sábado, 5 de setembro de 2015

Irreal Surreal


Não me canso de dizer que este blog é de um Portista para Portistas. Se refiro outros clubes, faço-o sempre na óptica do meu Clube, e sempre por uma circunstância externa ao funcionamento dos mesmos. Sou sócio do Futebol Clube do Porto e não de nenhum dos seus rivais. Não faço nenhuma crítica ao funcionamento interno destes nem sou tido ou achado no processo.

Posto isto, tenho evidentemente que "levantar a lebre" sempre que vejo tentativas de se pôr em bicos de pés cada vez que se fala do meu Clube, diminuindo o tamanho relativo das questões positivas, ao tentar minora-las ou, simplesmente, ignora-las.

O caso paradigmático das recentes notícias das hipotéticas negas de Vieira à venda de jogadores do benfica trouxeram à minha caixa de comentários benfiquistas indignados. Meus amigos, quereis fazer de conta que isso de 10M pelo Luisão, de 20M pelo Djuricic e também outro tanto pelo Gonçalo Guedes são verdade, be my guest. A poeira está nos vossos olhos, meus amigos. Não sou daqueles que vos quer fracos, acho que isso enfraquece a competitividade da liga e acaba por diminuir a qualidade dos títulos do meu clube - passados e futuros. No entanto, todas as vendas acima dos 10M são, no meu Clube, comunicadas à CMVM. E é por elas que fazemos as contas.

Mais a mais, para mim é um absurdo tão grande este negacionismo que chega a ter a sua piada. E eu, repito, não tenho nada a ver com isso. Mas há exageros, e quando se chega a resultados tão ridículos como este, em que se avalia o valor dos planteis pela cláusula de rescisão dos jogadores, e se conclui que é o sporting que tem o plantel mais valioso, chega a hora de dizer para pôr mais tabaco nessa cena.

Outra coisa que me deixa estarrecido, e daí a foto tão bonita que acompanha este post, foi ver a lata dos senhores paineleiros do MaisFutebol a quererem retirar Danilo Pereira do onze de Portugal contra a Albânia na próxima segunda feira, Paulo Barbosa à cabeça,  substituindo-o por Miguel Veloso! Ha ha! E darem como exemplo de má gestão financeira e de valores a transferência de Hernâni para o Olympiakos, esse que nem vai para titular nem nada!

Como é possível, quando o benfica deixou por colocar valores importantes ou colocando-os em divisões secundárias - coisa referida en passant - ou o caso do sporting, que ficou sem colocar o seu camião de excedentários do ano passado e falhou compras e vendas importantes!

Tudo isto, insisto, teria a sua piada, não fosse feito de uma forma constante e sistemática, induzindo em erro alguns Portistas que, infelizmente, ainda vão beber a sua informação a estes canais absurdos, e daí estar, novamente, a trazer à colação este tipo de assuntos.

A verdade que muitos têm de aguentar, lamentavelmente, é que o FC Porto foi, de facto, o segundo melhor clube vendedor deste defeso, apenas atrás do AS Mónaco, e apenas e só por causa da venda surrealista do miúdo Martial  por uns excêntricos 80M ao United.  Custa também admitir que a marca FC Porto tem agora uma dimensão global muito grande, que está como exemplo na boca de grandes treinadores, que tem nas suas fileiras jogadores de craveira mundial e que até as suas iniciativas tem eco pelos 4 cantos do mundo.

Também, para grande tristeza da populaça, o NGP trouxe de novo à memória a famosa frase de Mark Twain: "As notícias sobre a minha morte foram francamente exageradas". Bom tê-lo de volta, Presidente!

E quanto a Danilo Pereira, este teve a pontuação máxima dada pel'O Jogo nas avaliações sobre o paupérrimo jogo da "super selecção". Mas continuem com a cabeça na areia sff! Desde que não arrastem Portistas convosco, por mim.. 'tá-se bem! 

Porque, na verdade, tudo isto não muda a verdade, torna apenas todo o Social.. Irreal! (Sim, pequenitos nascidos nos anos 90, este é mesmo o presidente do Boavista, numa anterior encarnação...de nada!)

19 comentários:

  1. Essa de por o Veloso partiu me todo, Pedro Barbosa sempre com aquelas suas frases de "mas isto sou eu a pensar".
    Outra nota ridícula do jogo de ontem foi o presidente do Sporting, a dizer que vieram quase todos do Sporting. E eu digo, e que bela merda.
    Sobre os benfiquistas acho que a maior parte sabe bem o que se passa no seu clube, e acho que estão seriamente preocupados com o que o Midas anda a fazer. Já vi muitos a gozarem com a invenção das notícias do Luisao e afins.
    Tenho que voltar a referir isto. É uma lufada de ar bem fraco ler o seu blogue, é bom saber que há portistas que sabem bem o que se passa no nosso país e como tratam verdadeiramente o nosso clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Insisto, não tenho nada com isso, desde que não se metam connosco.

      O MaisFutebol devia chamar-se MenosoFCPorto. 3 sportinguistas, 2 benfiquistas e zero Portistas.

      É assim...

