quarta-feira, 9 de março de 2016

Contundência (ADENDA ABSURDO)


Ontem, o Universo Porto - o melhor programa do Porto Canal - teve, como habitualmente à terça feira, uma análise profunda e clara dos lances relevantes do desafio com o Braga. Bernardino Barros, Cândido Costa e a nova   - e muito incisiva - comentadora Rita Moreira fizeram uma excelente análise, forte e descomplexada e que durou cerca de cinquenta minutos. Ora, o problema está no timing da mesma. Dois dias depois do jogo, não muda nada. E não basta dizer, a mensagem tem de passar.

Após o roubo de igreja do senhor Ferreira, e após a visita dos Super Dragões à taberna, o NGP foi ouvido. Com a sua habitual ironia e contundência, bastou-lhe comentar a nomeação de Capela, de uma forma muito indirecta, para que este, apesar de cometer muitos erros contra nós, não inclinasse tanto o campo. 

Este é o timing correcto. Esta é a forma correcta. O star quality do NGP não é igualado por mais nenhum. Podia ter alguém ligado aos media e ao FC Porto a secundar as afirmações, naturalmente. E deveria. No entanto, se esta atitude fosse mais frequente o campo seria menos inclinado.

É fundamental que se entenda que não queremos inclinações favoráveis. Queremos, isso sim, deixar de jogar contra 15. Assim, sabemos que somos superiores.

Pouco importa que o Dragões Diário tenha extensas prosas, por muito acertadas que sejam, se elas chegam dois dias depois. Mais ainda, esta não pode ser a voz do Clube. Ou o NGP, de preferência, ou alguém que seja porta-voz e que fale com essa viva voz em nome dos superiores interesses do Clube. Chega de reagir, é tempo de agir.

NOTAS: Não gosto de processos instaurados a adeptos por opiniões. Mas também não gosto de oportunistas. Tal como antigas glórias a dizer disparates, também não aprecio que, quem nunca falou, vá falar agora como se alguma autoridade tivesse para o fazer.

Aos senhores d'O Jogo: se o FC Porto vendesse um jogador a correr que ainda nem comprou, estaríamos muito pior do que imaginava. Vamos com calma que não é por aí que morremos.


ADENDA: O Nuno Andrade escreve aqui em baixo uma coisa que, naturalmente, me passou, porque não leio o Rascord. Esta imagem acima mostra que a ratazana anda a tomar ácido. Não só não acha que não somos prejudicados, como que jjá fomos beneficiados em 4(!!!) pontos! Como assim, pá? Nacional e...? E em nosso prejuízo, nada?

Isto está cada dia mais ridículo. Se ouvirem esta conversa, não sei que raio de Portistas são!

(Já agora, para o Rui Santos, quem ia à frente? Surprise, surprise!)

24 comentários:

  1. Caro Jorge,
    Que pena que eu tenho de não assistir ao Universo Porto… acho, tal como você, que é o melhor programa do canal e aquele que todos os portistas deveriam ver. Enfim, resta-me esperar que o vídeo do programa de ontem fique disponível…

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No cômputo geral, não me parece que se perca grande coisa...

      Abraço

      Eliminar
  2. Caro Jorge,
    Entretanto no Rascord a Ratazana destila o seu ódio e faz de nós a equipa mais beneficiada..
    Assim se constroem mitos... é pena alguem não se passar da carola e partir os dentes a esta gente. O norte tem a fama e não tira proveito...
    http://www.record.xl.pt/multimedia/infografias/detalhe/na-liga-da-verdade-haveria-outro-lider.html
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço a Adenda. A notícia estragou-me logo a manhã. O grande mal é que há muita gente que come disto.

      Eliminar
  3. Um post acertado, mas infelizmente igual a tantos outros já aqui publicados. Não sejamos sonhadores. Isto não tem melhoras. Pode acontecer pontualmente que o nosso clube consiga antecipar os acontecimentos e assim desinclinar o campo mas não é a regra. A regra é deixar andar. A regra é comissões a torto e a direito. A do Rúben é de bradar aos céus... não vale a pena.

    E se nós criticamos quem diz publicamente o que se escreve só estamos a fazer um favor aos que continuam a encher os bolsos à custa da FC Porto.

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando houver clubes sem comissões, falamos. Não queiramos sol na eira e chuva no nabal.

      Não critico a mensagem, mas a forma e o porquê, ou o que me parece ser o porquê.

      Abraço

      Eliminar
  4. Uma coisa que eu não compreendi é como é que o clube cardinal falido tecnicamente faz um canal de tv guerreiro, lutador, defensor da sua causa e o FCPORTO tem um PortoCanal que valha-me Deus. Um dia destes o julinho moto guzzi que se baba todo ao ver o prof. Marcelo, estará a transmitir não só os jogos do ABC como os da porta 18, já faltou mais. Nós somos tão fracos.

