sexta-feira, 11 de setembro de 2015

A Selecção Paga [ACTUALIZAÇÃO LOPETEGUI]


Não só no nosso clube como em todos os grandes temos uma realidade com que lutar - os compromissos das selecções. Se são apuramento para uma competição, pode entender-se - afinal, os jogadores entusiasmam-se em defender as cores do seu país, as internacionalizações são uma coisa extremamente valorizadora num currículo de um jogador e aumentam a confiança de um jogador, por ser um "guerreiro" a "lutar" pelo seu país. No caso de Herrera ainda com mais um acrescento - aumentou-lhe a confiança, ao marcar dois golos de belo efeito e tenho a certeza que voltará com mais moral.

O problema é que volta mais cansado. Como Maxi. Como Layún. E também, sendo justo, como todos os internacionais em todas as equipas com arcaboiço para tê-los no plantel. Prejudica todos. E, insisto, se vai de encontro a um apuramento para uma fase final de um campeonato europeu ou mundial, compreende-se. Se é para ganhar dinheiro, não. Ou seja: jogaram-se dois jogos pelas selecções globo fora. Um foi para uma competição ou apuramento no caso da maioria dos clubes, outro foi para ganhar dinheiro. Esse, é escusado dizer, não devia acontecer, muito menos nesta fase das competições.

Ter o arranque competitivo da Europa de futebol interrompido desta maneira, ainda para mais numa fase tão importante como a da adaptação das contratações de fecho, é quase imoral. Há montes de pausas competitivas! Porque não aproveitar uma dessas e condensar a calendarização das selecções para fazer os jogos nessa altura sem prejuízo para os clubes que lhes pagam o salário?

Felizmente não aconteceu connosco, mas veja-se o caso de dois dos nossos eternos Dragões no Real Madrid! Danilo e James estão parados um mês por uma lesão contraída nos jogos de selecção!

Espero que os clubes saibam defender os seus direitos de uma forma mais coerente. Porque há um prejuízo competitivo evidente. E no caso do FC Porto, deixa o seu eixo defensivo bastante mais fraco.

Já agora, quando o Lixo da Manhã se lembrar de inverter o seu jornalismo de sarjeta, pode ser que comece a ter resposta dada às perguntas nas conferências de imprensa.

Não sou muito de valorizar as conferências de imprensa de ante-visão, cheias de banalidades e lugares comuns. Se algo de relevante for dito, actualizarei o post convenientemente.

ADENDA: Nada na conferência de imprensa de Lopetegui foi muito surpreendente. Já sei que muitos vão gozar com o facto de Lopetegui valorizar o adversário - neste caso acho que é merecido.

Muito bem na questão do campo, deixou entre-dentes sair que vai gerir as chegadas e que há mazelas nos jogadores - indo de encontro ao teor deste post -  o que adivinha alterações na convocatória de fundo. Aguardo expectantemente. Também já disse que anda à procura de um sistema e onze tipo, "para que não haja variações muito grandes", o que é uma coisa interessante.

Achei-o também mais calmo, menos agressivo e mais certo de si mesmo, que é uma coisa importante. E acompanha, evidentemente, aquilo que diz o FC Porto sobre a situação do campo. Gostei do gesto de dizer "com todo o respeito do Mundo".

Se houver novidades na convocatória surpreendentes, coloca-las-ei aqui.

10 comentários:


  1. @ Jorge

    é como dizes (e bem):
    «as internacionalizações são uma coisa» :D

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
  2. " as internacionalizações são uma coisa extremamente valorizadora num currículo de um jogador"

    Discordo profundamente. No meu entendimento, é ao contrário, os jogadores desvalorizam-se e prejudicam desportiva e financeiramente os clubes/sads.

    Ainda há umas semanas tivemos a lesão de William Carvalho nos sub 21 que além de obviamente o prejudicar desportiva (não joga) e financeiramente (não ganha prémios), contribuiu para o afastamento do Sporting na Champions League, ou seja, prejudicou desportiva e financeiramente o Sporting sad.

    Danilo e James são mais dois brincalhões entre muitos outros que estão desvalorizados.

    Jogadores como Maicon, Marcano, Jardel, Jeferson, Taison, e muitos outros que andam na alta roda é que deviam ser mais apreciados pelos adeptos, porque os dirigentes já se estão a aperceber da situação e cada vez mais escolhem jogadores que não brincam nas selecções.

    É mais do que óbvio que quando escolhem jogadores que querem ir brincar nas selecções não pagam tanto nas transferências nem nos salários.

    ResponderEliminar
  3. BoaTarde, Jorge Vassalo
    O processo de apuramento das selecção terá que ser revisto no futuro mas enquanto a FIFA, a UEFA e as Federações estiverem condicionadas às campanhas de Platinis, Blatters e sucessores pouca coisa poderá mudar. Os campeonatos são interrompidos, os clubes ficam com as mazelas contraídas muitas vezes em jogos que não têm qualquer interesse, por exemplo a quem interessa um Alemanha - Ilhas Faroe ou um Inglaterra-Macedónia, com o devido respeito por aquelas selecções. Quanto a Lopetegui, gostaria muito que ele parasse com o discurso da valorização dos adversários, conversa de treta que não vejo sirva a quem quer que seja. Valha-me Deus!... Não vamos comparar o poder do Porto ao do Arouca. Valorizar os adversários poderá dar jeito para justificar algum percalço que possa acontecer mas, como diz o Jorge, essas conferências são um rôr de banalidades e de lugares comuns. Importante seria tratar das "capeladas" e das "paixões", uma espécie de vira o disco e toca o mesmo e não quando eles eventualmente estiverem a caminho do tri mas parece que por enquanto isso é assunto tabu. Abraço

    ResponderEliminar
  4. Esta cena, a das internacionalizações, é como diz o outro, uma faca de dois legumes: se por um lado é prestigiante não só para o clube como para os jogadores, havendo possibilidades de todos ganharem com eventuais transferencias - não é por acaso que o empresário do Gaitán arranjou, á pressão, uma internacionalizaçãozinha, para ver se o desencalham - como, no lado oposto, existe sempre o risco de lesões que, normalmente, acabam por prejudicar mais o clube pela obrigação de ter de pagar o salário a um funcionário sem este trabalhar ao seu serviço. Por isso é que o FCP liderou uma comissão, junto da Fifa/UEFA, no sentido de estas pagarem o vencimento enquanto os profissionais estiverem ao serviço das selecções. Do mal o menos....
    Amanhã, nem que seja com os jogadores da Liga Fertibéria, temos de ganhar e o Lopetegui estar menos agressivo, desde que esperto, é pró lado que melhor durmo.

    ResponderEliminar
  5. Respostas
    1. Verdadeira palhaçada...que nojo!! Delfim 66106

      Eliminar
  6. Lampiões a entrar em euforia em 3...2...1...

    ResponderEliminar
  7. O Rui Vitória estava a precisar de um jogo assim, tudo esta perfeito agora, quem o ouvir na conferência de imprensa achava que já era campeão. É esse o caminho, encher o peito e dia 20 falamos.
    Pedro Ribeiro não consegue esconder o sorriso arrogante, vamos ver até quando.

    ResponderEliminar
  8. Ao ver o Maisfutebol não me falta temas pra comentários.
    Eles estão de peito tão feito por golear o benfica B(elenenses) que já dizem que terça vai ser igual com o Astana e vão puder poupar-se pro Dragão. Enfim, vamos ver o que o Astana acha disso.

    ResponderEliminar