quarta-feira, 30 de março de 2016

Master Of Puppets

Ontem jogou a selecção mais uma vez. Mais uma vez, entrou o Renatinho, esse predestinado jogador cheio de bênçãos dos céus, de Poder Divinal e de magia futebolística. Só que, na verdade, não. Foi uma sucessão épica de passes falhados, uns nervos que se notariam de Saturno e uma linha enorme de más decisões. Na verdade, nada mais natural. É um jovem, apenas na sua segunda internacionalização A e claramente sobrevalorizado e catapultado para a piscina onde ainda não tem estaleca para nadar. 

Não estou, evidentemente, a defender o "predestinado". Ele ganha tanto com esta mitificação como o seu clube. Aliás, ele saboreia a glória fajuta e os seus 15 minutos de fama com deleite. Mas, a mim, mais do que o "sabor do mês", interessa-me expor a manipulação das marionetas do grande puppeteer dos pneus. Já aqui tinha falado que o jovem Diogo fazia parte das escolas de formação do ficaben. Agora, é vê-lo, como bem mostra o site Super Portistas, em plena tribuna do estádio de Leiria, apenas uma fila abaixo das mais altas individualidades do nosso País. Um verdadeiro elemento da mais comum massa adepta, portanto! 

Não me aborrece, insisto, que se atire o Renatinho como homem bala. Aborrece-me que, no meio disto, se vá alimentando a falsa onda vermelha, em que tudo é lindo e colorido, em que todos são grandes jogadores e o futuro do futebol português. É, evidentemente, mentira. Basta comparar a quantidade de internacionais de cada uma das equipas, ficaben e FC Porto, e A RELEVÂNCIA da prestação dos seus atletas nos encontros jogados. Quantos golos foram marcados por jogadores do FC Porto? E quantos por jogadores do ficaben? E assistências? E relevância nos encontros?  Pois.

Bem sabemos que o a SAD do nosso Clube está ocupada numa contabilidade criativa e que nada faz para dar destaque a nada que é seu. Aliás, acho tristemente curioso ver que, após a fase de apresentação de candidaturas às eleições do Clube, tudo tenha voltado a ser, lamentavelmente, igual ao que era - o silêncio sepulcral voltou a instalar-se. Ontem foram feitas acusações pela parte do Football Leaks e... silêncio. Tenho pena que o silêncio lance o manto obscuro onde a palavra dita traria claridade. E assim se vai cavando mais e mais o buraco de onde se vai tornando cada vez mais complicado sair.

Agora, não basta Bernardino Barros falar da vergonha de um #colinho cada vez mais evidente e desavergonhado. Espero que o Dragões Diário, pelo menos, aflore este artigo de opinião n'O Jogo de Jorge Coroado, muito bem feito notar pelo meu caro Pedro Carmo. Embora ele sublinhe, sem dúvida por motivos legais, que isto que escreve é uma história, é fácil de constatar que não é. Não é preciso fazer grande esforço para perceber que Coroado está a falar dos novos internacionais à força da arbitragem. É gravíssimo que um clube e um puppeteer possa, além de promover jogadores seus para lá do que devia, também promover árbitros. Se juntarmos a esta lista os árbitros com "doenças súbitas", temos mais um campeonato roubado escandalosamente. Mas nada se diz e nada se faz

Quero acreditar que isto esteja a acontecer porque já se está a preparar uma época de arromba, cheia de Portismo e de Garra. E não, não é wishful thinking. É que, se mantiverem a política que têm tido, será cada vez mais complicado para os próprios.... É que o Clube ficará, mas as pessoas....

7 comentários:

  1. O "fazer as coisas pelo outro lado" é bem mais estruturado e orquestrado do que julgava. Uma grande teia. "Teia encarnada"?
    E não creio que quem escreveu seja adepto do Porto.
    Ainda há quem tenha a lata de falar no Apito Dourado?
    É que ao pé disto o apito dourado é coisa de meninos.
    E isto não causa indignação aos procuradores? PJ? Nada? hum...
    Abraço, P. Torres

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pergunta para bingo: Qual é o clube com o qual colaborava o falecido marido da procuradora encarregada do processo de que falas?

      Abraço

      Eliminar
  2. É uma vergonha o que se passa mas como tudo tem a ver com o clube do regime "não se passa nada".Se estes escândalos fossem dos azuis e brancos já tinham sido objeto de abertura de telejornais e milhares de programas desportivos mas assim está tudo na paz do senhor.É que faz a nossa Sad? Faz barulho?Denúncia está pouca vergonha?Não! Prefere atacar os seus próprios sócios e adeptos que reclamam pelo triste caminho que o clube está a percorrer.Mas quem tem um Presidente que mente aos sócios da forma mais descarada não merece outra coisa.A propósito da outra mentira do PC o júnior do qual o filho segundo ele é representante,cresceu rápido e até foi para o RM.Haja vergonha!Preparemo-nos para mais 4 anos de tristezas pois a coisa com estes comissionadas só tende a piorar.

    ResponderEliminar
  3. espero que se esteja a preparar uma epoca cheio de portismo, mas sem que o filho do PdC esteja em envolvido, pq se nao sera apenas cheia de comissionismo.... nao basta um momento K pra esquecer todos estes esquemas...sim o slb e carregado ao colo, mas os chupistas que gravitam a nossa volta estao a afundar mo nos... dou valor a sua crença Jorge....mas ha q ser mais realista
    Rodrigo

    ResponderEliminar
  4. O que se está a passar esta época já se passou na anterior... e que está a ser feito é o mesmo que foi feito na época passada...

    E daqui a um ano vamos ver estes parágrafos repetidos.

    Infelizmente já não somos o que éramos.
    Está tudo à espera que o NGP morra para começarem a luta pelo poder. Mas é essa luta que vai deitar o FC Porto abaixo por completo.

    Se alguém se importasse realmente com o nosso clube teria-se candidatado. Estão todos é preocupados com eles próprios.

    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Bons dias! Snr jorge vassalo mais tma vez adorei o seu post subscrevo tudo o que disse por baixo!sobre o renato sanchez e a vergonha do costume ao servíco do clube do regime e o levar ao colo constante e o endesar do menino renato que na seleccao mostrou o pouco valor que tem!!e ja viu quem vai apitar a nojeira do clube do regime?pois e o famoso benfiquista nao de fafe mas do algarve o energumeno nuno almeída! Para nao varíar e destoar certo?e para os nojentos de alvalade ja viu quem?o famoso tiago martins que os ajudou em guimaraes!para nao variar tambem!e para nos ja viu?claro que para nao destoar tambem bruninho esteves de setubal! Ta tudo fabricado e encomendado nao e verdade? Abraco e saudacoes portistas

    ResponderEliminar
  6. Por estes dias dou comigo a pensar sobre a nossa revolta perante alguns factos surgidos a público sobre a gestão (ou falta de gestão) do nosso Porto.
    São comissões para filhos, cunhados... São empregos para filhas... Renovações de contratos, entre outros...
    Mas, a pergunta que surge: alguma vez foi diferente? Não foi sempre assim?
    Actualmente, existem dois aspectos que ajudam à nossa revolta: 3 penosos anos sem (quase) nada ganhar e verificar que os nossos adversários estão cada vez mais fortes (não só dentro de campo).
    E surge outra questão: voltando às vitórias estes temas vão continuar a preocupar-nos? Ou serão apenas preocupação da Bluegosfera? E retornando as vitórias estes serão vistos como os "velhos do Restelo"? Maldizentes?
    Abraço, P. Torres.

    ResponderEliminar