terça-feira, 5 de julho de 2016

A Gestão Do Espaço

Papa Pinto da Costa
Nem 24 horas depois do meu lamento, verifico que se começa a fazer o vital com o plantel: a gestão do espaço. Antes das entradas, é preciso tratar das saídas. Pelo que consta, depois de Maicon, irá Marcano. Gosto do Marcano, acho que deve ser um excelente rapaz, e até fez uma dupla defensiva com Maicon que, durante muito tempo, foi a menos batida de toda a Europa. No entanto, todos pensamos: seria da dupla em si ou do sistema de jogo com baixo risco?

O certo é que, este ano, Marcano foi, na melhor das hipóteses, desastrado, teve falhas posicionais graves que nos custaram alguns pontos e, quem sabe, um título ou dois. Não me pareceu ser, este ano, um central seguro e confiante, como precisamos. Lamentavelmente, estará de saída ao longo das próximas horas.

Sabe-se também que NES "riscou" Aboubakar, Indi, Angel, Adrián, Marega e Suk, especula-se sobre uma possível saída de Layún, Brahimi e Herrera estão a ser negociados e até há a hipótese da saída de Rúben Neves. Estamos, portanto, numa espécie de mini-PREC no plantel do FC Porto, o terceiro consecutivo.

Fui defensor de Lopetegui no primeiro ano, menos no segundo, mas há que chegar à conclusão de que o que se passou ao nível das contratações é um exemplo a não seguir. O único jogador consensual trazido pela mão de Lopetegui foi... Óliver Torres, que nem sequer cá está, nem pôde ficar. 

É da minha esperança que a SAD, e o seu departamento de futebol em particular, estejam a tratar de contratar um plantel com um ponto de vista de maior permanência e entrosamento. Não é possível ser-se consistente num plantel em constante reset. O FC Porto sempre vendeu 2 ou 3 titulares por época - é um modelo no qual acredito - mas não limpou tudo a toda a hora. Por isso, acredito que se esteja a ver contratações cirúrgicas, com continuidade e uma atenção orçamental redobrada, para que não haja mais necessidades financeiras absolutamente pornográficas, que desequilibram planteis e são inimigas das rotinas e do entrosamento!

Acredito que as saídas estarão em linha, no seu grosso, com o pensamento da generalidade dos adeptos Portistas e que será aberto então o necessário espaço para uma solução de qualidade e permanência, de acordo com a realidade orçamental do Clube.


Vejo muita gente desagradada com o empréstimo do Chicão ao Chaves e do Gleison ao Paços. Relembro que a grande maioria dos grandes jogadores do FC Porto tiveram empréstimos antes de ingressar na equipa principal do FC Porto. É preciso habituarem-se à Primeira Liga e ao seu ritmo e fluidez. Estou certo que, tal como Rafa, demonstrando qualidade, terão, no seu devido tempo, lugar no FC Porto. Todos ganham: os jogadores, que tem espaço para crescer sem o jugo crítico em cima deles, e o Clube, que ter Portistas felizes por estar no plantel, sem pensar que a equipa A é só o passo lógico seguinte.

Saúdo o grande Maxi, que cortou nas férias para vir treinar e estar pronto para dar tudo nesta época. Nestes gestos se vêem os grandes profissionais, cheios de empenho e vontade. O discurso dele é um que há que pendurar, bem visível, no balneário- Com esta vontade, já acredito bastante mais.

18 comentários:

  1. Plenamente de acordo com os empréstimos dos miúdos (desde que nao possam jogar contra nós)!

    nao vale a pena estarem tapados, e é óptimo que subam mais um degrau na sua evolucao. mais a mais, nao será fácil ter um lugar nesse meio campo e é bom que nao se queimem sem minutos ou com oportunidades falhadas.

    quanto a marcano... nesta época fiquei com a sensacao que nao esteve ligado a mais momentos negativos devido ao tempo que passou lesionado. mas nao sou optimista ao ponto de pensar que nao precisamos de mais um titular (olá Indi!).

