Oliveira oferece a jogada para o 1º do união
    O manguito não é para os golos do união mas para o lançamento que origina o nosso 3º golo

    Abraço e continua

    ResponderEliminar
  15. A qualidade e quantidade de soluções que o FCP tem para a defesa é que é assustadora. A equipa está fisicamente de rastos; há jogadores que estão com a confiança a zeros, que começaram a época em grande; e a falta de uma organização consistente explicam muita coisa: este é o legado do sr. Lopetegui. Prefiro meio Peseiro ao basco. Se vamos já começar a bater no ceguinho, se calhar merecemos esta sina e aquilo que está acontecer. Por esta lógica o Mourinho não teria continuado no FCP. Se alguém acha que um treinador, numas semanas, ensina um miudo e o lateral a serem centrais, anda confudido. Não foi só a defesa que mudou toda, foi o meio campo também… Continuem a bater no ceguinho e a desejar soluções messiânicas e poções mágicas...

    ResponderEliminar
  16. Relativamente ao número de golos sofridos desde que marquem mais por mim td bem. Agora não é admissível que a ganhar por 2 de deixem empatar. Tb temos de ter noção da realidade, com a qtd de jogadores lesionados, castigados e afins não é fácil treinar e jogar.

    Para mim há jogadores que não vão dar mais, p.e o Brahimi precisa de uma bola só para ele, o Aboubakar tá uma sombra do que já vimos dele, o Corona não pode jogar na ala, o Herbert ta a ser o melhor jogador neste momento.

    Agora gostava de ver se o Norton de Matos vai ser castigado por aquele gesto, quando foi contra os mouros não mostrou tanta ambição.

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
  17. Grande análise. O Porto ainda não se encontrou, e é imperativo a mudança de mentalidade. Não se trata apenas de mudar de treinador. Trata-se de voltar ao Porto que era temido internamente e respeitado na Europa.

    ResponderEliminar