      Abraço

      Eliminar
  2. A descomunicação social continua a sua campanha a tentar denegrir os feitos do F.C.PORTO e a minorar os fracassos dos clubes da 2ª circular, os outros é que fazem tudo bem e nós fazemos tudo mal, é vê-los a falar nos 20 milhôes do Imbula sempre que se referem a ele, eles não conseguem disfarçar a azia desta contratação do nosso clube, então já queriam que após apenas 3 jogos oficiais que ele mostrasse que vale os famigerados 20 milhôes? E os jogadores contratados pelos outros ja demonstraram todos os milhôes neles investidos? Com papas e bolos se enganam os tolos, diz o ditado e é normal ver os adeptos dos clubes rivais vibrarem e acreditarem nas loas que vão vendo ou lendo na comunicação social, mas ver portistas a cair na esparrela e a emprenharem pelos ouvidos já não faz sentido..
    A época vai ser longa e as espingardas vão estar sempre apontadas ao nosso clube, espero que este ano não estejamos tão calados e que mais alguém se chegue á frente sem ser apenas o dragões diário.
    Abraço ao Jorge e que continue assim a defender o nosso clube!
    João Moreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos cá para defender o Nosso Grande Clube!

      Abraço

      Eliminar
  3. Anónimo, se o benfica só tem de comunicar à CMVM a partir dos 20M e o FC Porto a partir dos 15M, melhor ainda, mais me ajudas. O FC Porto comunica à CMVM vendas que não precisa de comunicar.

    Eu sou favorável à total transparência de todas.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. O profissionalismo dos jogadores do FCPORTO SAD precisa de ser melhorado: os jogadores devem renunciar às selecções e estarem mais disponíveis para a sua entidade patronal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a começar a concordar. Especialmente com este calendário.

      Abraço

      Eliminar
  5. O Bernardino Barros é mesmo um senhor a defender o nosso Porto...mas o programa onde está também não é grande coisa. Esta semana estavam a falar da vida noturna do Carcela e do Tarabat e alguem não resistiu a mandar uma piada sobre o Osvaldo. E porquê pergunto eu? Por ele não ter dado motivos para dizerem que foi uma má contratação?
    E aquele asqueroso do Eduardo Barroso percebe menos que nada do que vai para ali falar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Outros que chegaram agora ainda são piores.

      Abraço

      Eliminar
  6. Jorge, Jorge, pergunta-lhes porque comunicaram o Lima que foi por 7 milhões...

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Imbicto amigo,

    Ban-didos querem-nos ban-idos em ban-deiras de ban-dalhos ban-anas de ban-co vermelho. Ban-carrota deles em causa, ou não fosse deles em coro de amigos feita a ban-da dos ban-dos mandados.

    Ban-bolero para eles...

    Imbicto abraço

    ResponderEliminar
  8. Fomos colegas de turma eu e o João Loureiro.
    Como a vida dá muitas voltas há muitos anos que não nos cruzamos, mas já ele era presidente do Boavista, viu-me, cumprimentou-me e seguiu em frente, ao contrário de alguns outros que a sua condição social (?) faz virar as trombas pró lado.

    P.S. Sem falsa modéstia fui um dos que o iniciou no... rock 'n' roll!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No Blá..blá...blá? Estava lá por acaso depois de ter passado pelo Splash

      Eliminar
  9. Um post profundamente inspirado, nas ideias e na escrita, com um senão: "esqueceu-se" de referir que a moca provocada pela cena inalada da porta 18 é baril, daí as altercações mentais....

    ResponderEliminar
  10. Bom Dia Jorge Vassalo
    Muito bem o seu post. O Problema é que este estado de coisas transforma o futebol português numa farsa, o que de resto é uma coisa antiga. No Euro dos três treinadores a selecção tinha uma esmagadora maioria de jogadores do FC Porto. No de dois mil e quatro só depois de perder com a Grécia Scolari meteu o Porto a jogar. Curiosamente nesses dois torneios estivemos mais próximo do sucesso, depois do celebrado Mundial de Inglaterra nos anos sessenta mas esse como foi a vermelho e verde até coloca gente no panteão nacional e celebriza constantemente "beatos" como Simões e outros que tais... Ah... Do Euro que íamos ganhando, o que tinha dez jogadores do Porto só se fala de Chalana. Logo, o problema de Danilo na selecção é mais do mesmo. Como o Jorge escreve, a marca Porto e conhecida internacionalmente mas internamente é constantemente apoucada pelos bem falantes da Media Nacional, que são recrutados por inúteis agarrados como lapas aos seus tachos aos quais ascenderam vendendo a alma e sabe-se lá que mais, assim contrariando a cultura de competência que deveria imperar para progredirmos colectivamente. É lamentável, como escreve, que Portistas ainda vão beber desses programas absurdos. Eu esperava que esta geração acabasse com as falácias, que tivesse uma leitura normal e correcta dos factos mas aparentemente essa chaga continua, o consumo de palha está para lavar e para durar. Bom Domingo. Abraço.

    ResponderEliminar
  11. Que merda de colegas de seleção que o Indi tem. Queres ver que as pseudo vedetas nunca foram expulsas?Não lhes devia apetecer era ter que correr mais um bocado por estarem com um a menos.
    Tanto o Sneider como o Robben foram uns colegas de merda, uns filhos da puta mesmo, até podiam pensar assim e dizer ao Indi que errou mas vir dizer isto aos jornalistas?
    E se quiserem ligar o Robben ao problema que teve com o Indi num treino, só porque o Indi cortou uma bola, esta estrela de vidro também já teve problemas no treino com o Lahm por exemplo, só por ter feito um corte.
    E o Sneider que deve achar que é super responsável também já foi expulso por bater palmas a um arbitro de forma irónica. Hipócritas do caralho.

    ResponderEliminar