    Luís (O do José Peseiro)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um reflexo da "política comunicacional" do Clube...

      Abraço

      Eliminar
  5. Eu também deixei de ter acesso ao canal desde que foi desterrado da NOS. E portanto não vejo nem me esforço para ver.

    Apenas uma nota sobre o Abreu Amorim.

    Não gosto dele. Das poucas intervenções que lhe conheço enquanto deputado, nunca gostei de nenhuma. Algumas achei mesmo abjectas.

    As afirmações que fez esta semana podem ou não ter substância, mas a adjectivação empregue não deixou margem à SAD para agir de outra forma. Caso contrário, estariam a anuir pela omissão. Fizeram bem, portanto.

    Outra questão é saber se as críticas contêm fundamento. Mas o ilustre deputado deveria saber melhor do que acusar sem provas. E se as tiver, que as apresente.

    Não concordo portanto com as críticas que têm sido dirigidas à SAD de querer silenciar a oposição. Neste caso, houve acusações graves que teriam de ser refutadas. Não se pode confundir isto com uma presença activa na próxima AG de dia 14, para discutir tudo o que deve ser discutido, sem restrições.


    LAeB : Do Porto com Amor

    Abraço portista

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que esta mal e que sao lestos a processar adeptos e esquecem de processar outros so pq nao o sao. ou seja, tudo o que lhes possa retirar a mama, chateia a sad, se so prejudica o clube, who cares? Defendam mais a sad. Como se ela nao se defendesse a si pRopria. Pensem mas e no clube. Ou sao do fc sad?

      Eliminar
  6. Claro, de que outra forma poderia ir o SC.Braga à Champions.
    Do Record e do Correio da Manhã não se espera outro tipo verdade, a da Cofica.

    Luís (O do José Peseiro)

    ResponderEliminar
  7. Como sou assinante da NOS não tenho de momento o canal acessivel!
    Jorge, mas que é que lê esse pasquim do Record? É como o CM sempre a descerem nas vendas mas sempre lideres do mercado...
    Quanto ao CAA não li o que o fulano disse, porque para mim estes portistas são como as moscas. Só aparecem quando há caca!

    ResponderEliminar
  8. Caro Jorge Vassalo,

    Relativamente à Liga da Verdade, a mesma está inquinada, e por razões várias, por exemplo na ultima jornada, a 1ª GP não assinalada sobre Suk pelos 20 minutos, a ser convertida, daria o 1-0 a favor do FC Porto, o resultado seria o mesmo? De igual forma recordo o jogo com o Arouca, e o 2-1 mal anulado... Um golo, muda literalmente a trajectória de um jogo!

    Todavia, há "pormaiores" em que a arbitragem revela uma tendencia, por exemplo no capítulo disciplinar, seria interessante, observamos e termos acesso a uma tabela classificativa, com o acumulado de amarelos e vermelhos nas 25 Jornadas na Liga, e depois, uma outra, com o acumulado de faltas cometidas por cada uma dessas equipas. Isto é, o Benfica não viu um unico vermelho, e é a equipa que menos amarelos viu na Liga, mas está entre as 7/8 equipas que mais faltas comete por partida, a que se deve tamanha discrepância disciplinar?

    Vou mais longe, o Jonas viu na Jornada 25 o 1º amarelo na Liga em Portugal em Alvalade, mas em contraste, o Jonas na Champions, e em 7 Jornadas já viu 2 amarelos, muito, muito rigorosos os arbitros na Champions, estes deveriam ter visto o Paços Benfica, para observarem a forma como o "arbitro" mais rigoroso disciplinarmente em Portugal (o Heroi de Fafe), poupou o Jonas de dois amarelos, em duas simulações dentro de area!

    1 abraço,

    P.S. Sobre o post de ontem, e hegemonias, as mesmas só se vislumbram por décadas, e no longo prazo, estamos de acordo, todavia, as hegemonias, tem 3 ciclos distintos: 1 Fase inicial e de crescimento assinalada com um "pico máximo"; 2 Fase de maturação,; 3 Fase de declinio. Se observarmos essas 3 Fases distintas do processo hegemónico, identifico nas dácadas de 60/70 e 80 (hegemonia do Benfica), afinidades, com as décadas de 90 e século XXI (hegemonia do FC Porto), as tendencias tem entre ambos os processos hegemonicos muitas semelhanças, para mais facilmente ilustrar esta minha tese, vou deixar Campeonatos conquistados por décadas, e nesta década 10 do novo século, a mesma tem uma tendencia semelhante à década de 80, quando a hegemonia do Benfica entra em declinio, vejamos:
    Década de 60 Benfica 7 Campeonatos!
    Década de 70 Benfica 6 Campeonatos!
    Década de 80 Benfica 5 Campeonatos!
    Década de 90 FC Porto 7 Campeonatos!
    Década 00 (seculo XXI), FC Porto 6 Campeonatos!
    Década 10 sec XXI (decorridas 5 temporadas), FC Porto 3/Benfica 2 Campeonatos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está a ver, curiosa essa tendência da década de 80 que não sabia. Podia jurar que tínhamos ganho muito mais que 5...

