domingo, 13 de setembro de 2015

Análise Arouca 1 - 3 FC Porto (4ª Jornada)


 Que grande jogo de futebol! Não nos iludamos, tivemos um excelente adversário esta noite. O Arouca não se encolheu, defendeu muito bem, na primeira parte foi difícil, mas um FC Porto de ataque é muito diferente!

Não é um FC Porto vertiginoso - eu também não quero que seja. É um FC Porto solidário, mas que pende para o ataque, especialmente na segunda parte quando se superioriza no meio campo. Para isso foi fundamental a libertação de Imbula na segunda parte. Está na hora de Lopetegui perceber essa parte - Imbula não pode estar preso, nem a Ruben, nem a Danilo. Naturalmente, ainda não está bem, ainda não está livre. Mas quando estiver, vai ser autenticamente imbatível.

A alegria e o perfume que Rúben Neves traz naquela fantástica qualidade de passe (o terceiro golo é todo dele) e de Corona autenticamente endiabrado, dão uma força ao FC Porto impressionante. 

Lopetegui tem uma boa dor de cabeça neste plantel - todos são bons. Ainda bem que há soluções. Toca a encaixar as peças. Temos profundidade para atacar tudo de olhos nos olhos. Muito bem!

Aboubakar - Para mim, o Rei Bakar foi o melhor do jogo. Foi brindado com o golo que mereceu, mas antes distribuiu, fez crescer, avançou, passou, defendeu, rematou, procurou incessantemente a baliza, ao melhor estilo... Jackson. Mas há qualquer coisa de bonito na forma como Aboubakar joga. Muito gingão, mas sempre com o sentido no melhor para o colectivo. É assim mesmo, Rei Bakar. Bravo!

Corona - Não foram só os golos, foi a velocidade, a criatividade, a ligação, e tudo isto treinado em impressionantes quinze dias! Corona tem tudo para ser um jogador que desequilibre decisivamente cada jogo em prol do FC Porto. Com um meio campo sólido a servi-lo, Corona será, certamente, letal nos próximos jogos também.

Layún - Dois treinos, viagens longas, zero de conhecimento posicional e, à parte de um começo em falso - naturalíssimo - dá para ver que, a prazo, talvez Alex Sandro possa ter um sucessor à altura. Muito bem de fio a pavio, especialmente contundente no ataque, está visto que o tripé tinha perdido uma perna - e esta está encontrada.

O Meio Campo Tuga - Rúben Neves é, para mim, um Lucho Gonzáles a 6. Que passes e leitura de jogo inacreditáveis! Maravilha, miúdo! Mudou logo a questão ofensiva e tornou-a nula. Que bem André André a seguir o pai, a carregar o piano e a estar de fato-de-macaco a resolver o que fosse preciso 6-8-10-extremo... foi tudo. Solidário, forte, ligado, é daqueles jogadores que são Porto sempre. E Danilo, quando é necessário músculo e solidez, não é betão, é Titânio. Uma solução 100% portuguesa de uma qualidade total, a dar opções a Lopetegui. 

Maicon - Seguro, determinado, mandão, a cobrir todos os lances possíveis, a fazer peito aos árbitros, a motivar os colegas, com zero paragens cerebrais - o verdadeiro Capitão. Bravo, Air Strike, estás a chegar lá.

Zero Assobios - Os SuperDragões e o Colectivo 95 (mais as pessoas que esgotaram o estádio) deram uma lição aos "exigentes" do Dragão. Só foi possível à equipa superar-se pelo fantástico apoio que tiveram a cada lance, a cada roubo de bola, em cada investida. Obrigado pessoal, uma lição de classe a todos os Portistas reflexivos da treta do sofá.

Arouca - Deixemo-nos de porcarias, o Arouca foi um digno adversário, e antes do segundo golo chegou mesmo a estar olhos nos olhos connosco. Futebol assim é mais sério, tem mais piada e é um digno vencido. O golo de honra é merecido, Iker Casillas nada poderia fazer, e o irmão do Maicon mereceu que o Arouca pudesse levar para casa o seu prémio de consolação. Lito Vidigal é um óptimo treinador que ganhou completamente a aposta este ano, tenho a certeza que o Arouca não vai esmorecer e, jogando assim, quem sabe não poderá chegar a um lugar europeu? Cada vez mais se prova que Vidigal foi afastado por não se vergar à palhaçada que ainda ontem se pôde ver.

Lopetegui -  Ganhou no onze, ganhou no risco, ganhou na superior leitura do jogo, ganhou, ganhou, ganhou. Ganha sempre àqueles que insistem em dizer que não presta. Sem-pre.