    mas como dizes, parece que as cedencias estao a comecar tarde... nao sei nada do assunto, mas quase parece que as dificuldades para atingir os limites do FFP nos tiraram alguma capacidade negocial... talvez os clubes quisessem vir aos saldos e nao tenha havido disso!?

    em todos os sectores há mtos casos a resolver e há também muito emprestado de quem nao se tem falado.
    Algo surpreso com o (possível) reforco da lateral esquerda, já que pensei que tinhamos 4 laterais para atacar a época (contando com victor garcia). nunca se vira a cara á qualidade, mas curioso para ver o que o futuro nos reserva.

    nao me sinto pessimista com a quantidade de juventude, bem pelo contrário, se bem que se fica apreensivo com a falta de um símbolo que carregue a estafeta.

    um abraco

    ResponderEliminar
  2. "Saúdo o grande Maxi"

    Caro JV

    Estás equivocado, Maxi não é grande, muito pelo contrário, é mediano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é só soberba ou é também mania? Ó Luis, não há "equívocos", há "opiniões".

      Abraço.

      Eliminar
    2. Caro JV


      Então se isso não é um equívoco teu em que fundamentas essa tua "opinião"?

      Eliminar
  3. "NES "riscou" Aboubakar"

    Isso foi noticia do Cm (tudo dito). eu diria que serve apenas para fragilizar o FCP/ jogador numa possível venda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vi CM nenhum. Aboubakar é para vender. E não vai ser por meia tuta.

      Abraço.

      Eliminar
  4. Emprestar putos de sangue azul para valorizar, sim. Emprestar putos de sangue azul para valorizar os amigos e ajudar os mesmos a enrabar o nosso coiro, não. Critério sério precisa-se.

    Inbicto abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na primeira quem quer cai, na segunda só cai quem quer.

      Abraço

      Eliminar
  5. Eh lá Jorge!

    Isto hoje é só novidades(???)

    Onde viste que o Chicão ia para Chaves? E acho muito bem que assim seja... aliás é o percurso que todos devem ter que basicamente é: destacarem-se na B e serem emprestados a uma A para confirmarem ou não o que valem.

    Temos exemplos que confirmar, outros que ainda não... Rafa já confirmou o seu talento e está de volta. Sérgio Oliveira também o fez assim assim. Ivo fez uma época interessante mas ainda não sei se é para ficar.

    Ao contrário, Leandro Silva ainda tem de trabalhar muito, Kayembé também assim como o Gonçalo. A ver se é este ano que rebentam.

    Aliás esta é a politica que os grandes nacionais devem seguir... emprestar jovens talentos. Ainda digo mais... deveria haver um limite de idade nos empréstimos, tipo 24 anos no máximo ou coisa assim.

    E acredito que o Omar e o Ismael, se não tivessem lesionados, estavam a fazer o mesmo percurso já esta época.

    E onde é que raio leste/ouviste que o NES riscou Aboubakar, Indi, Angel, Adrián, Marega e Suk?

    Não é que me deixe nada admirado e até satisfeito pois considero que nenhum deles serve para vestir as nossas cores mas como não li nada em lado nenhum sobre o assunto... ( e sim mesmo Aboubakar é muito limitado psicologicamente).

    Agora só não gostaria de ver vir um Titular para o lugar do André Silva, mas sim um jogador para servir de alternativa ao André.

    As saídas de Layún, Brahimi e Herrera não me surpreenderiam e nem deixavam muitas saudades (tirando Herrera que tenho pena que saia mas com a hiperinflação no meio-campo alguns tem que sair e contando que entre Alex Telles para o lugar de Layun é claro).

    O que gostaria mesmo era de ver estes dossiers resolvidos o mais depressa possível para os que fiquem comecem a ganhar rotinas e para se ter liquidez para contratar quem ainda tem que ser.

    Mas ainda temos mais para limpar, principalmente no meio-campo e nas alas em que nesta ultima temos muita quantidade mas pouca (?) qualidade e no meio temos muita quantidade apesar de haver qualidade a rodos mas não se pode abordar uma época com tanta gente, pois mesmo sem Herrera e Chico Ramos, ainda resta uma pequena familia para 2 posições.