      Abraço

      Eliminar
  9. Essas ligas da verdade dos rascords são uma mentira como muitos dos jogos inclinados a favor dos vermelhos por isso não têm importância nenhuma.Este é um campeonato da mentira de tantos roubos que têm acontecido sempre a favor dos mesmos.Ganhar assim não tem mérito nenhum.A dualidade de critérios é enorme mas a CS vendida e os jornalistas sem coluna acham tudo normal. É só ver as notas dos árbitros quando beneficiam os vermelhos ou quando mesmo sem os prejudicar não os beneficiam.Porque é que ninguém investiga as declarações do Marco Ferreira? Porque é que nós Porto não as utilizamos para denunciar a corrupção que para aí nada? Calamos e cada vez somos mais prejudicados. Temos de ter uma política de comunicação agressiva mas pelo que se vê quem manda não está interessado em agitar as águas vá lá saber-se porquê. Mistério.

    ResponderEliminar
  10. Caro Jorge,

    Já escrevi e disse que só me recordo desse ilustre representante da Nação por razões....tristes ou são comentários politico partidários sem nexo ou posts e dizeres sobre o FCP sempre nas horas más. Ainda assim o que fixo é a prontidão, a rapidez com que a SAD reagiu que é bem diferente da que tem demonstrado noutras ocasiões bem mais criticas e importantes. Não me esqueço que na hora em que todos deviam estar unidos o NGP decidiu mal falar apenas quando estava em primeiro lugar e em tom no minimo jocoso. Por outro lado, para quem desvaloriza por completo o que se passa nas redes sociais, não deixa de ser curioso que tenha lido e reagido com enorme rapidez a um post do facebook. Ao senhor e ilustre representante da nação, pede-se que comprove determinadas acusações.
    No entanto tudo isto são fait divers. Não ganhamos nada e continua a desorientação.
    Insisto: candidatos precisam-se. Eu sei de um que levava o meu voto, assim quisesse entrar na corrida.

    RAOC

    ResponderEliminar
  11. Caro Jorge, bom "post" como sempre...!

    RAOC faça favor de sugerir, pode ser que ganhe adeptos...

    ...com uma presença activa na próxima AG de dia 14, para discutir tudo o que deve ser discutido, sem restrições. Sou o sócio 2770 e lá estarei se entretanto não houver azar...

    Também eu que sou assinante da NOS fiquei sem o Porto Canal. Mas proponho-me reclamar: ou continuo a ter acesso ao Porto Canal ou desisto da NOS...

    Enviei um e-mail para geral@portocanal.pt a reivindicar um programa em horário nobre de debate e esclarecimento sobre o futebol que é a essência do FC Porto... E no qual os administradores de blogues portistas e outras personalidades possam pôr questões e debater os problemas da falta de isenção de certa imprensa desportiva...etc...etc...
    Que interesse tem o FC Porto ser dono dum canal generalista, se não servir também para denunciar as arbitrariedades das arbitragens e não só...

    Abr@ço,

    Armando Monteiro
    www.dragaoatentoiii,wordpress.com

    ResponderEliminar
  12. Olá,

    Por acaso não tens ou sabes um link com a Liga Real desta época? Na época passada seríamos campeões se... Se... Se... Na minha opinião é a mais credível e independente (não é fácil), a do reco record é uma vergonha. Abraço Ricardo Gomes

    ResponderEliminar
  13. Era bom que o Porto Canal deixasse de ser Patético e seguisse sugestões deste tipo.Talvez cativasse mais audiência.

    ResponderEliminar
  14. Era bom que o Porto Canal desse mais atenção aos blogs da bluegosfera em vez de fazer uma programação que não atrai os nossos interessa.
    Será que quando os jornalistas dão uma olhadela a estes blogs para perceber o que os adeptos tem andando a comentar? Não seria uma boa ideia ir a praça pública perguntar opiniões aos adeptos e sócios Portistas, em vez de perguntar só antes dos jogos.
    É clara a falta de ligação entre Porto Canal e apoiantes do FC Porto, mesmo com o Bernardino Barros, Cândido Costa e Paulo Castro a darem por sua parte a cara dos adeptos.

    PS: Quanto ao comentário do post anterior, penso que me precipitei, e devo aqui dizer que foi um pouco arruaceiro. Desde já peço desculpa ao Jorge Vassalo.

    Abraços.

    ResponderEliminar