Brahimi - Ai, Yacine, Yacine. Porque raio é que tu, quando os outros se elevam, desapareces como candeia sem luz? Que raio, homem! Fora do jogo, lento, complicativo, estranho. Hoje não foi o dia do Yacine.

Capela - Nas imortais palavras de Serafim Saudade, é um artista da radioteveidisco e da caaassetepirateee. Sete cartões amarelos-sete a jogadores nossos e um ao Arouca. Então o do Layún é qualquer coisa de fenomenal! Não logrou sair vitorioso e expulsar alguém, mas esteve lá perto. Uma vergonha, da qual já estávamos à espera. Campo inclinado FTW!

20 comentários:

  1. Era disto que precisavamos, contra tudo e contra todos vencer e bem.
    A nossa equipa fez uma exibição impecável, alguém me diz à quantos meses é que Corona joga com esta equipa? Duas semanas e já está neste ponto...promete...
    O Yacine poupou o talento pra quarta e domingo.
    E quem dizia que o nosso menino Rúben ia ser encostado, já meteram a viola ao saco?
    Sobre as adversidade que íamos encontrar hoje, o estado da relva era pior que deplorável, como é que na primeira liga se deixa jogar num campo assim. Se o Boavista teve que mudar o relvado por ser sintético, e bem, equipas como o Arouca não podem usar um campo naquele estado. Aquele passe do Maxi pro Aboubakar que a bola levanta no ar é ridículo, mas o que gostei mais desse lance foi que o Aboubakar em vez de pensar, que merda de campo isto não tem jeito, não, ele pensa, vai mesmo assim. É assim que temos que jogar, com garra e vontade, é metade do caminho.
    Sobre o Capela, era para isto que o mandaram ao jogo, dar amarelos atrás de amarelos, fiquei surpreendido de ninguém ter vindo pra rua.
    Agora é trabalhar muito pra continuar a crescer e ganhar os dois jogos que aí vem pra semana.
    Nos últimos anos sou da opinião que os Super e os Colectivo são um motivo de orgulho no nosso clube. Em todo o lado só se ouve a sua voz, são fundamentais. E não provocam disturbios como ontem os No name. Mas agora já não interessa apontar o dedo às claques que arranjam problemas. E o problema com os Casuals, e digo isto porque estava na porta 26 e vi o que aconteceu, os Super defenderam os sócios do Porto. Ainda bem que lá estavam.

    Última nota:
    O Tadeia estava agora na RTP Informação a fazer uma declaração quase como um comunicado a insinuar que somos uns calimeros por nos andarmos a queixar por jogar em Arouca, que nos últimos 5 anos (reparem que o artista até foi fazer pesquisa) o Porto jogou 4 jogos em campo neutro e o Benfica 5, já com o de Arouca em Aveiro. Só que no fim enterrou-se porque começa a falar em que jogos foi e fala num jogo que o Porto jogou com o Paços em Felgueiras, porque o estádio estava em obras, e depois de um jogo do benfica que jogou com o Olhanense em campo neutro e o Porto não porque a direcção da olhanense quando mudou de treinador mudou de opinião em que estádio devia jogar. Que merda de "jornalista" este Tadeia, e no fim ainda remata com um sorriso que nós ganhamos em Arouca e o Benfica perdeu, por isso que não tem mal nenhum os clubes fazerem este tipo de coisas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tadeia do Tadeia! Um bocadinho de Rennie não faz mal a ninguém!

      A ver se os assobiativos ganham vergonha na cara. Mas também, sabes Hélder, começa a chover, fica mais frio... o assobio é mais chato de sair...

      Abraço

      Eliminar
    2. Só espero que os nosso adeptos não deixem os lampiões abusar como na época passada, custou-me a engolir esse jogo. Lembrem-se do jogo do minuto 92, é para os fazer sofrer que nem cães.
      Ontem entrarmos com tudo e estarmos sempre com o pé no acelerador mostra uma coisa importantissima, o foco no campeonato é total e isso é crucial se queremos ser campeões.

      Eliminar
  2. Não vale a pena escrever muito, quisemos ganhar, ganhamos, jogamos, lutamos, fomos un equipo, não fomos Julen? Ninguém mais que tu merece elogios, porque também eu já me irritei contigo mas, como sabes, acredito no teu trabalho, mais agora que não tens toupeiras a esburacar o grupo. Adelante e até Kiev.
    Capela, meu Cabrão, não vales a ponta de um corno, não por não teres critério mas por tê-lo vermelho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A cara de triste dele a acabar o jogo é de colecção! Tadito....