    Vamos ver o que vem aí

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há finalmente mexidas. E não te esqueças, nas vendas a pressa é inimiga da perfeição.

      Abraço

      Eliminar
    2. Yeap tens toda a razão, mas no Dragão somos tão pacientes que depois temos que os enfiar em qualquer lado no ultimo dia do mercado... esse é o problema...

      Eliminar
  6. concordo com as dispensas/vendas de todos se se concretizarem, exceto rneves. Ja chega de brahimis, herreras, layuns, marcanos e po ai.

    ResponderEliminar
  7. Especulamos com mentes malignas para afastar o tédio? ;)
    Abração

    ResponderEliminar
  8. A casa vai ser arrumada. Desses todos referidos, só tenho alguma pena de Aboubakar. Gosto do jogador, é pena ser fraco psicologicamente. Os restantes dispensados não deixam saudades.
    Sobre Brahimi e Layun concordo com as vendas. Herrera é um jogador que é importante pela luta constante, mas penso que o André André fará bem a sua posição. O Rúben tem de ficar. Tem de ganhar corpo e para a próxima época é titular indiscutível e aí já podemos vender o Danilo.

    Uma palavra para Marcano que de entre todos os "centrais" que o FC Porto tinha era o menos mau... Mas também é certo que não fez uma época que chegasse ao suficiente. Sobre os outros 2, um já foi, o outro é bom que vá depressa.

    Sobre Reyes temos de lhe dar um tempo de experiência e que NES decida o que for melhor.

    Abraços e viva o Porto!!!

    ResponderEliminar
  9. "Sabe-se também que NES "riscou" Aboubakar, Indi, Angel, Adrián, Marega e Suk".

    Confesso que ainda estava reticente relativamente ao que esperar de NES, mas após esta frase só me leva a crer que habemus treinador.Já estou mais confiante!!!

    ResponderEliminar
  10. Uma Reflexão para todos portistas e outros...

    Quem manda realmente no futebol nacional, é a LPFF e a FPF ou os clubes grandes?

    é inadmissível como esses dois organismos permitem que esses clubes grandes contratem tudo o que mexe em Portugal e ás vezes pagando ninharias ou até zero a esses clubes?

    tanto jogador para quê? Para emprestar depois a clubes que vendem os resultados a algum desses clubes?

    é que são 3 jogadores por clube e fora outros em que existe partilha de passes mas em que a última palavra é sempre do clube grande. Estes tanto podem servir nesses clubes para o bem e para o mal dependendo da conveniência de irem a jogo ou não.É que podemos assistir ou ver uma equipa grande ir jogar contra uma equipa sem 4 ou 5 jogadores habituais titulares. Viram o que aconteceu no último Paços de Ferreira vs Benfica?

    tem de haver uma regra que salve a verdade desportiva ou então este campeonato começa logo todo viciado e é ver quem empresta a quem e quem são as equipas que apoiam certo clube grande e o que este faz para os ajudar no campeonato.

    Por uma questão de não esbanjamento financeiro e por um questão de não andarem a secar tudo à volta e comer os clubes pequenos, a Liga e a FPF devia colocar um limite no numero de jogadores contratualmente ligados a um clube.Mais de 30 jogadores é muito.

    infelizmente Pedro Proença manda pouco e isso reflecte-se também na questão do "Caso Mateus" e do Gil Vicente em que claramente mudou os pontos por pressão dos clubes grandes e com isso não fazerem justiça e colocarem o Gil Vicente na primeira liga.

    Mas nós temos muitos jogadores para despachar, mas vemos gente a querer oferecer 5M€ por Adrian Lopez, este flop que nos foi enfiado por JMendes. Se o FcPorto o vender por esse preço será que o Jorginho nos vai dar o que falta do prejuízo?

    O que é certo é que ele nos vai vender as pérolas e meter cá os dele para mais tarde encher novamente os bolsos e à nossa custa.

    Estou apreensivo e este futebol nacional cada vez mais me desilude.

    Saudações Portistas

    11DruL0Vic

    ResponderEliminar