      Abraço

      Eliminar
  3. Rúben Neves é o verdadeiro Pirlo.. que classe!!!

    mário c

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele e o André André, futuros capitães do FC Porto.

      Abraço

      Eliminar
  4. Jorge Vassalo, deixo-lhe aqui uma pergunta em relação ao “árbitro” deste jogo, mas, antes disso, exponho os dados da questão:

    Dados da questão:
    1) Capela é um dos árbitros da Benficaca.
    2) Rui Vitória é o treinador da Benficoca.
    3) Capela e Rui Vitória odeiam-se (na época passada, depois de Capela ter expulsado 3 jogadores do Vitória de Guimarães no jogo com o Boavista, no Bessa, e que custou uma derrota aos vimaranenses e mais tarde o apuramento directo para a Liga Europa, estalou o verniz entre os dois com Rui Vitória a acusar Capela de deliberadamente prejudicar o clube que representava por ter problemas pessoais contra ele).

    Posto isto, fica aqui a questão: qual destas hipóteses se lhe afigura como a mais provável?
    A) Capela e Rui Vitória fazem as pazes em nome da Benficoca.
    B) Capela não apita jogos da Benficaca esta época e limita-se a apitar jogos dos rivais da peste negra.
    C) Capela engole o orgulho e estende a passadeira, como de costume, à Benficoca apesar de odiar o Rui Vitória.
    D) Capela não engole o orgulho e vai fazer a vida negra ao Rui Vitória apesar de ter jurado que roubaria sempre a favor da Benficaca.

    Eu vou mais pela hipótese A).

    Ventura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e) O Nomeações é que decide, os outros vão atrás senão descem. Mas há uns que fazem com mais...alegria do que outros.

      Abraço

      Eliminar
  5. Si, podemos.
    Podemos jogar bom futebol.
    Podemos circular a bola sem remoê-la.
    Podemos verticalizar o nosso jogo.
    Podemos ser artistas num batatal.
    Podemos ser operários quando o adversário não nos deixa ser brilhantes.

    Depois do nosso adversário fazer um jogo de pré-época, daqueles que mostra que os de Belém tornaram-se num obscuro manto de interesses, desde que a SAD foi separada do clube, nem a metralhadora de balas amarelas conseguiu fazer sangue e fazer baixa para o jogo da próxima semana. Atemorizou um pouco alguns dos nossos jogadores, especialmente na lateral esquerda, mas nada que o espírito de equipa e sacrifício não colmatassem.
    Se tudo correr de feição trazemos um resultado positivo de Kiev, que será coisa banal para os jornaleiros, o NGC não fará mais que a obrigação. O SLCarnide poderá também ganhar ao Astana -se o fizer será o regresso das noites europeias gloriosas ao estádio da luz, porque na Champions todos os adversários são perigosíssimos e não há jogos fáceis.
    Enfim, é tudo a mesma repetição, vezes e vezes sem conta...
    E nós, contra tudo e contra todos, temos de escalar a montanha até ao topo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manuiel, não conte com loas dos dominantes média, não vai ter, nunca. Não esqueça, no dia em que ganhamos a Champions, a capa d'A Bola foi... o benfica.

      Curioso ver como o Jesus se riu da "nota artística". Ele sabe do que se está a rir.

      Abraço

      Eliminar
  6. Jorge,

    Ontem ainda te escrevi um post todo pipipi mas o raio do PC fez lá qualquer coisa que mandou o post às nalgas e não me apeteceu escrever o testamento todo.

    De qualquer maneira os pontos que queria salientar são:
    1) Finalmente temos um homem que, como eu dizia à muito, tira as atenções de Brahimi e faz elas serem dividas por 2 flancos. Agora só Brahimi só não joga decentemente se não quiser...

    2) André André tem aquele ferrar de dentes do pai e que bom que é a vê-lo nesse registo, mas tem uma finesse diferente na zona mais ofensiva... vai ter de melhorar alguns passes e entendimentos, nas zonas mais ofensivas mas temos homem ( e como vaticinei, aqui começa a desvalorização de Herrera, pois se Lopetegui tirar agora André do 11 é uma decisão incompreensível).

    3) Foi o melhor jogo de Imbula, agora só falta uma coisa... uma equipa que perceba que quando o homem mete o turbo físico e resolve dar cabo daqui tudo, tem de ter colegas que acompanhe e se desmarquem e não fiquem somente maravilhados a ver Imbula trabalhar.

    4) Rúben não tem nada de Lucho Jorge... Rúben é um clone do Paulo Sousa... Puxa lá aì pelas memória do treinador da Fiorentina, principalmente na Juve e na Selecção. Rúben nunca será um trinco mas sim um Pivot defensivo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É natural os filhos serem evoluções dos pais. Fico feliz pelo André André.

      Imbula precisa de gente no último terço para o último passe. Mas lá chegaremos.

      Disse Lucho pelos passes e a leitura do jogo.

      Abraço

      Eliminar
  7. Vou discordar em muitos pontos, Jorge.

    O Arouca é fraco. Sim, é uma equipa digna, joga olhos nos olhos e assim vale a pena. Mas nunca é uma equipa mais além à luz do resultado com o benfica - o benfica fez para aí 30 remates.

    Houve muito da nossa exibição que me preocupou, aquele meio-campo as vezes parece que só é feito para ganhar por 1-0, tal o modo como desliga após o nosso primeiro golo. Várias perdas de bola desnecessárias que só acabavam quando cometíamos faltas à frente da nossa área, as quais me deixavam nervoso. Há, e Layún foi claramente um falso extremo, deixando Marcano a tomar conta de todo aquele sector, muito exposto a cometer faltas... Layún não me convenceu, apesar de uma grande dedicação que me agradou.

    A segunda parte, ainda assim, foi algo agradável, contrastante com os últimos jogos, e deu esperança. Teria sido assim contra uma equipa com "inteligência táctica" como um Marítimo? Em suma: contra os snifas, não me sinto ainda à vontade, especialmente após a dose de confiança que os Benesses.... Perdão, os Belenenses lhes ofertaram. Vamos a ver.

    Gostei muito dos nossos nas bancadas. O facto de o batatal de Arouca ter sido mais casa que o Dragão nos últimos 2 anos é uma vergonha para qualquer portista. Cantar o hino em vez de assobiar faz toda a diferença, apesar de ser fácil fazê-lo quando se está a ganhar. Mas, com um 1-0 a tremer, nem um assobio otário.

    Fiquei contente, apreensivo, e ansioso por mais bola :)

    Saudações,
    Fábio Pinto da Costa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Fábio,

      então o primeiro classificado é fraco? Tá bem abelha. Já está a funcionar a lavagem. Nós jogamos sempre contra fracas equipas, verdade? Não é como o colosso Belenenses ou o sideral Rio Ave? (já agora, Caxineiros foreber)

      Vejo o FC Porto desde, sensivelmente 84/85. A maioria das vezes a pecha do "ok,pronto,já tá" foi uma constante. Raros foram os treinadores que não a tiveram - Talvez Mourinho - e tinham planteis cheios de "Mística".

      Sim teria sido assim sempre, até porque o 4x1x4 defensivo do Arouca via-se mesmo muito bem.

      Sobre os nossos nas bancadas, falarei mais tarde.

      Não fiques ansioso, estamos no bom caminho.

      Abraço

      Eliminar
    2. Ahah, não sou vítima de lavagens. Não leio de forma constante um jornal desportivo português desde o empate do FC Porto de Paulo Fonseca contra o Sporting na Taça da Liga (já não me lembro da razão). Na ilha britânica onde estou não subscrevo canais portugueses ;)

      Foram ideias com que fiquei, somente. Vi evolução e é com isso que vou ficar. Ansioso, é por ver mais bola, reitero. Mas também para ver o que sai do dito clássico, após a potencial vitória me sentirei mesmo líder.

      Mais uma coisa: pensou-se mais no próximo golo que o m Kiev, o que eu adorei

      Saudações,
      Fábio Pinto da Costa

      Eliminar
    3. Quantos jogos vão ser transmitidos em sinal aberto, do nosso clube na Champions? Dão os 3 em casa? Não é que eu goste de visionar o canal detentor desses direitos...

      Eliminar
    4. Bem melhor que a TVI. Lá, todos os jogadores chamavam-se Gaitán...

      Fábio Pinto da Costa

      Eliminar
  8. Num batatal, até houve alguns lances de belo recorte, jogadas de envolvimento, bonitas, uma exibição que não sendo brilhante, foi boa, uma atitude que me apraz registar, apesar do Capela amarelar tudo o que lhe aparecia pela frente. Gostei do Corona que ficou cá a trabalhar, mas também do Layún que fez um jogo inteiro pelo México na madrugada de quarta, fez uma viagem longa, só chegou ao Porto na quinta à tarde e fez apenas dois treinos.

    Abraço

    ResponderEliminar